Lei nº 9.784/1999: Processo administrativo

 Lei nº 9.784 , de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(ieses 2012) São princípios estruturadores do processo administrativo em geral e de obrigatória observância: Legalidade objetiva, oficialidade, informalismo e publicidade.

LEGALIDADE OBJETIVA: institui que o processo deverá “ser instaurado e conduzido com base na lei e com a finalidade de preservar o império da lei”;

OFICIALIDADE: estabelece que é sempre da Administração a competência de movimentar o processo administrativo, ainda que iniciado por particular. O processo administrativo pode ser iniciado de ofício (caso a Administração observe a possibilidade de irregularidade) ou a pedido (feita por interessado).

INFORMALISMO: significa “ausência de formalidade”, ou melhor, impossibilidade de exigência de formas para que se instaure o processo. Nisto cabe destacar três detalhes importantes: a) Apesar do informalismo o modo como foi instaurado deve assegurar segurança processual e certeza jurídica; b) Excepcionalmente é admitida a oralidade no processo, porém, deverá ser “reduzida a termo”, ou seja, deverá ser escrito o que foi falado e; c) Uma lei específica poderá instituir uma forma determinada para o processo, sob pena de nulidade do ato caso o descumprimento.

A regra é não exigir forma determinada (princípio do informalismo moderado). Ou seja, em regra, é dispensada. Nos casos em que a lei expressamente exigir (exceção), deve-se observar as formas determinadas.


(fgv 2013) Tendo  em  vista  os  princípios  que  regem  o  processo  administrativo,  assinale  a  alternativa  que  contém  apenas  princípios aplicáveis ao processo administrativo.: Verdade material, oficialidade e informalismo procedimental.


(vunesp 2014) Assinale a alternativa correta a respeito dos princípios do processo administrativo.: O princípio da oficialidade garante a possibilidade de instauração do processo por iniciativa da Administração, sem provocação do interessado, e ainda a possibilidade de impulsionar o processo.


(fcc 2014) No que concerne aos princípios aplicáveis ao processo administrativo é correto afirmar:: A instauração pode dar-se de ofício, em atendimento ao princípio da oficialidade.


(fmp concursos 2014) Com relação aos princípios que regem o processo administrativo, é correto afirmar que: o princípio da oficialidade assegura a possibilidade de instauração do processo por iniciativa da Administração Pública, independente de provocação do administrado.


(instituto ineaa 2014) Nos processos administrativos, no âmbito da Administração Pública Federal, será observado o seguinte critério: impulsão de ofício, sem prejuízo da atuação dos interessados.


(fcc 2014) Acerca dos princípios do processo administrativo, é correto afirmar: Embora se aplique no processo administrativo o chamado princípio do informalismo ou do formalismo moderado, há necessidade de maior formalismo nos processos que envolvem interesses dos particulares, como é o caso dos processos de licitação, disciplinar e tributário.


(cesgranrio 2009) São princípios que regem o processo administrativo em âmbito federal: motivação, segurança jurídica e publicidade.


(fcc 2011) Constituem princípios do processo administrativo, explícitos ou implícitos no Direito positivo: oficialidade, publicidade e motivação.


(vunesp 2009) Assinale a alternativa que contém dois princípios aplicáveis ao processo administrativo.: Gratuidade e Atipicidade.

Para Maria Sylvia Zanella. Di Pietro,[42] os princípios são: da publicidade, da oficialidade, da obediência às formas e aos procedimentos, da gratuidade, da ampla defesa e do contraditório, da atipicidade, da pluralidade de instâncias, da economia processual e da participação popular. Princípio da gratuidade, o qual impõe a vedação a cobrança de despesas processuais no processo administrativo, salvo as hipóteses legais.


(fundep 2014) Em relação aos princípios que incidem sobre o processo administrativo, assinale a alternativa CORRETA.: Aplica-se ao processo administrativo o princípio da verdade material o que permite à Administração ir além do alegado e/ou provado pela parte.

VERDADE MATERIAL: estabelece o que poderá ser usado como verdade nos autos. Sob este princípio, o que importa é a verdade do material, e não a forma como ele é apresentado. O material poderá ser apresentado em qualquer momento, desde que não tenha sido dada a conclusão do processo. Depois da conclusão do processo, exaure-se as possibilidades de apresentação de provas no âmbito administrativo.


(fgv 2014) Sobre os princípios do processo administrativo, segundo a Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.: A moralidade administrativa é sinônimo de exação, lisura e fins de interesse público.

Significado de Exação: Ação de desenvolver alguma coisa de modo perfeito: fez a tarefa com exação.


(fmp concursos 2014) Dentre os princípios informadores do processo administrativo, é INCORRETO incluir o princípio da

  a) revisibilidade.

  b) reversibilidade.

  c) verdade material.

  d) oficialidade.


(cespe 2010) Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir com base na

Lei n.º 9.784/1999.: A referida lei preconiza a segurança jurídica como um dos princípios basilares a que a administração pública está submetida.


(cespe 2014) Com base no entendimento jurisprudencial e na legislação federal que rege o processo administrativo, julgue os itens: Na ausência de legislação local específica, os demais entes da Federação devem aplicar as normas previstas na lei federal, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal direta e indireta. CERTO


(esaf 2014) Nos termos da lei, a Administração Pública Federal observará, em se tratando do processo administrativo, princípios específicos, exceto:

  a) princípio da segurança jurídica.

  b) princípio da razoabilidade.

  c) princípio da eficiência.

  d) princípio da insignificância.

  e) princípio da motivação.


(pr-4 2014) Marque a alternativa que NÃO apresenta princípios que devem ser obedecidos pela Administração Pública, nos termos da Lei Federal n° 9.784/99:

  a) legalidade, finalidade, motivação

  b) pluripartidarismo, cooperação com a mídia, denunciação.

  c) razoabilidade, proporcionalidade, moralidade.

  d) ampla defesa, contraditório, segurança jurídica

  e) interesse público, eficiência, ampla defesa.


(cetro 2014) A Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito federal, traz, de forma expressa, em seu artigo 2º, alguns princípios aos quais a Administração Pública deverá obedecer. Dentre eles, estão: motivação e moralidade.


(ieses 2014) Leia as assertivas I a IV e depois assinale a resposta correta: 

I. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, está obrigada a seguir, entre outros, aos princípios da legalidade e da eficiência. 

II. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, está obrigada a seguir, entre outros, aos princípios de impessoalidade e da publicidade. 

III. Nos processos administrativos no âmbito da Administração Federal direta e indireta, a administração deverá obedecer, dentre outros, aos princípios da finalidade e da motivação. 

IV. Nos processos administrativos no âmbito da Administração Federal direta e indireta, a administração deverá obedecer, dentre outros, aos princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e da segurança jurídica. 

Assinale a alternativa correta: As assertivas I, II, III e IV são verdadeiras.


(fgv 2014) Em matéria de processo administrativo, aplica-se o princípio constitucional: 

  a) do devido processo legal, segundo o qual ninguém será privado de sua liberdade sem o devido processo legal, mas pode sê-lo de seus bens;

Nem será privado da sua liberdade nem de seus bens sem o devido processo legal. art. 5º, LIV, CF - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; 

  b) da inércia, segundo o qual a Administração Pública precisa ser provocada pelo interessado para iniciar o processo administrativo;

Diferentemente do processo judicial (ressalvadas poucas exceções), o processo administrativo não depende de provocação para ser iniciado, devendo ser instaurado de ofício, em homenagem ao princípio da estrita legalidade (legalidade administrativa).

  c) do contraditório, segundo o qual o administrado réu é obrigado a se defender com os meios necessários, sob pena de ser declarado indefeso com a nomeação de defensor dativo;

O princípio do contraditório não impõe obrigatoriedade para a parte em se defender, trata-se de um direito e não um ônus.

  d) da ampla defesa, segundo o qual ao administrado é assegurado o exercício de sua defesa com os meios e recursos a ela inerentes;

Art. 5, LV, CF - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 

  e) da verdade real, segundo o qual o administrador possui os mesmos poderes e prerrogativas das autoridades judiciais.

Apesar de vigorar o princípio da verdade real (ou material) no âmbito da administração pública, o administrador não tem as mesmas prerrogativas das autoridades judiciárias.


(idecan 2014) A Lei nº 9.784/99 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta. Diante do exposto, serão observados, nos processos administrativos, entre outros, os seguintes critérios:

I. Adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.

II. Garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio. 

Ill. Interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo devida a aplicação retroativa de nova interpretação. 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): I e II.

III - XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.


(pr-4 2014) Marque a alternativa correta no que se refere aos critérios que devem ser observados no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, regulado pela Lei Federal nº 9.784/99.: Objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.


(fcc 2015) É regra atinente ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal a vedação: 

  a) da apresentação de alegações finais.

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: Art. 2°, X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio; (Como podemos observar NÃO é vedado) 

  b) de cobrança de despesas processuais em qualquer hipótese.

 Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: Art. 2°, XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; (Como podemos observar NÃO é vedado) 

  c) do impulso de ofício do processo.

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: Art. 2°, XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados; (Como podemos observar NÃO é vedado) 

  d) do sigilo.

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: Art. 2°, V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição; (Como podemos observar NÃO é vedado) 

  e) da renúncia total ou parcial de competência, salvo se autorizado em lei.

Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: Art. 2°, II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei; (Como podemos observar É vedado)

(cs-ufg 2014) De acordo com a Lei n. 9.784/1999, os servidores públicos deverão, em relação aos administrados,: facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

Administrado é o público que é atendido pelos servidores. A lei 9784 elenca seus direitos e deveres, mas essa questão pede que assinalemos um dever dos servidores em relação aos administrados (público), ou seja, é para assinalar um direito dos administrados dentre aqueles que a lei elenca. 


(funrio 2014) De acordo com a Lei Federal nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 e alterações, constitui direito dos administrados: ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado.


(ieses 2014) Considerando o que consta da Lei 9784/99, que trata do Processo Administrativo, assinale a assertiva INCORRETA:

  a) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da ampla defesa e do contraditório, sendo que nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem suas decisões; e o de adequação entre meios e fins.

  b) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade e da finalidade, sendo que nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de atuação conforme a lei e o Direito e o da indispensabilidade do advogado para a administração da justiça.

Indispensabilidade de um advogado para a administração da justiça. Errado. Ser acompanhado por advogado é facultado ao administrado.

  c) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da motivação e da razoabilidade, sendo que nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de objetividade no atendimento do interesse público e de atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa- fé.

  d) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da proporcionalidade e da moralidade, sendo que nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de atendimento a fins de interesse geral e de divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas apenas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

  e) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da segurança jurídica e do interesse público, sendo que nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados; e do impulso de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.

Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.


(ufmt 2014) Considerando o disposto na Lei N.º 9.784/1999, assinale a alternativa que NÃO apresenta um dever do usuário do serviço público.

  a) Expor os fatos conforme a verdade.

  b) Não agir de modo temerário.

  c) Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado.

  d) Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.


(cetro 2014) A respeito da Lei nº 9.784/1999, é(são) dever(es) do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo: 

I. não agir de modo temerário. 

II. formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente. 

III. ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado. 

É correto o que está contido em: I, apenas.

II. DIREITO - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente. 

III. DIREITO - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado.


(ufes 2015) Nos termos da Lei nº. 9.784/1999, NÃO constitui dever do administrado perante a Administração: 

  a) expor os fatos conforme a verdade.

  b) proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

  c) fazer-se assistir por advogado em todos os processos administrativos em que participar.

 IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei. É um direito, não um dever.

  d) não agir de modo temerário

  e) prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.


(funcab 2015) Com relação ao processo administrativo, assinale a alternativa INCORRETA.

  a) O princípio da ampla defesa e do contraditório é um dos princípios informativos do processo administrativo.

  b) O processo administrativo pode se iniciar de ofício ou a pedido do interessado.

  c) A impessoalidade, o informalismo e o impulso oficial são princípios informadores do processo administrativo.

  d) A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.

Art. 13 Não podem ser objeto de DELEGAÇÃO: I. a edição de atos de caráter normativo; II. a decisão de recursos administrativos; III. as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.  

e) A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição Federal.


(cespe 2011) Caso não haja impedimento legal, um órgão administrativo e seu titular podem delegar toda a sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhes sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente e em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. ERRADO

Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.


(funiversa 2015) Com base na Lei n.º 9.784/1999, que trata do processo administrativo no âmbito da União, assinale a alternativa correta.: O princípio da vedação da reformatio in pejus não se aplica ao recurso administrativo previsto na Lei n.º 9.784/1999. ERRADO

O efeito devolutivo dos recursos administrativos é bastante amplo. Segundo o art. 64 da Lei 9.784/1999, o órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, desde que se trate de matéria da sua competência. É possível, inclusive, que a autoridade superior reforme a decisão em prejuízo do recorrente, ou seja, agravando a sua situação inicial (a denominada reformatio in pejus). 

Cuidado! A reformatio in pejus é possível no recurso administrativo, mas não é possível na revisão. A revisão ocorre após a coisa julgada, em que já se esgotou a via administrativa. Então, esgotada a via administrativa, se surge um fato novo, ajuíza-se uma revisão. Em razão de fato novo, é possível que se ajuíze uma revisão, que pode modificar a situação, mas não piorá-la (a revisão administrativa não admite reformatio in pejus). A revisão pode ser interposta a qualquer tempo. Fonte: Fernanda Marinela (LFG).

Embasamento legal nos ensinos da Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal:

- Admite a reformatio in pejus: Art. 64, p.ú. (recurso administrativo);

- Não admite a reformatio in pejus: Art 65, p.ú (revisão do processo).

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