Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação

 




QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(fcc 2014) Noções de Gestão Pública
Como consequência do processo de Planejamento Estratégico, as organizações produzem ou atualizam alguns componentes. Correlacione corretamente as colunas.


Está correta a correlação que consta em: a-II b-III c-IV d-I
Missão:
- motivo pelo qual a instituição existe;
-declaração de intenções;
-papel da organização na sociedade;
-representa o produto ou o serviço;
-define necessidades a serem atingidas;
- ajuda a busca comprometimento
- norteia membros da organização
-foco no mercado, segmento de atuação (concorrentes e fornecedores)
Visão (futuro)
-direção geral, onde quer chegar;
- como a empresa se vê no futuro;
- direcionamento para os próximos anos;
- como quer ser reconhecida;
Objetivo
-situação desejada pela empresa
Meta
-número e data específica, mensurável, atingível.

(quadrix 2022) No âmbito do planejamento, as diretrizes são princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização, enquanto as metas são os alvos a serem atingidos em determinado prazo. CERTO
Objetivos ---------------------> ONDE chegar. Metas --------------------------> Parte dos objetivos. Estratégia -------------------> COMO chegar.

(quadrix 2024) Existem várias técnicas de solução de problemas nos processos organizacionais, das mais simples e intuitivas até as mais sofisticadas. Uma dessas técnicas consiste na busca de geração de ideias, a partir da criatividade de um grupo de colaboradores reunidos da organização, de forma que eles se utilizem das diferenças em seus pensamentos e cheguem a um denominador comum eficaz e com qualidade. Essas são características da técnica de solução de problemas nos processos organizacionais denominada: brainstorming.
Brainstorming é uma técnica de pensamento criativo para gerar novas ideias e soluções de problemas. As equipes utilizam este método de ideação para incentivar novas formas de pensar e gerar soluções, sendo uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas. A Tempestade de Ideias, em português, é feita para permitir o compartilhamento de ideias, soluções e insights.

(fgv 2024) Os princípios fundamentais da Teoria Administrativa estão sendo redefinidos e realinhados para se ajustarem à nova realidade, marcada pela globalização, avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos consumidores e partes interessadas. O processo organizacional, tradicionalmente centrado em planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação, está sendo adaptado para atender às demandas emergentes do cenário atual.
Com relação à evolução do processo organizacional, analise os itens a seguir.
I. O planejamento enfatiza uma mudança na base estrutural organizacional, substituindo a vertical e hierárquica por uma abordagem fluida, horizontal e livre.
II. O foco da direção implica uma mudança nas relações de poder e uma revisão contínua do status quo para promover proatividade, criatividade e inovação.
III. A ênfase do controle está na retroação e realimentação.
Está correto o que se afirma em: I, II e III.

(ibfc 2015) Dentre as principais funções do processo de gestão estão o planejamento, a organização, a direção, a comunicação, o controle e avaliação. Leia as sentenças abaixo que relatam algumas considerações sobre o tema e assinale a alternativa incorreta:
A) O planejamento se baseia exclusivamente nas decisões que foram colocadas em prática no passado.
Segundo Peter Drucker, o planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático, que possui o maior conhecimento possível acerca do FUTURO. (nada de passado).
B) O processo de organização deve dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos.
C) Direção é o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos.
D) O processo de controle procura assegurar a realização dos objetivos através da comparação do que foi planejado com o que está sendo executado.
E) O processo de comunicação visa a, entre outros pontos, assegurar que as informações essenciais para o fluxo produtivo sejam transmitidas e armazenadas correta e fidedignamente.

(fgv 2023) O processo administrativo é dinâmico e sua complexidade decorre da realidade organizacional e da exigência de inter-relações entre as principais funções administrativas.
Tendo esta perspectiva, relacione as funções administrativas que formam o processo administrativo às atividades descritas.
1. Planejamento
2. Organização
3. Direção
4. Controle
( ) Estabelecer a divisão do trabalho, alocar recursos, definir responsabilidades.
( ) Motivar, liderar, comunicar e coordenar esforços.
( ) Definir padrões, monitorar e avaliar desempenho.
( ) Definir missão, objetivos e programar atividades.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada: 2 – 3 – 4 – 1. 

PLANEJAMENTO

(vunesp 2019) As funções de planejamento, organização, direção e controle sintetizam a essência das atribuições administrativas de uma organização, e permitem compreender como se desenvolvem as suas atividades. Relacionando essas funções às características do Ministério Público, é correto afirmar que: a autonomia das funções administrativas é assegurada constitucionalmente ao Ministério Público.
CF/88Art. 127.§ 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.

(cespe 2020) Na administração pública, não se usa planejamento estratégico para a gestão de pessoas, porque essa estratégia de governança não tem poder para afetar as ações de desenvolvimento, o alcance de metas, a busca de oportunidades nem a melhora das condições de trabalho dos profissionais. ERRADO
O planejamento estratégico é essencial para a gestão de pessoas, pois eles andam em conjunto a fim de alcançar os objetivos.

(quadrix 2022) O planejamento estratégico é projetado a longo prazo, envolve a empresa como um todo e se define no nível de cada departamento da empresa. ERRADO
O Planejamento Estratégico = longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade e é definido pela cúpula da organização.

(cespe 2011) Planejar significa estabelecer padrões de conduta e alocar recursos para a realização dos processos de trabalho orientados aos objetivos de uma organização. ERRADO

A questão tratou de dois itens dentro do processo administrativo: Organização e controle.


(cespe 2014) Organização é a função administrativa que define metas para o desempenho organizacional futuro. CERTO 

PLANEJAMENTO é a função administrativa que define metas para o desempenho organizacional futuro.

As 4 fases do planejamento administrativo são:  Planejamento, Organização, Direção e Controle .

A questão faz referência a fase do PLANEJAMENTO e não ORGANIZAÇÃO

Então mostremos as diferenças de ambas:

****PLANEJAMENTO: 

-->A primeira das funções administrativas - o planejamento - é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.

-->Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.

O planejamento é um processo constituído de uma série sequencial de seis passos:

1-Definir os objetivos;

2-Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos;

3-Desenvolver premissas quanto às condições futuras.

4-Analisar as alternativas de ação.

5-Escolher um curso de ação entre as várias alternativas.

6-Implementar o plano e avaliar os resultados

___________________________________________________________________________

**** ORGANIZAÇÃO

-->Significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.

-> Está relacionada à estrutura de órgãos de uma organização, a divisão interna do trabalho, a alocação de recursos, a determinação sobre as pessoas que devem realizar as tarefas, a coordenação de esforços, etc., representando os meios para que se possa por em prática as outras funções administrativas: o planejamento, a direção e o controle.

**A  função organizar abrange necessariamente quatro componentes:

1-Tarefas;

2-Pessoas;

3-Órgãos;

4-Relações.


(cesgranrio 2008) A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento: otimizante, como forma de melhorar as práticas vigentes na organização.

Planejamento otimizante. É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis.

O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa. 

Em todos os casos, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir agora o que fazer antes da ocorrência da ação necessária. Não se trata simplesmente da previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras. 


(fcc 2006) A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia: de adaptação ou homeostase.

O tipo de planejamento que preocupa-se com controles, com a eficiência administrativa e com as decisões que projetam-se para o futuro com base em diferentes cenários, estabelecendo o conhecimento sobre estes cenários como incerto, certo ou ignorância sobre estes é o planejamento adaptativo. Cabe lembrar que este tipo de planejamento também é conhecido como homeostase.

Numa outra abordagem, a filosofia organizacional é associada ao planejamento e, de acordo com ACKOFF apud OLIVEIRA (1999), existem três tipos de filosofia de planejamento dominantes, quais sejam:

Satisfação: preocupação básica - financeira. Pouca ênfase ao orçamento e às suas projeções. Satisfazer é fazer "suficientemente bem", mas não necessariamente "tão bem quanto possível". Nível mínimo. Empresas preocupadas com sobrevivência - mais do que com crescimento ou desenvolvimento.

Otimização: Planejar. Fazer muito bem. Uso de técnicas matemáticas e estatísticas e modelos de simulação. Limita-se a resolver problemas quantitativos, ignorando os aspectos inerentes aos recursos humanos e à estrutura organizacional da empresa

Adaptação: Denominado também "planejamento inovativo". Fundamento na necessidade de eficácia administrativa e de controles, limitados pelo fator humano, e no conhecimento do futuro, que pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância. Requer, para cada situação, tipo diferentes de planejamento, de comprometimento, contingência ou adaptação. Procura estabelecer equilíbrio (interno e externo) da empresa após mudança. Por isso, também chamada de Homeostase.


(funrio 20100 De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série sequencial de etapas; assim, é correto afirmar que: verificar a situação atual em relação aos objetivos significa identificar onde se está e o que precisa ser feito.


(uff 2009) Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consiste em: determinar objetivos e recursos;


(cespe 2017) O planejamento estratégico de uma organização torna-se relevante somente quando a implementação de suas metas resulta no alcance de resultados de curto prazo. ERRADO
O planejamento estratégico é o mais amplo, abrangendo toda a organização. Apresenta as seguintes características:-> é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente;-> envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional; e-> é definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos estão subordinados. Chiavenato


(quadrix 2024) Em relação aos princípios do planejamento, o da unidade preconiza que o planejamento deverá ser adaptável às diferentes situações. ERRADO

Na abordagem neoclássica da administração, os princípios do planejamento incluem: Busca por eficácia e eficiência Flexibilidade organizacional Hierarquia clara Unidade de comando Amplitude de controle Esses princípios são essenciais para orientar o processo de planejamento dentro da teoria neoclássica da administração.


(quadrix 2022) Os programas são um tipo de plano que está relacionado, exclusivamente, a métodos de trabalho ou de execução, sem envolver o tempo. ERRADO
Programas ou programações: são os planos relacionados com o tempo e se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. Podem variar amplamente, indo desde programas simples (como um calendário para programar atividades ou uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por meio de computador para correlacionar as interdependências entre as variáveis).A programação – seja simples, seja complexa – constitui uma ferramenta importante de planejamento. O programa mais simples é o cronograma: um gráfico de dupla entrada em que as linhas representam as atividades e as colunas definem os espaços de tempo (horas, dias ou meses).Os programas mais complexos são feitos por meio de técnicas complicadas, como o Program Evaluation Review Technique (PERT) ou Técnica de Revisão e Avaliação de Programas. Teoria Geral da Administração - Vol. 1

DIREÇÃO

(quadrix 2022) A direção atua, de forma indireta, na forma como os objetivos devem ser alcançados, por meio da atividade das pessoas que compõem a organização. ERRADO
Direção: a função da direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.

(quadrix 2022) No nível global, a direção é chamada de supervisão, por considerar um grupo de pessoas ou tarefas. ERRADO
Há três níveis de direção segundo Chiavenato (2005): Direção em nível global – é a direção da organização como um todo. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização. Direção em nível departamental – é a direção de cada departamento ou unidade da organização. Cabe aos gerentes dirigirem os respectivos departamentos. Corresponde ao nível tático da organização. Direção em nível operacional – é a direção de cada grupo de pessoas ou de tarefas. É a chamada supervisão; cabe aos supervisores que comandam o pessoal de base. Corresponde ao nível operacional da organização.

(cespe 2016) Na administração pública, os cidadãos elegem os agentes responsáveis pela direção. ERRADO
Os cidadãos, na verdade, elegem os responsáveis pelo PLANEJAMENTO, como é o caso do Presidente, Governador e Prefeito (que são responsáveis pelas Leis orçamentárias e diretrizes que indicarão o caminho que país, estado e cidade seguirão, respectivamente). Além disso, eles também elegem os Senadores, Deputados e Vereadores, que são os responsáveis pelas leis que regerão as diretrizes desse caminho citado. Agora, quem elege (ou determina) quem será responsável pela DIREÇÃO, que normalmente são os dirigentes de entidades, órgãos realmente responsáveis para pôr em prática essas decisões tomadas anteriormente, são justamente esses eleitos pelos cidadãos.

(cespe 2014) No que se refere ao processo organizacional. A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros da organização compete à direção. CERTO

- A Organização DEFINE A MANEIRA como as tarefas e os recursos serão divididos. Ela estrutura e integra os recursos para que as ações possam atingir sucesso.

- A Direção EXECUTA, ela divide as tarefas e os recursos entre os membros. Depois das definições dadas pelas organização, a direção tem como papel "fazer as coisas andarem" na prática.


(cespe 2014) Como uma das funções do processo de administração, cabe à direção assegurar que os objetivos traçados pela organização estejam sendo cumpridos. ERRADO

Essa é a função do Controle


(ufba 2012) O planejamento da administração pública, no nível tático ou intermediário, deve procurar antecipar situações de futuro que possam impactar a organização. ERRADO
O enunciado se refere a um planejamento a longo prazo, logo se refere ao planejamento/nível organizacional estratégico/institucional.

(quadrix 2022) O planejamento tático abrange os recursos específicos e os objetivos departamentais. CERTO
Planejamento tático é a ponte entre o nível estratégico e operacional, responsável por dar condições para que a operação flua de forma alinhada à estratégia organizacional definida. Ele precisa ser flexível para ter alta capacidade de reação a imprevistos e mudanças. O planejamento tático precisa fazer parte do dia a dia de uma organização. Pois é nesta etapa em que o planejamento estratégico e os objetivos da empresa são desenhados em projetos e metas por setor. Portanto, o planejamento tático tem foco em estratégias de curto ou no máximo médio prazo, definindo ações departamentais e suas respectivas mensurações. Fonte: Umov.Me

(quadrix 2022) O planejamento tático é projetado para o médio prazo e se preocupa em atingir os objetivos departamentais. CERTO
Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes. Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo.

(ufba 2012) O nível operacional da organização pública é caracterizado pela programação de tarefas cotidianas previstas e previamente definidas. CERTO
Como expressa o Idalberto Chiavenato, o planejamento operacional é destrinchado em planos operacionais, os quais podem ser classificados em 4 tipos:
a) Procedimentos: são os planos operacionais relacionados com métodos.
b) Orçamentos: são os planos operacionais relacionados com dinheiro.
c) PROGRAMAS (ou PROGRAMAÇÕES): são os planos operacionais relacionados com tempo. 
d) Regulamentos: são os planos operacionais relacionados com o comportamento das pessoas.

COMUNICAÇÃO

(fcc 2012) Em relação aos processos organizacionais, considere: 

I. A função de planejamento numa organização guarda uma relação direta com a função de controle, enquanto a função de direção tem relação direta com a função de organização do trabalho. 

II. As habilidades técnicas são mais relevantes entre supervisores de 1a linha, as habilidades conceituais maiores na administração superior e as habilidades humanas, mais requeridas no nível da gerência intermediária. 

III. A organização matricial prevê maior flexibilização dos limites entre departamentos, possibilitando que os funcionários reportem-se a diferentes gestores. 

IV. Um elenco de maneiras para se superar barreiras de comunicação inclui a utilização de feedback, observar sinais não-verbais, escutar com atenção, simplificar a linguagem, além de conter as emoções. 

V. Indiferentemente ao controle preventivo, simultâneo ou de feedback adotados na gestão, os mesmos servem para medir o desempenho real, comparar o desempenho com o padrão, e tomar medidas de ação corretiva. 

Está correto o que se afirma APENAS em: I, III,IV e V.


(quadrix 2022) Na rede de comunicação em roda, o grupo de pessoas colocado na roda tende a resolver os problemas de maneira ordenada, nítida, rápida, clara e bem estruturada, com o mínimo de mensagens. CERTO

Comunicação em Roda – existe um membro central que se comunica com todas as pessoas da rede, e os outros só podem se comunicar com ele. É uma rede extremamente centralizadora e necessita de um líder para atuar como condutor central. Exemplo: pilotos e um controlador de voo. Comunicação ideal para resolver questões simples de forma rápida. Depende da presença de um líder. Fonte: https://cadernodeprova.com.br/leavitt-e-comunicacao/

A comunicação pode ser classificada em 3 tipos principais: RODA: É caracterizada por ter um membro central que se comunica com todas as pessoas da rede, e os outros só podem se comunicar com aquela pessoa central. Velocidade: Rápida Exatidão: Alta Emergência de um líder: Alta Satisfação dos membros: Baixa CADEIA: segue a cadeia formal de comando, respeitando os níveis hierárquicos, ou seja, os chefes se comunicam com seus respectivos subordinados em um sistema piramidal. Velocidade: Moderada Exatidão: Alta Emergência de um líder: Moderada Satisfação dos membros: Moderada TODOS OS CANAIS: caracterizada por equipes auto gerenciadas onde todos podem contribuir com informações, sem a necessidade de um líder. Velocidade: Rápida Exatidão: Moderada Emergência de um líder: Nenhuma Satisfação dos membros: Alta


CONTROLE

(quadrix 2022) O controle busca atender, como finalidades, a correção de falhas existentes e a prevenção de novas falhas. CERTO
De forma mais ampla, Chiavenato (2007) afirma que o CONTROLE busca atender duas finalidades principais:. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros - seja no planejamento ou na execução - para apontar as medidas corretivas adequadas para saná-los. Prevenção de novas falhas e erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evitá-los no futuro, uma finalidade pedagógica no sentido de aprendizagem contínua. Embora, saibamos que o planejamento tem por finalidade a prevenção de novas falhas e erros (estrategicamente), não anula a questão pelos motivos supracitados.

(funatec 2022) Os processos de planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação fazem parte do processo administrativo ou organizacional. Acerca desses processos, assinale a opção incorreta. A) O processo de avaliação de desempenho possibilita a verificação da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, visa ao aperfeiçoamento da gestão e tem foco prospectivo. B) Atividades de acompanhamento e monitoração do trâmite dos processos judiciais de um tribunal são inerentes ao processo de planejamento do órgão.
A atividade que tem como objetivo acompanhar, monitorar e checar determinada atividade é inerente ao processo de CONTROLE.
FUNÇÃO CONTROLE -----------> MONITORAMENTO E CORREÇÃO Mede o desempenho alcançado em relação ao esperado, e toma ações corretivas em caso de desvios. As correções vão buscar corrigir os defeitos encontrados. Na função controle é realizada a comparação do obtido com o almejado (meta estabelecida lá no planejamento). O Processo de controle possui 3 fases: Monitora; Compara; Faz Medidas corretivas. C) A direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejada. D) As tecnologias de informação consistem em todos os meios técnicos usados para recolher, tratar e armazenar a informação, além, é claro, de auxiliar na comunicação.

(fcc 2015) Sobre as formas de controle, é correto afirmar que o controle: de procedimentos é característica do modelo burocrático, o que pode resultar em morosidade.
A burocratização de processos evidenciou implicações na relação entre universidade e empresa, na medida em que a morosidade gerada pelos trâmites internos foi apontada como um dos principais motivos a desestimular empresas demandantes, ainda no estágio inicial. Outro aspecto que demonstrou contribuir para a morosidade e burocratização dos processos foi a demasiada preocupação da gestão com o uso de práticas de gestão de origem, essencialmente, racionalistas. https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/download/.../26837

(cespe 2016) Na gestão pública, o fundamento da função controle é o domínio do órgão superior sobre o órgão inferior. ERRADO
O Controle tem a finalidade de assegurar que o planejado, organizado e dirigido seja executado em conformidade com o determinado, visando ao alcance dos objetivos em todas as áreas. Ele existe em todos os níveis da organização, Estratégico, Tático e Operacional. Ou seja, não há que se falar em domínio de superior sobre o inferior, todos atuam em conjunto e o controle precisa estar em todos os níveis para ser mensurado por área e atribuição. Administração Pública I Augustinho Paludo, 5° Ed.

(fcc 2012) Da perspectiva do processo organizacional, a etapa do controle implica na: definição de padrões para medir desempenho.

(fcc 2011) Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a: definição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.

As quatro fases do processo de controle são:

- definição de padrões (estabelecer o que é esperado como resultado)

- monitoramento do desempenho (coletar informações determinando o que será medido)

- comparação do resultado com o padrão

- medidas corretivas (corrigir erros e padronizar acertos)


(cespe 2014) Na administração pública, a fiscalização sobre os órgãos do Poder Executivo federal exercida pela Advocacia-Geral da União é um exemplo de controle prévio. CERTO
Órgãos de fiscalização e controle da UNIÃO: controle interno: CGU, AGU é prévio.
controle externo: CONGRESSO NACIONAL, TCU é a posteriori.

(quadrix 2024) No processo organizacional, os controles podem servir para suprir diferentes demandas da organização. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma das finalidades do controle no processo organizacional: padronizar o desempenho
Padronizar o desempenho é uma finalidade crucial do controle, pois busca garantir que as atividades sejam realizadas de maneira consistente e previsível. Isso é importante porque a consistência no desempenho ajuda a organização a alcançar um nível de qualidade e eficiência que atenda ou supere as expectativas dos clientes e stakeholders. A padronização oferece referências claras aos colaboradores sobre o que é esperado em suas funções e facilita a identificação de desvios, que podem ser corrigidos rapidamente para assegurar que os objetivos organizacionais sejam atingidos.

(quadrix 2024) O controle é responsável pela realização das atividades administrativas de motivação e de liderança. ERRADO
Falou em motivação, liderança, comunicação, relação interpessoal entre o líder ou chefe e subordinado? Tudo isso tem a ver com DIREÇÃO!

(quadrix 2022) A primeira fase do controle é a comparação do desempenho com o padrão estabelecido. ERRADO
O controle na função administrativa possui 4 fases: 1° Estabelecimento de padrões ou critérios; 2° Observação do desempenho; 3° Comparação do desempenho com o padrão estabelecido; 4° Ação corretiva.

(igeduc 2024) A função de direção está relacionada com a liderança e a motivação dos funcionários. Agentes administrativos precisam comunicar claramente as diretrizes e políticas institucionais, supervisionar a execução das tarefas e orientar a equipe para garantir a aderência aos procedimentos estabelecidos. Eles também devem resolver conflitos e garantir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Por fim, o controle é uma função contínua que envolve o monitoramento do desempenho da organização em relação aos objetivos planejados. Isso inclui a avaliação de processos, a correção de desvios e a implementação de melhorias. Essa etapa é fundamental para assegurar que a instituição não apenas atenda às expectativas de eficácia e eficiência, mas também se adapte a mudanças e desafios no ambiente operacional. CERTO

(fcc 2011) Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a: definição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.
As quatro fases do processo de controle são:
- definição de padrões (estabelecer o que é esperado como resultado)
- monitoramento do desempenho (coletar informações determinando o que será medido)
- comparação do resultado com o padrão
- medidas corretivas (corrigir erros e padronizar acertos)

(fcc 2012) Da perspectiva do processo organizacional, a etapa do controle implica na: definição de padrões para medir desempenho.
O controle é uma ferramenta de crucial importância no alcance das metas de gestão estabelecidas pelas  entidades privadas e públicas. Em termos técnicos, controle é a função administrativa que mede e avalia o desempenho, viabilizando a adoção imediata de ação corretiva quando alguma falha no processo controlado é identificada. A principal finalidade do controle é assegurar que os resultados estratégicos, táticos e operacionais de uma organização sejam alcançados.

AVALIAÇÃO

(cespe 2016) Os processos de planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação são integrantes do processo administrativo ou organizacional. Acerca desses processos, assinale a opção correta. A) O processo de avaliação de desempenho possibilita a verificação da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, visa ao aperfeiçoamento da gestão e tem foco prospectivo. 
A avaliação de desempenho permite identificar o quanto aquele funcionário agrega pra instituição, qualitativa e quantitativamente. Permite, assim, a identificação da eficiência, da efetividade e eficácia da instituição visando o futuro (prospectiva).
B) Atividades de acompanhamento e monitoração do trâmite dos processos judiciais de um tribunal são inerentes ao processo de planejamento do órgão.
A atividade que tem como objetivo acompanhar, monitorar e checar determinada atividade é inerente ao processo de CONTROLE. C) O processo de direção em uma instituição está vinculado ao ordenamento das tarefas, possui foco na execução dos processos e tem caráter impessoal por se referir aos padrões técnicos estabelecidos.
O processo administrativo que está relacionado ao ordenamento das tarefas é o de ORGANIZAR. Além disso, todas as funções administrativas são IMPESSOAIS, a exceção do processo de DIREÇÃO que é INTERPESSOAL. D) São necessários grandes avanços tecnológicos para que a comunicação se concretize por meio das soluções tecnológicas, pois estas ainda estão restritas à transmissão de informações.
As soluções tecnológicas estão restritas à transmissão de informações?! E) No processo de planejamento, a análise do cenário presente é preponderante em relação às perspectivas futuras, pois a etapa mais importante do planejamento é a identificação da situação atual.
O processo de planejamento analista tanto a situação atual como a futura. Não existe uma etapa mais importante, as duas são fundamentais.

(fcc 2014) Como etapa importante do processo organizacional, insere-se a avaliação que consiste, segundo definição doutrinária, em uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou um padrão comparativo previamente definido. A propósito do tema é INCORRETO afirmar que A) os indicadores são parâmetros que quantificam e medem os resultados, possuindo uma função descritiva e uma função valorativa. B) a avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico- operacional. C) é a partir da definição clara de objetivos e metas que a organização irá avaliar os resultados e identificar os erros cometidos no processo de execução. D) a avaliação de desempenho promove a aprendizagem e a disseminação de conhecimento nas organizações. E) a avaliação de desempenho contempla um conjunto de metas, incluindo, necessariamente, economicidade, custo-benefício e satisfação.
Apenas o termo "necessariamente" torna a alternativa incorreta. Isso porque no sistema de avaliação, há possibilidade de que as metas sejam acordadas entre quem avalia e quem avaliado, que nesse sentido, podem optar por critérios de avaliação multiformes.

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