Geografia do Amapá
Mapa do Estado do Amapá |
Rio Jari |
As estruturas físicas e ambientais da região Amazônica.
I. O Amapá está isolado em relação às demais unidades da federação, já que não possui ligação rodoviária com os principais centros produtores e consumidores do país.
II. A organização do espaço mostra duas lógicas: a tradicional, que tem os rios como elemento simbólico, e a moderna, sintetizada nas obras de infraestrutura viária.
III. A permanência da navegação na circulação de pessoas e mercadorias entre o Amapá e outros estados é elemento representativo da característica insular do território amapaense.
Está correto o que se afirma em: I, II e III.
O Estado do Amapá: componentes do meio físico e ambiental.
Falésias são paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela lenta mas constante ação da água do mar, através das ondas e marés, e também pela chuva, que após um longo período de tempo indo de encontro à rocha, acaba por "esculpi-la", originando costas altas e abruptas, resultado direto da erosão marítima"
A) do clima tropical semiúmido com 4 a 5 meses de seca e temperaturas mais elevadas entre janeiro e março.
superúmido
B) da planície costeira onde aparecem meandros abandonados, lagos residuais e “ressacas”.
C) de uma cobertura vegetal de floresta perene e homogênea em quase todo o município.
heterogênea
D) de colinas de baixa altitude formadas por rochas antigas e muito desgastadas pelo clima úmido.
planaltos
E) de fraca rede hidrográfica que não condiz com o elevado volume de chuvas na região.
a bacia do Rio Amazonas é a maior do mundo
O relevo amapaense é formado por planícies fluviais, fluviolacustres e depressões, ou seja, um relevo de terras baixas.

Assinale a opção que indica corretamente as unidades ordenadas da de menor para a da maior altitude.: 1 – 2 – 3.
1 - Planície Costeira; 2 - Tabuleiro Costeiro; 3 - Colinas do Amapá.
Sobre as unidades de relevo do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. A unidade Colinas do Amapá é formada por rochas do embasamento cristalino, com formas de relevo onduladas e apresenta as maiores altitudes do estado.
II. A unidade Tabuleiros Costeiros é formada por rochas sedimentares, com formas de relevo plano ou suavemente ondulado e latossolos de baixa fertilidade.
III. A unidade Depósitos do Quaternário é formada por depósitos sedimentares recentes e corresponde às áreas baixas e planas situadas ao longo do litoral.
Está correto o que se afirma em: I e III, apenas.
Os Tabuleiros Costeiros são ambientes formados por sedimentos do Grupo Barreiras, com remanescentes formando morros testemunhos e planalto dissecado de topo convexo, com fortes desníveis altimétricos e entalhes profundos (Costa Júnior, 2008).
A área do parque é coberta por floresta ombrófila densa (ou floresta tropical pluvial) do tipo submontana.
O Parque de Tumucumaque fica no Amapá, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e o Suriname. Com 3,8 milhões de hectares de área, quase do tamanho do Rio de Janeiro, será o maior parque de floresta tropical do mundo, tamanho maior que o da Bélgica.
Sobre as características ambientais das regiões situadas próximas da linha equatorial assinale a afirmativa incorreta.
A) A amplitude térmica anual é inferior a 6°C (isotermia).
B) As diferenças sazonais são definidas pelo regime de chuvas.
C) As temperaturas médias mensais permanecem acima de 18C.
D) O regime dos rios é definido pela variação anual da temperatura.
E) A evapotranspiração é parte da estabilidade do bioma amazônico.
Sobre as características climáticas de Macapá, assinale a afirmativa correta.: Apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano.
O Amapá é cortado pela linha do equador, portanto está na ZCIT – Zona De Convergência Intertropical, de clima equatorial.
A) Matapi apresenta a segunda bacia hidrográfica do Amapá em extensão.
A maior bacia hidrográfica é a bacia do Rio Araguari, com 42.711 km², seguida da bacia do rio Jari com 32.166 km². Os rios mais extensos do amapá: Rio Jarí 785km, rio araguari 560km, rio oiapoque 350km.
B) Araguari pertence à bacia Amazônica e tem sua foz nas proximidades da ilha de Marajó.
É o rio amazonas que tem sua foz nas proximidades da ilha de Marajó.
C) Oiapoque atravessa área de relevo movimentado da serra do Tumucumaque.
O rio Oiapoque nasce na serra Tumucumaque (ou Tumuc-Humac) porém não atravessa esta área de relevo.
D) Pedreira é afluente do rio Araguari e é importante porque banha a Serra do Navio.
É o rio Amapari que banha Serra do Navio.
e) Jari é divisa natural com o Estado do Pará e faz parte da bacia Amazônica.
Assertiva correta. O rio Jari tem 785 km de extensão, nasce na Serra do Tumucumaque e deságua na margem esquerda do Rio Amazonas, em frente a Ilha Grande de Gurupá, servindo de limite entre os estados do Pará e do Amapá. Este rio foi muito importante na colonização da Calha Norte do Rio Amazonas, servindo de via de transporte da castanha e de outros produtos extraídos das florestas da região. Possui grande potencial hidroelétrico na região de Santo Antônio da Cachoeira e Itapeuara. É navegável da sua foz até a Cachoeira de Santo Antônio, é um dos afluentes da margem esquerda do rio Amazonas. Algumas cachoeiras se formam em seu curso como: Cachoeira de Santo Antônio, Cumari, Inajá, Aurora, Maçaranduba, Guaribas, do Rebojo e do Desespero.

O texto descreve a região destacada no mapa com o número: 3.
A região trata-se da SERRA DO TUMUCUMAQUE. Tanto o Rio Jari como o Rio Oiapoque nascem na Serra. A serra do Tumucumaque é uma pequena cadeia montanhosa sul-americana localizada no planalto das Guianas, estendendo-se por cerca de 320 quilômetros (75 milhas) no sentido leste-oeste, na área de fronteira entre o norte do Brasil, e na região sul do Suriname e da Guiana Francesa.
I. Temperaturas médias mensais acima de 30 °C.
II. Menores volumes de chuvas entre agosto e novembro.
III. Forte atuação das massas de ar equatoriais e tropicais.
IV. Elevada amplitude térmica mensal e anual.
O clima de Macapá apresenta as características: II e III.
A temperatura média é de 27º. a ausência dos ventos alísios neste período ocasiona um período de seca (estiagem), tendo entre os meses de Dezembro e Julho o período de chuvas. Amplitude térmica é o mesmo que variação de temperatura. No Amapá, a amplitude térmica é baixa, pois a temperatura não sofre muitas variações. Trocando em miúdos: a cidade é quente o tempo todo!
Com base no texto, assinale a opção que identifica corretamente o tipo de área legalmente protegida exemplificada pela APA da Fazendinha.: Unidades de Conservação.
APA da Fazendinha é uma unidade de conservação, onde é possível a utilização de recursos ambientais alinhados com a conservação do local.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, analise as assertivas abaixo:
I – De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, é uma Unidade de Proteção Integral cujo objetivo básico é a preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e de turismo ecológico.
III – Esta Unidade de Conservação ocupa a bacia do rio Oiapoque: Vila Brasil, Camopi, Clevelândia do Norte e Oiapoque que são algumas das comunidades que fazem parte da Unidade de Conservação e do seu entorno.
V – Suas terras abrangem os municípios de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Almerim.
(apenas as assertivas certas, acima)
( ) O Parque Nacional do Cabo Orange possui parte de sua área em águas litorâneas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,: V – F – V.
A Floresta Nacional do Amapá é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.

Com base nos seus conhecimentos e no mapa, analise a assertivas a seguir:

A área de Matas e/ou florestas naturais destinadas à preservação permanente ou reserva legal está representada pelo número 1.

I. Oiapoque: Estratégico para o país, por ser o único município brasileiro que faz fronteira com a Guiana Francesa. Em seu território estão demarcadas áreas protegidas, como as indígenas (Galibi, Juminã e Uaçá) e as unidades de conservação (os Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque e Cabo Orange).
II. Amapá: Único Município Amapaense onde foi criada uma república independente (República do Cunani). Em seu território são exploradas: a agricultura, a pecuária, a garimpagem e a pesca. Seus principais atrativos turísticos são a praia do Goiabal e a Cachoeira Grande.
III. Calçoene: Município onde ocorreu a disputa por território entre Brasil e França, e onde foi construída uma Base Aérea que deu apoio aos norte-americanos na segunda Guerra Mundial. Suas principais atividades econômicas são a pecuária extensiva e a pesca.
IV. Pracuúba: Um dos municípios mais novos, foi criado após a transformação do Amapá em Estado e devido aos seus ambientes naturais constitui um dos polos pesqueiros mais importantes do Estado.
Estão CORRETAS: Apenas a IV

Sobre a floresta de terra-firme, assinale a afirmativa correta.: Possui uma grande massa foliar que, através do processo de evapotranspiração, atua na manutenção do equilíbrio hídrico reinante.
Com folhas largas, típicas de regiões de clima úmido e equatorial. A largura das folhas permite uma intensa transpiração. Floresta ombrófila (Floresta de sombreamento), o que dificulta a luz solar chegar ao solo.
Populações e ocupação do espaço: processos migratórios; distribuição de renda; indicadores de qualidade de vida; populações tradicionais.
A) A população do Amapá tem menos de um milhão de habitantes
B) A maior parte da população do Amapá vive nas áreas urbanas
C) A maioria da população do Amapá se autodeclara parda
D) A maior parte da população do Amapá tem entre 40 e 50 anos
E) O município de Macapá é o mais populoso do estado do Amapá

Sobre as consequências ambientais do crescimento acelerado da população de Macapá (taxas de crescimento acima de 2% ao ano), analise as afirmativas a seguir.
I. A ocupação desordenada e acelerada das ressacas em Macapá tem produzido crescente e rápida degradação do bioma dessas áreas inundáveis, bem como o agravamento da qualidade de vida da população.
II. O despejo de lixo não tratado nos lagos e canais naturais de escoamento tem provocado profundas alterações no regime hidrológico e na morfologia hidrográfica, com grande impacto sobre o meio ambiente e as comunidades locais.
III. A forma de ocupação do sítio urbano induziu a ocupação das áreas de ressacas, mas a instalação da infraestrutura básica não acompanhou o ritmo do crescimento populacional nem tampouco promoveu a equidade social dos serviços públicos.
Está correto o que se afirma em: I, II e III.

Sobre a pirâmide etária do Amapá, assinale a afirmativa correta.: O estreitamento da base é explicado pela adoção de procedimentos antinatalistas e de planejamento familiar.
“Na década de 1990, a taxa de crescimento da população amapaense foi três vezes maior do que a da região Norte e cinco vezes maior que a taxa nacional. Esse crescimento, proporcionalmente acentuado em relação ao regional e ao nacional, perdura desde a década de 1940, o que tornou o espaço geográfico amapaense um dos principais polos brasileiros de atração de migrantes”.
(Adaptado de FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro (org.). Amapá 2000-2013 (Estudos Estados Brasileiros). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015, p. 27).
Sobre os fatores de atração de fluxos migratórios que caracterizaram o Amapá a partir da década de 1940, analise as seguintes afirmativas:
I. Na década de 1940, a criação da infraestrutura para o funcionamento do governo do Território Federal do Amapá foi um fator determinante para a atração de fluxos migratórios.
Está correto o que se afirma em: I e II, apenas.
“O macrodiagnóstico do Amapá propôs a divisão do estado em três grandes áreas homogêneas segundo sua natureza: inundável, savanítica e florestal de terra firme, que correspondem às grandes paisagens naturais da região.
A área homogênea de natureza savanítica é representada pelas formas campestres de terra firme que se apresentam com tipologias de _____. De modo geral, sua homogeneidade fisionômica é atribuída às características da vegetação que apresenta um estrato lenhoso aberto e um estrato herbáceo/arbustivo denso, ambos entrecortados por pequenas _____. Dentre as características físicas, sobressaem as formas de relevo ondulado e suave ondulado e a presença de _____”.
(Adaptado de IEPA. Macrodiagnóstico do Estado do Amapá: Primeira Aproximação do ZEE, 3.ed. rev. ampl. Macapá: IEPA, 2008: 72)
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.: cerrado – matas de galeria – tabuleiros
De modo geral, sua homogeneidade fisionômica é atribuída às características da vegetação que apresenta um estrato lenhoso aberto e um estrato herbáceo/arbustivo denso, ambos entrecortados por pequenas matas de galeria. Ilhas de matas também fazem parte da paisagem como um todo. Dentre as características físicas, sobressaem as formas de relevo ondulado e suave ondulado e a presença de tabuleiros.

(Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br)
Da leitura do gráfico é possível concluir que, entre 1991 e 2010, a estrutura etária da população de Macapá: foi modificada, principalmente, pelo atual processo de transição demográfica que combina redução da natalidade e da mortalidade.
Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores. fonte: Wikipédia Percebe-se claramente a diminuição do número de jovens e o crescimento do número de adultos e idosos, o que caracteriza a combinação da redução na taxa de natalidade e de mortalidade.
Quanto à pesquisa descrita acima,: a fim de garantir a representatividade dessa pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde.
Com o aprofundamento da guerra, Vargas teve que escolher o lado norte-americano, uma vez cortadas as relações marítimas com a Europa. Conquistou mais ganhos materiais que nenhum outro país do continente, como armamentos e treinamento de uma tropa para lutar na Europa, a FEB (Força Expedicionária Brasileira), e dinheiro para instalação da primeira grande siderúrgica latino-americana, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) de Volta Redonda. Em troca, forneceu matérias-primas e produtos estratégicos, como a borracha, e cedeu 16 bases em território nacional para ocupação de soldados e oficiais dos Estados Unidos, como a Base Aérea do Amapá. Com a construção dessa Base, antes mesmo do Amapá se tornar território, o governo central demonstrou na prática a importância das terras amapaenses para o Brasil e para o mundo em guerra. Por conta da expansão alemã pela Europa e a África, o litoral norte do Brasil se tornou estrategicamente crucial, para concentrar as forças armadas que pudessem combater os nazistas nessa altura do Oceano Atlântico.
(Adaptado de: CAVLAK, luri e GRANJER, Stéphane. Entre criação do Amapá e intercâmbios econômicos, as consequências da Segunda Guerra Mundial nas relações entre o Brasil e a Guiana Francesa Revista Fronteiras & Debates, Macapá, v. 1, núm, 1,2014, pp. 69-70)
São características demográficas do estado do Amapá: A população passa por um processo de envelhecimento, tal qual o Brasil, embora a taxa de fecundidade permaneça como uma das mais altas do país.
Conforme dados do último Censo Demográfico de 2010,realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), a taxa média de crescimento anual está entre as maiores do país: 3,4%. Essa taxa é consequência do grande fluxo migratório com destino ao Amapá, além do crescimento vegetativo. Pouco mais de 600 mil amapaenses residem em áreas urbanas, o que corresponde a 89,8% da população. A zona rural é habitada por 68,1 mil habitantes, respondendo por 10,2%. Com relação ao sexo, 50,1% são homens e 49,9%, mulheres.
I. A densidade demográfica é baixa.
II. Mais da metade da população do estado vive na zona rural.
III. A esperança de vida da população tem aumentado a cada recenseamento.
stá correto o que se afirma APENAS em: I e III.
I Correto, é pouco povoado. II Errado, a população amapaense é predominantemente urbana. III correto, tem ocorrido uma melhoria geral nos índices sociais.
A) Embora esteja entre os municípios de maior população do estado, Laranjal do Jari apresenta densidade demográfica menor que 10 hab./km2.
Laranjal do Jarí é o terceiro Município mais populoso do Estado do Amapá, porém, tem uma densidade demográfica muito baixa, com cerca de 1,29 habitante por km². Ressalta-se que Laranjal do Jarí é o segundo maior município do Amapá.
B) Mazagão e Calçoene são os municípios menos urbanizados do estado, embora as densidades demográficas sejam altas para o estado.
Mazagão possui densidade demográfica de 1,30 hab/km² (conforme IBGE). Calçoene 0,63 hab/km². Compare com a média estadual e veja o quanto é baixa, contrariamente ao que afirma a alternativa.
C) A taxa de urbanização de Macapá, registrada em 2010, foi superior a 90%, entretanto a densidade demográfica no mesmo período era inferior a 50 hab./km2.
De acordo com o IBGE(2010), Macapá possui densidade demográfica de 62,14 hab/km². O Amapá é considerado um Estado com densidade baixa, isto é, com uma população geograficamente concentrada. O Estado do Amapá possui alta taxa de urbanização (média de 90%)
D) Macapá, Santana e Vitória do Jari são os três municípios mais populosos do estado, confirmando a dispersão demográfica iniciada no fim dos anos de 1980.
Os municípios mais populosos do Amapá são, nessa ordem, Macapá, Santana e Laranjal do Jari
E)O norte amapaense apresenta altas densidades demográficas, mas as taxas de urbanização são as mais baixas do estado.
Serra Do Navio surgiu como colônia para os trabalhadores da empresa ICOMI.

I. O comportamento demográfico destaca Macapá como uma das cidades de maior crescimento vegetativo do estado e do Brasil, embora sejam pouco expressivos os movimentos migratórios no município.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a população de Macapá permitem afirmar que está correto o contido APENAS em: II
I - Errada. O boom populacional de 1991 foi consequência da criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) e também da transformação do território em Estado do Amapá (1988). Ou seja, o crescimento demográfico observado no gráfico de certa forma é decorrente de movimentos migratórios no município.
II - Correta
III - Errada. O setor terciário ainda é o grande responsável pelo PIB do Estado, sendo Macapá, a capital, o município que mais contribuiu para o PIB em 2015, seguido de Santana e Laranjal do Jari.
É o município mais populoso do Estado e, levando em conta que o Estado tem cerca de 800 mil habitante hoje, concentra mais da metade da população mesmo.
Da leitura dos dados da tabela, é correto afirmar que: nas últimas décadas Macapá apresentou taxas de natalidade menores do que as que ocorrem no estado como um todo.
Se diminuiu a quantidade de jovens é devido à menor quantidade de nascimentos na localidade, pois a população vai ficando velha e não há reposição populacional.
(fcc 2018) Considere o gráfico abaixo.
Monumento do Marco Zero do Equador –Macapá-AP
Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos geográficos sobre a cidade de Macapá, avalie as afirmativas abaixo.
I - A Igreja de São José e a Fortaleza de São José de Macapá representam as formas espaciais que marcam a transformação do Amapá em Território Federal, cujo principal objetivo foi defender as fronteiras da região amazônica frente à cobiça e ameaças estrangeiras.
II - A partir da década de 1990, a cidade de Macapá conhece um grande crescimento populacional e um intenso processo de expansão urbana, gerado em parte, pelo fluxo de imigrantes atraídos, sobretudo, pelo recém-criado Estado do Amapá e por políticas de desenvolvimento econômico como, por exemplo, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana.
III - A cidade de Macapá possui uma posição geográfica singular no mundo, pois está localizada na margem direita do maior rio do planeta e é cortada pela linha imaginária do Equador, que divide o mundo em oriente e ocidente.
IV - O fraco desenvolvimento econômico e a grande concentração da população do estado na cidade de Macapá têm provocado grandes problemas urbanos de ordem socioambiental, verificados através da ocupação de espaços impróprios para moradias como, por exemplo, as áreas de várzea e de ressaca.
Entre as afirmativas corretas, incluem-se,: apenas II e IV.
I. fica a cerca de 380 quilômetros da capital Macapá e o seu clima é temperado continental.
II. abrange os municípios de Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari e Mazagão.
III. é uma das nove áreas protegidas no Amapá que fazem parte da Reserva Nacional de Cobre e Associados.
IV. contempla 607.000 hectares, dos quais 40% pertencem ao município de Pedra Branca do Amaparí.
Estão corretas apenas as afirmativas: II, III e IV.
(quadrix 2021) Desde a sua transformação em estado, o Amapá vem elevando ininterruptamente seu índice de desenvolvimento humano, que, segundo as últimas análises, se encontra entre os quinze melhores do País. CERTO
Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,780, o Amapá possui a melhor média da Região Norte e a 12ª do Brasil. A taxa de mortalidade infantil é de 22,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, um pouco acima da média nacional, que é de 22. Outro aspecto positivo é a alfabetização, pois 97,2% dos amapaenses com idade superior a 15 anos são alfabetizados. Contudo, um dos grandes problemas do Estado são os serviços de saneamento ambiental, que atendem apenas 37% das residências.
A população estimada do Amapá chegou a 877.613 habitantes, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Urbanização e rede urbana.
(quadrix 2021) A população amapaense é predominantemente urbana, sendo a população rural, segundo o último censo demográfico, ligeiramente superior a 10% do total. CERTO
O Estado detém uma das maiores médias nacionais de urbanização (89,8% dos habitantes vivem em zonas urbanas). A capital, Macapá, abriga mais da metade da população estadual: 398.204 habitantes. Existem ainda outros 15 municípios, sendo que os mais populosos são: Santana (101.262), Laranjal do Jari (39.942), Oiapoque (20.509), Porto Grande (16.809) e Mazagão (17.032).
(fcc 2018) Considere os dados socioeconômicos de Macapá e Santana e o texto abaixo.
População (2017) Macapá − 474.706 Santana − 115.471
(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br)
Participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá (2015) Macapá 65% Santana 14,4%
(Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br)
As duas cidades formam um eixo de complementaridade de funções e representam o centro dos serviços e comércio no estado onde se concentra grande parte das atividades econômicas existentes.
A leitura dos dados e do texto permitem afirmar que, sobretudo, Macapá vive o fenômeno denominado:
A) verticalização urbana.
B) conurbação.
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território. Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.
C) macrocefalia urbana.
Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão. O Amapá registra a maior taxa de macrocefalia urbana no país, já que 75,50% da população do estado do Amapá está concentrada somente na região de Macapá, que atualmente possui 515.883 habitantes e compreendem somente dois municípios, Macapá e Santana há pouco mais de 20 km de distância.
D) megalopolezação.
E) gentrificação.
(fgv 2023) Uma característica marcante da urbanização na Amazônia é a elevada concentração populacional em poucos centros urbanos, em especial as capitais estaduais. Em 2010, o aglomerado urbano formado por Macapá e Santana concentrava, aproximadamente, 75% da população do estado do Amapá. Este fenômeno é denominado: Macrocefalia Urbana.
(quadrix 2021) A população amapaense encontra‐se dispersa de maneira homogênea pelos dezesseis municípios do estado, não havendo focos de concentração populacional em nenhuma área do estado. ERRADO
Macapá, a capital, concentra a predominância da população do estado, seguida por outras 4 cidades as quais somadas concentram mais de 85% da população: Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Porto Grande
(fcc 2018) Geógrafos que estudam a dinâmica urbana do Amapá utilizam a expressão Aglomerado Urbano Macapá-Santana porque: as duas cidades apresentam fortes complementaridades urbanas, como por exemplo, o aeroporto localizado em Macapá e o porto em Santana.
A importância de Macapá.
(fcc 2018) Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano, em 2013, Macapá apresentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,733, o maior do estado, superando os municípios de Serra do Navio e Santana, respectivamente, 2o e 3o do estado.
O IDH-M é uma medida que incorpora elementos como: educação e esperança de vida.
Atividades econômicas: extrativismo vegetal e mineral; agricultura; indústrias e serviços.
(fgv 2023) Sobre a relação entre o extrativismo mineral e os domínios naturais do estado do Amapá, analise as seguintes afirmativas:
I. O potencial de exploração mineral amapaense está situado principalmente no ambiente geotectônico pertencente ao Domínio de Crosta Antiga.
II. Os principais depósitos de manganês do estado estão situados em áreas dos Domínios Geotectônicos da Cobertura da Plataforma.
III. As principais atividades minerárias do estado estão situadas nas áreas inundáveis, na porção leste do território amapaense.
Está correto o que se afirma em: I, apenas.
(fgv 2022) Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Amapá representava 3,5% do PIB total da Região Norte e 0,2% do PIB total do país, segundo o IPEA. Em que pese a pequena contribuição para o PIB brasileiro, a economia amapaense tem crescido acima da média nacional. Sobre a economia do estado do Amapá, assinale a afirmativa correta.: A geração de empregos na administração pública, mediante a realização de concursos públicos, tem estimulado fluxos de migrantes mais qualificados.
(fcc 2017) O Governo do Estado atualmente busca investir no setor secundário, que consiste na transformação de matéria-prima em produtos de consumo. Dessa forma, os produtos regionais se tornarão mais acessíveis e competitivos no mercado local, regional e nacional. Entre os produtos regionais a serem destacados estão: o açaí e a castanha.
Os principais produtos do extrativismo amapaense são o açaí e a castanha.
(fcc 2002) A valorização e modernização do extrativismo tem como objetivos: proteger os recursos florestais do Estado, assegurar a permanência das comunidades tradicionais em seus locais de origem e melhorar suas condições de vida.
(fgv 2010) Os cerrados cobrem apenas 7% do território amapaense. Porém, em função das atuais modalidades de uso, constituem um dos domínios florísticos mais alterados e ameaçados do estado.
Em relação ao aproveitamento econômico dos cerrados no estado, assinale a afirmativa incorreta.
A) No início dos anos 2000 foi introduzido o cultivo de arroz em escala comercial em áreas de cerrado do município de Itajubal, atualmente o maior produtor do grão no estado.
B) Nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, extensas áreas de cerrado são destinadas à silvicultura para produção de cavacos de madeira para o mercado internacional.
AMCEL – Amapá Florestal e Celulose S.A, empresa brasileira de manejo florestal sustentável, cujo objetivo é reflorestar, processar e exportar cavacos de eucalipto produzidos de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade, para suprir de matéria-prima a indústria de celulose, papel e produtos de madeira. O controle acionário da Amcel é exercido pelos grupos japoneses Nippon Paper Industries e NYK-Nippon Yusen Kaisha, empresas com vasta experiência na área florestal e utilização de fibras vegetais. Com cerca de 130 mil hectares disponíveis para o plantio de florestas renováveis de eucalipto somados a 180 mil hectares de reservas nativas, o projeto florestal abrange sete municípios do estado do Amapá: Santana, Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Tartarugalzinho e Amapá, alvos de constantes investimentos socioambientais que refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região onde atua. Para nós, proteger toda a complexidade da natureza vai além de respeitar a legislação e órgãos ambientais. Proteger é um compromisso constante. Fonte:http://www.amcel.com.br/#about/ GABARITO LETRA B, haja vista que VITÓRIA DO JARI e LARANJAL DO JARI não fazem parte do roll de cidades amapaenses de atuação da Empresa, conforme se pode ver acima.
C) Na última década, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) tem desenvolvido estudos para estimar o potencial de cultivo de soja nos cerrados amapaenses.
D) A horticultura no estado desenvolve-se, especialmente, nas áreas de transição entre floresta e cerrado dos municípios situados no entorno da capital, Macapá.
E) A prática de pecuária bovina extensiva é um dos principais usos dos cerrados do Amapá, que servem como refúgio para o gado no período das cheias.
(fcc 2018) Em reportagem de janeiro de 2018 no Diário do Amapá lê-se o seguinte:
O setor do agronegócio vive um momento de franca expansão no Amapá, tendo registrado um forte aumento no volume de produção no ano passado, levando um produto, em especial, ao patamar de terceira maior riqueza exportada para países como China, Espanha, Israel e México.
(Disponível em: https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/entrevista/Adaptado)
O produto em expansão no estado é: a soja.
A soja é cultivada na porção central, onde predomina o cerrado que compreende apenas 6,9% do ecossistema do Estado do Amapá. Os principais produtos produzidos no Estado são: CASTANHA e o AÇAÍ.
(unifap) “Alguns administradores de Macapá e Mazagão incentivaram mais a agricultura, mesmo que esses núcleos funcionassem mais como reserva militar e salvaguarda da fronteira. Identifica-se uma primeira ambivalência do projeto: colônia agrícola e guarnição militar, de tal forma que freqüentemente as autoridades deslocaram ou indicaram muito tangencialmente o lugar da agricultura em favor do segundo interesse.” (MARIN, Rosa Elisabeth Acevedo. Prosperidade e estagnação de Macapá Colonial: as experiências dos colonos. In: GOMES, Flavio dos Santos (org.). Nas Terras do Cabo Norte: fronteiras, colonização e escravidão na Guiana Brasileira – séculos XVII/XIX. Belém: Editora Universitária/UFPA, 1999, p. 43.) Sobre a agricultura no Amapá, é correto afirmar que:
I – O cultivo do arroz em Macapá respondeu por duas demandas: uma em resposta às necessidades de abastecimento local num momento de afluxo de trabalhadores para a construção da Fortaleza de São José e as vilas de colonização, e a outra demanda provinha da exportação de arroz para Lisboa.
II – Os colonos de Macapá e Mazagão inseriam-se nas malhas da economia mercantil através da produção de arroz e algodão. O plantio de arroz, atividade principal, não concorria com a mandioca, generalizada nos “lugares de índios” e em vilas mais distantes.
(apenas as assertivas corretas acima)
(fcc2012) Considere as seguintes afirmações sobre a agropecuária do Amapá.
II. Os bubalinos são mais numerosos que os bovinos.
III. A área destinada a pastagens é mais extensa que a destinada aos cultivos.
(fgv 2010) Os ocupantes tradicionais da floresta estão sendo substituídos por novas atividades que adotam escalas altamente predatórias. O desmatamento para instalação de grandes latifúndios agropecuários acarreta graves impactos ambientais.
Com relação às consequências desses impactos analise as afirmativas a seguir.
I. Destruição da biodiversidade - o desmatamento elimina de uma só vez grande contingente de espécies, muitas vezes desconhecidas.
II. Ruptura do equilíbrio biomassa/solo - a derrubada da floresta interrompe a eficiente reciclagem dos estoques de nutrientes armazenados na biomassa e expõe o solo diretamente à erosão das chuvas.
III. Mudanças climáticas - a derrubada da cobertura florestal diminui a evapo-transpiração o que elimina a fonte injetora de vapor d´água na atmosfera, responsável pelas condições climáticas regionais.
(somente as assertivas corretas acima)
(fgv 2010 adaptada) As afirmativas a seguir apresentam algumas dificuldades existentes para a expansão da agropecuária no Estado do Amapá:
A baixa renda dos pequenos produtores dificulta a compra de corretivos e fertilizantes trazidos de outras regiões.
A inexistência de um cadastro fundiário e o reduzido percentual de terras tituladas devido à falta de regularização.
A deficiência da infraestrutura de transporte dificulta a distribuição e a comercialização dos produtos agrícolas.
O regime itinerante de "roças" impõe constantes desmatamentos, queimadas e consequente degradação ambiental.
(FGV 2010)
Sua produção tem sido estimulada por meio de convênios e decretos que concedem incentivos fiscais e benefícios aos produtores.
Sua extração é utilizada como um dos componentes da dieta alimentar básica das populações ribeirinhas e fonte de renda das famílias de extratores.
Seu mercado de consumo, consolidado devido ao consumo do "vinho", vem se ampliando com a conquista de novos mercados extra-regionais.
As utilizações das florestas de várzea estão centradas no extrativismo vegetal, principalmente do açaí”
“Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo (não é o ano inteiro). “
Sua importância atrai instituições do governo que desenvolvem projetos, entre outros, de desenvolvimento de tecnologias de manejo sustentável de açaizais nativos.
(funcab 2014) Funai estima que 69 grupos estejam isolados
A Funai estima que haja no país 69 grupos isolados, espalhados principalmente pelos Estados da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins e parte do Maranhão. Há indícios de um grupo que viveria nas proximidades da cidade de Cavalcante, em Goiás.
Segundo o Coordenador-Geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias.
( Folha de S. Paulo 2 de jun. de 2008.Adaptado.)
As ações predatórias referidas no texto são promovidas por: madeireiros.
(pmap 2002) A economia do Estado do Amapá é diretamente dependente: dos recursos naturais locais.
(fcc 2014) Sobre a economia do Amapá, é correto afirmar que, atualmente,
A) a mineração do ouro e do manganês continua sendo, desde os anos 1950, o carro-chefe da economia local, sendo empreendida por dezenas de mineradoras estrangeiras.
A extração de manganês no município Serra do Navio decaiu ainda na década 1990 devido ao esgotamento precoce das reservas. Hoje em dia, o município é um dos mais pobres do Estado. Em relação ao ouro, ainda é explorado no município de Pedra Branca do Amapari, pela empresa Beadell, e é o principal produto mineral de exportação do Amapá.
B) as atividades agrícolas vêm crescendo em grande escala, sendo responsáveis pela maior parte das exportações do Estado.
De fato, as atividades agrícolas vêm crescendo em grande escala, principalmente a produção de soja, porém ainda não são responsáveis pela maior parte das exportações do Estado.
C) a indústria de bens de consumo provocou considerável crescimento do PIB do Estado desde a criação de zonas francas em Macapá.
D) o extrativismo vegetal vem despontando como uma alternativa econômica viável para o meio ambiente e capaz de atrair investimentos industriais.
O extrativismo vegetal/mineral é a principal atividade econômica do Estado. A Zona Franca Verde tá aí pra comprovar que é capaz de atrair investimentos industriais.
E) o turismo voltado à pesca artesanal é a principal fonte de ingressos no Estado, uma vez que o Amapá possui vasta hidrografia e abundante variedade de peixes.
(fcc 2017) Dentre as iniciativas de desenvolvimento econômico do Amapá com preocupação de preservação ambiental, no século XX, podemos citar
A) a regulamentação da Zona Franca Verde, que favoreceu a exportação para a indústria de cosméticos e de fitoterápicos.
Com o principal atrativo da isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Zona Franca Verde (ZFV), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 18 de dezembro de 2015, criará um espaço econômico que permite a instalação de indústrias para a fabricação de produtos que utilizem matéria-prima da biodiversidade amapaense. Diferente da atual Área de Livre Comércio (ALC), na qual os incentivos fiscais limitem a compra e venda de produtos para circulação local, a Zona Franca Verde concederá benefícios para indústrias e os produtos produzidos poderão ser comercializados em todo o território nacional e exportados. O novo polo industrial, que será instalado na Área de Livre Comércio Macapá e Santana (ALCMS), traz muitos desafios ao Estado, e com isso uma nova perspectiva de desenvolvimento e crescimento econômico. O parque industrial do Amapá será composto não apenas por grandes empresas, mas também por pequenos empreendedores do Estado.
B) a inauguração da Rodovia Perimetral Norte, que interligou Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, sem prejudicar as reservas indígenas.
C) o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, que estimulou a exportação de produtos derivados da castanha.
D) a criação do Parque Amazônico do Amapá, que ocupa mais da metade do Estado e abriga a agricultura familiar.
E) o reconhecimento internacional conferido ao Complexo Minerador do Amapá, que recuperou todas as áreas prejudicadas pela extração de minérios.
(fcc 2018) Considere as afirmativas abaixo sobre as atividades industriais de Macapá-Santana:
I. Um dos principais problemas para o avanço da industrialização é a insuficiente oferta de energia elétrica necessária ao funcionamento de máquinas pesadas.
II. O parque industrial instalado na capital privilegiou o setor da indústria de bens de equipamento, superando o tradicional parque industrial de Belém.
III. As deficiências no setor de transporte terrestre e a distância entre o parque industrial e os centros consumidores do interior dificultam a instalação de novas indústrias.
Projeto Sistema de Vigilância da Amazônia ou SIVAM.
I. Mesmo tendo sido criada há mais de uma década, os sistemas de gestão metropolitana ainda não foram implantados.
II. A incorporação de Mazagão representou um aumento da concentração demográfica, atingindo cerca de 45% da população do estado.
III. A RMM deverá otimizar o uso de recursos públicos, além de captar mais recursos de convênios com o governo federal.
Está correto o que se afirma APENAS em: I e III.
(fcc 2018) Em abril de 2018 foi sancionada a lei que cria a Região Metropolitana de Macapá (RMM). Sobre essa Região são feitas as seguintes afirmações:
I. Inicialmente, a RMM era formada por Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado e que se caracterizavam por concentrar a maior parte da população amapaense; recentemente, Mazagão foi incorporado à região.
II. A integração metropolitana foi realizada desde o início da década de 2010 possibilitando ao poder público criar inúmeros serviços que atendem toda a população da região.
III. Apesar da expansão urbana da RMM, a Área de Proteção Ambiental Curiaú (APA Curiaú) mantém-se íntegra e preserva ambientes de alta diversidade paisagística.
(fcc 2018) Considere as afirmações abaixo sobre aspectos econômicos do estado do Amapá.
I. Os principais setores industriais do estado são: Madeira/Mobiliário e Minerais não metálicos.
II . Em 2013, as atividades agropecuárias e industriais, somadas, corresponderam a 55% do PIB do estado.
III . Em 2012, o maior PIB per capita foi registrado no município de Mazagão, enquanto que o menor foi registrado no município de Amapari.
Está correto o que consta APENAS de: I e III .
(pmap 2004) O consumo de energia elétrica, no estado do Amapá, é decorrente de vários fatores econômicos, políticos e sociais. Dentre eles, encontram-se o crescimento demográfico e a implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS).
De acordo com o texto e a partir da análise da tabela, identifica-se uma característica expressa na seguinte afirmativa: o consumo de energia elétrica residencial aumentou consideravelmente em função do crescimento demográfico do estado.
O Amapá já integra o Sistema Interligado de Energia elétrica o (SIN) a partir da linha de transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, que permite a ligação dos estados do Amazonas, Amapá e do oeste do Pará. Com aproximadamente 1.800 quilômetros de extensão total em tensões de 500 e 230 kV em circuito duplo, ela passa por trechos de florestas e atravessa o Rio Amazonas.
As questões socioambientais.
(FGV 2010) Segundo o IBGE, a Região Amazônica vive hoje um novo período graças à adoção do modelo de desenvolvimento socioambiental, conceitualmente estruturado sob a égide do desenvolvimento sustentável.
Com relação aos objetivos desse modelo, analise as afirmativas a seguir.
I. Reduzir o desmatamento e promover a adoção das práticas de manejo florestal.
II. Desenvolver os múltiplos usos dos ambientes florestais em benefício das populações locais.
III. Promover o desenvolvimento de sistemas agroflorestais por meio da criação de Reservas Extrativistas de Uso Sustentável.
Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas.
I. Com cerca de 750 km de extensão, é considerada a mais preservada e menos densamente povoada do país.
II . A foz do rio Araguari constitui um marco divisório entre a zona costeira oceânica ao norte e a zona costeira estuarina ao sul.
III . Uma grande carga de sedimentos do rio Tocantins marca toda a paisagem ao sul da zona costeira.
Está correto o que consta APENAS de: I e II.
I. Na década de 1950 teve início no ex-Território do Amapá, um projeto de exploração de grandes jazidas de manganês. Para poder viabilizar a exportação desse minério, foi necessária a construção da Estrada de Ferro do Amapá – EFA, o porto de Santana e dois núcleos urbanos planejados.
II. Em 1967, iniciou-se um projeto que teve, a princípio, o objetivo de integrar atividades florestais, agrícolas, minerais e industriais. Esse projeto ainda se estrutura em torno de dois núcleos urbanos principais: a cidade planejada de Monte Dourado (PA) e a cidade de Laranjal do Jarí (AP); gerada de ocupação espontânea.
III. No ano de 1985 teve início um projeto que foi concebido com a finalidade de proteger e fiscalizar o movimento na área de fronteira setentrional do país, através de ações nos setores de infra-estrutura viária, energética e de comunicações.
: I - Projeto Icomi na região central; II - Projeto Jarí na região Sul e o III - Programa Calha Norte na região norte do Amapá.
Considere a tabela abaixo.
(Disponível em: http://atlasbrasM.org.br/2013/consulta)
Sobre aspectos sociais do estado do Amapá no contexto brasileiro, é correto afirmar que: embora tenha o maior IDHM entre os estados da região Norte, o estado perde para Rondônia e Roraima em termos de Renda per capita.
I. É a região mais urbanizada e industrializada do Brasil. Nela se localiza a principal metrópole brasileira e uma das mais populosas do mundo.
II. Esta região foi durante muitas décadas a maior fornecedora de migrantes para as outras regiões brasileiras. Atualmente, recebe muitos desses migrantes que retornam, principalmente para as áreas metropolitanas.
III. Nesta região se localiza o estado com maior produção de grãos do Brasil. Extensas fazendas produzem commodities exportadas para várias partes do mundo.
Relaciona corretamente as regiões e às respectivas características em: 4-I; 2-III; 3-II
4 I. É a região (sudeste) mais urbanizada e industrializada do Brasil. Nela se localiza a principal metrópole brasileira e uma das mais populosas do mundo.
3 II. Esta região (nordeste) foi durante muitas décadas a maior fornecedora de migrantes para as outras regiões brasileiras. Atualmente, recebe muitos desses migrantes que retornam, principalmente para as áreas metropolitanas.
2 III. Nesta região (centro-oeste) se localiza o estado com maior produção de grãos do Brasil. Extensas fazendas produzem commodities exportadas para várias partes do mundo.
I. Representa uma perda da biodiversidade, uma vez que se faz necessário o desmatamento de grandes áreas.
II. Reduz a velocidade do escoamento das águas superficiais, uma vez que são feitos aterramentos para a instalação da infraestrutura urbana.
III. Aumenta as variações da temperatura ao longo do ano, uma vez que facilita a circulação dos ventos de nordeste provenientes do oceano.
Está correto o que se afirma em: I, apenas.
III- Errada. As áreas de ressaca são partes mais baixas. Nesse sentido, a habitação em áreas de ressacas pode ser considerada como uma barreira para o escoamento natural do vento, impedindo a circulação adequada do ar e gerando ilhas de calor.
( ) A escassez de investimentos públicos tem limitado a expansão dos serviços de saneamento, o que impede que eles atendem à demanda.
( ) O lançamento de esgoto doméstico sem tratamento nos cursos d’água tem agravado a poluição dos recursos hídricos, o que torna a água um veículo de doenças.
( ) O uso de metais pesados nos garimpos tem contaminado os corpos d’água, o que expõe a fauna aquática e as populações ribeirinhas a graves riscos sanitários.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,: V – V – V.
(vunesp 2021) A maior parte das cidades do Amapá enfrentou problemas no fornecimento de energia, que afetou o abastecimento de água, a compra e armazenamento de alimentos, serviços de telefonia e internet, entre outros. Quase 90% da população (cerca de 765 mil pessoas) foi afetada. (G1.globo.com https://bitlybr.com/gSvA7. 18.11.2020. Adaptado) A respeito do “apagão” do Amapá, é correto afirmar que: atingiu três transformadores na subestação de Macapá, o que gerou 22 dias de rodízio no fornecimento de energia no Estado e protestos populares.