Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção.

 emprego dos porquês

Questões resolvidas e comentadas

(fcc 2011) Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas à tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indústrias culturais, a outros domínios, liga- dos primeiro aos setores do espetáculo, da televisão, do show business. 

Na frase acima, o segmento destacado equivale a: 

  a) por conta de ter ficado muito tempo restrito.

  b) ainda que tenha ficado muito tempo restrito.

Como ficou restrito muito tempo a lógica seria de não progredir, por isso a resposta "B".

Na letra "D" o sentido do termo indica que ainda está restrito e não progrediu.

  c) em vez de ter ficado muito tempo restrito.

  d) ficando há muito tempo restrito.

  e) conforme tendo ficado muito tempo restrito.


(fcc 2011) A extensão do star-system não se dá sem uma forma de banalização ou mesmo de degradação - da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se à vedete do momento, à figura fugidia da celebridade do dia; do ícone único e insubstituível, passa-se a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, “celebrizadas”, das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. 

Considerado o fragmento acima, em seu contexto, é correto afirmar: 

  a) A expressão ou mesmo indica que os autores atribuem à palavra degradação um sentido de rebaixamento mais intenso do que atribuem à palavra banalização. 

a conjunção OU, que denota alternatividade, possui valor de alternância ou exclusão. No texto, seu valor é de exclusão, visto que o autor ao descrever "banalização OU MESMO degradação" foi enfático ao delimitar o sentido de rebaixamento de degradação. Assim, uma coisa banal não é a mesma que uma degradada.

  b) A substituição de não se dá sem uma forma de banalização por “procede de um tipo de atitude trivial” mantém o sentido original.

ao substituir a expressão por "procede de um tipo de atitude trivial" o sentido passa a ser outro. Nesse caso significa dizer que a extensão do star-system tem ORIGEM num tipo de atitude trivial. No sentido original do texto o significado é outro: a extensão do star-system não OCORRE sem uma forma de banalização.

  c) A forma trazendo expressa, na frase, sentido de condicionalidade, equivalendo a “se trouxer”.

o sentido de "trazendo" no texto é de consequência, não de condicionalidade.

  d) O contexto exige que se compreendam os segmentos da figura pura da estrela e do ícone único e insubstituível como expressões de sentidos opostos.

 ambas expressões têm significados equivalentes no texto.

  e) A substituição de das quais por “cujas” mantém a correção e o sentido originais.

o pronome relativo cujas tem valor de posse. Assim, ao substituir a expressão das quais por cujas o sentido passa a ser outro: as revistas especializadas são das pessoas conhecidas. O sentido original prega que as revistas especializadas divulgam fotos das pessoas conhecidas.


(fcc 2011) Alterada a pontuação original, a frase que mantém a correção é:

  a) Trata-se: de uma manifestação de intolerância difícil, de reconciliar com os valores que a nação francesa veio a representar no mundo.

  b) A legislação adotada em 2010 entrou em vigor nesta semana; e já motivou a aplicação de uma multa de cerca de R$ 340.

  c) Nesse grau de generalidade, a lei se aplicaria a qualquer acessório como máscaras, ou capacetes que oculte o rosto.

  d) A própria legislação, admite: - que a identidade seja confirmada, em recinto policial.

  e) A medida extrema só, encontra explicação, no sentimento xenófobo que se dissemina pela França.


(fcc 2011) Entre as frases que seguem, a única correta é:

  a) Ele se esqueceu de que?

Errada: quando encontramos o "Quê" em final de frase imediatamente antes de um ponto ele será acentuado.

  b) Era tão ruím aquele texto, que não deu para distribui-lo entre os presentes.

 Errada: ruim não tem acento. 

  c) Embora devessemos, não fomos excessivos nas críticas.

Errada: Devêssemos tem acento circunflexo no segundo "E".

  d) O juíz nunca negou-se a atender às reivindicações dos funcionários.

Errada: juiz não tem acento.

  e) Não sei por que ele mereceria minha consideração.


(fcc 2011) A alternativa que apresenta frase correta é: 

  a) Houvessem conseguido os ingressos para o espetáculo, não se incomodariam com a previsão de excesso de público.

Verbo Haver, for (auxiliar), significando: ter, possuir, obter,... concorda nomalmente com o sujeito.

  b) É útil, dado a quantidade de máquinas avariadas, as constantes revisões feitas pelos especialistas, com o que evita-se muitas contrariedades.

O verbo SER concorda com AS CONSTANTES REVISÕES - SÃO ÚTEIS

  c) Últimas pesquisas de importante veículo de comunicação apontou que a juventude, sejam quais for a motivação, passa cada vez mais tempo na internet.

o verbo APONTAR concorda com ÚLTIMAS PESQUISAS - APONTARAM

  d) Encaminhando a correspondência aos moradores do edifício, avisou-lhes de que estavam recebendo importante comunicação do síndico.

AVISAR é VTDI. Então ou coloca-se: "AVISOU-LHES (obj. ind.) QUE ESTAVAM...(obj. dir.)" ou "AVISOU-OS (ob. dir) DE QUE(obj. ind)..."

  e) Não lhe pareciam muito cabível as recomendações do assessor, por isso resolveu não seguir-lhes totalmente à risca, mas não deixou de desculpar-se por fazê-lo.

o verbo SEGUIR é VTD - SEGUÍ-LOS *creio que no caso de ter o NÃO antes seria: NÃO OS SEGUIR*


(fcc 2011) Os pais do estudante na matrícula devem apresentar seus documentos, e que as fotos devem, obrigatoriamente, estarem nítidas. 

A redação que torna o aviso acima claro e correto é: 

  a) Os pais do estudante, no ato da matrícula, devem apresentar seus documentos cujas fotos devem obrigatoriamente, estar nítidas.

  b) Ao fazer a matrícula do estudante, os pais devem apresentar seus documentos, cujas as fotos devem ser nítidas, obrigatoriamente.

  c) No ato da matrícula, os pais devem apresentar os documentos do estudante, obrigatoriamente com fotos nítidas.

  d) As fotos que devem ser nítidas, devem ser apresentadas pelos pais do estudante ao fazer a matrícula.

  e) É obrigatório tanto que os pais do estudante, na matrícula, apresentem os documentos dele e também com fotos nítidas.


(fcc 2011) Deixando o porto, o motor quebrou; ao examinar seu defeito, ele voltou a funcionar. 

Considere que a frase acima se refere ao motor de um barco. Levando em conta a correção e a clareza, assinale o legítimo comentário. 

  a) Está redigida de modo claro e também correto; quanto a não se mencionar “barco”: é irrelevante, pois a proximidade entre “motor” e “porto” evidencia que se trata de um “barco”.

  b) Necessita de uma única correção, no início da frase: “Quando o barco deixou o porto”.

  c) Necessita destas únicas correções: a substituição do ponto e vírgula pelo ponto final e o consequente emprego da letra maiúscula em "ao".

  d) Necessita de reformulação nos segmentos iniciais de cada uma de suas partes, respectivamente: “Quando o barco deixou o porto” e “ao ter seu defeito examinado”.

  e) Necessita de reformulação nos segmentos iniciais de cada uma de suas partes, respectivamente: “Ao deixar o porto” e “quando examinou seu defeito”.


(fcc 2017) Está correto o livre comentário que se encontra em: 

  a) O Masp, embora, desde sua concepção, levasse em conta ideias semelhantes às do texto de Francisco Bittencourt, até o ano de 2015 era ocupado de maneira tradicional.

  b) Por mais que o Masp – tinha sido concebido como espaço aberto à compor um só ambiente com a cidade, foi incumbido convencionalmente. 

à compor - aqui temos um erro evidente do emprego da ''crase'', uma vez que antes de verbo no infinitivo não se usa crase.

  c) Agora pode-se ver os cavaletes de Lina Bo Bardi, plano original de exposição das obras de arte no Masp, em que foram expostos por muito tempo junto as suas paredes. 

o certo seria a PRÓCLISE com a partícula SE, uma vez que um o termo ''AGORA'' é advérbio de tempo, no qual é ATRATIVO 

  d) Semelhante ao MAM do Rio de Janeiro, o Masp, projetado por Lina Bo Bardi, tiveram suas datas de fundação muito próximas, açambarcando obras de outros museus brasileiros. 

o certo seria o verbo no singular '' TEVE '' para concordar com o núcleo do SUJEITO

  e) Museus como o Masp, sem dúvida, tem um papel decisivo na formação do olhar de pessoas que, durante sua vida, passa a frequentá-lo e a conhecer sua coleção de obras de arte universais. 

 o certo seria o verbo no plural ''TÊM'' para concordar com o núcleo o SUJEITO


(fcc 2011) ...imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a pôsteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarização de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje vê triunfar. 

Outra redação, clara e correta, para o segmento acima é: 

  a) ...no mundo inteiro, Gandhi ou Che Guevara em imagens de fotos ou pôsteres, anunciavam a planetarização do sistema que hoje se vê triunfar segundo o capitalismo de hiperconsumo.

  b) ...tanto Gandhi e também Che Guevara, com imagens indo de fotos a pôsteres no mundo inteiro anunciavam aquilo que o capitalismo de hiperconsumo chama planetarização de um sistema.

  c) ...indo de fotos a pôsteres, no mundo inteiro, imagens tais como a de Gandhi ou Che Guevara anunciavam que havia se planetarizado o sistema que o capitalismo de hiperconsumo, hoje, vê triunfar.

  d) ...planetarizou-se o sistema - aquele que o capitalismo de consumo hoje vê o triunfo - o que foi anunciado com as imagens de Gandhi e Che Guevara indo pelo mundo com fotos a pôsteres.

  e) ...um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje vê seu triunfo teve anunciado sua planetarização por Gandhi ou também Che Guevara, com sua ida pelo mundo, por fotos e pôsteres.


(fcc 2011) A roupa e o uso de adereços - como crucifixos ou outros símbolos religiosos - deveriam ser considerados parte integrante do direito à expressão da personalidade, o que inclui a fé. 

Outra redação para o segmento acima destacado, clara, e que preserva o sentido e a correção originais, é: 

  a) admitidos como interagindo com o direito que se tem à exprimir a personalidade.

  b) analisados como sendo do direito de cada um de expressar-se enquanto personalidade, configurando parte integrante daquele.

  c) vistos como parte da personalidade que se exprime em suas partes integrantes.

  d) tidos como inerentes ao direito de expressão da personalidade.

inerente = próprio, ligado, intrínseco, peculiar, inseparável, imanente.

  e) defendidos fazendo parte do direito da pessoa de exprimir sua personalidade, parte esta integrante desse direito.


(fcc 2011) Eles avançavam cautelosamente. Quanto mais avançavam, mais cautela eles tinham. Eles temiam as zonas escuras da grande floresta. 

As três frases acima estão reorganizadas, de modo claro e correto, em: 

  a) Eles avançavam mais cautelosamente, pois era o temor de zonas escuras da grande floresta, que nela se adentrava.

  b) À medida que avançavam na grande floresta, tornavam-se mais e mais cautelosos, pois lhe temiam as zonas escuras.

  c) Era por causa das zonas escuras que avançavam cautelosamente, e mais ainda, era o temor da grande floresta.

  d) Avançando na grande floresta, que tinham temor de suas zonas escuras, eram cautelosos cada vez mais.

  e) Por temer a grande floresta e suas zonas escuras, era com cautela, e sempre mais que eles avançavam passo à passo.


Comentários