Funções da linguagem

seis 6 funções da linguagem


QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

METALINGUAGEM

(fgv 2016) O texto “Operação, por exemplo, é uma palavra assustadora. Pior do que intervenção cirúrgica porque promete uma intromissão muito mais radical nos intestinos”.
Esse segmento do texto “Diminutivos”, de Luís Fernando Veríssimo, exemplifica uma função de linguagem denominada: metalinguística.
"Um texto que fala sobre palavras"  = Metalinguagem

(fgv 2014) "Harém. A palavra harém foi originalmente utilizada para designar um cômodo da casa de um muçulmano, onde viviam suas esposas e concubinas. O termo, hoje utilizado para identificar um conjunto de mulheres, deriva do árabe harim, equivalente a "lugar sagrado ou proibido". (Detrás de las palavras, Charlie López)
Considerando esse pequeno texto, assinale a alternativa que indica a função de linguagem que nele predomina: Metalinguística.

(fgv 2022) A linguagem tem múltiplas funções; a frase abaixo em que a função da linguagem empregada é a de abordar a própria linguagem (metalinguagem) é:  O não produz inimigos; o sim, falsos amigos.
É exemplo de linguagem escrita utilizada para explicar o sentido de termos, no caso em tela, metaforicamente, dos advérbios "não" e "sim".

(fgv 2023) Uma das funções da linguagem é a chamada função metalinguística, que se destina a esclarecer significados do próprio código, ou seja, a língua empregada na mensagem.
Assinale a opção que mostra a frase que exemplifica essa função: Enfiar o dedo no anel ou enfiar o anel no dedo, eis um problema difícil.
Ele "reflete" como seria mais coerente se expressar, se com a frase "enfiar o dedo no anel" ou " enfiar o anel no dedo". Dentro de uma frase ele se questiona sobre como uma frase praticamente igual seria melhor dita. O enunciado da questão: função metalinguística, que se destina a esclarecer significados do próprio (código). O código em questão é a a própria língua portuguesa. A letra E "brinca" com a ordem das palavras que faz formar duas frases praticamente, senão, com o mesmo sentido.

(fgv 2023) A frase abaixo que exemplifica a função metalinguística da linguagem, é: Ele é um pensador: isto é, ele sabe como tornar as coisas mais simples do que elas são;
Nesta frase a pessoa está explicando o significado que pensador tem para ela.

(fgv 2023) A frase abaixo cuja função de linguagem é metalinguística, é: Esperteza é quando você acredita só em metade do que você ouve. Genialidade é quando você sabe em qual metade acreditar;
 METALINGUAGEM:
Esperteza É [isso]. 
JÁ Genialidade É [isso]; 

(fgv 2023) “Pertencem ao reino Protista, aquele em que os biólogos põem as coisas que eles não sabem direito o que são (rs).” (Texto 1, 7º parágrafo)
Na passagem acima, a sequência “rs” é uma manifestação da seguinte função da linguagem: metalinguística; 
O autor está rindo do que ele mesmo falou. Portanto, a risada é uma interação do autor para com o texto que ele mesmo escreveu (metalinguagem).

APELATIVA OU CONATIVA

(inep brasil 2022) Analise a imagem e as alternativas abaixo:
I Trata-se da função conativa, uma vez que pretende fazer um apelo a quem está recebendo a mensagem, convencer o outro a tomar alguma ação.
II A função prioritária presente no texto é referencial, pois a mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário.
III A função do texto é metalinguística, uma vez que a mensagem é claramente direcionada aos brasileiros, utilizando o próprio código para falar dele mesmo.
IV As frases a seguir priorizam a mesma função da linguagem que a do anúncio do refrigerante: “Conheça nossas casas já mobiliadas! É só entrar e agendar uma visita.”
É correto apenas o que se afirma em: As afirmativas I e IV estão corretas. 
Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, de modo a influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida. Esse tipo de texto costuma apresentar-se na segunda ou terceira pessoa com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo.

(fgv 2017) A função de linguagem que mostra uma relação equivocada com o elemento da teoria da informação é: 
A) emotiva ou expressiva / emissor;
B) metalinguística / código;
C) apelativa ou conativa / contato;
Não é contato, é receptor! A função conativa, também conhecida como função apelativa, é uma das funções da linguagem que tem como objetivo convencer ou persuadir o receptor da mensagem.
D) fática / canal;
E) poética / mensagem.

(fgv 2017) “Posso falar de arte e artistas outra vez? Espero que, em algum lugar aí no Brasil, haja leitores e leitoras, mesmo poucos, que se interessem pela figura tão singular e tão fundamental do artista”.
Nesses períodos prevalece a função de linguagem denominada: conativa ou apelativa.
É a função que é voltada para quem ouve, ou seja, para o receptor, sendo que apela sempre para que o receptor faça algo, pois o uso do imperativo é bem presente. Busca convencer o leitor. O foco é VOCÊ.

(fgv 2023) Assinale a frase abaixo que exemplifica a função conativa da linguagem: Se você acha que tem 50% de chance de sucesso, vá atrás.
É comum também na função conativa, o uso do verbo no modo imperativo.

(fgv 2023) As funções de linguagem fazem parte do conteúdo desta prova; a frase abaixo que documenta a função de linguagem denominada conativa, ou seja, a que pretende influenciar o receptor, é: Quando ouvir falar bem de um amigo, conte isso a ele.
O verbo "conte" está no modo imperativo, a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.

(fgv 2023) Entre as funções de linguagem há uma, que se denomina conativa, marcada pelo interesse maior voltado para o receptor da mensagem.
Assinale a frase que exemplifica esse tipo de função: Fale de acordo com o que pensa e aja de acordo com o que fala.
Função Conativa (ou Apelativa) da linguagem: - Foco no Receptor da mensagem. - Serve para convencer, induzir, persuadir, provocar uma ação por parte do ouvinte. - Utiliza predominantemente verbos no imperativo (use, compre, vote, beba, assista...) - Comumente utilizada na publicidade, como nas propagandas.

(fgv 2015) Um livro didático de Literatura mostra o seguinte texto: “Façam uma pesquisa a fim de averiguar se sua cidade e seu Estado dispõem de patrimônio artístico-cultural barroco.”.
Nesse caso, a função de linguagem predominante é: conativa;
(façam) observe que está no imperativo, é uma das características da função apelativa ou conativa. 

(adivise 2023) Com base nas funções de linguagem, analise:
        “Também chamada de apelativa, a função __________ é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.”
Assinale a alternativa que completa a coluna CORRETAMENTE: conativa

REFERENCIAL OU DENOTATIVA

(igeduc 2024) Professor de português usa memes da Gretchen para dar notas em BH 

Um professor de português da Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, em Belo Horizonte, Minas Gerais, decidiu distribuir as provas corrigidas para seus alunos de uma forma mais criativa: para cada nota, Vitor Lucas usou uma foto da Gretchen. 
As fotos da Gretchen foram usadas com alunos do 9° ano. O professor disse que adapta os memes de acordo com a faixa etária dos seus alunos. Para seus alunos de 6° e 7°, Vitor preparou memes especiais que serão entregues na segunda-feira.
Em seu perfil no Twitter, Vitor respondeu aos elogios escrevendo que a melhor sensação é fazer seus alunos aprenderem e estarem felizes. O professor também incentivou colegas a adotarem a ideia.
Texto Adaptado
Acesso em: https://tinyurl.com/2fprc6hp 
A função da linguagem predominante nesse texto é a função referencial (ou informativa). Essa função tem como objetivo principal transmitir informações de forma clara e objetiva, sem a intenção de influenciar ou emocionar o leitor.  No texto em questão, o foco está em relatar um fato: a iniciativa de um professor de português que usa memes da Gretchen para dar notas aos seus alunos. CERTO

(fgv 2023) Todas as frases abaixo mostram uma função da linguagem predominante; a frase em que predomina a função referencial, é: A pobreza resulta do aumento dos desejos do homem, não da diminuição de sua propriedade;
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

(fgv 2014) Assinale a opção que exemplifica a função referencial da linguagem: “O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 e faleceu em 1987.”
Função referencial ou denotativa.

(fgv 2023) Numa de suas famosas crônicas, Machado de Assis faz o seguinte comentário: “Há um bom costume na Índia que eu quisera ver adotado no resto do mundo, ou pelo menos aqui no Rio de Janeiro. A visita não é que se despede; é o dono da casa que a manda embora”.  
Como ocorre em todo ato comunicativo, a linguagem nele empregada mostra uma função predominante; neste caso, a função predominante da linguagem é: referencial, pois reproduz dados da realidade.
Na frase em questão, a linguagem é usada para descrever um costume que existe na Índia e para expressar o desejo do autor de que esse costume seja adotado em outros lugares, como o Rio de Janeiro. Embora a frase possa conter elementos emotivos, como o sentimento de admiração do autor pelo costume indiano, a função predominante da linguagem é a função referencial, já que o objetivo principal da frase é transmitir informações sobre um costume específico e sobre a opinião do autor a respeito dele.

(instituto seprod 2023) Considerando a estrutura do teor discursivo, marque a função da linguagem que se pode identificar como predominante, no trecho do (1º§) transcrito a seguir:

“Quase todas as escolas têm, atualmente, um projeto que prega a educação para a cidadania. Na hora de escolher a escola, muitos pais priorizam esse item porque acreditam que esse é um valor importante no mundo atual e apostam que a escola cumpra essa missão”. 
: Referencial ou informativa.
Função Referencial ou Denotativa: Tem como objetivo principal informar ou referenciar algo. É comum em textos jornalísticos e científicos.

EMOTIVA

(fgv 2023) “Surpreendente ‘creche’ de dinossauros é descoberta em sítio na Bolívia” (Texto 1, Título)
Por ser uma notícia de divulgação científica, o texto 1 apresenta, predominantemente, a função referencial da linguagem.
Na passagem acima, no entanto, a palavra sublinhada revela a presença da função: emotiva;
A função emotiva, também conhecida como função expressiva, é uma das funções da linguagem que tem como objetivo expressar os sentimentos e emoções do emissor da mensagem.

(ufmg 2018) INSTRUÇÃO: Leia o Texto  para responder à questão.

Texto
LAERTE, Classificados: livro 1. São Paulo: Devir, 2001.p.9.

As expressões “Absurdo!” e “Moleza!” exercem, nesse texto, a função: expressiva da linguagem porque elas exprimem julgamento ou opinião do locutor na interação.
Função expressiva ou emotiva: Expressar sentimentos, emoções e atitudes pessoais do falante. Trata-se de expressões relacionadas com o sentimento de quem fala, ou seja, as determinadas situações relatadas nas tirinhas são julgadas pelo personagem, caracterizando o sentido pessoal e subjetivo da interação.

FÁTICA

(fgv 2023) Assinale a frase abaixo em que predomina a função fática, a função de linguagem que centraliza seu interesse no contato social: Bom dia, amigos, como vão?
Função Fática: Centrada no canal.
Busca iniciar ou reiniciar uma comunicação. A função fática da linguagem é bastante marcada por expressões de cumprimento, despedida, bem como o uso de vocativos, que indicam que o emissor (locutor) deseja chamar a atenção do receptor (interlocutor) para que seja mantida a comunicação,

POÉTICA

(instituto consulplan 2024)     
Só. Durante muito tempo só. Demasiado só nos anos. Mas chegando ao apartamento com um saco nas costas no dia 13 de maio, descobriu que aquele não era um dia, era uma data, data do fim da sua solidão. Do saco tirou a argila. Molhou panos, arranjou ferramentas. Começou a modelar. Não era bom escultor. As feições mal-acabadas, os membros grosseiros, o todo desproporcional configurava, porém, a mulher. Foi difícil arrancar a costela. A dor o manteve ao leito durante dias, dobrado sobre si mesmo, postura que nunca mais abandonaria, mesmo ereto, compensando o vazio. A costela no chão seca para o novo lugar. E levantando-se foi momento de fincá-la, com quanto amor, no barro. E soprar.

(COLASANTI, Marina. A morada do ser. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. Fragmento.)

No fragmento do texto “Aptº 901”, de Marina Colasanti, o protagonista vive um momento profundo de solidão até que decide modelar uma figura feminina a partir de argila, em um ato que simboliza o fim de sua solidão. Esse processo criativo, que inclui o doloroso sacrifício de retirar uma costela para dar vida à sua criação, é carregado de simbolismo e emoção. Considerando esse fragmento e, ainda, as funções da linguagem, a que melhor descreve a intenção da autora é: Função poética: Colasanti utiliza recursos estilísticos para destacar a forma da mensagem, como simbolismos, metáforas e o próprio ato de criação do protagonista.
A ênfase maior no simbolismo e na estética da mensagem faz com que a função poética prevaleça, embora há também função emotiva no texto.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url