Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(vunesp 2023) As características a seguir estão relacionadas aos conceitos de moedas digitais fiduciárias e criptomoedas.
I. Têm emissão e controle definidos por um órgão central ou governo, enquanto a contraparte é descentralizada.
II. Preço oscila de acordo com oferta e procura, enquanto a contraparte tem regulação por um Banco Central.
III. A única informação necessária para fazer uma transação é o endereço da carteira digital, enquanto a contraparte pode necessitar de comprovação de dados pessoais.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as características atribuídas às criptomoedas, referenciando as moedas digitais fiduciárias como contraparte: II e III, apenas.
I. Têm emissão e controle definidos por um órgão central ou governo, enquanto a contraparte é descentralizada. Sendo assim, a alternativa inverteu os conceitos, já que, as moedas digitais é que são controladas e definidas pelo governo enquanto as criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não são controladas/regulamentadas por um órgão específico.
II. Nas criptomoedas, o preço muda conforme as pessoas querem comprar ou vender, enquanto nas moedas digitais dos governos, como o real ou o dólar, o Banco Central controla o preço.
III. Com criptomoedas, tudo o que você precisa para enviar dinheiro é o endereço da pessoa para quem está enviando. Com moedas digitais do governo, você às vezes precisa fornecer informações pessoais, como seu nome e endereço.

(fgv 2023) Transferências financeiras sem intermediação bancária, a qualquer hora e lugar, de forma completamente virtual, é uma proposta atrativa, Porém, mesmo tendo passado quase duas décadas da criação do blockchain e do bitcoin, ainda há dúvidas a respeito da confiabilidade, transparência segurança das transações com moedas virtuais.
As afirmativas a seguir identificam corretamente riscos associados às transações financeiras com moedas virtuais, em função de não serem emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, à exceção de uma. Assinale-a: 
A) Todo o risco fica com os detentores. 
B) Não são lastreadas em ativo real de qualquer espécie. 
C) Não tem garantia de conversão para moedas soberanas. 
D) Não podem ser utilizadas para operações de câmbio não autorizadas.
Uma Criptomoeda como o Bitcoin, Ethereum ou mesmo as Stable Coins. Não são lastreadas (garantia) em bens reais nem em Moedas Nacionais. Seu lastro é apenas a garantia depositada pelos seus usuários. Mesmo não tendo lastro a gente consegue, no mercado, vender essas criptomoedas e trocar por dinheiro Real Ex.: Dolar, real.
E) Seu valor decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor. 

(objetiva 2023) A tecnologia atingiu todas as áreas da sociedade, e na economia não é diferente. Em relação às criptomoedas e moedas digitais, é CORRETO afirmar que: Criptomoeda é um ativo digital que utiliza codificação com base em criptografia para realizar transações.

(cesgranrio 2023) Existem grupos que trabalham cooperativamente para validar as transações na Blockchain, por meio da solução de cálculos complexos, e que concordam em dividir, proporcionalmente, recompensas de bloco entre eles, de acordo com sua contribuição nesse trabalho.
Tais grupos são denominados: pools de mineração
Os pools de mineração são grupos conjuntos de mineradores de criptomoedas que combinam os seus recursos computacionais numa rede para aumentar a probabilidade de encontrar um bloco ou de minerar com sucesso em procura de criptomoedas.

(fgv 2022) Atualmente, a bitcoin possui as mesmas funções de uma moeda fiduciária, em maior ou menor grau. Com relação isso, analise as afirmativas a seguir.
I. A criptomoeda ainda não é denominador comum de valor para a maioria dos bens e serviços, por isso, sua função de unidade de conta não é ainda suficientemente ampla.
II. O número de estabelecimentos que aceitam a bitcoin está crescendo, mas o tempo de confirmação das transações envolvendo essa criptomoeda é relativamente alto, o que indica que sua função de meio de troca precisa ser ainda aperfeiçoada.
III. Como consequência da função de meio de troca, essa criptomoeda pode ser armazenada em carteiras digitais e ser utilizada em transações quando o indivíduo desejar, o que lhe confere um alto grau de reserva de valor.
Está correto o que se afirma em: I e II, apenas.
I) Verdadeira. Poucos negócios aceitam criptomoedas como forma de pagamento
II) Verdadeira. As transações na blockchain costumam demorar mais de uma hora para serem realizadas
III) Falsa. Essa alternativa contradiz o que foi dito nas duas alternativas anteriores, já que:
o fato de poucos negócios aceitarem criptomoedas
a demora na realização das transações
Não dão ao proprietário da criptomoeda a liberdade de "ser utilizada em transações quando o indivíduo desejar"

(cesgranrio 2021) A blockchain é um tipo específico de banco de dados distribuído, no qual há uma cadeia de blocos ordenados e interligados, com garantia de ordem cronológica. Os dados registrados nos blocos podem variar de transações financeiras a contratos inteligentes. Na blockchain da bitcoin, as entidades que registram novos blocos na cadeia são chamadas de: mineradores
Minerar Bitcoin é o processo que registra e valida transações sem a necessidade de um controle central. Os mineradores prestam um serviço para os usuários da rede, e isso requer equipamentos especializados, caros, e que consomem muita energia. A recompensa para minerar Bitcoin é um pagamento na própria criptomoeda. Lembrando que o Bitcoin tem um limite estabelecido de 21 milhões de unidades, em Julho de 2021 já haviam sido criados aproximadamente 18,6 milhões.

(cespe 2021) As criptomoedas são superiores a outros ativos tradicionais nos quesitos reserva de valor e prêmio de liquidez. ERRADO
Não é superior em ponto algum. Elas não têm prêmio de liquidez (pois se prêmio de liquidez é variação de compra e venda de um ativo) nem são boas reservas de valor, por um motivo simples, criptomoedas são extremamente voláteis, hoje elas podem ter um valor grande e no dia seguinte "bum!" a moeda não vale mais nada.

(cespe 2021) As criptomoedas possuem a função de unidade de conta da moeda. ERRADO
Na verdade elas são chamadas moedas mas não são moedas, por isso que é criptomoeda. Elas não cumprem nenhuma das funções clássicas da moeda, que é servir de uma unidade conta, onde as pessoas possam expressar preços.

(cespe 2021) As criptomoedas conseguem exercer plenamente a função de meio de troca. ERRADO
Podem ser usadas sim como meio de troca, mas não plenamente.

(cesgranrio 2021) Uma investidora está querendo saber a relação entre a blockchain e o bitcoin.
Em sua pesquisa, ela esclareceu sua dúvida, ao descobrir que: blockchain é o meio utilizado para registrar e armazenar transações de bitcoin.
Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e criação de marcas). Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos.

(cespe 2021) As criptomoedas não estão sujeitas às mesmas normas e regulamentos das moedas eletrônicas. CERTO
Certo. As “moedas virtuais” não são emitidas, garantidas ou reguladas pelo Banco Central. Possuem forma, denominação e valor próprios, ou seja, não se trata de moedas oficiais, a exemplo do real. Não devem ser confundidas com a "moeda eletrônica" prevista na Lei 12.865/2013. Moedas eletrônicas se caracterizam como recursos em reais mantidos em meio eletrônico que permitem ao usuário realizar pagamentos (cartões de crédito e débito, cartões pré-pagos e transações via telefone celular).

(cespe 2021) As criptomoedas não conseguem atualmente exercer todas as funções relacionadas à moeda tradicional. CERTO
Funções da moeda tradicional:
Transação
Reserva de valor
Especulação
Até hoje, as criptomoedas servem apenas para a especulação. Quanto à transação, ainda tem muitas limitações para isso; quase nenhum estabelecimento aceita criptomoedas como pagamento pelas compras

(idecan 2021) Com relação às criptomoedas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa, nas afirmativas abaixo:
( ) É uma moeda analógica, com lógica similar à do dinheiro em espécie, que auxilia na compra e venda de bens e serviços por meio de transações virtuais, sendo a Bitcoin a mais famosa no mercado. ( ) As transações financeiras com criptomoedas precisam de um intermediário, como os bancos, em movimentações de moedas como o dólar, o euro e o real. ( ) As moedas adquiridas ficam armazenadas em uma carteira virtual e protegidas com criptografia, sendo que, como uma espécie de conta de cada um, os usuários utilizam códigos com letras e números para as transações, ressaltando que, depois da transferência, o negócio não pode mais ser desfeito.
As afirmativas são, respectivamente: F – F – V.
I. FALSO - A criptomoeda é uma moeda digital e não analógica como afirma a questão.
II. FALSO - As transações financeiras com criptomoedas não precisam de um intermediário.
III. VERDADEIRO.

(fgv 2018) Acerca dos riscos ligados às chamadas criptomoedas ou moedas virtuais, o Banco Central do Brasil, em comunicado de novembro de 2017, alertou para questões relacionadas à conversibilidade e ao lastro de tais ativos, destacando que não é responsável por regular, autorizar ou supervisionar o seu uso.
Assim, é correto afirmar que seu valor: decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor.
O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (16) um comunicado no qual informa que, devido ao "crescente interesse" da sociedade e das instituições nas chamadas , resolveu alertar que estes instrumentos não são emitidos e nem garantidos por qualquer autoridade monetária. "Por isso, não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em [garantidas por] ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores. Seu valor decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor", acrescentou a instituição. (resposta) ou nesta quinta-feira (16) um comunicado no qual informa que, devido ao "crescente interesse" da sociedade e das instituiç fonte: g1.globo.com/economia/noticia/bc-diz-que-valor-de-moedas-virtuais-decorre-exclusivamente-da-confianca-e-alerta-para-possiveis-perdas.ghtml

(cesgranrio 2021) A cliente de um banco está chateada com as taxas bancárias sobre as suas transações e para manter a sua conta -corrente. Ela está pensando em investir em criptomoedas para ter mais domínio sobre o seu dinheiro e não pagar tantas taxas. As criptomoedas válidas que ela tem para investir neste momento são: bitcoin e ethereum

Além do Bitcoin, as principais moedas digitais do mercado são: Ethereum, Tether, Ripple, Chainlink, Binance Coin, Litecoin, Cardano e Dogecoin. Todas elas operam como criptomoedas, ou seja, estão à margem do sistema financeiro tradicional.


(iades 2019) Com base nas características e nas possíveis aplicações para a blockchain, assinale a alternativa correta.: A invenção da blockchain para uso no bitcoin tornou-o a primeira moeda digital a resolver o problema do gasto duplo sem a necessidade de envolver uma autoridade confiável ou servidor central como mediador. A blockchain remove a característica de reprodutibilidade infinita de um ativo digital

A tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. Um banco de dados blockchain armazena dados em blocos interligados em uma cadeia. Os dados são cronologicamente consistentes porque não é possível excluir nem modificar a cadeia sem o consenso da rede. Como resultado, você pode usar a tecnologia blockchain para criar um ledger inalterável ou imutável para monitorar pedidos, pagamentos, contas e outras transações. O sistema tem mecanismos integrados que impedem entradas de transações não autorizadas e criam consistência na visualização compartilhada dessas transações. Para evitar problemas legais nos sistemas de pagamento tradicionais, uma terceira parte confiável precisa supervisionar e validar as transações. A presença dessa autoridade central não só complica a transação, como também cria um ponto único de vulnerabilidade. Se o banco de dados central for comprometido, as duas partes serão afetadas. A blockchain reduz esses problemas criando um sistema descentralizado, à prova de violações, para registrar transações. No contexto das transações de imóveis, a blockchain cria um ledger, ou seja, um registro, para o comprador e outro para o vendedor. Todas as transações devem ser aprovadas pelas duas partes e são automaticamente atualizadas nos dois ledgers em tempo real. Se qualquer dado histórico das transações for corrompido, isso afetará todo o ledger. Essas características da tecnologia blockchain levaram à sua adoção em vários setores, incluindo na criação de moedas digitais, como a Bitcoin.


(fcc 2022) Quanto à tecnologia de Blockchain pública, considere: I. As transações são colocadas em blocos conjuntos em uma cadeia reversível. II. Qualquer participante pode alterar uma transação depois de seu registro no livro-razão compartilhado. III. Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao seu registro imutável de transações. Está correto o que se afirma APENAS em: III.

I. Incorreto. Nenhum participante pode alterar ou adulterar uma transação depois que ela é incluída no livro-razão compartilhado. II. Incorreto. Nenhum participante pode alterar ou adulterar uma transação depois que ela é incluída no livro-razão compartilhado. Se uma transação registrada incluir um erro, uma nova transação precisará ser adicionada para reverter esse erro, e as duas transações ficarão visíveis. III. Correto. Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao registro imutável das transações. Com essas informações compartilhadas, as transações são registradas apenas uma vez. Esse é um procedimento muito mais fácil do que o usado nas redes de negócios tradicionais.


(idecan 2021) Com relação às criptomoedas, analise as afirmativas a seguir: I. É uma moeda que existe somente em formato digital e não é emitida por nenhum governo soberano ou autoridade monetária. II. A grande maioria das criptomoedas utiliza a tecnologia blockchain, que valida as transações por uma imensa rede descentralizada de computadores. III. É um tipo de moeda que não tem estabilidade garantida por nenhum governo, e seu valor é determinado exclusivamente pelas leis de demanda e oferta. Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas.


(objetiva 2021) Algumas das maiores exchanges de bitcoins brasileiras tiveram aumento no número de clientes no mês de março, o ápice – até aqui – da queda generalizada causada pela progressão global e no Brasil da pandemia do novo coronavírus. (Site: Globo - adaptado.) Em relação às criptomoedas, analisar os itens abaixo: I. São moedas digitais centralizadas, ou seja, existe um único órgão responsável por controlar, intermediar e autorizar emissões de moedas, transferências e outras operações. II. São criadas em uma rede blockchain, um sistema que permite o envio e o recebimento de alguns tipos de informação pela internet.: Somente o item II está correto.

I. Incorreto. As criptomoedas, via de regra, não estão submetidas ao controle de qualquer governo, órgão ou organização. II. Correto. A rede blockchain dá suporte à criação e às transações com criptomoedas.


(fcc 2019) Considere o fragmento de texto abaixo. Um dos tipos de sistemas distribuídos em franco crescimento atualmente utiliza criptografia assimétrica para garantir segurança nas transações sem um agente de confiança intermediador. Essas transações são agrupadas e armazenadas em unidades encadeadas e interligadas por meio de códigos hash, de forma que a unidade seguinte indique o hash da unidade anterior. Todas as transações realizadas no sistema são registradas em uma espécie de livro de registros, de acesso público, permitindo a rastreabilidade das transações na rede. Dentre as aplicações desse tipo de sistema distribuído estão as Decentralized Application − DAPP e smart contracts. O sistema distribuído e o local onde são registradas as transações do sistema são, respectivamente,: Blockchain e Immutable Ledger.

O que é Blockchain? Blockchain é uma rede distribuída de cadeia de blocos, que foi desenvolvida para registrar cada transação da primeira criptomoeda que surgiu no mundo em 31/10/2008, o Bitcoin. Como funciona a blockchain? Basicamente a blockchain compartilha na rede o ledger (‘Immutable digital ledger’ ou ‘Livro- contábil imutável’), um tipo de livro-razão público, onde são realizados os registros de transações das criptomoedas.

Comentários