Noções de gerenciamento de arquivos local

Como é cobrado em editais: Noções de gerenciamento de arquivos local, em rede e nuvem em ambiente corporativo. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(fgv 2025) Um usuário do MS Windows 10 (BR) precisa localizar rapidamente um documento específico de texto (.txt) que ele editou na semana passada, mas não lembra o nome exato do arquivo, apenas que dentro dele há o termo “Relatório Trimestral”.
Nesse caso, para encontrar rapidamente o arquivo, o usuário deve: usar o recurso de pesquisa da barra de pesquisa do Explorador de Arquivos, digitando “*.txt relatório trimestral”.
O Explorador de Arquivos do Windows possui uma barra de pesquisa que aceita filtros, como *.txt (para buscar arquivos texto) e termos que podem estar dentro dos arquivos, como “Relatório Trimestral”. O Windows 10, por padrão, permite pesquisar tanto pelo nome quanto pelo conteúdo dos arquivos, desde que as pastas estejam indexadas (o que normalmente já ocorre com Documentos).

(fgv 2025) No Windows 11, para selecionar múltiplos arquivos não consecutivos em uma pasta de arquivos, é usada a seguinte combinação de teclado + mouse: Ctrl + Clique no botão esquerdo
No ​Windows ​11, ​para ​selecionar ​múltiplos ​arquivos ​que ​não ​estão ​em ​sequência, ​mantém-se ​pressionada ​a ​tecla ​Ctrl ​enquanto ​se ​clica ​com ​o ​botão ​esquerdo ​do ​mouse ​em ​cada ​arquivo ​desejado. Essa ​combinação ​permite ​selecionar ​arquivos ​individualmente, ​sem ​alterar ​a ​seleção ​já ​feita. Já ​a ​tecla ​Shift ​+ ​Clique ​é ​usada ​para ​selecionar ​arquivos ​consecutivos, ​enquanto ​as ​outras ​combinações ​mencionadas ​não ​têm ​função ​de ​seleção ​múltipla.

(fcc 2025) No Windows 11, para facilitar o acesso, pastas podem ser fixadas no Acesso Rápido do Explorador de Arquivos clicando-se: com o botão direito do mouse sobre o nome da pasta e selecionando a opção Fixar no Acesso rápido. 
No Windows 11, a forma mais prática de fixar uma pasta no Acesso Rápido do Explorador de Arquivos é clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e escolhendo a opção "Fixar no Acesso rápido" no menu de contexto.
Opção Fixar no Acesso Rápido

(cespe/cebraspe 2025) No Windows, a estrutura hierárquica de pastas permite o gerenciamento de permissões de acesso de forma independente para cada subpasta, inclusive dentro de um mesmo diretório. CERTO
No Windows, realmente é possível definir permissões diferentes para cada pasta e subpasta, mesmo que estejam dentro do mesmo diretório. Isso acontece porque o sistema de arquivos (como o NTFS) permite herdar ou personalizar permissões de segurança.

(fcc 2025) Um Técnico de TI de um Tribunal foi solicitado a organizar os arquivos e programas utilizados por uma equipe para facilitarо acesso e melhorar a eficiência. Ele decidiu criar uma estrutura de pastas no Windows 11, que está instalado e funcionando em condições ideais, e configurar os programas mais utilizados para serem executados automaticamente ao iniciar o sistema. As ações corretas para atingir esse objetivo são: Organizar os arquivos no "Explorador de Arquivos" e configurar os programas no "Gerenciador de Tarefas", na aba "Inicializar".
No Windows 11, o Explorador de Arquivos permite estruturar pastas de forma organizada para facilitar o acesso aos documentos e programas. Já o Gerenciador de Tarefas, na aba Inicializar, possibilita ativar ou desativar programas que devem ser executados automaticamente ao ligar o sistema, garantindo maior eficiência no trabalho da equipe.

(cespe/cebraspe 2025) No Windows Explorer, ao se arrastar um arquivo ou pasta com o botão esquerdo do mouse diretamente para a área de trabalho, o sistema criará automaticamente um atalho para o arquivo, sem movê-lo ou copiá-lo. ERRADO
No Windows, quando você arrasta um arquivo com o botão ESQUERDO do mouse para outro local, o comportamento não é criar atalho automaticamente. O que acontece depende da origem e destino:
Mesmo disco (ex.: C: → C:)
Move o arquivo
Discos diferentes (ex.: C: → D:)
Copia o arquivo
Área de trabalho é uma pasta normal dentro de C: Então, geralmente, Move o arquivo

(cespe/cebraspe 2025) No Windows Explorer, selecionando-se a opção Detalhes no menu Visualizar, é possível visualizar detalhes dos arquivos, como data de modificação, tipo e tamanho. CERTO
No Windows Explorer, ao escolher a opção "Detalhes" no menu de visualização, o usuário ativa uma exibição em formato de lista que inclui colunas com informações específicas sobre cada arquivo, como:
Data de modificação: mostra o momento em que o arquivo foi alterado pela última vez.
Tipo: indica o formato do arquivo (exemplo: Documento do Word, Planilha do Excel, Imagem JPEG etc.).
Tamanho: exibe quanto espaço o arquivo ocupa em disco (em KB, MB, etc.).
Essa visualização é muito útil para quem precisa organizar, comparar ou localizar arquivos com base nesses atributos. Além disso, o usuário pode personalizar quais colunas quer ver, como “autor”, “data de criação”, entre outras.
Opção Detalhes no Menu Visualizar

(cespe/cebraspe 2025) No Windows Explorer do Windows 11, a criação de uma estrutura de pastas aninhadas é permitida até que o caminho completo resultante alcance 256 caracteres, ponto a partir do qual a criação de novas subpastas é impedida. ERRADO
O limite de 256 caracteres para caminhos (MAX_PATH = 260 caracteres) era uma limitação antiga do Windows, principalmente até o Windows 8.
No Windows 10 e Windows 11, esse limite não se aplica mais quando o recurso Long Paths está habilitado.
Criar pastas aninhadas com caminhos muito maiores que 256 caracteres
Em muitos casos, o suporte a caminhos longos já vem habilitado por padrão
O limite moderno é de 32.767 caracteres quando se usa o formato de caminho estendido

(cespe/cebraspe 2025) No Windows 11, ao renomear um arquivo diretamente no Windows Explorer e modificar sua extensão (por exemplo, de .jpg para .png), o sistema operacional ajusta os metadados e a estrutura inicial do arquivo para refletir o novo formato indicado, preservando o conteúdo semântico dos dados. ERRADO
Mudar a extensão não transforma o arquivo em outro formato. Se você renomear "foto.jpg" para "foto.png" o arquivo continua sendo um JPG, mas agora o Windows pode tentar abri-lo como se fosse um PNG, o que provavelmente causará erro ou uma exibição.

(fgv 2025) O gerenciador de pastas do Windows Explorer, conhecido como File Explorer nas versões mais recentes do Windows, é uma ferramenta essencial para navegar, organizar e gerenciar os arquivos e pastas no computador.
Ao pressionar Shift + Delete em um arquivo selecionado no gerenciador de pastas do Windows Explorer, assinale a opção que indica a ação realizada.: Elimina definitivamente o arquivo, sem passar pela Lixeira.  
O atalho Shift + Delete no Windows Explorer é um comando para excluir permanentemente um arquivo ou pasta. Essa ação elimina o item diretamente, sem enviá-lo para a Lixeira, o que impede sua restauração simples pelo sistema.

(cespe/cebraspe 2025) Criar uma pasta, copiar e excluir arquivos são operações básicas do Windows Explorer. CERTO
O Windows Explorer (ou Explorador de Arquivos) é o programa do Windows usado para organizar e gerenciar arquivos e pastas.
As operações mais básicas que você consegue fazer nele são:
Criar pastas para organizar seus documentos.
Copiar arquivos ou pastas de um lugar para outro.
Excluir arquivos ou pastas que não quer mais usar.
Tudo isso é feito de forma bem fácil: clicando com o botão direito ou arrastando com o mouse.

(cespe/cebraspe 2025) Caso haja vários programas capazes de abrir um tipo de arquivo, caberá ao usuário a tarefa de definir o programa para executar essa tarefa cada vez que for necessário abrir um arquivo. ERRADO
É possível definir um mesmo programa para abrir o arquivo.

(cespe/cebraspe 2025) Na organização de pastas e arquivos de um sistema de arquivos, a operação de ligação ocorre entre um mesmo arquivo e uma ou várias pastas definidas por caminhos diferentes. CERTO
Na organização de arquivos em sistemas de arquivos (como no Linux/Unix), a operação de ligação (link) permite que um mesmo arquivo seja referenciado em vários locais diferentes do sistema, ou seja, que exista mais de um caminho para o mesmo arquivo.
Existem dois tipos principais de links:
Hard link: cria uma outra entrada no sistema de arquivos que aponta para o mesmo inode do arquivo original. Assim, o arquivo pode ser acessado por múltiplos caminhos, e o arquivo só é removido quando todos os links são apagados.
Soft link (ou link simbólico): é um arquivo especial que aponta para o caminho do arquivo original.
Portanto, um mesmo arquivo pode estar “ligado” a várias pastas diferentes por meio desses links, permitindo sua organização e acesso múltiplo.

(cespe/cebraspe 2025) No Windows, para mover arquivos ou pastas, inclusive do Acesso Rápido, basta selecioná-los, clicá-los com o botão direito do mouse e selecionar a opção Cortar ou utilizar o atalho
, navegar até o novo local e utilizar o para colá-los. ERRADO

Para mover o arquivo, é necessário navegar até a pasta onde ele realmente está armazenado. Não na lista de acesso rápido.


(fcc 2015) Considerando diferentes organizações e métodos de acesso, em um arquivo: Sequencial, as operações de modificações não são simples.

O arquivo sequencial é aquele que exige mais operações para ser atualizado. Imagine uma fila de pessoas, que inserindo uma pessoa na segunda posição, exige que a segunda se torne a terceira, a terceira se torne a quarta, e assim até o final da fila. Isto é um arquivo sequencial. Se ele tem 1000 registros, exigirá até 1001 operações para ser atualizado. Semelhante ao Raciocínio Lógico.


(fcc 2015) O sistema de arquivos: FAT32 não possui os mesmos recursos de segurança que o NTFS, por isso se o computador possui um disco rígido ou partição FAT32 no Windows 7, um usuário com acesso a esse computador poderá ler qualquer arquivo.

FAT32 não possui os mesmos recursos de segurança que o NTFS, por isso se o computador possui um disco rígido ou partição FAT32 no Windows 7, um usuário com acesso a esse computador poderá ler qualquer arquivo.


(fcc 2013) No Sistema Operacional Windows, o aplicativo, nativo do sistema operacional, utilizado para o gerenciamento de arquivos e pastas é: Windows Explorer.

E pode ser acessado pelo atalho: winkey + E.


(cespe/cebraspe 2014) O comprometimento do desempenho de uma rede local de computadores pode ser consequência da infecção por um worm. CERTO

O malware que afeta do desempenho da rede é o worm. Os worms são programas que se autorreplicam e se espalham pelas redes de computadores. Devido ao fato de que worms geralmente consomem muita memória do sistema ou banda larga, os servidores, as redes e os computadores geralmente passam a não responder mais.


(fcc 2013)

 


Para atender ao item II, uma recomendação prática e geralmente aceita, é organizar as pastas de arquivos por tipo. 

Isso significa que os arquivos comuns dentro de uma mesma pasta possuirão: a mesma extensão.

Organizar por extensão = Organizar por tipo, pois a extensão é o que classifica o tipo do arquivo.

(fgv 2008) Considere o funcionamento do gerenciador de arquivos do Microsoft Windows (Windows Explorer) e a seguinte hierarquia de diretórios em um HD local:
Supondo que a pasta P1111 contenha dois arquivos, a pasta P111 contenha três arquivos, a pasta P11 contenha um arquivo e a pasta P1 contenha quatro arquivos, o número de registros incluídos na Lixeira do Windows no caso de o usuário deletar (excluir) a pasta P1 é: 1.
A finalidade do examinador, em abordar sobre os arquivos existentes nas subpastas, foi para induzir o candidato ao erro. A pasta diretório é a P1; as demais, são subpastas. O que aparecerá na lixeira, caso seja excluída a pasta P1, será ela mesma, ainda que eu tenha trezentas subpastas, no entanto sem descartá-las(subpastas) dela(pasta diretório P1).

(cespe/cebraspe 2012) O armazenamento de dados em nuvem só ocorre se o usuário disponibilizar ao gerenciador da nuvem uma área em sua máquina local para o acesso, o armazenamento e o processamento de outros arquivos e programas. ERRADO 
O armazenamento em "NUVEM" permite armazenar dados e arquivos na internet por meio de um provedor de computação em nuvem que você acessa usando a Internet pública ou uma conexão de rede privada dedicada.
Computação na nuvem: É a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.


Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url