Noções de Mercado de capitais

 
QUESTÕES COMENTADAS E RESOLVIDAS

(cesgranrio 2015) De acordo com a Figura abaixo, observa-se que o mercado financeiro está basicamente segmentado em quatro grandes mercados: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.
Caracteriza um mercado de capitais ser o:
segmento do mercado financeiro em que são criadas as condições para que as empresas captem recursos diretamente dos investidores, através da emissão de instrumentos financeiros (ações, debêntures, bônus de subscrição, etc), com o objetivo principal de financiar suas atividades ou viabilizar projetos de investimentos.

Mercado de Câmbio Característica: Transformação da moeda estrangeira em moeda nacional(vice-versa). Prazos: Á vista e a curto prazo Mercado Monetário Característica: Controle da liquidez bancária. Prazos: Á vista e curtíssimo prazo Mercado de Crédito Característica: Financiamento de capital de giro, capital fixo, habitação, rural, consumo. Prazos: Curto e médio prazo Mercado de Capitais Característica: Financiamento de capital de giro, capital fixo, underwriting Ações, debêntures. Prazos: Intermediário, curto, médio e longo Prazo

(cesgranrio 2022) O Sistema Financeiro Nacional abarca diferentes tipos de mercado, definidos pelos objetivos e características de cada um deles. O tipo de mercado que permite às empresas em geral captar recursos de terceiros e compartilhar os ganhos e riscos envolvidos nos negócios é denominado mercado: de capitais. 

O Mercado de Capitais é uma divisão do sistema financeiro, responsável por fazer a intermediação entre aqueles que precisam captar recursos de longo prazo para a implantação de seus projetos, como a expansão de uma empresa, com os investidores, que dispõe desses recursos e desejam investi-los.

(cesgranrio 2021) Essencialmente, o mercado de capitais canaliza a poupança da sociedade para suprir as necessidades das empresas por recursos produtivos. Promover o fortalecimento de mercados de capitais locais para que se tornem pilares para o desenvolvimento econômico tem sido um objetivo constante, em praticamente toda a comunidade internacional. A sociedade é beneficiada à medida que o mercado de capitais cumpre aquelas que são suas quatro principais funções: mobilização da poupança, gestão de riscos, alocação eficiente de recursos e aumento da disciplina corporativa.

1o) A função é mobilizar a poupança, com o objetivo de permitir poupar e investir recursos no presente para o consumo futuro. 2o) Tem como função permitir a gestão dos riscos, os quais variam de investidor para investidor. Você pode ter maior propensão ao risco do que eu, por exemplo. Além disso, não há eliminação de riscos sistemáticos, pois esses são inerentes ao sistema como um todo. 3o) Tem a função de permitir a alocação eficiente de recursos, considerando que os agentes podem analisar diversas informações disponíveis para a tomada racional de decisões. 4o) Outra função é o aumento da disciplina corporativa, pois as empresas devem prestar contas e honrar os compromissos junto a seus acionistas e credores.


(cesgranrio 2021) No mercado de capitais brasileiro, os principais responsáveis pela intermediação de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre investidores e tomadores de recursos são as(os): corretoras e distribuidoras

Emissão de títulos e valores mobiliários - pode ser feita por entidades públicas, como o próprio governo, ou privadas, como empresas e instituições financeiras. Intermediação da colocação de emissões de capital no mercado – Realizada por Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM).


(fgv 2023) O sistema financeiro é composto por quatro grandes mercados. São eles o monetário, o de crédito o de câmbio e o de capitais. A respeito desses mercados, assinale a afirmativa correta: O mercado de capitais liga tomadores e poupadores, mas não há um intermediário financeiro propriamente dito: é uma relação direta. Os intermediários podem prestar diversos serviços de apoio, mas geralmente não ficam com o risco.
O mercado de capitais é onde empresas conseguem dinheiro diretamente de pessoas que querem investir. Não precisam de bancos ou intermediários. Mas esses intermediários, como bancos e corretoras, ajudam as empresas e investidores com conselhos e facilitando as transações, sem assumir o risco dos investimentos.

(cesgranrio 2022) Uma advogada resolveu realizar mestrado em Mercado de Capitais. Em uma das disciplinas cursadas, ela estuda o funcionamento das bolsas de valores. Segundo a interpretação adequada, as ações negociadas em bolsa são consideradas títulos de renda: variável

Basicamente, renda variável é um tipo de investimento em que, como o próprio nome sugere, não é possível saber o quanto seu dinheiro vai render em determinado período. É um investimento muito volátil e de alto risco – ou seja: o investidor pode ganhar e perder dinheiro muito rapidamente. Na categoria de Renda Variável, por exemplo, podemos destacar diversos ativos como Ações, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários, bem como contratos futuros, dividendos, moedas estrangeiras, opções e ETFs (Exchange Traded Funds, em português os Fundos de Índice).


(cespe 2014) O mercado monetário admite transação não exótica entre fornecedores e demandantes de fundos com prazo de vencimento máximo de um ano, ao passo que o mercado de capitais permite transações de longo prazo. CERTO

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No mercado de capitais o qual seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

(cesgranrio 2015) A denominada Lei Sarbanes-Oxley nasceu como fruto dos escândalos ocorridos no mercado de capitais. É considerada uma Lei que regulamenta os controles corporativos para melhorar a governança e tem como um dos seus princípios basilares o da: transparência

Pilares da Lei Sarbanes-Oxley (SOX): FAIRNESS (Senso de JUSTIÇA); DISCLOUSURE (TRANSPARÊNCIA); ACCOUNTABILITY (Responsabilidade pela PRESTAÇÃO DE CONTAS); COMPLIANCE (CONFORMIDADE ÀS LEIS do País)


(fcc 2003) No contexto do movimento de intensificação do relacionamento financeiro entre os diversos mercados, no âmbito internacional, um destaque é dado ao fato de que as empresas brasileiras passaram a ocupar espaço em bolsas internacionais. Um produto que caracteriza esse movimento são os: Brazilian Depositary Receipts que, quando no Nível II, permitem apenas sua negociação em mercado de balcão não organizado, sem que sejam negociados em bolsas de valores.


(fcc 2003) Com relação ao mercado de valores mobiliários, os chamados investidores institucionais exercem papel de destaque. A respeito deles, pode-se dizer que: têm parte de seu ativo aplicada em instrumentos do mercado financeiro.

Os investidores institucionais são entidades ou fundos que administram grandes volumes de recursos financeiros. Eles são, em geral, obrigados por lei a investir parte de seu ativo em instrumentos do mercado financeiro, como ações, títulos de renda fixa, derivativos e outros.


(fcc 2003) Sobre o mercado de capitais, é correto afirmar que: financiamentos de longo prazo são exemplos de operações típicas desse mercado.


DEBÊNTURES


(fcc 2006) Investidores interessados em títulos de médio e longo prazo, indexados à variação do IGP-M, devem adquirir: debêntures.

Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. Com funcionamento semelhante ao do Tesouro Direto (em que você, investidor, empresta dinheiro para o Governo), nas debêntures seu papel é ser credor de empresas, que utilizam o dinheiro do investimento para realizar expansões e outras operações logísticas estratégicas. Existem diferentes tipos de títulos disponíveis para compra, variando de acordo com a forma de remuneração e eventuais incentivos do governo (nas debêntures incentivadas, por exemplo, há isenção de IR no título para estimular sua compra). Nas debêntures com remuneração híbrida, por exemplo, há um componente prefixado e outro pós-fixado. Os casos mais comuns são aqueles em que o papel assegura uma taxa de juros anual (de 5% ou 8%, por exemplo) mais a variação da inflação, medida pelo IPCA ou pelo IGP-M.


(cesgranrio 2015) A emissão de debêntures é uma forma de financiamento das sociedades anônimas de capital aberto ou fechado. Há debêntures com características diversas. Assim, uma debênture: conversível dá ao credor a opção de transformá-la em ações da empresa emissora, após certo prazo.

DEBÊNTURES - CLASSE/TIPO: - Não Conversíveis ou Simples: quando não puderem ser convertidas em ações, ou seja, resgatáveis exclusivamente em moeda nacional. - Conversíveis em Ações: quando, além de serem resgatáveis em moeda, puderem ser convertidas em ações de emissão da empresa, nas condições estabelecidas pela escritura de emissão. - Permutáveis: quando puderem ser transformadas em ações de emissão de outra companhia que não a emissora dos papéis, ou ainda, apesar de raro, em outros tipos de bens, tais como títulos de crédito.


(fcc 2003) É correto afirmar que: as debêntures e as ações são títulos de emissão das instituições financeiras.

(cesgranrio 2015) No mercado de debêntures, underwriting é(são): a operação de distribuição primária de debêntures, ou seja, a primeira venda dos títulos após a sua emissão.

Underwriting nada mais é do que o termo em inglês para “subscrição”, e se trata da colocação das debêntures no mercado. 

Comentários