Direito Constitucional: Poder Legislativo

Como é cobrado em Editais: Poder Legislativo; Estrutura; Funcionamento e atribuições; Processo legislativo; Fiscalização contábil, financeira e orçamentária; Comissões parlamentares de inquérito. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

DO CONGRESSO NACIONAL

(fcc 2016) A respeito do Congresso Nacional, considere:

I. O número total de Deputados será estabelecido por lei complementar.

II. Cada Território elegerá quatro Deputados.

III. Cada Senador será eleito com um suplente.

IV. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema proporcional.

Está correto o que consta APENAS em: I e II. 

I - certo. Art. 45 (...) § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

II - certo. Art. 45 (...) § 2º Cada Território elegerá quatro Deputados.

III - errado. Art. 46 (...) § 3º Cada Senador será eleito com dois suplentes.

IV - errado. Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.


DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL

(fcc 2016) Considere a seguinte situação hipotética: João, Presidente da República, necessita se ausentar do País, por trinta dias, a fim de participar de importante simpósio entre países que integram o Mercosul. Nos termos da Constituição Federal,: compete exclusivamente ao Congresso Nacional autorizar João a se ausentar do País.

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias;


(instituto aocp 2021) Tibúrcio, Presidente do Brasil, foi convidado para diversas reuniões que ocorrerão na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Nova Iorque, Estados Unidos, com duração prevista de 20 (vinte) dias, entre diversos Chefes de Estado e Chefes de Governo, para discutir temas de relevância global, como o meio ambiente e a grave crise econômica decorrente da Covid19.

Considerando o caso apresentado e de acordo com a Constituição Federal, é competência exclusiva: do Congresso Nacional autorizar Tibúrcio a se ausentar do País, quando a ausência exceder a quinze dias. 
Art. 49 inc. III.


(fcc 2016) NÃO é atribuição do Congresso Nacional: 

A) concessão de anistia. 

B) dispor sobre limites do território nacional. 

C) dispor sobre a modificação do efetivo das Forças Armadas. 

D) dispor sobre planos e programas nacionais, regionais e sazonais de desenvolvimento. 

Art. 48 (...) IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento;

E) transferência temporária da sede do Governo Federal. 


DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

(fcc 2018) À luz do que dispõe a Constituição Federal acerca da composição do Poder Legislativo Federal,

A) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o sistema proporcional.

Artigo 46º, CF - "O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário."

B) cada Estado e o Distrito Federal elegerão dois Senadores, com mandato de 8 anos.

Artigo 46º, §1º, CF - "Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos."

C) cada Senador será eleito com três suplentes.

Artigo 46º, § 3º, CF - Cada Senador será eleito com dois suplentes.

D) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

Bizu/Dica: Senador = Senado Federal = Representantes dos Estados e do Distrito Federal = Majoritário Relativo.

Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Representantes do povo = Princípio Proporcional.

E) cada Território poderá eleger até oito Deputados.

Art. 45º, §2º, CF - "Cada Território elegerá quatro Deputados."


DO SENADO FEDERAL

(copeve ufal 2019) A Constituição Federal atribui ao Senado Federal a competência para suspender a execução de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Quanto à natureza, aos efeitos e aos requisitos para o exercício dessa atribuição, dadas as afirmativas,

I. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal amplia a eficácia subjetiva das decisões proferidas em controle concreto pelo STF.

II. Presentes os pressupostos da aplicação dessa competência, deverá o Senado Federal suspender integralmente a lei declarada inconstitucional.

III. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal é condicionado ao prévio reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional pelo STF.

verifica-se que está(ão) correta(s): I, apenas.

I - certa. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal amplia a eficácia subjetiva (universo de pessoas que serão atingidas) das decisões proferidas em controle concreto pelo STF, pois a decisão para a ter eficácia "erga omnes".

II - errada, pois a suspensão da execução da lei não é um DEVER do Senado, mas mera FACULDADE.

III - errada, pois o exercício dessa competência prevista na Constituição Federal NÃO é condicionado ao prévio reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional pelo STF.


(fcc 2016) Considere, abaixo, as atribuições do Poder Legislativo Federal:

I. Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

II. Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.

III. Transferência temporária da sede do Congresso Nacional.

IV. Avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

São competências privativas do Senado Federal o que consta APENAS em: I e IV. 

II e III - É da competência exclusiva do Congresso Nacional: XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União; VI - mudar temporariamente sua sede;


(fcc 2016) Considere as seguintes atribuições: 

I. Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II. Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal.

IV Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

À luz da Constituição da República, compete ao Senado Federal o que se afirma APENAS em: II, III e IV.

I - Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: (...) XIV - moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal.

Congresso Nacional => dívida mobiliária federal Senado Federal => dívida mobiliária dos Estados, DF e municípios Senado Federal => dívida consolidada da União, Estados, DF e municípios


(fcc 2015) Considere as seguintes competências atribuídas ao Poder Legislativo federal: 

I. Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno de Estados e do Distrito Federal. 

II. Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados e do Distrito Federal. 

III. Avaliar periodicamente o desempenho das Administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

IV. Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República. 

À luz da Constituição da República, referidas competências são exercidas, respectivamente, por: I Senado Federal / II Senado Federal / III Senado Federal / IV Congresso Nacional

I - Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: VII - dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;

II - Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

III - Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

III - Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;


DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

(fcc 2019) De acordo com a Constituição Federal, os Deputados Federais e Senadores NÃO poderão, desde a expedição do diploma: firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

I - desde a expedição do diploma: 

a) Firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

b) Aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

II - desde a posse: * POSSE *

c) Patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";

b) Ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";

a) Ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

d) Ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

Bizu/Dica: Desde a expedição do Diploma: DOIS VERBOS: firmar ou manter; aceitar ou exercer


(fcc 2017) De acordo com o sistema de imunidades parlamentares previsto na Constituição Federal,: os deputados federais e estaduais, apesar de gozarem de imunidade processual, podem ser processados penalmente por crime cometido antes da diplomação, não sendo cabível, nesse caso, a sustação do andamento do processo pela respectiva casa legislativa. 

Os deputados federais e estaduais poderão ser processados penalmente por crime cometido antes da diplomação. Destaca-se que, nesse caso, não é cabível a sustação do andamento do processo pela respectiva casa legislativa. A sustação do processo só pode ocorrer por crime ocorrido após a diplomação.
A sustação é um "botão de pausa" constitucional acionado pelo próprio Poder Legislativo, mediante votação, que paralisa o andamento do processo criminal contra um Senador ou Deputado, garantindo-lhe o pleno exercício do mandato, mas sem extinguir a punibilidade do crime.

(cespe 2012) Ressalvadas as hipóteses em que sejam convocados como cidadãos comuns, deputados e senadores não estarão obrigados a testemunhar a respeito de informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato nem sobre as pessoas que lhe confiarem, por exemplo, determinadas informações. CERTO
Art. 53 (...) § 6º Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. 
o § 6º do Art. 53 é uma garantia do sigilo da fonte e da informação. Ele permite que os parlamentares exerçam plenamente seu papel fiscalizador e de representação, sem o medo de serem utilizados como instrumento de prova compulsória em qualquer tipo de processo.

(fcc 2017) Com o desfecho das eleições municipais e a posse dos novos Prefeitos, dois parlamentares do Estado “X” assumiram cargos junto a Poderes Executivos locais, após o que suas funções legislativas passaram a ser exercidas por seus respectivos suplentes. Um deles era Deputado Federal, que assumiu o cargo de Secretário de Prefeitura da capital de seu Estado. O outro era Senador, que foi nomeado Secretário de Prefeitura de outro município do mesmo Estado “X”. Paralelamente, um outro Senador representante do mesmo Estado “X” veio a falecer, não havendo, todavia, suplente para que sua vaga fosse preenchida. Considerando que esses fatos ocorreram no primeiro mês da segunda metade do mandato de cada um dos parlamentares e levando-se em conta o texto da Constituição Federal, considere:

I. o Deputado Federal não perderá o mandato ao assumir o cargo de Secretário.

II. o Senador não perderá o mandato ao assumir o cargo de Secretário.

III. a vaga do Senador falecido deve ser preenchida mediante nova eleição.

Está correto o que consta em: I e III, apenas.

I - certo. Segundo o art. 56, I, CF/88, não perderá o mandato o Deputado ou Senador “investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária”. II - errada. Caso o Senador assumisse Secretaria de Prefeitura de Capital, ele não perderia o mandato. No entanto, ele assumiu Secretaria de outro Município, diferente da capital. Assim, o Senador perderá o mandato. Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador: I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária; (bizu/dica: Se não for de Capital, pro mandato tem que dar tchau!) III - certo. Ocorrendo vaga e não existindo suplente, será feita nova eleição para preenchê-la caso faltem mais de 15 meses para o término do mandato.


(fcc 2016) Em uma situação hipotética, o Senador X cometeu um crime inafiançável dentro do Congresso Nacional e em razão disso, foi preso em flagrante. A respeito dessa situação,: dentro de 24 horas da prisão em flagrante, o Senado, pelo voto da maioria dos seus membros, resolverá sobre a manutenção ou não da prisão.
Art. 53 (...) § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

CaracterísticaResponsabilização Criminal (Art. 53)Responsabilização Política (Art. 55)
Órgão JulgadorSupremo Tribunal Federal (STF).A própria Casa Legislativa (Câmara ou Senado).
Foco da PuniçãoAplicação da lei penal (prisão, multa) ou civil (indenização).Perda do mandato eletivo (cassação).
Exigência de VotoMaioria absoluta é necessária apenas para sustar o processo (§ 3º).Maioria absoluta é necessária para decretar a perda do mandato (§2º).
(fcc 2016) Deputado Federal ao qual se impute a prática de atos que se traduzam na percepção de vantagens pecuniárias indevidas no exercício de suas atribuições parlamentares estará sujeito, em tese, durante o período do mandato, à responsabilização: criminal, perante o Supremo Tribunal Federal, que, se receber a denúncia, dela dará ciência à Câmara dos Deputados, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação; e política, perante a Câmara dos Deputados, por quebra de decoro parlamentar, cabendo aos membros da Casa decidir, pelo voto da maioria absoluta, quanto à perda de mandato, assegurada ampla defesa ao acusado.
Responsabilização Criminal Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. Responsabilização Política Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador: II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar; § 1º - É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas. § 2º Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

DAS REUNIÕES

(fcc 2013) Segundo a Constituição Federal brasileira, no tocante às reuniões é correto afirmar:
A) A sessão legislativa só poderá ser interrompida para posterior aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias. (art. 57, § 2º, CF/88)
B) O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 28 de fevereiro a 21 de julho e de 1o de agosto a 23 de dezembro.
2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro (art. 57,  caput, CF/88)
C) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para, dentre outros assuntos, conhecer do veto e sobre ele deliberar.
Correto: Sessão conjunta para: I - inaugurar a sessão legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar.
D) Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias para eleição das respectivas Mesas, para mandato de um ano, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
Art. 57 (...) § 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. 
E) A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente da Câmara dos Deputados.
Art. 57 (...) § 5º A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

(funcab 2012) Acerca das Reuniões ou Sessões do Poder Legislativo, qual das hipóteses abaixo NÃO possui previsão constitucional?
A) Sessão Extraordinária.
B) Sessão Ordinária.
C) Sessão Conjunta.
D) Sessão Preparatória.
E) Sessão Interventiva.
A CF/88 prevê as seguintes reuniões ou sessões do Poder Legislativo:
a) Sessão Extraordinária ---- Ocorrem no período de recesso parlamentar.
b) Sessão Ordinária ---- Ocorre entre os dois períodos legislativos de 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12 durante os 4 anos da legislatura.
c) Sessão Conjunta ----Trabalho simultâneo das casas, para deliberar sobre matéria de competência do Congresso Nacional.
d) Sessão Preparatória ---- Destinada à posse dos parlamentares e eleição das mesas do Senado Federal e Câmara dos Deputados.

(cespe/cebraspe 2012) O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1.º de agosto a 15 de dezembro. Contudo, quando caírem em sábados, domingos ou feriados, as reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente. ERRADO
DATAS DO PERÍODO LEGISLATIVO:
1º PERÍODO: 02/02 a 17/07;
2º PERÍODO: 01/08 a 22/12.

(avança sp 2024) O Congresso Nacional e as suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Assinale a alternativa correta, considerando o tema das reuniões: Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
Art. 57 (...) § 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. 

DAS COMISSÕES

(cespe/cebraspe 2024) No que diz respeito às reuniões e comissões no âmbito do Congresso Nacional e respectivas casas legislativas, assinale a opção correta.
A) Durante o recesso parlamentar, todos os trabalhos e reuniões das comissões constituídas no Congresso Nacional devem ser suspensos.
Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. [...] § 4º Durante o recesso, haverá uma Comissão representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na última sessão ordinária do período legislativo, com atribuições definidas no regimento comum, cuja composição reproduzirá, quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária.
B) Na Câmara dos Deputados, são constituídas comissões temporárias e permanentes, ao passo que, no Senado Federal, são constituídas apenas comissões permanentes.
Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
C) As comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal podem convocar qualquer autoridade para prestar informações sobre assuntos inerentes às atribuições que lhe dizem respeito.
Art. 58 § 2º Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe: III - convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições;
D) A constituição de cada comissão deve assegurar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva casa legislativa.
Art. 58 (...) § 1º Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

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