Direito Constitucional: Poder Executivo

 Como cai em Editais: Poder Executivo; Atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

do Presidente e do Vice-Presidente da República


(fcc 2016) Considere a seguinte situação hipotética: verificando-se o impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República, o Presidente da Mesa do Congresso Nacional entende que deve assumir o exercício dessas funções. Nessa situação, ele: não tem razão, porque em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.


(fcc 2009) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República: será realizada eleição pelo Congresso Nacional, trinta dias depois da última vaga, caso a vacância ocorra nos últimos dois anos do período presidencial.

CF, Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga. § 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. § 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores. Atenção! É inconstitucional, por violação ao princípio democrático, norma de Constituição estadual que, a pretexto de disciplinar a dupla vacância no último biênio do mandato do chefe do Poder Executivo, suprime a realização de eleições. O art. 81, § 1º, da CF/88 NÃO é norma de reprodução obrigatória e os Estados-membros possuem autonomia organizacional, no entanto, não podem dispensar a realização de eleições, sejam diretas ou indiretas, considerando que, no Brasil, os mandatos políticos são exercidos por pessoas escolhidas pelo povo mediante votação. STF. Plenário. ADI 7137/SP e ADI 7142/AC, Rel. Min. Rosa Weber, julgados em 19/8/2022 (Info 1064).


(fcc 2016) Considere a seguinte situação hipotética: Gilberto é Presidente da República e Vera Vice-Presidente da República. Gabriela é Presidente da Câmara dos Deputados, Ursula é Presidente do Supremo Tribunal Federal e Soraya é Presidente do Senado Federal. Em caso de impedimento de Gilberto e de Vera serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência: Gabriela, Soraya e Ursula.


(cespe/cebraspe 2024) A respeito da sanção e do veto presidenciais, assinale a opção correta. 
A) Os motivos do veto presidencial devem ser comunicados pelo presidente da República ao presidente do Senado Federal.  
CF/88, Art. 66, § 1º: Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto.
B) É legítimo o veto presidencial parcial que recaia apenas sobre parte de texto de determinado artigo da proposição legislativa.
CF/88, Art. 66, § 2º: O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea. Ou seja, o Presidente pode vetar um artigo, parágrafo, inciso ou alínea completos, mas não pode suprimir palavras ou frases soltas dentro desses elementos.
C) A sanção presidencial deve ser explícita.
Errado. A sanção pode ser tácita. O que deve necessariamente ser explícito é o veto.
D) O veto presidencial deve ter como fundamento a inconstitucionalidade da proposição legislativa.
O veto pode ser:
Jurídico: quando o Presidente julga o projeto inconstitucional.
Político: quando o Presidente considera o projeto contrário ao interesse público.

(fcc 2016) Walter deseja concorrer às eleições presidenciais e verificou que, de acordo com a Constituição Federal, será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se, entretanto, nenhum candidato alcançar a maioria absoluta na primeira votação: far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
Art. 77, §3º. segundo turno: 20 dias, maioria absoluta dos votos válidos.

das Atribuições do Presidente da República


(fcc 2017) Em razão do recente impeachment da Presidente da República, Fatima, jornalista, manifestou interesse em obter conhecimento pleno sobre as atribuições do Presidente da República constantes na Constituição Federal. Assim, verificando o competente Capítulo, Fátima constatou que NÃO compete privativamente ao Presidente da República 

  a) prestar, trimestralmente, ao Tribunal de Contas da União, após a abertura do ano fiscal, as contas referentes ao exercício anterior. 

XXIV - prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior;

  b) nomear e exonerar os Ministros de Estado. 

  c) celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. 

  d) conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei. 

  e) nomear, após aprovação pelo Senado Federal, o Procurador-Geral da República.


(fcc 2017) Considere as situações hipotéticas abaixo.

I. Tércio é Presidente da República.

 II. Carmem é Advogada-Geral da União.

III. Wagner é Procurador-Geral da República.

 De acordo com a Constituição Federal, compete privativamente a Tércio, mediante: decreto, dispor sobre extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos, podendo delegar essa atribuição tanto a Carmem quanto a Wagner, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. 


(cespe/cebraspe 2024) É competência privativa do presidente da República conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, podendo tal atribuição ser delegada ao defensor público-geral federal. ERRADO
somente pode delegar para:
Ministros de Estado
PGR
AGU

(fgv 2024) O Presidente da República, após longa exposição de motivos, resolveu delegar ao Ministro de Estado da Segurança Pública a competência para conceder indulto.
À luz da sistemática constitucional, a narrativa acima: não apresenta qualquer incorreção.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI - dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;
XII indulto;
XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;
Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

(fcc 2016) O Presidente da República poderá delegar, dentre outras, a seguinte atribuição: prover os cargos públicos federais, na forma da lei.


(fcc 2016) Com vistas a otimizar o funcionamento da Administração federal, por meio da redução de custos e redistribuição de funções, o Presidente da República pretende, entre outras providências:

I. promover a extinção de cargos em órgãos da Administração direta;

II. promover a extinção de Secretarias com status de Ministério;

III. submeter os órgãos e pessoal responsáveis pela gestão de pessoal em cada Ministério a um órgão central de recursos humanos, diretamente vinculado à Presidência da República.

Em conformidade com a Constituição da República, poderá o Presidente da República adotar, mediante decreto, APENAS as medidas previstas em: I, desde que vagos os cargos; e III, desde que não implique aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos.

II - ART 48. Cabe ao Congresso Nacional com a sanção do Presidente de República,..., dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: XI - Criação e extinção de Ministérios e Órgãos da Administração Pública.


(fcc 2024) Diante do que estabelece a Constituição Federal, no caso de haver agressão estrangeira que atinja territórios de alguns Estados da Federação brasileira: caberia ao Presidente da República declarar guerra, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional.

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;


(fgv 2023) O Presidente da República, com o objetivo de aumentar a eficiência da atuação das estruturas que lhe estavam diretamente subordinadas, editou o Decreto nº X, por meio do qual: (1) realocou determinados órgãos administrativos, reorganizando-os no âmbito da estrutura da Presidência da República; (2) extinguiu vinte cargos públicos de provimento efetivo, de denominação WW, que se encontravam vagas; (3) extinguiu vinte funções de confiança, de denominação YY, não preenchidas; e (4) extinguiu uma classe de determinada carreira dos servidores públicos federais. O Decreto nº X foi muito criticado por determinado sindicato de servidores, que solicitou a análise por sua assessoria. 
A assessoria concluiu corretamente, em relação às quatro medidas adotadas pelo Decreto nº X, que: apenas as medidas 1, 2 e 3 estão em harmonia com a ordem constitucional.
4 - O presidente da República não pode extinguir uma classe de determinada carreira de servidores públicos federais por meio de um decreto executivo. A criação, modificação ou extinção de carreiras e cargos públicos é matéria reservada à lei. Isso significa que tais mudanças devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional por meio de processo legislativo regular. O fundamento legal para isso está na Constituição Federal de 1988, especificamente no artigo 48, que estabelece que cabe ao Congresso Nacional dispor sobre a criação, transformação e extinção de cargos, funções e empregos públicos. Adicionalmente, o artigo 61, §1º, inciso II, da Constituição, determina que cabe ao presidente da República a iniciativa para propor projetos de lei que disponham sobre servidores públicos e suas carreiras. Contudo, uma vez proposta, essa modificação deve passar pela tramitação no Congresso Nacional. Decretos executivos têm função regulamentar, ou seja, visam regulamentar a aplicação de leis já existentes, mas não podem inovar na ordem jurídica, criando ou extinguindo direitos e deveres.

(cespe/cebraspe 2024) É competência privativa do presidente da República permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente. CERTO
CF. Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XXII - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;

(fgv 2024) O Presidente da República editou o Decreto nº X, o qual dispôs sobre o seguinte:
I. extinção dos órgãos públicos Alfa e Beta, com realocação dos respectivos ocupantes, o que decorria da exponencial diminuição de suas atividades, fruto de alterações no ambiente social;
II. extinção dos cargos em comissão de simbologia W, na medida em que vagassem;
III. disciplina da organização da Administração Pública federal. Por discordar das medidas adotadas, o Partido Político Alfa, com representação no Congresso Nacional, consultou sua assessoria jurídica em relação à conformidade constitucional das medidas adotadas.
A assessoria informou que é constitucional o que consta em: III, apenas.
O decreto autônomo PODE extinguir funções ou cargos públicos (desde que estejam vagos)
O decreto autônomo NÃO PODE extinguir órgãos públicos ou cria-los.
o decreto autônomo também não pode implicar no aumento de despesa
"na medida em que vagassem" ERRO: A extinção deve se dar na data da edição do decreto, ou seja, não pode um único decreto se estabilizar com o objetivo de extinguir os cargos, conforme forem ficando vagos, em outras palavras, continuar automaticamente os cargos à medida que forem ficando vagos.

(fcc 2019) A edição de lei autorizativa para que o Poder Executivo possa exigir a adoção de determinadas práticas preventivas pelos comerciantes sujeitos à sua fiscalização importa: expressão de função típica do Legislativo, de imposição de obrigações aos administrados por meio de lei, o que também enseja controle da atuação do Executivo.

> Essa questão mostra como a Administração Pública está interligada e conectada.

-> O Poder Executivo, para poder exercer regularmente o seu Poder de Polícia fiscalizatório, preventivo neste caso, necessita de respaldo legal para que possa regulamentar as atividades dos comerciantes.

-> Neste caso, entra o papel típico do Poder Legislativo de editar normas gerais e abstratas, dentro do seu Poder Normativo, para que haja o pleno exercício dos outros poderes, neste caso, o Executivo.


da Responsabilidade do Presidente da República


(fcc 2016) Considerando o regramento constitucional do Poder Executivo, é correto afirmar: Atentar contra o exercício dos direitos sociais constitui crime de responsabilidade do Presidente da República. 


(fcc 2017) Considere os seguintes atos do Presidente da República praticados contra

I. a existência da União.

II. o cumprimento das leis e das decisões judiciais.

III. a probidade na Administração.

IV. o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

De acordo com a Constituição Federal, são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República indicados em: I, II, III e IV. 

Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: I - a existência da União; II - o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação; III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; IV - a segurança interna do País; V - a probidade na administração; VI - a lei orçamentária; VII - o cumprimento das leis e das decisões judiciais. Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.


(fcc 2017) Considere a seguinte situação hipotética: o Presidente da República praticou ato que configura infração penal comum. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal, admitida a acusação contra o Presidente da República, por 2/3: da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. 


(fcc 2016) Sobre a responsabilidade do Presidente da República,: os crimes de responsabilidade serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento. 


(fcc 2016) Em uma situação hipotética, a Câmara dos Deputados, por dois terços de seus integrantes, admitiu a acusação contra o Presidente da República por prática de crime de responsabilidade. Ante tal situação, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o afastamento do Presidente da República do exercício de seu mandato: dependerá da instauração do processo pelo Senado.


(cespe/cebraspe 2007) Com relação à competência e às responsabilidades do presidente da República, assinale a opção correta. A) A iniciativa de projeto de lei em matéria tributária é atribuição do presidente da República.

A iniciativa de projeto de lei em matéria tributária não é exclusiva do presidente da República. Além do presidente, outros órgãos, como o Congresso Nacional e os estados, têm competência para propor leis sobre essa matéria, conforme previsto na Constituição. B) O presidente deve pedir autorização do Congresso Nacional para se afastar do Brasil.

O presidente da República realmente precisa de autorização do Congresso Nacional para se ausentar do país por mais de 15 dias, de acordo com o artigo 83 da Constituição. Porém, o enunciado não especifica o tempo, o que torna a alternativa incompleta. C) Compete ao TSE o julgamento do presidente da República nos crimes de responsabilidade política.

Nos crimes de responsabilidade política, o presidente da República é julgado pelo Senado Federal, conforme o artigo 52, inciso I, da Constituição Federal, e não pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

D) A organização e o funcionamento da administração federal, quando não implicarem aumento de despesa nem criação ou extinção de órgão público, podem ocorrer por meio de decreto presidencial. 

O presidente da República pode, de fato, organizar e fazer mudanças no funcionamento da administração federal por meio de decreto, desde que isso não gere aumento de despesas ou crie/extinga órgãos públicos. Isso é regulamentado pelo artigo 84, inciso VI, da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 32/2001.

E) Em caso de omissão do TSE, o presidente da República, em situação de relevância e urgência, pode editar medida provisória versando sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão é matéria eleitoral, cuja competência legislativa e regulamentar é exclusiva do Congresso Nacional e do TSE. O presidente da República não pode editar medida provisória sobre temas eleitorais.

(quadrix 2016) No campo do Direito Constitucional, no capítulo referente ao Poder Executivo, a doutrina e jurisprudência tem entendido o seguinte (assinale a alternativa correta):
A) a Constituição Federal exige alguns requisitos para a candidatura aos cargos de Presidente e Vice-presidente da República, dentre os quais, ser brasileiro nato ou naturalizado e ter mais de 38 anos.
brasileiro nato + 35 anos
B) com relação ao processo dos crimes de responsabilidade, a Constituição Federal estabelece que, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
crimes de responsabilidade: senado federal
C) nos crimes comuns e nos crimes de responsabilidade, o Presidente da República será processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal depois que a Câmara dos Deputados declarar procedente a acusação.
crimes comuns: STF
D) o Presidente do Senado Federal sucederá definitivamente o Presidente da República em caso de vacância permanente do cargo.
Sucederá temporariamente
E) o Presidente da República ficará suspenso de suas funções, nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.
§ 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

(fcc 2024) Suponha que o Presidente da República tenha praticado crime de responsabilidade e que um Ministro de Estado tenha praticado crime, da mesma natureza, conexo com esse praticado pelo Presidente da República. Considerando apenas as informações fornecidas, nesse caso hipotético, a competência privativa para processar e julgar o Presidente da República: e o Ministro de Estado é do Senado Federal, ao qual compete, também, processar e julgar privativamente os membros do Conselho Nacional do Ministério Público nos crimes de responsabilidade.

(fcc 2016) Alberto, estudante de Direito, está aprendendo sobre a defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Leu na Constituição Federal que, no Brasil, para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional pode, o Presidente da República: decretar estado de defesa, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, contendo o decreto que o instituir, entre outras indicações, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre elas a restrição aos direitos de reunião e sigilo de correspondência.
Estado de Defesa , Presidente da República decreta e depois o Congresso analisa.
Prorrogação 30+30 uma única vez
Estado de Sitio Presidente da República solicita autorização para o Congresso.
Prorrogação 30+30+30.
Intervenção Federal Presidente da República decreta e posteriormente o Congresso Nacional aprova.
Estado de DEfesa: Presidente DEcreta.
Estado de Sítio: Presidente Solicita.

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