Comunicação interpessoal e organizacional
Comunicação interpessoal e organizacional: barreiras à comunicação, comunicação formal e informal na organização, comportamento grupal e intergrupal, processo de desenvolvimento de grupos
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(cpcon 2024) Para o cargo de recepcionista, seja em um ambiente público ou privado, são necessárias qualidades de atendimento e interações sociais que conservem a imagem da organização. O profissional precisa cada vez mais aprimorar suas habilidades interpessoais, com atitudes positivas e comprometidas com a excelência no atendimento ao público.
Diante desse cenário, e dentre as múltiplas inteligências imprescindíveis para a adequada interação social no ambiente de trabalho, assinale a alternativa que descreve a inteligência associada à habilidade de tratar consigo próprio: intrapessoal
Comunicação intrapessoal, é a troca de ideias ou informações que uma pessoa tem consigo mesma. basicamente conversar sozinho.
(quadrix 2016) O relacionamento interpessoal é o relacionamento entre as pessoas considerando a forma de como se comunicar e como se tratar. Analise a afirmativa a seguir.
“Se me conheço, consigo estabelecer relacionamentos saudáveis e reconhecer o outro”.
No contexto apresentado, é verdadeiro afirmar que para que haja um bom relacionamento interpessoal é preciso possuir: conhecimento intrapessoal.
(quadrix 2017) No que se refere à comunicação operacional interna, à operacional externa e à interpessoal, ocorridas na organização, leia as afirmativas a seguir.
I. Comunicação operacional interna – toda forma de comunicação na condução de negócios dentro da empresa é do tipo operacional interna, sendo esta a comunicação que ocorre entre os funcionários para criar, implementar e monitorar o sucesso do plano operacional da empresa.
II. Comunicação operacional externa – é a comunicação relacionada ao trabalho que uma empresa faz com pessoas e grupos fora dela; sendo assim, é a comunicação da empresa com seu público, fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais e a sociedade em geral.
III. Comunicação Interpessoal – é a troca de informações e sentimentos entre seres humanos sempre que se encontram. Embora não seja parte óbvia do planejamento empresarial, a comunicação interpessoal pode ter um efeito significativo no sucesso desse planejamento.
Está correto o que se afirma em: todas.
(quadrix 2021) O campo da comunicação humana é dividido em três níveis: intrapessoal; interpessoal; e de massa. ERRADO
Segundo Kunsch, (1986), a comunicação humana ocorre em quatro diferentes níveis: intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico.
(quadrix 2022) Existem quatro níveis de análise de problemas da comunicação: o intrapessoal; o interpessoal; o institucional; e o tecnológico. ERRADO
Quatro diferentes níveis de comunicação que ocorrem dentro da organização:
Intrapessoal – maior preocupação o estudo do comportamento do indivíduo, como a mensagem é processada dentro dele, como ele a recebe, percebe e interpreta, ou seja, como ele adquire, processa e consome as informações. Neste nível, podemos estudar quais são os fatores que podem atrapalhar a comunicação.
Interpessoal – analisa a comunicação entre indivíduos. As relações preexistentes entre as pessoas envolvidas, suas intenções e expectativas em relação umas às outras.
Organizacional – redes de sistemas de dados e dos fluxos que ligam entre si os membros da organização e fornecem assim como os meios pelo qual esses sistemas de dados (ou comunicação) afetam a tomada de decisões relacionadas com as tarefas a serem cumpridas e com o rendimento e a eficácia da organização;
Tecnológico – centro de atenção a utilização de equipamentos mecânicos, eletrônicos, nos programas formais para produzir, armazenar, processar, traduzir, distribuir ou exibir informações.
(cespe/cebraspe 2015) Um empregado, ao realizar a modificação de uma orientação para acesso às dependências da empresa, gera uma barreira ao processo de comunicação denominada distorção. CERTO
Barreiras à Comunicação
1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:
a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.
c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.
d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.
e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.
As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.
(quadrix 2021) Existem algumas barreiras que reduzem a efetividade do processo de comunicação interpessoal. A distração é uma delas e acontece quando as pessoas se comunicam de diferentes maneiras, como, por exemplo, quando uma fala baixo, outra fala alto e outras falam suavemente. ERRADO
É barreira fisiológica, e não distração, como afirma a questão.
(cespe/cebraspe 2010) A teoria do two steps flow, assim denominada por dividir o fluxo da comunicação em dois tempos, defende a hipótese de que os efeitos da comunicação de massa são mais eficientes do que as interações que se realizam no âmbito interpessoal, em que os emissores exercem influencia sobre os receptores. ERRADO
TWO STEP FLOW: Lazarsfeld, Berelson e Gaudet percebem uma comunicação em dois níveis, duas etapas, em que o foco inicial é promover a adesão de Líderes de Opinião, também chamados de Formadores de opinião. Esses seriam pessoas de destaque na comunidade, que contribuem diretamente na construção da opinião pública.
Os formadores de opinião, uma vez captados pela ideia, passam a influenciar o público. A eficácia da notícia/informação e seus efeitos dependem da credibilidade do comunicador, que tem o poder de sensibilizar os seus receptores, distribuídos em pequenos grupos.
O fluxo de comunicação em dois níveis é determinado pela mediação que os líderes exercem entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo. Essa dinâmica gera a formação da opinião pública.
A influência interpessoal demonstra ser mais eficaz que aquela derivada diretamente do mass media. Há variáveis econômicas, sociológicas e psicológicas que desempenham uma ação constante.
(cespe/cebraspe 2010) A comunicação interpessoal pode ser definida como a conexão que destaca um indivíduo em meio ao coletivo; quando o indivíduo fala, se expressa por escrito ou oralmente, cria vínculos de comunicação continuada, ele externa, de maneira efetiva, as suas ideias. CERTO
(if to 2015) Existem sinais que facilitam o processo de comunicação e a relação interpessoal. São eles: Saber ouvir e estar bem informado.
(contemax 2019) A Comunicação Interpessoal é importante em diversos segmentos ao longo de nossas vidas, visto que este é o método que desenvolve a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Com base na definição, analise as afirmativas e marque a opção correta: A valorização do profissional, dentre outros requisitos, é verificado facilidade em ter uma comunicação efetiva, o qual demonstra uma personalidade forte e segura do emissor.
(selecon 2019) No atendimento ao público, a característica da comunicabilidade que exige do servidor evitar tratamentos íntimos e diminutivos no trato com o cliente interno e externo é a característica associada a ser: profissional
(quadrix 2018) No atendimento ao público, a capacidade de ouvir do servidor fortalece a comunicabilidade e a tolerância nas interações. CERTO
(quadrix 2022) A comunicação formal é aquela que está diretamente ligada ao ambiente interpessoal e pode se dar tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente familiar. ERRADO
A comunicação formal está mais associada ao contexto profissional e organizacional, diferentemente da comunicação interpessoal que ocorre em qualquer ambiente e envolve a troca de informações e ideias entre as pessoas.
(cespe/cebraspe 2015) É correto afirmar que o processo de comunicação ocorreu satisfatoriamente quando o diretor de uma organização redige uma orientação estratégica contendo dados de produtividade, bem como a análise dos resultados obtidos. ERRADO
No caso narrado pela assertiva, o diretor está apenas produzindo informação. O processo de comunicação envolve diversos outros fatores e, para ocorrer satisfatoriamente, exige a compreensão da mensagem por parte do destinatário.
(cespe/cebraspe 2024) A comunicação interpessoal: engloba ações, comportamentos ou acontecimentos que, em conjunto, formam a interação.
(cespe/cebraspe 2011) Na comunicação interpessoal, a percepção seletiva demonstra a capacidade finita das pessoas de processar informações. ERRADO
A questão esta errada, pois o autor misturou 2 tipos de barreiras para comunicação eficaz - percepção seletiva e sobrecarga de informação
Percepção seletiva
O receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens. O entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novos funcionários verá essa tendência em todas as candidatas, quer elas pensem dessa forma ou não. Normalmente, não vemos a realidade; interpretamos o que vemos e chamamos isso de realidade.
Sobrecarga de informação
As pessoas têm uma capacidade finita de processar informações. Quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação. Atualmente, as demandas para atender a e-mails, telefones, faxes, reuniões e leituras profissionais aumentam o potencial da sobrecarga de informações entre executivos e profissionais de alta qualificação. (ROBBINS, 2005)
Quando as pessoas têm mais informações do que conseguem organizar, elas tendem a selecionar, ignorar ou esquecer informações. O resultado é a perda de informações e comunicação menos eficaz.
(cespe/cebraspe 2024) O poder da comunicação interpessoal está na obtenção de pontos de vista diferenciados, terreno fértil para soluções criativas. CERTO
A comunicação interpessoal é uma ferramenta poderosa dentro das organizações, especialmente porque:
Obtenção de pontos de vista diferenciados: Ao ouvir e trocar ideias com outras pessoas, é possível explorar diversas perspectivas, enriquecendo a análise de situações e problemas.
Estímulo à criatividade: A troca de opiniões e experiências cria um ambiente propício à geração de ideias inovadoras, pois combina conhecimentos e percepções únicas.
Fortalecimento das relações: A comunicação interpessoal bem conduzida promove confiança e empatia, elementos essenciais para o trabalho em equipe e a resolução de conflitos.
Esse processo de interação e troca de ideias é, de fato, um terreno fértil para a solução criativa de problemas organizacionais.
(quadrix 2016) O processo de comunicação interpessoal é complexo, subjetivo e diretamente relacionado ao sistema cognitivo de cada indivíduo, cujo aparato de comunicação é composto, entre outros elementos, dos órgãos efetores, que são os transmissores de mensagens para o ambiente. CERTO
(cespe/cebraspe 2025) A eficácia no comportamento interpessoal se reflete na habilidade de se comunicar com clareza, ouvir atentamente e respeitar as opiniões alheias, fatores essenciais para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho. CERTO
(cespe/cebraspe 2024) A comunicação interpessoal pode ser desenvolvida de três formas interdependentes: oral, escrita e não verbal. A comunicação não verbal: ocorre sem o uso das palavras, por meio de canais diversificados, como mímica facial, olhares, gestos e posturas.
(cespe/cebraspe 2016) Cabe aos servidores com maior tempo de serviço desenvolver nos agentes públicos novatos a percepção do valor que estes têm e a dignidade de seu papel como servidores públicos. ERRADO
Existem diversos normativos, inclusive o código de ética, para incentivar o servidor novato acerca do seu valor e dignidade. Sabemos sim que existe a socialização como fonte para compartilhar aprendizagem, mas o valor e a dignidade do cargo não está entre os itens a serem ensinados, pois caso fosse assim para quê teria sentido em elaborar a missão (valores compartilhados).