Gestão de Processos
(fumarc 2024) “É uma abordagem estratégica, estruturada de cima para baixo, por meio da implementação de uma camada de regras de negócio que conecta aplicações com o objetivo de atender aos processos de negócios.” Esta definição, no contexto da gestão de processos, diz respeito a: Integração de processos.
A integração de processos é uma estratégia empresarial que busca otimizar a comunicação e a coordenação entre diferentes áreas e departamentos de uma organização. Ela visa eliminar barreiras e silos organizacionais, promovendo maior eficiência e eficácia nos processos de negócio
(fiocruz 2024) Em relação à gestão por processos e suas ferramentas é CORRETO afirmar: a estrutura por processos opera como uma rede de serviços que permite a compreensão da interrelações entre resultados e maior compreensão do que precisa ser feito para gerar valor para o cliente/usuário.
(fcc 2014) Na Gestão de Processos,
a) o resultado é a estrutura vertical da cadeia de comando.
No que tange à estrutura organizacional que utiliza a abordagem por processos, teremos uma estrutura horizontal em que a cadeia de comando (hierarquia) é pulverizada para os níveis mais baixos da organização (empowerment);
b) os processos podem ser classificados em organizacionais e coadjuvantes.
Os processos podem ser classificados em primários, de suporte e de gerenciamento;
c) os processos não atravessam as fronteiras das áreas funcionais que são administradas como departamentos isolados.
Os processos ATRAVESSAM as fronteiras das áreas funcionais que são administradas como SILOS INTEGRADOS. Na gestão por processos, temos alto grau de integração horizontal, as barreiras internas são derrubadas gerando a visão do todo, ou seja, visão sistêmica da organização;
d) o six sigma e a reengenharia são metodologias para o aprimoramento dos processos.
6 Sigma - No contexto organizacional, seis sigma expressa a necessidade de se reduzir a variabilidade dos processos como meio para se atingir a melhoria da qualidade dos processos. Reengenharia - Por meio da reformulação da maneira de fazer negócios, de executar atividades, tarefas ou processos, esse sistema é bastante utilizado pelas empresas, que o utilizam para se manterem competitivas e alcançarem suas metas.
e) o avanço das tecnologias de informação torna obsoletas as teorias sobre administração de processos.
(cespe 2013) A gestão de processos: possibilita uma visão mais ampla e horizontal do negócio.
A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo. Processo é uma sequência lógica e não departamentos indepedentes, não adianta uma parte ir bem e a outra não, visão sistêmica, você vê a organização como um todo, ou seja, você vai quebrar a barreira entre os departamentos. Ao contrário das organizações mais tradicionais, que possuem uma estrutura em forma de pirâmide, com os departamentos possuindo uma visão estreita dos negócios, sem visão do todo, a gestão por processos busca priorizar o processo (é claro) e ter uma visão horizontal do negócio e do atendimento aos clientes.
(cespe 2015) As atividades que compõem um processo podem ser subdivididas em ativas e latentes. CERTO
Tadeu Cruz (2008), classifica as atividades em ativas (primárias e secundárias) e latentes (internas e externas):
• As atividades primárias são todas as que estão diretamente ligadas às operações de produção de parte do produto referente ao processo em questão.
• Atividades secundárias são as que suportam as atividades primárias e secundárias, ou seja, realizam todo o trabalho de apoio, permitindo que as outras atividades concentrem seu foco naquilo que necessitam fazer.
• Atividades latentes internas são as que estão presentes em processos que não ocorrem todos os dias, como, por exemplo, o processo de recall das montadoras de veículos.
• Atividades latentes externas são atividades que, embora participem de processos primários, secundários e latentes, encontram-se fora das fronteiras da organização.
(fcc 2015) Os processos podem ser definidos como um conjunto de meios articulados de forma organizada para atingir os resultados pretendidos e comportam diversas classificações, dentre as quais:
I. Gerenciais, ligados às estratégias e utilizados na tomada de decisões e na coordenação dos demais processos.
II. Secundários, que correspondem a processos internos e fornecem as condições necessárias para a execução dos processos principais.
III. Macroprocessos, também denominados principais, que resultam na entrega de bens ou serviços ao cliente final.
Está correto o que consta APENAS em: I e II.
Gonçalves nos ensina que os processos podem ser divididos em três Tipos ou Grupos:
- Processos de Negócios (Finalísticos): relacionam-se com a missão da organização e estão ligados diretamente aos produtos entregues aos clientes;
- Processos Gerenciais: Conjuntos de atividades de monitoramento e controle dos demais processos e da organização.
- Processos Organizacionais (Suporte): contribuem para os demais processos, gerenciais e de negócio, gerando insumos, que embora não alcancem diretamente os clientes, são necessários aos demais processos da organização.
Os Processos gerenciais são aqueles relacionados às ações dos gerentes. Trata-se da tomada de decisões gerenciais pelos gerentes para que a organização possa seguir rumo ao futuro.
Os Secundários dão o suporte necessário para que os processos primários funcionem adequadamente. Relacionam-se com os processos de gerenciamento e administrativos. Os Macroprocessos (níveis de detalhamento dos processos) são grandes conjuntos de atividades por meio das quais a organização cumpre a sua missão, gerando valor para o cliente. Correspondem às grandes funções da organização, para as quais devem estar voltadas todas as suas unidades internas e descentralizadas.
(cespe 2015) Controle estatístico de processo e amostragem de aceitação são métodos de verificação da qualidade de uma amostra de um produto ou serviço. CERTO
(cespe 2015) Uma das etapas para se estudar um processo produtivo consiste no levantamento detalhado de todas as fases do trabalho que cada indivíduo executa na organização. CERTO
O mapeamento de processos é o conhecimento e análise, pela empresa, dos processos existentes. O principal objetivo de um mapeamento de processos é facilitar a identificação de anomalias, desvios e erros nos fluxos de trabalhos, informações, para poder permitir a sua correção e melhoria. O mapeamento de processos sugere dois momentos distintos em uma organização:
- diagnóstico, uma "fotografia" da situação atual dos processos; e
- a situação proposta, o futuro baseado em melhorias detectadas no mapeamento inicial e sugeridas pelos envolvidos.
(fcc 2014) Davenport e Gonçalves afirmam que, para a organização adotar o ponto de vista do cliente, deve usar a abordagem de processo, o qual necessita ser projetado para satisfazer ao cliente.
Correlacione corretamente as afirmativas abaixo, que tratam da Gestão por Processos:
Está correta a correlação que consta em: A-III B-I C-II.
(fcc 2015) Na tabela abaixo estão retratadas algumas ferramentas utilizadas no mapeamento de processos e a respectiva definição de cada uma delas.
A correta correlação entre ferramentas e sua respectiva definição consta em: a-III; b-IV; c-I; d-II.
BLUEPRINT: mapa de todas as transações integrantes do processo de prestação de serviço;
SIPOC: identifica todos os elementos pertinentes de um projeto de melhoria de processo antes do trabalho começar;
FLUXOGRAMA: apresentação visual do processo, capaz de identificar os pontos onde os problemas podem ocorrer e os pontos de intervenção para solução;
DIAGRAMA ESPINHA DE PEIXE: ferramenta utilizada para identificação das possíveis causas de um determinado problema (causa) em um processo.
(cespe 2015) Tendo em vista que há diversos tipos de fluxogramas passíveis de utilização nas organizações, o gerente deve escolher o modelo de fluxograma que melhor se adapte a sua forma de conduzir e que, também, seja mais adequado ao processo em estudo. CERTO
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
(fcc 2015) Dentre as técnicas de mapeamento de processos está o [...], que focaliza as necessidades e experiências do cliente, pois gera evidências tangíveis do serviço.
A lacuna é corretamente preenchida por: Blueprinting.
Service Blueprint: Ferramenta com abordagem focada no cliente para a inovação e melhoria do serviço. Descreve o processo de serviço, os pontos de contato com o cliente e os elementos do serviço em detalhe suficiente para verificar, implementar e manter.
O service blueprint permite uma descrição quantitativa dos elementos críticos de um serviço como o tempo, sequências lógicas de ações e processos. Especifica os eventos que acontecem no espaço-tempo da interação e as ações que estão fora da linha de visibilidade para os usuários, mas que são fundamentais para o bom desempenho do serviço. No blueprint as funções são catalogadas no processo acima e abaixo da linha de visibilidade para o cliente. Os pontos de intersecção (contato) e os processos de back-stage são documentados e alinhados com a experiência do usuário planejada.
(fcc 2015) A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise,: tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.
Planejamento; desenvolve um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, na qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para o gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
Análise; tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.
Desenho; cria as especificações para os processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócios, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócios, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos.
Implementação; é a fase que tem por objetivo realizar o desenho aprovado do processo de negócio na forma de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais; prevendo também a elaboração e execução de políticas e procedimentos novos ou revisados.
(fcc 2014) A Gestão por Processos possui etapas e utiliza métodos. Considere a tabela abaixo.
A correta correlação entre as etapas e os métodos constam em: A-II; B-III; C-I; D-IV.
(fcc 2014) A Gestão por Processos permite análises do trabalho e possui alguns conceitos, conforme descritos na tabela abaixo.
A correta correlação dos conceitos consta em: A-II; B-IV; C-I; D-III.
(fcc 2014) Sobre Gestão de Processos, considere:
I. A melhoria dos processos é uma ação básica para as organizações responderem às mudanças do ambiente no qual atuam e para manterem o sistema produtivo competitivo.
II. A gestão de processos, apesar de trazer melhorias às organizações, aumenta o tempo entre a identificação de um problema de desempenho, e a implantação de soluções necessárias.
III. O conceito de gestão de processos resultará no desenvolvimento de tecnologias como workflow, groupware e as aplicações de integração da empresa.
Está correto o que consta APENAS em: I e III.
(fcc 2014) Os itens relevantes ao mapeamento de processos são:
I. Estimar os tempos de ciclo de todas as etapas.
II. Maximizar a cadeia produtiva e transferir para o cliente final os ganhos advindos do relacionamento eficiente entre clientes e fornecedores.
III. Aumentar a margem por incremento da satisfação do cliente em relação à qualidade do produto oferecido.
IV. Promover uma estrutura para que os processos complexos possam ser avaliados de forma simples.
Está correto o que consta APENAS em: I e IV.
(amauc 2024) A gestão de processos organizacionais é de extrema importância no mundo corporativo, deste modo a gestão e sintetização de informações favorece o desempenho organizacional. Assinale a alternativa correspondente ao método de gestão de processos que é caracterizado por ser um modo dinâmico de estruturar informações que são organizadas e sintetizadas de modo claro utilizando a identificação de problemas e proposição de soluções resumidas em uma das faces de uma folha de papel: Método A3.
O A3 é um método estruturado usado para planejar, acompanhar e comunicar melhorias. É uma página de documento que resume o objetivo, o andamento e os resultados da melhoria realizada ou em realização.
(univ rg go 2023) Um hospital pode usar a gestão de processos para melhorar o processo de atendimento ao paciente. Isso pode incluir a definição de padrões e procedimentos para o atendimento ao paciente, bem como a implementação de ferramentas e técnicas de melhoria contínua. O hospital também pode usar a gestão de projetos para gerenciar projetos específicos de melhoria do atendimento ao paciente. Isso pode incluir a implementação de um novo sistema de registro médico ou a criação de um novo programa de educação para pacientes.
Ao entender a diferença entre gestão de projetos e gestão de processos, as organizações podem melhorar sua eficiência, eficácia e produtividade.
Neste contexto, leia as sentenças:
I. A gestão de processos é um conjunto de atividades que visam melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de uma organização.
II. A gestão de projetos é um conjunto de atividades que visam entregar um produto, serviço ou resultado único.
III. A gestão de processos e a gestão de projetos são duas áreas distintas da gestão.
IV. Gestão de projetos e gestão de processos são duas áreas complementares da gestão que jamais podem ser usadas juntas.
V. A gestão de processos e a gestão de projetos compartilham alguns princípios e conceitos comuns.
VI. A gestão de processos e a gestão de projetos podem ser essenciais para o sucesso de qualquer organização.
Conclui-se que: I é verdadeiro e IV é falso.
(iv ufg 2024) Gerenciar a eficácia na implementação de mudanças de processos é fundamental para garantir uma transição bemsucedida na melhoria dos processos de negócio.
Qual é a maior barreira para a eficácia na implementação de mudanças de processos, considerando o monitoramento e a análise do desempenho?: A resistência organizacional e baixo engajamento dos colaboradores às mudanças.
(fcc 2010) No que concerne a definições de processos, considere:
I. é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
II. é aquele descrito suficientemente em detalhes, de forma que possa ser consistentemente usado.
III. conjunto de ações independentes para um fim produtivo específico, ao final do qual serão gerados produtos e/ou serviços e/ou informações.
IV. qualquer atividade ou conjuntos independentes de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico.
V. uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para ação.
É correto o que consta APENAS em: I, II e V.
O erro dos itens III e IV é que as ações não são independentes e sim interdependentes.