Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS


(cesgranrio 2013) O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou. Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a): cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados. 


(cesgranrio 2013) O setor bancário, de maneira geral, tem investido na criação de novos produtos para atender a um mercado emergente nos últimos anos, em função do aumento da renda per capita no país – as camadas mais populares da população brasileira. Com base nesse pressuposto, os bancos, para avaliar se valeria a pena ou não investir na criação desses novos produtos, em seu planejamento de vendas, iniciaram seu processo de planejamento de vendas, analisando o (a): potencial de mercado, que é um processo em que é estimada a capacidade do mercado brasileiro no ramo da atuação da empresa – estimativa que vai refletir a situação econômica do momento.


(cesgranrio 2013) Em relação aos estímulos dos clientes, os bancos podem executar estratégias para puxar ou empurrar as vendas (to pull versus to push). Que ferramenta é classificada como to push?: Telemarketing ativo.

Push - empurrar Pull - puxar

Estratégia de Push - quando "empurram" o produto/serviço para o cliente. Por exemplo, o vendedor no ponto de venda que sugere a marca para consumo.

Estratégia de Pull - quando você vê a publicidade e vai atrás do produto. Por exemplo, quando lançam um novo shampoo e você vai até o ponto de vendar e pergunta por ele.

No caso da questão acima, é só pensar como os atendentes de Telemarketing ligam empurrando os produtos.


(cesgranrio 2015) A matriz de SWOT é um instrumento que auxilia os bancos a analisar o mercado e determinar as metas da empresa. Ao elaborar essa matriz, um banco conclui corretamente que o(a): cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.


(cesgranrio 2015) A análise mercadológica auxilia a gestão dos bancos na definição de suas estratégias e também no direcionamento das ações executadas no dia a dia nas agências. Nesse contexto, são analisadas as forças e fraquezas da empresa, assim como as ameaças e oportunidades de mercado. Quais fatores dessa avaliação, ligados ao ambiente interno do Banco do Brasil, podem ser utilizados no atendimento ao cliente, destacando-se como um ponto forte da instituição?: Posicionamento de solidez e tradição da marca.

Matriz Swot → avalia e define cenários, fixando objetivos globais a longo prazo considerando o ambiente interno (forças e fraquezas - controláveis) e o externo (oportunidades e ameaças - não controláveis).


(cesgranrio 2012) As ações mercadológicas postas em prática no interior das agências bancárias, tais como a distribuição de brindes e a exposição de ofertas de serviços em cartazes e displays, são exemplos de: promoção de vendas.


(cesgranrio 2010) Quando um grande banco de varejo, no Brasil, utiliza a veiculação de propagandas de reforço tem o intuito de: convencer os atuais correntistas de que eles escolheram a instituição certa.


(cesgranrio 2015) Um banco que atua no varejo está buscando ampliar a sua carteira de cliente e, para isso, estabeleceu uma nova estratégia de atuação visando a fidelizar seus clientes e captar novos, no mercado em que opera. Uma estratégia a ser utilizada pelo banco para atingir seus objetivos é: manter um sistema de análise mercadológica que possibilite compreender as necessidades dos clientes e, dessa forma, oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas.


(cesgranrio 2013) Campanhas de propaganda são instrumentos eficientes para aumentar o share of mind de uma marca, aumentando a confiança dos consumidores nos serviços bancários contratados. Por intermédio de pesquisa, um banco pode medir o nível de share of mind de sua marca, solicitando aos clientes que: citem a primeira marca que lhes vêm à cabeça nesse segmento.

Share of Mind se refere a conquista de um pedaço da mente ou da memória do consumidor; Share of Wallet que é referente a participação do seu produto no orçamento total do seu público alvo;  Market Share que está relacionado a participação de mercado que a empresa consegue conquistar, e até termos mais filosóficos como Share of Heart (pedaço do coração), e Share of Soul (pedaço da alma).   O mais novo "pedaço" que as empresas querem conquistar está relacionado ao tempo, é o "Share of Time". Como dizem na sabedoria popular, "tempo é dinheiro", e as empresas já sabem disso.


(cesgranrio 2012) Atualmente, as estratégias mercadológicas dos bancos consideram que os clientes compram para satisfazer suas necessidades. Nesse sentido, deve-se levar em consideração que, na venda de produtos bancários, essas necessidades serão satisfeitas por: benefícios proporcionados aos correntistas.


(cesgranrio 2015) Segundo dados recentes, a contratação de seguros pessoais no Brasil — incluindo seguro de vida, de viagem, contra acidentes pessoais, bem como seguro educacional — somou R$ 6,9 bilhões em prêmios no primeiro trimestre de 2015. Esse montante representa elevação de 11,6%, em comparação com o mesmo período de 2014, e se deve, segundo especialistas do setor, à mudança da visão dos brasileiros a respeito de suas responsabilidades no futuro. Segundo os especialistas, os brasileiros passam por um momento de mudança de valores e se preocupam mais com o futuro. Do ponto de vista da análise do macroambiente de marketing, o mercado de seguros foi afetado por mudanças no ambiente: sociocultural

Está no texto de auxilio quando informar que ..."segundo especialistas do setor, à mudança da visão dos brasileiros a respeito de suas responsabilidades no futuro. Segundo os especialistas, os brasileiros passam por um momento de mudança de valores e se preocupam mais com o futuro" isto que dizer que os brasileiros houve mudança sociocultural antes não se preocupava ou preocupa-se.

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