Pronomes
(fepese 2016) Vou pôr ele a par do assunto. Errado
Vou pô-lo a par do assunto. Correto.
(cs ufg 2017) (...) De acordo com Almeida, no sistema utilizando os bambus, o esgoto passa por várias etapas. Para um tratamento primário, o material é depositado em um tanque no qual a matéria orgânica vai para o fundo e a água fica na parte superficial. Em seguida, o líquido passa para os tanques em que foram plantados os bambus. “O solo já é eficiente sozinho no tratamento dessa água, porque filtra as impurezas. Nele também é formada uma colônia de bactérias que vai consumir a matéria orgânica presente. O bambu também absorve essa água, liberando ela pela evapotranspiração para o ar”, explicou Almeida. Ao final, a água sairá tratada, sem risco de contaminação para o meio ambiente.(...)
No terceiro parágrafo, a organização sintática em “liberando ela”, na fala do professor, se justifica por constituir: registro comum na língua falada em que se faz uso do pronome reto com função oblíqua.
(fepese 2017) “Era para ______ trabalhar ________ ontem, mas não _______ encontrei em departamento nenhum.”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto: eu • com ele • o
(coseac 2017) A frase que corresponde, semanticamente, ao plural do pronome pessoal de primeira pessoa do singular do seguinte trecho: “Eu considerei que este é o luxo do grande artista”, é: Nós consideramos que este é o luxo do grande artista.
EU (1º PESSOA SINGULAR) → NÓS ( 1º PESSOA PLURAL)
TU (2º PESSOA SINGULAR) → VÓS (2º PESSOA PLURAL)
ELE (3º PESSOA SINGULAR) → ELES ( 3º PESSOA DO PLURAL)
(copeve ufal 2017) Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a elevá-la a um nível melhor.
William Bernbach, publicitário.
Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura linguística do texto: A repetição do pronome nós fortalece o argumento do autor de imprimir uma responsabilidade.
(integri 2016) Assinale a alternativa cuja expressão grifada corresponde a uma locução pronominal equivalente ao pronome pessoal reto nós: A língua que a gente fala pode ser assim no futuro.
(serctam 2016) “Nós respeitamos o patrimônio público”. Como podemos classificar “Nós” nesta frase?: Sujeito e pronome.
(Quadrix 2016) No segundo parágrafo, está destacada a forma "evitá-los". Analise o contexto em que ela aparece e assinale a alternativa que contenha uma análise totalmente correta: Trata-se da forma infinitiva do verbo "evitar" unida a uma variação do pronome do caso oblíquo "os".
(fcc 2016) Os árabes usavam mosaicos de azulejos para ornamentar as paredes de seus palácios, conferindo às paredes brilho e ostentação. Influenciados pela técnica mourisca, artesãos espanhóis e portugueses simplificaram a técnica e adaptaram a técnica aos padrões ocidentais.
Fazendo-se as devidas alterações, os elementos sublinhados acima estão corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em: conferindo-lhes − adaptaram-na
A forma LHE(s) representa substantivos regido das preposições A ou PARA:
"conferindo às paredes brilho e ostentação" = conferindo-lhes
Verbo terminado em M - Pronome será: na,no
"adaptaram a técnica aos padrões" = adaptaram-na
(fcc 2016) Lembro-me bem dela recolhendo os nossos uniformes do colégio e levando para lavar... (1º parágrafo)
Para que a expressão os nossos uniformes do colégio seja corretamente retomada por um pronome, o segmento sublinhado deve ser substituído por: levando-os.
(fcc 2016) Considere o texto abaixo.
O rio Madeira banha os estados de Rondônia e do Amazonas. ...I... esse nome, pois no período de chuvas seu nível sobe e inunda grandes porções da planície florestal, trazendo troncos e restos de madeira da floresta. É um dos principais rios da bacia do Amazonas e ...II... já foram dedicados textos literários, muitos ...III... possuem grande valor artístico.
As lacunas I, II e III do texto acima devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: I - Deram-lhe II - a ele III - dos quais
O "lhe" significa tão somente "a ele", pouco importando se o "ele" em questão é pessoa, coisa ou bicho.
No caso em tela siginifica "Deram a ele (ao rio) esse nome (...)" = Deram-lhe
(fcc 2016) Atente para o que se afirma abaixo.
I. O reconhecimento de Jia Zhang-Ke deve-se, em parte, ao fato de o cineasta despertar a curiosidade dos espectadores estrangeiros, que passam a conhecer, por meio de seus filmes, as consequências das transformações sociais ocorridas recentemente na China.
II. Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido, no segmento Sua idade permitiu a ele testemunhar a transição histórica pela qual a China passou depois de 1976... os trechos sublinhados podem ser substituídos, respectivamente, por: permitiu-lhe e por que.
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Exemplos:
Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
Por que você comprou este casaco?
Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais).Exemplos:
Estes são os direitos por que estamos lutando.
O túnel por que passamos existe há muitos anos.
III. Os elementos sublinhados em uma vez que exibem importância estética e memórias que estão sendo apagadas... são ambos pronomes que exercem funções diferentes.
Uma vez que: Conjunção subordinativa causal. / Memórias que estão sendo apagadas - Pronome Relativo
Está correto o que consta APENAS em: I-II
(fcc 2016) Em 1949, quando o pai morreu, Manoel herdou suas terras em Corumbá. Pensou inicialmente em vender as terras, mas a mulher convenceu Manoel a restabelecer raízes no Pantanal. Por ocasião do lançamento de "O Guardador das Águas", que daria a Manoel o seu primeiro Prêmio Jabuti, afirmou: "Entre o poeta e a natureza ocorre uma eucaristia".
Fazendo-se as alterações necessárias, os elementos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em: vendê-las − convenceu-o − lhe daria
Pensou inicialmente em vender as terras.
Quando o verbo terminar em r, s ou z, retiram-se essas letras e acrescenta-se o la, lo, las, los. Portanto: Vendê-las, pois se refere a terras, além disso, ao retirar o r a palavra vira uma oxítona terminada em e, logo deve-se acentuá - la.
mas a mulher convenceu Manoel a restabelecer raízes no Pantanal.
O nome Manoel pode ser substituído por o, a, os ,as. Não há fator obrigatório de ênclise ou próclise. Tanto a mulher o convenceu como a mulher convenceu - o estão corretas.
que daria a Manoel o seu primeiro Prêmio Jabuti
Quem dá, dá algo a alguém. No caso " a Manoel" é objeto indireto, portanto deve-se usar o lhe em substituição a ele. Aí fica lhe daria, nesse caso próclise obrigatória por causa da conjunção que.
(pf 4 ufrj 2016) Considere o texto a seguir:
“O tradicional colégio Pedro II, escola federal fundada em 1837, no Rio, não tem mais uniformes masculino e feminino. Na prática, o uso de saias está autorizado para os meninos, que podem usá-las livremente. Desde maio deste ano, o Pedro II adota nas listas de chamada o nome social escolhido por alunos e alunas transexuais”.
Adaptado de Colégio Pedro II, no Rio, libera saia para meninos. Estadão, 20/09/2016. http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,colegio-pedro- -ii-no-rio-libera-saia-para-meninos,10000077010
Para o estabelecimento da coesão textual, são diversos os recursos disponíveis na língua portuguesa. Entre eles estão os pronomes. O termo las, em destaque no primeiro parágrafo, trata-se de pronome pessoal: oblíquo átono, que se refere à palavra saias.
(fcc 2016) A questão refere-se ao período que segue.
Assim que foram entregues os documentos das crianças ao funcionário que iria conferir os documentos, o funcionário pediu às crianças que permanecessem frente ao guichê 5, no guichê devolveria os documentos às crianças em meia hora.
As repetições indesejáveis presentes na frase acima são eliminadas, em conformidade com a norma-padrão da língua, com a substituição dos segmentos destacados, respectivamente, por: que iria conferi-los − ele lhes pediu − em que os devolveria a elas
> conferir os documentos
conferi-los
> o funcionário pediu Às crianças
ele lhes pediu
> no guichê devolveria os documentos às crianças em meia hora
em que os devolveria a elas
(FCC 2010) Todas as religiões têm rituais, e os fiéis que seguem esses rituais beneficiam-se não propriamente das práticas que constituem os rituais, mas da meditação implicada nesses rituais.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por: os seguem - os constituem - neles implicada
(Fcc 2012) Amemos as ilhas, mas não emprestemos às ilhas o condão mágico da felicidade, pois quando fantasiamos as ilhas esquecemo-nos de que, ao habitar ilhas, leva-se para elas tudo o que já nos habita.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: lhes emprestemos - as fantasiamos - habitá-las
emprestemos às ilhas o condão mágico da felicidade - Quem empresta, empresta algo a alguém. Empresta o que? O condão mágico da felicidade. A quem? às ilhas. - Dessa forma, às ilhas é Objeto Indireto, por isso o uso do lhes.
O lhes vêm antes do verbo pois o "não" da frase atrai próclise.
fantasiamos as ilhas - Quem fantasia, fantasia algo ou alguma coisa. No caso da frase fantasia as ilhas, por isso Objeto Direto.
habitar ilhas - Quem habita, habtita algum lugar. No caso da frase habita ilhas, então Objeto direto.
(FCC 2007) Se há iniciativa e astúcia na ação do homem injusto, não há iniciativa e astúcia no bom cidadão que, apesar de indignado, não confere à iniciativa e à astúcia o mesmo valor que o mau reconhece na iniciativa e na astúcia.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados por, respectivamente,: as há - não lhes confere - nelas reconhece.
o, a, os, as --> quando o verbo pede complemento não preposicionado.
lhe, lhes --> quando o verbo pede complemento preposicionado - "a" ou "para".
não --> partícula atrativa
há - verbo pede complemento NÃO preposicionado; e o 'não' atrai o pronome.
confere - verbo pede complemento preposicionado (a crase já é um indicativo de que existe a preposição); e o 'não' mais uma vez atrai o pronome.
reconhece - apesar do verbo pedir complemento preposicionado, a preposição usada é o "em" (em + a = na), logo não se pode usar o "lhe" e nem o "a".
(fcc 2016) Para endereçar convites para um evento no prédio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, o cerimonialista convidará, entre outros, o Bispo da Diocese de Campo Grande/MS, o Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Juiz de Direito da Comarca de Campo Grande/MS. Os pronomes de tratamento para essas autoridades serão, respectivamente,: Vossa Reverendíssima, Vossa Magnificência e Meretíssimo.
(FCC 2013) Os pronomes de tratamento estão empregados corretamente em: Espera-se que, no Brasil, Sua Santidade, o Papa Francisco, seja recebido, com o devido respeito, pelos jovens.
(funece 2017) Os verbos destacados em “Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage / Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage.” (linhas 6-9 – texto 2), referem-se ao interlocutor tratando-o por você. Caso a forma de tratamento fosse “tu”, as formas verbais destacadas ficariam, respectivamente: dê — encha — dê — esquece
A frase está no imperativo. Um macete para resolver o imperativo quando a pessoa for TU e VÓS é a seguinte:
- Quando o imperativo for AFIRMATIVO, vc conjuga o verbo da mesma forma que o presente do indicativo e retira o S:
DAR:
Presente do indicativo: TU DÁS / VÓS DAIS
Imperativo (retira o S): DÁ TU / DAI VÓS
ENCHER:
Presente do indicativo: TU ENCHES / VÓS ENCHEIS
Imperativo (retira o S): ENCHE TU / ENCHEI VÓS
- Quando for impetativo NEGATIVO, vc conjuga o verbo da mesma forma do PRESENTE DO SUBJUNTIVO (e não do indicativo), SEM retirar o S:
Presente do subjuntivo: TU ESQUEÇAS / VÓS ESQUEÇAIS
Imperativo Negativo: Não ESQUEÇAS TU / NÃO ESQUEÇAIS VÓS
(FCC 2014) Vossa Excelência, Vossa Eminência e Vossa Magnificência são formas tradicionais de tratamento utilizadas, respectivamente, para: juízes, cardeais e reitores.
(FCC 2010) A frase em que se apresenta adequado e uniforme o tratamento pessoal e verbal é: Vimos, por este dispositivo, solicitar que Vossa Senhoria acolha e encaminhe ao Juiz da 4a Vara os autos do referido processo.
(FCC 2010) A Vossa Excelência, nossa prestigiada Embaixadora, dirigimos os votos de que possa cumprir com êxito sua missão diplomática em região tão conturbada por conflitos entre nações vizinhas.
(FCC 2008) Esperamos que V. Exa, Senhor Prefeito, mande verificar as condições por nós apontadas, e que sejam tomadas as medidas necessárias no sentido de solucionar tais problemas.
A seu dispor, atentos às providências,
Os moradores
(FCC 2006) Desejo entrevistar V. Sa. e, portanto, solicito que me reserve duas horas em dia a ser agendado previamente. Agradecendo-lhe antecipadamente,
João das Tintas Jornalista
(Fiocruz 2016) “Professor de química da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, Antônio Otávio de Toledo Patrocínio está otimista com os avanços na área.” (9º §)
Suponha que o referido professor, otimista com os avanços da área, enviasse correspondência oficial ao Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, solicitando autorização para dar continuidade às suas pesquisas.
De acordo com as recomendações do Manual de Redação da Presidência da República, a redação adequada, considerando-se a forma de tratamento e a concordância verbal, nos termos de um memorando, será: Solicito a Vossa Magnificência que autorize a continuidade das pesquisas sobre a conversão do CO₂ de volta nos combustíveis de cuja queima ele se originou, como a gasolina e o óleo diesel.
(prefeitura de bom retiro sc 2016) Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do pronome de tratamento na frase “S.S. visitou vários países” inclusive ao Brasil, o pronome de tratamento refere-se: Ao papa.
(Crescer consultorias 2016) Vossa Eminência é o pronome de tratamento utilizado para: Cardeais.
(Fepese 2016) Na redação oficial, os pronomes de tratamento requerem o verbo na terceira pessoa do plural. Assim, está certa a seguinte oração: “Aguardamos que Vossa Senhoria se manifeste a respeito do nosso pedido”.
(fepese 2016) Assinale a alternativa correta, considerando a norma culta da língua portuguesa.: Informamos a Vossa Senhoria e sua família que o evento beneficente foi cancelado.
(publiconsult 2016) Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Exemplo: “Vossa Excelência nomeará seu substituto (e não “...vosso ...”).
Com relação aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência encontra-se licenciado".
(Ifsul mg 2016) Mariana Sales, Coordenadora de um curso técnico no IFSULDEMINAS, elaborou um ofício. Antes de imprimir, solicitou à Aline Maia a revisão linguística do trecho a seguir:
Em atendimento a solicitação de V. Excelentíssima e Digníssima Presidente do Conselho de Dirigentes Lojistas desta cidade, esclarecemos que as providências serão tomadas em tempo hábil afim de garantir a execução do Projeto “Beringelas à mesa”.
Considerando que a servidora Aline Maia observou o uso da língua padrão no gênero textual “ofício”, a revisão feita foi: Em atendimento à solicitação de V. Sa., Presidente do Conselho de Dirigentes Lojistas desta cidade, esclarecemos que as providências serão tomadas em tempo hábil a fim de garantir a execução do Projeto “Berinjelas à mesa”.
(fundatec 2016) O texto se dirige ao leitor, utilizando a forma “você”. Caso esse mesmo texto fosse submetido a um Ministro de Estado, a forma correta de questioná-lo, no que concerne ao uso dos pronomes de tratamento e à correção gramatical, seria: Sua Excelência, o Senhor Ministro, concorda com o que está exposto no texto?
PRONOMES POSSESSIVOS
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
PRONOMES RELATIVOS
(fcc 2017) Uma criança pode revelar grande interesse por uma profissão ...... os pais sonharam, mas nunca exerceram.
Preenche corretamente a lacuna da frase acima o que está em: com que.
Sonhar ---> vti --> quem sonha...sonha com algo/alguém
Os pais sonham com uma profissão.
(fcc 2016) Não raro, o homem moderno considera construções antigas como bens ultrapassados, ..I.. deveriam ceder lugar a edificações mais arrojadas.
Preenche corretamente a lacuna I da frase o que se encontra em: os quais.
Olhar direto o verbo ou o nome depois do pronome relativo:
....deveriam ceder lugar (ceder lugar A quem?) a edificações mais arrojadas.
Já tem a preposição a, então resposta D, os quais.
(fcc 2016) Atente para as afirmações abaixo.
I. O uso obrigatório dos sinais indicativos de crase na frase não só às festas, mas também ao artesanato, à música, à dança, à culinária deve-se à regência do verbo “aplicar”. (1º parágrafo)
Aqui o verbo "aplicar" está na forma pronominal, "aplicar-SE", no sentido de "dedicar-se a", rege a preposição "a". Somado ao artigo que acompanha as palavras femininas, dá-se a crase.
II. O segmento Trata-se de um fantasma produzido... (4º parágrafo) está corretamente reescrito do seguinte modo: Tratam-se de ilusões produzidas…
O verbo "tratar" neste caso é V.T.I. que somado a partícula "se" indetermina o sujeito. Sendo assim, a estrutura "trata-se de" é invariável, não flexiona no plural. V.T.I. no singular + se (índice de indeterminação do sujeito). Então, o correto seria: "Trata-se de ilusões produzidas"
III. No 2º parágrafo, o segmento “no qual” pode ser substituído por “em que”, sem prejuízo da correção e do sentido.
"Supõe-se que elas conheceram em sua longa história um momento no qual (ou em que) teriam florescido na sua forma mais autêntica e próxima às expectativas daqueles que as produzem." - Ambos são pronomes relativos!
Está correto o que consta APENAS em: I e III.