Open finance / Open banking

 
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cesgranrio 2021) A partir do início de 2021, começou a primeira fase de implantação do open banking (sistema financeiro aberto) no Brasil. As instituições financeiras participantes devem obedecer a regras definidas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional.
O open banking tem, entre outros, o objetivo de: possibilitar o compartilhamento de informações, mediante autorização expressa de cada cliente, e a movimentação de suas respectivas contas bancárias, entre diferentes instituições financeiras.
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente. https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking

(cespe 2021) O open banking compartilha dados de clientes com o objetivo de aumentar a concorrência bancária. CERTO
O objetivo ao compartilhar dados é o de aumentar a concorrência entre as instituições financeiras, ou seja, bancos e outras instituições irão concorrer para conseguir clientes, o que significa concorrer por menores tarifas, menores taxas de financiamento, empréstimo e melhores vantagens para os investimentos. Se hoje somente seu banco mantém os seus dados, você pode optar por compartilhá-los para que outros possam te oferecer condições mais vantajosas.

(cespe 2021) O open banking está restrito aos bancos com carteira comercial. ERRADO
Não, o open banking não está restrito apenas aos bancos com carteira comercial. O open banking é uma iniciativa global que visa abrir as APIs dos bancos e permitir que terceiros, como fintechs, possam oferecer serviços financeiros utilizando dados e serviços dos bancos. Esta abertura de dados e serviços financeiros é permitida por regulamentação e leis de proteção de dados, e pode ser aplicada a todos os tipos de instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, bancos de investimento, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras.

(cespe 2021) A indústria bancária internacional vem passando por profundas modificações: além da ampliação das empresas financeiras de tecnologia fintechs no mercado de banking, observam-se importantes mudanças no mercado bancário promovidas pelos principais reguladores globais. Nesse contexto, o open banking (sistema financeiro aberto, em tradução livre): torna o compartilhamento de dados de clientes parte central do modelo de negócios.

(fgv 2023) Em matéria de ruptura digital no setor bancário e financeiro promovida pelo “Open Finance” (sistema financeiro aberto), assinale a afirmativa correta: Somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) podem participar do “Open Finance”.

(cesgranrio 2023) As instituições participantes envolvidas no compartilhamento de dados ou serviços do Open Finance, regulamentado pelo Banco Central do Brasil, devem assegurar a possibilidade da revogação do respectivo consentimento, a qualquer tempo, mediante solicitação do cliente, por meio de procedimento seguro, ágil, preciso e conveniente, observado o disposto na legislação e regulamentação em vigor.
Essa revogação deve ser efetuada com observância dos seguintes prazos: em até um dia, contado a partir da solicitação do cliente, no caso do compartilhamento de serviço de iniciação de transação de pagamento, e de forma imediata, para os demais casos.

(fgv 2023) Em relação ao Open Finance, assinale a afirmativa correta: O Open Finance envolve o compartilhamento de informações financeiras amplas, incluindo produtos de investimento, seguros e outros, para oferecer aos consumidores uma visão completa de suas finanças.
O objetivo principal dessa ferramenta, é fazer com que as instituições que o cliente autorizar possam visualizar os produtos e serviços que ele possui em outras instituições e, assim, ofertar produtos e serviços mais adequados e assertivos ao perfil do cliente.

(unintins 2023) Sr. João é cliente de um banco e deseja solicitar um empréstimo. Ao buscar essa informação, no seu aplicativo do banco, apareceu a mensagem de permissão para adesão ao open finance, para compartilhamento de seus dados entre as instituições financeiras escolhidas e com a proposta de melhoria dos serviços oferecidos, inclusive para os empréstimos. Em relação ao sistema financeiro aberto, podemos afirmar que o Sr. João: ao aderir ao open finance, autorizará o compartilhamento seguro de seus dados financeiros com outras instituições, o que possibilitará melhores opções de empréstimos.

(cespe 2021) O open banking reduz a exposição ao risco operacional. ERRADO
O open banking ( atual open finance), na verdade, reduz o risco ao crédito. Pois, a partir dele, é possível que instituições conheçam o histórico do possível cliente que bate em sua porta a fim de uma operação financeira, ou de outro tipo.

(iades 2019) Por meio do Comunicado nº 33.455/2019, o Banco Central aprovou os requisitos fundamentais para a implementação do Sistema Financeiro Aberto (open banking) no Brasil. De acordo com o modelo proposto, o conceito de open banking refere-se à (ao): compartilhamento de dados cadastrais, produtos e serviços pelas instituições financeiras, mediante prévia autorização, por meio de sistemas de informações integrados que garantam uma experiência simples e segura ao cliente.

(cesgranrio 2023) Um dos objetivos do Open Finance é que as instituições participantes incentivem a inovação e promovam a cidadania financeira. Para fins do cumprimento desses objetivos, essas instituições devem conduzir suas atividades com ética e responsabilidade, e com observância da legislação, da regulamentação em vigor, além de considerar outros princípios. O princípio que NÃO deve ser seguido pelas instituições participantes do Open Finance é a(o) 
A) transparência 
B) unilateralidade 
Unilateralidade remete a benefício singular, o que fere os princípios básicos presentes nas normas e regulamentações bancárias. É sempre importante trabalhar com a ideia de que, o benefício do serviço ou produto, em geral, deve possuir característica de mutualidade, onde ambas as partes sairão satisfeitas.
C) qualidade dos dados 
D) segurança e a privacidade de dados 
E) tratamento não discriminatório

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