Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização

 



QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(fcc 2013) Estrutura Organizacional é: a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

(esaf 2013) Julgue as afirmativas e selecione a opção correta. 

I. A estrutura organizacional é o gráfico que representa as unidades da organização. 

II. Hierarquia é sinônimo de cadeia de comando. O poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a obrigação de obedecer. 

III. A estratégia organizacional orienta a definição da estrutura organizacional.

: Somente II e III estão corretas.

I se refere a Organograma. 


(fcc 2012) Uma estrutura organizacional é representada pelo: Organograma.


(fcc 2013) Considere as informações abaixo.


Tipos de Estrutura Organizacional

Características de Estruturas

I. Funcional

1. busca a combinação dos outros dois tipos de estrutura

II. Matricial 

2. divisão de áreas, dentro da empresa, por especialização. 

III. Projetos

3. as área de atividades e o pessoal recebem atribuições temporárias. 

A correta relação entre os tipos de estrutura e suas características é: I-2, II-1 e III-3.

A estrutura matricial procura combinar dois tipos diferentes de estrutura, sendo essa combinação geralmente feita entre as estruturas funcional e por projetos. A estrutura funcional é aquela que tem como característica principal a especialização das pessoas por função, ou por área. Na estrutura por projetos, cada projeto tem início e fim definidos. Quando se usa este tipo de estrutura, portanto, as áreas recebem atribuições temporárias.


(cespe 2008) Uma empresa pública em processo de reestruturação elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir. 

(Questão) O documento gráfico citado no texto é o fluxograma da empresa. ERRADO

Qual é o gráfico que representa as estruturas organizacionais? É o organograma. 

(Questão). A estrutura informal da empresa está descrita, obrigatoriamente, nesse documento. ERRADO

A estrutura informal é informal, ou seja, não está no papel, nem está destacada no organograma da empresa. A estrutura informal está em outros aspectos da organização, como nas relações interpessoais e na cultura organizacional. 

(Questão). A estrutura organizacional de uma empresa deve descrever relações formais de hierarquia e amplitude de controle. CERTO

Sim. É aquela velha história: hierarquia não é mesma coisa de estrutura organizacional, mas ela faz parte da estrutura organizacional. 

(Questão). A estrutura organizacional descrita no documento do caso em questão é a estrutura matricial. CERTO

Pegue dois tipos de departamentalização (a banca considerou ser a mesma coisa de estrutura organizacional, neste caso), misture e, opa: você tem uma departamentalização matricial. Geralmente, esta mistura é feita entre a departamentalização funcional e alguma outra (no caso da questão: por projetos). 

(Questão). Uma das vantagens da estrutura descrita no documento é a maior especialização nas atividades desenvolvidas. CERTO

O tipo de “estrutura organizacional” descrito no enunciado da questão é matricial. Ela tem uma parte funcional, correto? Essa parte funcional é especializada! Então, há uma maior especialização nas atividades desenvolvidas. 

(Questão). Uma das desvantagens da estrutura descrita no documento é a possibilidade de dupla subordinação, que gera um clima de ambiguidade de papéis e relações. CERTO

Na departamentalização matricial descrita, o funcionário terá um chefe funcional e um chefe para o projeto. Quando um chefe começa a querer uma coisa e outro chefe começa a querer outra coisa, cria-se um conflito. Logo, a questão está certa. 

(Questão) Dentro da estrutura informal dessa empresa, podem surgir futuros líderes formais. CERTO

Se surge alguém talentoso, na organização informal, é bem possível esta pessoa se tornar um líder formal. 

(Questão) Dentro da estrutura organizacional dessa empresa, deve-se considerar tanto os aspectos verticais como os horizontais. CERTO

A estrutura matricial cruzará dois tipos de estruturas, geralmente funcional e por projetos. A funcional será vertical, enquanto a por projetos será horizontal, passando por diversos setores funcionais da organização. 

(Questão) Sabendo-se que, antes da reestruturação, a empresa em apreço possuía uma estrutura organizacional em que a autoridade era única e centralizada, com aspecto piramidal, pode-se afirmar que, naquela situação, tratava-se de uma estrutura funcional. ERRADO

O aspecto piramidal (de pirâmide) é característica da estrutura linear. A estrutura funcional, em comparação com a linear, é mais horizontalizada. A linear começa com uma única autoridade, com um próximo nível inferior pouco maior (em geral, com duas autoridades). O próximo nível tem em média mais dois subordinados, e assim por diante. 


(cespe 2012) Estruturas organizacionais atendem a função de realizar os produtos ou serviços organizacionais e de atingir metas e objetivos da organização. CERTO

Atendem! Estruturas organizacionais são definidas na estratégia organizacional, então, obviamente, devem ser elaboradas buscando atingir as metas e os objetivos da organização.


(cespe 2007) A adoção de uma estrutura altamente hierarquizada, aliada à existência de uma cultura organizacional conservadora, contribui negativamente para a capacidade de adaptação da organização. CERTO


(unifap 2004) O desenvolvimento das ideias e teorias acerca da Administração foi extremamente lento, inclusive recebendo influências de algumas estruturas da sociedade, como, por exemplo, a organização linear, que recebeu a influência: da organização militar. 


(anac 2012) A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz. CERTO

Quando se tem dificuldade de coordenar e motivar os funcionários, certamente se usa da hierarquia, para que as tarefas sejam cumpridas.


(iades 2011) A estrutura organizacional é a base para o desenvolvimento e a consolidação do plano organizacional no setor público. A estrutura organizacional: deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas para o setor público.


(fumarc 2024) Analise as assertivas abaixo cosiderando-as V (verdadeiras) ou F (falsas), com embasamento na temática de modelos organizacionais mais comuns em organizações, e depois escolha a alternativa CORRETA: 1. ( ) A estrutura simples é caracterizada pelo baixo grau de departamentalização, pouca formalização, autoridade centralizada em uma só pessoa e grande amplitude de controle. 2. ( ) O ponto forte da estrutura simples está em sua alta complexidade. 3. ( ) A estrutura matricial gera vantagens no tocante à economia de escala e, ao oferecer à organização tanto os melhores recursos quanto uma maneira efetiva de assegurar sua utilização eficiente, dificulta em muito a alocação de especialistas. 4. ( ) As principais desvantagens da estrutura matricial são: o estresse que causa nos indivíduos, a confusão que ela provoca e a sua propensão a causar lutas pelo poder.

:1V; 2F; 3F; 4V.


(iv ufg 2024) Leia o texto a seguir. Seu número e estrutura depende do tamanho da organização. Em sua estrutura, via de regra, destacam-se três principais abrangências: 1 - onde está a direção, 2 - onde estão as chefias intermediárias e 3 - onde se localiza a execução das rotinas e processos. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/517194826/1> . Acesso em: 26 mar. 2024 O texto refere-se: aos níveis hierárquicos, sendo eles, respectivamente: estratégico, tático e operacional.


ESTRUTURA DIVISIONAL


(fgv 2024) Certa empresa de grande porte do ramo de alimentos adota estrutura funcional. Tendo em vista os desafios que o ambiente mais turbulento tem imposto à empresa, a alta direção está revendo sua orientação estratégica e, com isso, entende que serão necessários ajustes na estrutura organizacional. A direção gostaria de adotar um desenho estrutural que favoreça, em relação à situação atual, todos os seguintes aspectos: a responsabilização, o foco em resultados e a capacidade de resposta ao ambiente externo. Tendo em vista os objetivos da alta direção da empresa, é adequado adotar a estrutura: divisional.

Na estrutura divisional, implementada por Alfred Sloan, a empresa se desmembra em divisões, responsabilizada pela execução integral dos serviços prestados, mediados por um sistema de gestão eficaz. Ex.: Pepsico cria: Pepsi, Mabel, Toddy. (são empresas de um mesmo grupo divididas) Principais Divisões: Produto Cliente Região Vantagens: Maior coordenação em função do produto Aumento da flexibilidade e adaptabilidade Maior capacidade de respostas Maior proximidade com o cliente


ESTRUTURA LINEAR

(iades 2012) Em relação aos diferentes tipos de estruturas organizacionais encontrados nas empresas e organizações públicas ou privadas, é correto afirmar que a estrutura: linear tem como características, por exemplo, a hierarquia rigidamente definida, as linhas claras de comando e subordinação e a presença marcante da unidade de comando.

A hierarquia e a unidade de comando são as principais características da estrutura linear. Lembre-se do exemplo mais comum deste tipo de estrutura organizacional: o exército.


(fcc 2012) Na estrutura organizacional de tipo linear: entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade.

(cespe 2010) A organização estrutura de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota a estrutura funcional. ERRADA

Seria o modelo de Estrutura Linear. Existem alguns tipos de modelo de estrutura organizacional: Estrutura Linear: Não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos, com uma única linha de subordinação e centralização das decisões e as linhas de comunicação são formais;

Estrutura Linear Staff: O staff deve servir de apoio, assessoria e recomendações, mas não tem direito de comandar.

Estrutura Funcional: Existe uma chefia para cada função, de modo que os subordinados exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe. A organização com esta estrutura se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc.

Estrutura Matricial: Combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a de projetos.

Estrutura por Projetos: Todos os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente.


(cespe 2010) Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear. CERTA

Uma  das  vantagens  da  estrutura  linear  é  a estabilidade  e  constância  nas relações, em virtude da centralização do controle e da rígida  disciplina que  é proporcionada pela unidade de comando.    Uma  das  desvantagens  apontadas  pela  doutrina  é  que  esse  tipo  de  estrutura faz  do  chefe  um  generalista,  pois  como  tem  que  cuidar  de  todos  os aspectos afetos a sua área, não é dada a ele a oportunidade de se especializar em determinado assunto. 


(cespe 2008) A organização que possui uma estrutura organizacional em que a autoridade é única e centralizada, com aspecto piramidal, pode ser descrita como estrutura linear. CERTA

Estrutura Linear => É uma estrutura simples, porém com vários níveis hierarquicos, tipo piramidal, baseada no princípio da unidade de comando (preconizado por Henri Fayol) principais características: * autoridade linear ou única * linhas formais de comunicação * centralização das decisões * formato piramidal.


(quadrix 2024) A organização linear é caracterizada pela tendência de generalização das chefias. CERTO
Entre as vantagens da organização linear, Chiavenato (2014) destaca a simplicidade da composição da sua estrutura, com poucos órgãos, uma linha de autoridade direta e exclusiva entre o superior e os subordinados, e alternativas de comunicação entre eles básicas e limitadas. As funções e responsabilidades de cada órgão são claras e bem delimitadas, de acordo com a especialidade dos cargos, evitando a intromissão de uma área na outra.Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 2. Introdução à Teoria Geral da Administração

ORGANIZAÇÃO FORMAL


(cesgranrio 2012) A estrutura de uma organização deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e as estratégias determinadas pela alta administração. Para definir a estrutura, é necessário que se avaliem a rotina e os procedimentos que darão suporte às atividades para que os objetivos sejam alcançados. As empresas constituem organizações de dois tipos: a organização formal e a informal. A estrutura organizacional requer principalmente uma organização: formal, que enfatiza as relações de autoridade e responsabilidade.


(selecon 2024) Uma organização, quando planejada e representada através de organograma, contendo regras, manuais e regulamentos internos, aprovados pela direção, e informada a todos os participantes, denomina-se: formal.


ESTRUTURA MATRICIAL    


(cespe 2013) Em uma estrutura matricial, os cargos de chefia são organizados hierarquicamente, com chefes especializados, mas que não necessariamente desempenham funções relativas à especialização. ERRADO

Essa questão tem dois erros. A estrutura matricial traz dois chefes, correto? Um para projetos e outro para a parte de funções. Tá acompanhando o raciocínio? Então vou te falar quais são os erros da questão. Erro #1: os cargos de chefia não são organizados hierarquicamente. O chefe de projetos está na parte horizontal, e ele só administra os projetos, não tendo hierarquia em relação aos chefes funcionais (e vice-versa). Erro #2: apenas a parte de funções é especializada, sendo que o chefe de projetos não vai ter especialização nas funções.


(cespe 2012) Estruturas matriciais combinam a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos ou produtos, motivo pelo qual representam uma opção adequada para organizações que implementam projetos. CERTO

Como dizem Ana Carolina e Seu Jorge: “é isso aí”! Estruturas matriciais são híbridas: têm a parte vertical, que geralmente traz uma estrutura funcional, e tem a parte horizontal, que geralmente traz uma estrutura por projetos. Ela é ótima para organizações que lidam com projetos, como grandes construtoras, pois consegue organizar setores funcionais e especializados dentro de vários projetos de obras.


(fgv 2024) A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que facilita a adaptabilidade das organizações às mudanças no ambiente, sendo considerada útil para sociedades empresárias que atuam em setores dinâmicos, como as de tecnologia, publicidade e marketing. No entanto, as organizações que adotam esse estilo de estrutura podem sofrer alguns problemas. Assinale a opção que indica um desses problemas: Dificuldade de definições claras sobre as atribuições e as responsabilidades dos colaboradores.

ESTRUTURA MATRICIAL: Trata-se de um tipo híbrido (matricial = funcional (apoio e fixo) + projetos (principal e temporário), ou produtos ou divisional Desvantagens: - Os gerentes podem entrar em conflito de ideias, porém, apresentar o objetivo claro e manter uma boa comunicação pode ser a solução; - Os funcionários podem se confundir sobre qual gestor devem procurar, para resolver questões. Nesse caso, é preciso que esteja claro por quais assuntos cada um responde.


(iv ufg 2024) Leia o caso a seguir. Em uma organização, cada produto que ela desenvolve, produz e comercializa é tido como um projeto, que envolve a participação de colaboradores de diferentes departamentos. Dessa forma, a sua estrutura organizacional foi cuidadosamente projetada e estabelecida para possibilitar o melhor relacionamento entre as equipes e atuação das chefias. Aos gestores de projetos foi atribuído maior poder de decisão em relação aos gerentes funcionais, possibilitando que os gerentes de projetos tenham maior poder de decisão sobre o uso dos recursos e a execução dos projetos. Elaborado pelo(a) autor(a). Considerando o caso apresentado, o tipo de estrutura organizacional adotado é: matricial forte.

Uma estrutura organizacional matricial forte é caracterizada pela igualdade de poder entre os gerentes de projeto e os gerentes funcionais. Nesse tipo de estrutura, os funcionários geralmente têm dois chefes: um responsável pelo projeto em que estão trabalhando e outro responsável pelo departamento funcional ao qual pertencem. Alguns aspectos-chave de uma estrutura organizacional matricial forte incluem: Equilíbrio de poder: Tanto os gerentes de projeto quanto os gerentes funcionais têm autoridade equivalente sobre os membros da equipe. Dupla subordinação: Os funcionários reportam-se tanto ao gerente de projeto quanto ao gerente funcional, o que pode gerar potenciais conflitos de prioridades e direções. Maior integração: A estrutura matricial forte busca uma maior integração entre os projetos e as funções organizacionais, facilitando a comunicação e a colaboração entre as diferentes partes da organização. Flexibilidade: A estrutura matricial forte é mais flexível do que as estruturas tradicionais, permitindo uma resposta mais rápida a mudanças no ambiente externo ou interno da organização. Complexidade: Por outro lado, a estrutura matricial forte pode ser mais complexa de gerenciar, devido à necessidade de equilibrar as demandas e prioridades dos projetos e das funções organizacionais. Em resumo, uma estrutura organizacional matricial forte é adequada para organizações que realizam muitos projetos complexos e que valorizam a flexibilidade e a integração entre as diferentes partes da organização. No entanto, ela também pode apresentar desafios de gestão e requer um bom equilíbrio de poder e comunicação eficaz para garantir o sucesso.


ESTRUTURA FUNCIONAL 

(cespe 2012) Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de departamentalização: por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma mais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica.

A especialização permite que os servidores atuem de forma mais segura. Além disso, dentro dos setores, o relacionamento entre as pessoas é maior, o que acaba se tornando uma das vantagens do uso da estrutura funcional.


(anac 2012) Os problemas de controle na estrutura funcional podem decorrer do próprio sucesso da organização, resultado do aumento da complexidade interna provocada pelo natural crescimento no conjunto de bens e(ou) serviços ofertados pela organização. CERTO

Lembrando que a estrutura funcional é adequada para pequenas e médias empresas. Em grandes organizações, a separação dos departamentos em várias funções aumenta demais os gastos para manutenção de cada função. Imagine como é para uma empresa com mais de mil funcionários administrar, por exemplo, o horário de um funcionário que tenha batido errado o ponto, em um determinado dia. O setor de gestão de pessoas ficaria louco, cuidando apenas do horário do pessoal, que iria ligar lá o dia inteiro para resolver problemas de horários, que sempre existem. Nesses casos, geralmente a estrutura passa a ser de linha-staff, formando várias áreas de assessoria, com áreas funcionais dentro dela. Por exemplo: a área de vendas, dentro da organização, terá empregados funcionais: contadores, administradores, tecnólogos da informação etc.


(esaf 2003) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas a respeito dos tipos tradicionais de organização. 

( ) A estrutura funcional é caracterizada por uma autoridade funcional ou dividida de acordo com as funções exercidas por cada um dentro da organização. 

( ) Na estrutura linha-staff a especialização é substituída por uma abordagem holística da organização onde cada setor é simultaneamente operação e assessoria. 

( ) A estrutura linear é baseada na autoridade linear, que significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sem reparti-la com ninguém. 

( ) Na estrutura linha-staff as áreas responsáveis pelos objetivos vitais da empresa estão ligadas em linha enquanto os órgãos de assessoria não possuem uma autoridade linear.

( ) A estrutura linear é caracterizada por uma ênfase na especialização. Cada órgão contribui com sua especialidade para a organização sem diluição da unidade de comando. Escolha a opção correta.: V, F, V, V, F

A primeira afirmativa está certa. A estrutura funcional divide a organização em várias áreas ou departamentos, cada um com uma função diferente (contábil, de compras e de comunicação, por exemplo). A segunda afirmativa está errada. Há especialização, na estrutura linha-staff, mais especificamente na parte de staff (assessoria). Lembre-se de que a estrutura linha-staff pega as características das estruturas funcional e linear. A terceira afirmativa está correta. As grandes características da estrutura linear são a unidade de comando e a hierarquia. A quarta afirmativa está correta. Os órgãos de assessoria são especializados em suas áreas, mas quem realmente toma as decisões é o pessoal de linha. A quinta afirmativa está incorreta. Os líderes da estrutura linear não têm especialização nas funções básicas da administração. Isso é característica da estrutura funcional.


(ufmt 2024) Existem diferenças entre a estrutura funcional e a estrutura por processo. Identifique-as, numerando a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Estrutura funcional 

2. Estrutura por processo

( ) Centrada no desempenho do indivíduo.

( ) Comunicação e transparência no trabalho gerando clima de colaboração mútua.

( ) Pessoas alocadas junto aos seus pares em unidades próprias.

( ) Fortalece a individualidade dando autoridade para tomada de decisões.

( ) Bastante diversificada, voltada ao conhecimento evolutivo/adaptativo.

Assinale a sequência correta: 1, 2, 1, 2, 2 


(quadrix 2024) As organizações funcionais permitem a separação das funções de planejamento e de controle das funções de execução. CERTO

Nas organizações funcionais, as funções de planejamento e controle são geralmente separadas das funções de execução. Isso ocorre porque as organizações funcionais tendem a agrupar os funcionários com habilidades semelhantes ou relacionadas em departamentos ou áreas funcionais específicas, o que facilita a coordenação das atividades de planejamento e controle separadamente das atividades de execução.


ESTRUTURA LINHA-STAFF


(instituto consulplan 2024) Determinada empresa de tecnologia está expandindo suas operações para novos mercados e pretende garantir um suporte especializado em áreas como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética, buscando, assim, promover a inovação e excelência técnica. A estrutura indicada é aquela em que existam especialistas que possam colaborar em: formar e conduzir equipes em áreas-chave; outros departamentos para desenvolver soluções criativas e tecnologicamente avançadas; operar em um mercado dinâmico e competitivo devido à rápida adaptação às mudanças do mercado; e, desenvolver funções de planejamento e controle nas áreas de finanças e orçamento, de produção e de qualidade etc. Considerando as informações, a estrutura organizacional que a empresa se refere é a organização: Linha-Staff

A estrutura linha-staff combina a autoridade hierárquica (estrutura linear) com as funções especializadas (estrutura funcional).As principais funções do staff são prestação de serviços, consultoria e assessoria, aconselhamento, monitorização, recomendação, orientação, planejamento e controle. A equipe de staff é responsável pelas atividades de apoio e suporte da organização.


DEPARTAMENTALIZAÇÃO

(consulplan 2010) A departamentalização é o agrupamento de atividades similares ou homogêneas, levando-se em consideração a divisão do trabalho e as especializações existentes na organização. Em relação à departamentalização por produtos ou serviços, são consideradas vantagens, EXCETO: 

a) O enfoque da organização é primordialmente sobre produtos e serviços e não sobre a estrutura organizacional interna.

b) Permite a organização, condições favoráveis para inovar e criar, no que diz respeito aos produtos e aos serviços ofertados aos clientes.

c) Permite alocação de recursos financeiros específicos para cada grupo de produto ou serviço da organização.

d) Propicia flexibilidade em relação às unidades de produção, sem interferir na estrutura organizacional.

e) Possibilidade de ações em determinada região, pois as variáveis dessa região se tornam conhecidas com esse tipo de departamentalização.

Departamentalização geográfica.


(esaf 2006) Selecione a opção correta.

a) A departamentalização funcional tem como principal característica a existência de uma estrutura funcional por produto.

Esta é a departamentalização por produtos.

b) A departamentalização por produto foca o desempenho técnico, financeiro e econômico dos nichos de mercado.

A departamentalização por produtos foca a divisão da organização em setores que lidam com cada tipo de produto. Se fosse por nichos de mercado, o foco da divisão da organização seria por clientes, não por produtos.

c) A departamentalização por clientes concentra competências semelhantes do seu corpo de funcionários em uma mesma unidade.

Esta é a departamentalização funcional.

d) A departamentalização geográfica pode apresentar a duplicação de atividades funcionais e concentra a sua atenção em cada território de atuação da organização.

Uma das desvantagens da departamentalização geográfica é a duplicação de funções na mesma organização (por exemplo, no Estado “X” haverá um chefe para o departamento de compras, e no Estado “Y” também haverá um chefe para o departamento de compras). A departamentalização geográfica é isto mesmo: divisão da organização de acordo com

as regiões onde ela atua.

e) A departamentalização por fases do processo produtivo facilita o monitoramento das tendências do mercado e garante a verticalização da organização.

A departamentalização por processos é horizontalizada, esta é uma de suas maiores características.


(fgv 2010) 


O organograma hipotético de uma prefeitura, acima demonstrado, é baseado na departamentalização: funcional

Este organograma mostra uma organização estruturada por áreas especializadas em transportes, educação, saúde e agricultura. Ou seja, uma estrutura funcional. 

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url