Conceitos básicos em administração: eficiência, eficácia, efetividade, qualidade; papéis do administrador

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(instituto aocp 2024) O maior grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos indica que a organização é mais: eficiente.
Eficiência: Menor tempo, com menor custo.
Eficácia: Adquire o resultado, independente dos custos.
Efetividade: Impacto, faz da melhor maneira possível juntando a eficácia com a eficiência!

(sustente 2019) Cláudio e Jonas são vendedores externos de uma empresa de confecção masculina. Trabalham sem salário fixo, recebem combustível para locomoção e vale-alimentação por dias úteis. Ao final do mês, de acordo com as metas de vendas alcançadas, recebem proporcionalmente seus salários. Na apuração dos valores a receber no mês de julho, verificou-se que ambos conseguiram alcançar as metas de vendas propostas, contudo, Cláudio reduziu suas despesas com combustível e alimentação 35% menos. No exemplo dado, pode-se concluir que, em relação aos conceitos de eficiência e eficácia, está correto afirmar: Ambos foram eficazes porque atingiram o resultado esperado, mesmo considerando os gastos realizados e os custos envolvidos; Cláudio, contudo, foi mais eficiente, uma vez que alcançou resultados com o mínimo de recursos.
Os 5Es da Administração são:
Eficiência: fazer mais com menos --> Recursos;
Eficácia: alcançar metas --> Resultados OU objetivos; 
Efetividade: mudança de cenário --> Impacto; 
Economicidade: fazer mais, com menos recursos, e mantendo a qualidade > Qualidade. 
Excelência: O melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.

(cpcon 2023) A administração pode ser definida como um processo de coordenação do trabalho coletivo dos membros de uma organização e de alocação dos recursos organizacionais, a fim de alcançar objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente, conceitos norteadores do desempenho da organização.
A respeito dos conceitos de eficiência e eficácia, assinale a alternativa CORRETA: É possível ser eficaz e não ser eficiente.
“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”

(fundep 2023) De acordo com o princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre o significado da efetividade: Manter-se no mercado. 
A efetividade se preocupa em manter-se no mercado, ou seja, a organização é efetiva quando consegue se manter competitiva e relevante no mercado ao longo do tempo.
Explicando melhor: a efetividade está relacionada a garantir que a organização não apenas atinja seus objetivos imediatos (eficácia/resultado) ou apenas utilize bem seus recursos (eficiência/custo-benefício) mas também se mantenha competitiva e impacte positivamente a longo prazo (efetividade). Isso é fundamental para o sucesso contínuo de qualquer empresa ou organização. (manter-se)

(quadrix 2023) No sistema de avaliação de desempenho organizacional, o indicador de eficiência mede se os processos estão funcionando de maneira adequada. ERRADO
No sistema de avaliação de desempenho organizacional, o indicador de eficácia mede se os processos estão funcionando de maneira adequada. 
Eficácia = Metas, Objetivos, Resultados.
Eficiência = Menor custo, Meios, "Fazer mais com menos"

(unesc 2023) O desempenho funcional na gestão pública e privada precisa ser monitorado quando se objetiva a busca pela racionalidade e melhoria dos resultados. Assinale a alternativa correspondente ao componente de análise de desempenho da administração caracterizado pela relação entre o resultado de um processo como a produção ou execução de um serviço e o consumo de recursos durante o processo e a produtividade: Eficiência.
eficiência - resultados + recursos

(fgv 2024) Uma clínica quer melhorar o controle e a avaliação de seus processos internos. Para tal, a direção da clínica quer definir alguns indicadores de eficácia e de eficiência. 
Nesse contexto, são um indicador de eficácia e um de eficiência adequados, respectivamente: número de clientes atendidos; tempo médio de atendimento; 

(iv ufg 2024)  O aumento nos custos com manutenção, energia elétrica e material de limpeza na organização RM, levou os seus gestores a implementar uma campanha de incentivos a redução de desperdício e a implementação de um controle de estoque. Dessa forma, espera-se que a empresa melhore a sua: eficiência.

(instituto aocp 2023) O primeiro estudo sobre os papéis do gerente ou do administrador foi conduzido por Henry Mintzberg que concluiu que os gerentes desempenham 10 papéis divididos em três categorias. Quais são essas categorias de papéis do administrador?: Papéis interpessoais, de processamento de informações e de decisão.
As três categorias de papéis dos administradores desenvolvidas por Mintzberg são:
Papéis interpessoais: Líder, Ligação e Porta-voz.
Papéis informacionais (processamento de informações): Monitor, Disseminador e Porta-voz.
Papéis decisórios: Empreendedor, Solucionador de problemas, Alocador de recursos e Negociador.

(instituto aocp 2021) Em qual categoria de papéis do administrador estão incluídos os papeis de figura de proa, líder e ligação?: Categoria de papéis interpessoais.
Segundo Mintzerg, os administradores podem desenvolver 10 papéis, divididos em 3 categorias:
Categoria Interpessoal:
Representação (proa);
Liderança (líder); e
Ligação (elo).
Categoria Informacional:
Monitoração;
Disseminação; e
Porta-voz.
Categoria Decisória:
Empreendimento;
Resolução de conflitos;
Alocação de recursos; e
Negociação.

(consulplan 2011) São considerados papéis do administrador: Interpessoais, informacionais, decisórios.

(consulplan 2015) As organizações modernas estão inseridas em um ambiente onde as transformações ocorrem a todo momento, em um ritmo acelerado. Atuar neste contexto organizacional é um desafio para as empresas. Desta forma, espera‐se que o administrador possua as características necessárias para organizar, dirigir e controlar as organizações. Estas características comportamentais são conhecidas como “papéis do administrador”. Para Chiavenato apud Mintzberg (1973), os papéis do administrador são divididos em três categorias; assinale a afirmativa INCORRETA. 
A) Papéis decisórios: referem‐se à forma como o administrador utiliza a informação em suas tomadas de decisão.
B) Papéis informacionais: trata‐se de como o administrador intercambia e processa as informações que envia e recebe de outras pessoas dentro e fora da organização.
C) Papéis situacionais: trata‐se da forma como o administrador se comporta e atua em cada situação, como na tomada de decisão, na resolução de conflitos e na busca por resultados.
D) Papéis interpessoais: estão focados nas habilidades humanas. Tem relação com o modo como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados, clientes e fornecedores.

(moura melo 2015) Mintzberg identificou dez papéis específicos do administrador, dividindo-os em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial. Analisando os papéis de representação, liderança e empreendimento, podemos dizer que estes pertencem às categorias: Interpessoal e decisorial.
Papéis Interpessoais: Símbolo, Ligação, Líder
Papéis Informacionais: Monitor, Disseminador, Porta-voz
Papéis Decisoriais: Controlador de distúrbios, Alocador de recursos, Negociador, Empreendedor. 

(ufmt 2017) Sobre papéis gerenciais e suas respectivas famílias de Mintzberg (1973), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os papéis do Administrador equivalem ao conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável; são aspectos básicos na atuação do Administrador. 
( ) Há quatro famílias que agrupam os papéis ou comportamentos essenciais ao Administrador: decisões, processamento de informações, relações humanas e interpessoais e capacidade de agir estrategicamente. 
( ) Os papéis de decisão são: empreendedor, controlador de distúrbios, administrador de recursos, negociador; os papéis de informação são: monitor, disseminador, porta-voz; os papéis interpessoais são: figura de proa, líder, ligação. 
( ) Os papéis estratégicos se revelam fundamentais para construir cenários, avaliar macroambiente, ambiente operacional e microambiente, estão diretamente relacionados ao cumprimento e execução dos processos operacionais.
Assinale a sequência correta: V, F, V, F
(VERDADEIRO) De acordo com Chiavenato (2014), "Por papel entende-se conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar (...)"
(FALSO) Na verdade, há TRÊS famílias que agrupam os papéis ou comportamentos essenciais ao Administrador: interpessoal, informacional e decisorial
(VERDADEIRO) A assertiva está nos conformes do citado acima. Pode haver variações na nomenclatura de alguns papéis. Exemplo: figura de proa= símbolo = representação.
(FALSO) Os gestores que desempenham papéis estratégicos (exemplo: o líder de proa/símbolo) estão diretamente ligados às atividades do nível estratégico e não às operações.

(aocp 2018) A liderança é um dos papéis do administrador e está intimamente relacionada com a direção e a motivação dos membros organizacionais. No contexto da administração, quais são os elementos destacados na definição de liderança?: Pessoas, poder e influência.
Liderança é o poder de influenciar pessoas para alcançar os objetivos.

(copeve ufal 2023) O estudo de Mintzberg (1973) estruturou os dez papéis administrativos em três categorias básicas: decisorial, interpessoal e informacional. Considerando o referido estudo, assinale a alternativa que associa corretamente dois papéis do administrador à categoria decisorial: Negociação e Resolução de conflitos.
Os papeis decisórios, que envolvem a forma como os gestores utilizam essas informações na tomada de decisão.
Empreendedor: Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização. Exemplos: reuniões de brainstorming com os subordinados; implementação de projetos; desenvolvimento de novas iniciativas empresariais.
Solucionador de conflitos: Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal da atividade. Exemplos: ações corretivas em disputas ou crises; resolução de conflitos entre subordinados; auxílio aos subordinados durante processos de mudança ou crise.
Administrador de recursos: Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades. Exemplos: Realização de todas as atividades que envolvam o orçamento e a programação do trabalho dos subordinados.
Negociador: Representação da organização ou grupo nas principais negociações. Exemplos: Negociação com sindicatos de condições de trabalho; negociação com fornecedores, clientes ou instituições financeiras.
FONTE: https://rodrigorenno.com/artigos/papeis-dos-administradores-resumo/

(cespe/cebraspe 2024) Na área de administração, os papéis do administrador evoluíram para um conjunto organizado de comportamentos associados a uma função, sendo tais papéis agrupados em três categorias principais. Assinale a opção em que são corretamente apresentadas essas três categorias: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de  decisão

(fundep 2012) No início dos anos 70, o professor canadense Henry Mintzberg verificou em seus estudos que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em dez papéis agrupados em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.
Considerando o exposto, assinale a alternativa em que todos os papéis do administrador são classificados na categoria decisorial: Empreendedor, negociador, controlador de distúrbios e administrador de recursos
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