Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial)

 


Operação

Quem realiza

O que acontece

Efeito na liquidez geral

Venda de títulos do Tesouro pelo Banco Central

Banco Central

Retira moeda do mercado

Diminuição da liquidez geral

Compra de títulos do Tesouro pelo Banco Central

Banco Central

Injeta moeda no mercado

Aumento da liquidez geral

Venda de títulos do Tesouro entre instituições financeiras

Instituições financeiras

Ajustes internos de liquidez

Sem impacto na liquidez geral


QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS


MERCADO MONETÁRIO


(fgv 2023) Em relação ao mercado monetário no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I. As transferências de recursos a curtíssimo prazo, em geral com prazo de um dia, como aquelas realizadas entre as próprias instituições financeiras ou entre elas e o Banco Central, são realizadas no chamado mercado monetário. II. O mercado monetário é regido pela atuação do Banco Central que, por meio de suas operações de mercado aberto, regula o nível das reservas bancárias. III. A partir das taxas praticadas nas negociações diárias realizadas no SELIC, obtém-se a taxa SELIC (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no SELIC), que representa importante referencial para a formação das taxas de juros no mercado, uma vez que é aceita, no Brasil, como a taxa de juros livre de risco, por envolver títulos públicos. Está correto o que se afirma em: I, II e III.


(cesgranrio 2023) O Sistema Financeiro abriga o conjunto dos mercados monetário, cambial, de crédito e de capitais. No trecho seguinte, Mário Henrique Simonsen e Rubens Penha Cysne definem, de forma simplificada, o Sistema Monetário: O conjunto formado pelo Banco Central e pelos bancos comerciais recebe a denominação de Sistema Monetário. Trata-se do conjunto de instituições responsáveis pela criação de moeda, em sua versão mais estrita (o chamado M1). SIMONSEN, M.H. e CYSNE, R. P. Macroeconomia, 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995, p.6. Adaptado. No mercado monetário brasileiro, os bancos comerciais criam moeda nacional quando aumentam as(os): operações de empréstimos

A criação de moeda nacional pelos bancos comerciais geralmente ocorre por meio do processo de multiplicação do dinheiro através dos depósitos e dos empréstimos. Quando os bancos concedem empréstimos, estão criando dinheiro, pois o dinheiro do empréstimo é depositado na conta do mutuário, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação na economia. Esse processo é conhecido como "criação de dinheiro bancário".


(cespe 2014) São operações típicas do mercado monetário e conhecidas como operações compromissadas as operações de compra com compromisso de revenda, assumido pelo comprador, ou venda com compromisso de recompra, assumido pelo vendedor. CERTO

comprador = compromisso de revender vendedor = compromisso de recomprar


(cespe 2010) Com relação ao mercado financeiro no Brasil, assinale a opção correta.

A) O cheque com cruzamento geral só pode ser pago pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crédito em conta.

Lei Nº 7.357, de 2 de Setembro de 1985, que dispõe sobre o cheque e dá outras providências, diz em seu artigo nº 45: Art . 45 O cheque com cruzamento geral só pode ser pago pelo sacado a banco ou a cliente do sacado, mediante crédito em conta. O cheque com cruzamento especial só pode ser pago pelo sacado ao banco indicado, ou, se este for o sacado, a cliente seu, mediante crédito em conta. Pode, entretanto, o banco designado incumbir outro da cobrança.

B) O Brasil adota, desde o final do século passado, o regime de câmbio fixo.

O Brasil adota o regime de câmbio FLUTUANTE.

C) Os meios e procedimentos para a liquidação de obrigações, no âmbito do sistema de pagamentos brasileiro, podem ser ineficientes do ponto de vista econômico, em vista do imperativo de reduzir as disparidades regionais na distribuição de renda, mesmo que o regulamento do sistema seja aprovado pelo BACEN.

Não é ineficiente.

D) São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil e não podem ser titulares de conta de depósitos em instituição financeira as pessoas naturais que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.

As pessoas de discernimento reduzido não são absolutamente incapazes.

E) Viola as regras aplicáveis à abertura de contas de depósito no país o funcionário de estabelecimento bancário que exige de uma empresa que procura abrir conta de depósitos declinar sua razão social e sua atividade principal.

Ele não viola, pois a empresa tem que fornecer tais dados.


(fcc 2014) Com relação ao mercado monetário: os meios de pagamentos em seu conceito M2 incluem depósitos à vista, depósitos a prazo e depósitos de poupança.
Incluem-se nos Agregados Monetários - Meios de Pagamentos: M1, M2, M3 e M4. São adotados conceitos/definições internacionalmente aceitos e fundamentados na Teoria Econômica. Os detentores dos meios de pagamentos no sentido amplo compõem-se do setor não-financeiro da economia e das instituições financeiras que não emitem instrumentos considerados como moeda. Vale salientar a existência de particularidades na abrangência, mensuração e convenções contábeis de cada uma das variáveis que compõem cada tipo de agregado, as quais são discutidas nos itens a seguir. Sob o aspecto de ordenamento de seus componentes, definem-se os agregados por seus sistemas emissores. O M1 compreende os passivos de liquidez imediata. É composto pelo Papel-moeda em Poder do Público (PMPP) e pelos Depósitos à Vista (DV). O PMPP é o resultado da diferença entre o Papel-moeda Emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de "caixa" do sistema bancário. Os DV são aqueles captados pelos bancos com carteira comercial e transacionáveis por cheques ou meios eletrônicos. Portanto, as instituições emissoras incluem os bancos comerciais, os bancos múltiplos e as caixas econômicas. Neste segmento, não são incluídas as cooperativas de crédito, em razão da insignificância de seus depósitos, como também pela dificuldade de obtenção global dos dados diários e mesmo de balancetes mensais. Os depósitos do setor público estão incluídos nos depósitos à vista, com exceção dos recursos do Tesouro Nacional, depositados no Banco do Brasil. O M2 engloba, além do M1, os depósitos para investimento e as emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito. O M3 inclui o M2 mais as captações internas por intermédio dos fundos de investimento classificados como depositários e a posição líquida de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), decorrente de financiamento em operações compromissadas. O M4 engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez.

(cespe 2013) Os conceitos vinculados aos meios de pagamento ampliados implicaram alterações relevantes, quando se passou a definir os agregados monetários por seus sistemas emissores. Nessa definição, o agregado M1 está associado a instituições emissoras de haveres estritamente monetários. CERTO
Os meios de pagamento M1 é a oferta monetária, ou seja, são as moedas, com liquidez absoluta e, por causa disso, sofrem todo o impacto da inflação. É o principal agregado.

(fcc 2012) Sobre o equilíbrio no mercado monetário, é correto afirmar: Quanto menor a taxa de juros, maior a demanda por moeda, visto que a taxa de juros representa um custo de oportunidade de manter o dinheiro fora do mercado financeiro.
A demanda por moeda possui relação inversa com a taxa de juros, devido ao motivo especulação, ressaltado por Keynes. No mais, quanto menor a taxa de juros, maior será a oferta de títulos públicos (pois será interessante para o governo emitir títulos, se os juros que ele tiver que pagar estiverem baratos). No entanto, quanto maior a oferta de títulos, menor tenderá a ser a quantidade de meios de pagamento, já que a venda de títulos públicos reduz a quantidade de M1 na economia. Comentários prof. Heber Carvalho - EVP

(fgv 2008) A respeito do mercado monetário, é correto afirmar que: a oferta monetária depende da base monetária, da fração de depósitos que os bancos mantêm sob a forma de reserva e da quantidade de moeda corrente que o público prefere manter como fração de seus depósitos à vista.

(ieses 2009) Sobre o equilíbrio no mercado monetário e correto afirmar: A curva LM mostra os níveis de renda e taxa de juros para os quais o mercado monetário está em equilíbrio.
Curva LM: liquidy money (mercado monetário) Curva IS: investment-saving (mercado de bens e serviços)
(funcern 2023) A interação entre a oferta e a demanda por moeda determina o equilíbrio no mercado monetário. A curva de equilíbrio desse mercado (curva LM) é representada pela combinação de: taxas de juros e níveis de renda.

(cespe 2023) A curva LM corresponde à representação do equilíbrio no mercado monetário, situação em que a demanda por moeda (L) se iguala à oferta de moeda (M). CERTO
A curva LM mostra o equilíbrio no mercado de moeda e este, por sua vez, é atingido quando a oferta (M=Money) e a demanda (L=liquidity) de moeda se igualam.

(cespe 2022) O mercado monetário é a segmentação do mercado financeiro; nele são realizadas as operações de curto prazo e de curtíssimo prazo, com as empresas buscando recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para a aplicação de saldos de caixa. ERRADO
"com as empresas buscando recursos...", conceito de mercado de crédito. [o mercado monetário] supre as necessidades do governo de fazer política monetária e dos agentes e intermediários de caixa. Nesse segmento são realizadas operações de curto e curtíssimo prazo e sua liquidez é regulada pelas autoridades monetárias.

(fcc 2014) Relativamente ao mercado monetário de uma dada economia, é correto afirmar: A taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais guarda razão inversa com o tamanho da oferta monetária.
Quanto mais dinheiro os bancos forem obrigados a reservar ("não tocar"), menor a oferta de dinheiro.

(cs ufg 2015) Uma das partes do sistema financeiro nacional é o mercado monetário, que é definido por: o lugar onde ocorre a realização de operações de curto e curtíssimo prazo.
Mercado Monetário: nesse mercado são transacionados apenas instrumentos financeiros de curto ou curtíssimo prazo. Nele são financiadas as necessidades imediatas de caixa dos bancos comerciais e mesmo do governo (Tesouro Nacional). Nele ocorrem as operações de mercado aberto conduzidas pelo Banco Central com o sistema financeiro. HILLBRECHT, Ronald. Economia Monetária. São Paulo, Ed. Atlas. 1999, p. 22.

MERCADO DE CRÉDITO 


(cesgranrio 2012) No mercado financeiro, a intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões: mercados monetário, cambial, de crédito e de capitais. O mercado de crédito visa, fundamentalmente, a

A) fiscalizar as operações dos seus agentes econômicos.

CVM ou BACEN

B) controlar a liquidez da economia com operações de curto e curtíssimo prazos.

Mercado Monetário

C) realizar as operações de compra e venda de moedas internacionais conversíveis.

Mercado de Câmbio

D) suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos a médio e longo prazos.

Mercado de Capitais

E) suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos agentes econômicos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Mercado de Crédito


(cesgranrio 2018) No final de março de 2018, as autoridades monetárias brasileiras anunciaram que as alíquotas dos depósitos compulsórios incidentes sobre depósitos à vista seriam reduzidas de 40% para 25% Tendo em vista a dinâmica do mercado financeiro, essa medida objetiva, principalmente,: aumentar a oferta de crédito para empresas e consumidores no Brasil. 

Depósitos compulsórios – correspondem a um percentual das captações que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central; quanto maior o percentual do compulsório, menos moeda na economia, e vice-versa; No caso abordado pela questão, houve redução da taxa do compulsório, ou seja, os bancos ficaram obrigados a repassar para o Bacen uma quantidade menor de dinheiro, ficando eles assim com mais dinheiro disponível para emprestar para a população em geral e empresas.


(unintins 2023) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por uma estrutura que envolve órgãos normativos, instituições supervisoras, executoras e operadoras. O mercado financeiro, por sua vez, abrange os mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial. No mercado de crédito: são concedidos empréstimos e financiamentos por instituições financeiras.

MERCADO DE CAPITAIS

MERCADO DE CÂMBIO

(selecon 2021) Quanto ao mercado de câmbio, a hipótese que se refere ao mercado de câmbio primário é: operação entre os bancos e seus clientes.
Primárias entre os bancos e clientes. Secundárias entre bancos.

(idecan 2012) Em relação ao mercado de câmbio, é correto afirmar que: as pessoas físicas e as jurídicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitação de valor, observada a legalidade da transação, tendo como base a fundamentação econômica e as responsabilidades definidas na respectiva documentação.

(makiyama 2015) Baseando-se em seus conhecimentos acerca das definições sobre o mercado de câmbio, assinale a alternativa CORRETA: Quaisquer pagamentos ou recebimentos em moeda estrangeira podem ser realizados no mercado de câmbio, inclusive as transferências para fins de constituição de disponibilidades no exterior e seu retorno ao País e aplicações no mercado financeiro.

(cesgranrio 2015) O ACC, Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é um dos mais conhecidos mecanismos de financiamento: à exportação na fase de produção ou pré-embarque
ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, antes, por conta de uma exportação a ser realizada no futuro. 
ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, após o embarque da mercadoria para o exterior.

(cesgranrio 2015) Há várias denominações operacionais para as taxas de câmbio R$/US$, as quais se referem às operações em diferentes segmentos do mercado cambial. A taxa de câmbio: de cobertura se refere à cotação de compra de dólares do Banco Central do Brasil pelos bancos, quando há eventuais excessos na posição vendida.
Cobertura: Quando há eventuais excessos na posição vendida
PTAX: Cotação média de operações interbancárias ( Banco comprando de outro banco brasileiro)
Cabo: Cotação de compra e venda entre bancos BRASILEIROS -----Cabo---- ESTRANGEIROS Imagina um cabo ali.
Pronta: Cotação à vista D+2

(cespe 2013) Por meio do swap, é possível a troca de rentabilidades predefinidas entre as partes contratantes, de forma que o comprador do contrato fique, no parâmetro 1, em posição comprada e, no parâmetro 2, em posição vendida, devendo receber ou pagar a diferença do valor inicial corrigido pelas taxas acordadas. CERTO

(cespe 2013) O swap cambial é um contrato a termo de troca de rentabilidades em que se negocia o diferencial entre a variação cambial de duas moedas, definidas pelas partes. ERRADO
O swap cambial não é um contrato a termo de troca de rentabilidades entre duas moedas. Um swap cambial é um contrato financeiro derivativo no qual duas partes concordam em trocar fluxos de pagamento com base em uma taxa de câmbio específica. No caso específico do swap cambial utilizado no Brasil, ele envolve a troca de rentabilidades entre uma taxa de juros pré-determinada e a variação cambial. No swap cambial brasileiro, uma parte se compromete a pagar ao Banco Central do Brasil a variação da taxa de câmbio (geralmente referenciada pelo dólar americano) durante um determinado período, enquanto a outra parte se compromete a pagar uma taxa de juros pré-acordada sobre um valor nocional em reais. O objetivo do swap cambial no Brasil é prover hedge cambial para os participantes do mercado, principalmente instituições financeiras e investidores estrangeiros, permitindo a proteção contra flutuações excessivas na taxa de câmbio. Portanto, o swap cambial não envolve a troca de rentabilidades entre duas moedas, mas sim a troca de fluxos de pagamento com base em uma taxa de câmbio e uma taxa de juros pré-acordadas.

(exatus 2015) No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Diante dessa explicação, assinale a alternativa correta a respeito do mercado de cambio: Incluem-se no mercado de câmbio brasileiro as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências para o exterior mediante a utilização de cartões de uso internacional, bem como as operações referentes às transferências financeiras postais internacionais, inclusive vales postais e reembolsos postais internacionais.
Mercado de Câmbio Regularizado e fiscalizado pelo Bacen. Para que uma operação seja considerada Mercado de Câmbio, é necessário que uma das partes seja uma instituições financeira autorizada, caso contrário será considerado Mercado Paralelo (Ilegal). Atualmente, não se concede mais autorização para agências de turismos e meios de hospedagem para operarem no mercado de câmbio, mas ainda permanecem com a autorização aqueles agentes que já receberão a autorização do Bacen para atuar no mercado de câmbio.

Comentários