Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX)


 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(fgv 2023) Em 2023, foi anunciado que o Drex está previsto para ser lançado no final de 2024 (sem data definida). Sobre o Drex, analise os itens a seguir:
I. O Drex poderá ser emitido pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, para transações de varejo com seus clientes.
II. O Drex, por ser uma moeda virtual, terá mais valor do que o real.
III. Para ter acesso à Plataforma Drex, qualquer pessoa precisará de um intermediário financeiro autorizado.
Está correto o que se afirma em: I e III apenas.
DREX - Tem o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional. - Depende de um banco ou de outra instituição para seu uso pelo cidadão. Para ter acesso à Plataforma Drex, você precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança. Fonte: Banco Central do Brasil

(fgv 2023) As chamadas CBDCs são um tipo de criptomoeda cada vez mais discutida por governos de todo o mundo. Sua sigla significa moeda digital do Banco Central e sua implantação no Brasil está sendo pensada no âmbito do projeto Real Digital, em debate no Legislativo. Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente as chamadas CBDCS: As CBDCs possuem uma autoridade central responsável por ocorrências e problemas, geralmente a autoridade monetária ligada a determinado país, a qual regula o estado das transações na rede.
Sigla para Central Bank Digital Currency, as CBDCs são moedas digitais emitidas por bancos centrais que funcionam como uma versão virtual do dinheiro de um país.

(fgv 2023) Em relação à ruptura digital no SFN (Sistema Financeiro Nacional) promovida pelo PIX; pelos criptoativos, CBDC (Central Bank Digital Currency – moeda digital de banco central) e outras moedas digitais, e a Lei nº 14.478/2022 (“Lei de Criptoativos”), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Todas as transações de “PIX Saque” e de “PIX Troco” podem ser cobradas das pessoas físicas.
( ) À semelhança das criptomoedas privadas de emissão descentralizada, como o Bitcoin, a CBDC não tem garantia de valor em relação à moeda soberana de um país.
( ) A Lei nº 14.478/2022 (“Lei de Criptoativos”) estabelece que o Código de Defesa do Consumidor não é aplicado às atividades ou operações com criptoativos.
As afirmativas são, respectivamente,: F, F e F.
A CBDC (Central Bank Digital Currency - moeda digital de banco central) é uma forma de moeda digital emitida e garantida por um banco central, como uma extensão da moeda soberana do país. Diferentemente das criptomoedas privadas descentralizadas, como o Bitcoin, a CBDC possui respaldo e garantia de valor por parte da autoridade monetária responsável.

Comentários