Direito Constitucional: Poder Legislativo

Como cai em Editais: Poder Legislativo; Estrutura; Funcionamento e atribuições; Processo legislativo; Fiscalização contábil, financeira e orçamentária; Comissões parlamentares de inquérito. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

DO CONGRESSO NACIONAL

(fcc 2016) A respeito do Congresso Nacional, considere:

I. O número total de Deputados será estabelecido por lei complementar.

II. Cada Território elegerá quatro Deputados.

III. Cada Senador será eleito com um suplente.

IV. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema proporcional.

Está correto o que consta APENAS em: I e II. 

III - 2 suplentes

IV - princípio majoritário


DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL

(fcc 2016) Considere a seguinte situação hipotética: João, Presidente da República, necessita se ausentar do País, por trinta dias, a fim de participar de importante simpósio entre países que integram o Mercosul. Nos termos da Constituição Federal,: compete exclusivamente ao Congresso Nacional autorizar João a se ausentar do País.


(fcc 2016) NÃO é atribuição do Congresso Nacional: 

  a) concessão de anistia. 

  b) dispor sobre limites do território nacional. 

  c) dispor sobre a modificação do efetivo das Forças Armadas. 

  d) dispor sobre planos e programas nacionais, regionais e sazonais de desenvolvimento. 

setoriais e não sazonais

  e) transferência temporária da sede do Governo Federal. 


(instituto aocp 2021) Tibúrcio, Presidente do Brasil, foi convidado para diversas reuniões que ocorrerão na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Nova Iorque, Estados Unidos, com duração prevista de 20 (vinte) dias, entre diversos Chefes de Estado e Chefes de Governo, para discutir temas de relevância global, como o meio ambiente e a grave crise econômica decorrente da Covid19.
Considerando o caso apresentado e de acordo com a Constituição Federal, é competência exclusiva: do Congresso Nacional autorizar Tibúrcio a se ausentar do País, quando a ausência exceder a quinze dias. 

DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

(fcc 2018) À luz do que dispõe a Constituição Federal acerca da composição do Poder Legislativo Federal,

A) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o sistema proporcional.

Artigo 46º, CF - "O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário."

B) cada Estado e o Distrito Federal elegerão dois Senadores, com mandato de 8 anos.

Artigo 46º, §1º, CF - "Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos."

C) cada Senador será eleito com três suplentes.

Artigo 46º, § 3º, CF - Cada Senador será eleito com dois suplentes.

D) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

Bizu: Senador = Senado Federal = Representantes dos Estados e do Distrito Federal = Majoritário Relativo.

Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Representantes do povo = Princípio Proporcional.

E) cada Território poderá eleger até oito Deputados.

Artigo 45º, §2º, CF - "Cada Território elegerá quatro Deputados."


DO SENADO FEDERAL

(copeve ufal 2019) A Constituição Federal atribui ao Senado Federal a competência para suspender a execução de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Quanto à natureza, aos efeitos e aos requisitos para o exercício dessa atribuição, dadas as afirmativas,

I. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal amplia a eficácia subjetiva das decisões proferidas em controle concreto pelo STF.

II. Presentes os pressupostos da aplicação dessa competência, deverá o Senado Federal suspender integralmente a lei declarada inconstitucional.

III. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal é condicionado ao prévio reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional pelo STF.

verifica-se que está(ão) correta(s): I, apenas.

I - CORRETA. O exercício dessa competência prevista na Constituição Federal amplia a eficácia subjetiva (universo de pessoas que serão atingidas) das decisões proferidas em controle concreto pelo STF, pois a decisão para a ter eficácia "erga omnes".

II - ERRADA, pois a suspensão da execução da lei não é um DEVER do Senado, mas mera FACULDADE.

III - ERRADA, pois o exercício dessa competência prevista na Constituição Federal NÃO é condicionado ao prévio reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional pelo STF.


(fcc 2016) Considere, abaixo, as atribuições do Poder Legislativo Federal:

I. Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

II. Escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União.

III. Transferência temporária da sede do Congresso Nacional.

IV. Avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

São competências privativas do Senado Federal o que consta APENAS em: I e IV. 

II - É da competência exclusiva do Congresso Nacional: XIII - escolher dois terços dos membros do Tribunal de Contas da União; VI - mudar temporariamente sua sede;


(fcc 2016) Considere as seguintes atribuições: 

I. Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II. Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

III. Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal.

IV Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

À luz da Constituição da República, compete ao Senado Federal o que se afirma APENAS em: II, III e IV.

Congresso Nacional => dívida mobiliária federal Senado Federal => dívida mobiliária dos Estados, DF e municípios Senado Federal => dívida consolidada da União, Estados, DF e municípios


(fcc 2015) Considere as seguintes competências atribuídas ao Poder Legislativo federal: 

I. Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno de Estados e do Distrito Federal. 

II. Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados e do Distrito Federal. 

III. Avaliar periodicamente o desempenho das Administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

IV. Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República. 

À luz da Constituição da República, referidas competências são exercidas, respectivamente, por: I Senado Federal

II Senado Federal 

III Senado Federal 

IV  Congresso Nacional 


DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

(fcc 2019) De acordo com a Constituição Federal, os Deputados Federais e Senadores NÃO poderão, desde a expedição do diploma: firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

I - desde a expedição do diploma: 

a) Firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

b) Aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

II - desde a posse: * POSSE *

c) Patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";

b) Ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";

a) Ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

d) Ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

Bizu: Desde a expedição do Diploma: DOIS VERBOS: firmar ou manter; aceitar ou exercer


(fcc 2017) De acordo com o sistema de imunidades parlamentares previsto na Constituição Federal,: os deputados federais e estaduais, apesar de gozarem de imunidade processual, podem ser processados penalmente por crime cometido antes da diplomação, não sendo cabível, nesse caso, a sustação do andamento do processo pela respectiva casa legislativa. 

Os deputados federais e estaduais poderão ser processados penalmente por crime cometido antes da diplomação. Destaca-se que, nesse caso, não é cabível a sustação do andamento do processo pela respectiva casa legislativa. A sustação do processo só pode ocorrer por crime ocorrido após a diplomação.


(fcc 2016) Deputado Estadual de certo Estado é suspeito da prática de homicídio doloso, cometido após a diplomação. A Constituição desse Estado prevê ser o Órgão Especial do Tribunal de Justiça competente para julgar, originariamente, os Deputados Estaduais pela prática de crimes comuns. Na hipótese de o Deputado vir a ser denunciado pelo cometimento do crime, será competente para julgá-lo o: Órgão Especial do Tribunal de Justiça, cuja competência, nesse caso, prevalece sobre a competência genérica do Tribunal do Júri, podendo a Assembleia Legislativa sustar o andamento do processo, tal como previsto pela Constituição Federal em favor dos Deputados Federais.

(cespe 2012) Ressalvadas as hipóteses em que sejam convocados como cidadãos comuns, deputados e senadores não estarão obrigados a testemunhar a respeito de informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato nem sobre as pessoas que lhe confiarem, por exemplo, determinadas informações. CERTO

(fmp concursos 2014) A imunidade material: é limitada, no caso dos vereadores.

De acordo com previsão constitucional, os Vereadores não gozam de imunidade formal ou processual. Possuem imunidade material, desde que suas opiniões, palavras e votos estejam relacionadas com o exercício do mandato (praticado in officio ou propter officium) e sejam proferidas dentro dos limites do Município.


(fcc 2017) Considere a seguinte situação hipotética:

Senador da República foi condenado definitivamente a uma pena total de 1 ano e 8 meses de reclusão, em regime inicial aberto, pela prática do crime de tráfico de drogas.

Considere as seguintes assertivas:

I. A atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido que a perda do mandato do Senador da República condenado depende de deliberação do Senado Federal, ainda que a decisão condenatória tenha imposto, como consequência da pena, a perda do mandato.

II. O foro por prerrogativa de função só alcança os titulares após a diplomação, não se aplicando aos suplentes. Contudo, caso o suplente assuma interinamente o cargo parlamentar, haverá extensão da prerrogativa de foro, ainda que haja retorno do titular.

III. Em obediência ao princípio da simetria, a regra para a perda do mandato de membro do Poder Legislativo Estadual ou Municipal é a mesma aplicável para Senadores da República.

IV. Por se tratar de processo instaurado pela prática de crime comum, é incabível a sustação do processo pela maioria dos membros do Senado Federal, já que a imunidade formal é adstrita à prática de crimes de responsabilidade.

V. Caso o parlamentar se licencie para ocupar outro cargo, haverá afastamento do foro por prerrogativa de função, sem prejuízo dos atos decisórios já praticados.

Está correto o que se afirma APENAS em: I.

O que se protege com a prerrogativa de foro, é a função, por isso quando o titular retorna, acaba a imunidade parlamentar do suplente.

A regra para os senadores é dada pela CF, pelo status que eles representam na ordem constitucional, e pela sua função, se a CF quisesse que os membros municipais tivessem, teria sido expressa nisso, como o fez com os membros parlamentares estaduais. A prerrogativa de certo modo amplia os poderes do Estado, em prol da coletividade.


(fcc 2017) Com o desfecho das eleições municipais e a posse dos novos Prefeitos, dois parlamentares do Estado “X” assumiram cargos junto a Poderes Executivos locais, após o que suas funções legislativas passaram a ser exercidas por seus respectivos suplentes. Um deles era Deputado Federal, que assumiu o cargo de Secretário de Prefeitura da capital de seu Estado. O outro era Senador, que foi nomeado Secretário de Prefeitura de outro município do mesmo Estado “X”. Paralelamente, um outro Senador representante do mesmo Estado “X” veio a falecer, não havendo, todavia, suplente para que sua vaga fosse preenchida. Considerando que esses fatos ocorreram no primeiro mês da segunda metade do mandato de cada um dos parlamentares e levando-se em conta o texto da Constituição Federal, considere:

I. o Deputado Federal não perderá o mandato ao assumir o cargo de Secretário.

II. o Senador não perderá o mandato ao assumir o cargo de Secretário.

III. a vaga do Senador falecido deve ser preenchida mediante nova eleição.

Está correto o que consta em: I e III, apenas.

A primeira assertiva está correta. Segundo o art. 56, I, CF/88, não perderá o mandato o Deputado ou Senador “investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária”. A segunda assertiva está errada. Caso o Senador assumisse Secretaria de Prefeitura de Capital, ele não perderia o mandato. No entanto, ele assumiu Secretaria de outro Município, diferente da capital. Assim, o Senador perderá o mandato A terceira assertiva está correta. Ocorrendo vaga e não existindo suplente, será feita nova eleição para preenchê-la caso faltem mais de 15 meses para o término do mandato.


(fcc 2016) Em uma situação hipotética, o Senador X cometeu um crime inafiançável dentro do Congresso Nacional e em razão disso, foi preso em flagrante. A respeito dessa situação,: dentro de 24 horas da prisão em flagrante, o Senado, pelo voto da maioria dos seus membros, resolverá sobre a manutenção ou não da prisão.

(fcc 2016) Deputado Federal ao qual se impute a prática de atos que se traduzam na percepção de vantagens pecuniárias indevidas no exercício de suas atribuições parlamentares estará sujeito, em tese, durante o período do mandato, à responsabilização: criminal, perante o Supremo Tribunal Federal, que, se receber a denúncia, dela dará ciência à Câmara dos Deputados, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação; e política, perante a Câmara dos Deputados, por quebra de decoro parlamentar, cabendo aos membros da Casa decidir, pelo voto da maioria absoluta, quanto à perda de mandato, assegurada ampla defesa ao acusado.

DAS REUNIÕES

(fcc 2013) Segundo a Constituição Federal brasileira, no tocante às reuniões é correto afirmar:
A) A sessão legislativa só poderá ser interrompida para posterior aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias. (art. 57, § 2º, CF/88)
B) O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 28 de fevereiro a 21 de julho e de 1o de agosto a 23 de dezembro.
2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro (art. 57,  caput, CF/88)
C) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para, dentre outros assuntos, conhecer do veto e sobre ele deliberar.
Correto: Sessão conjunta para: I - inaugurar a sessão legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar.
D) Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias para eleição das respectivas Mesas, para mandato de um ano, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.
2 anos (art. 57,  § 4º , CF/88)
E) A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente da Câmara dos Deputados.
A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. (art. 57,  § 5º, CF/88)

(funcab 2012) Acerca das Reuniões ou Sessões do Poder Legislativo, qual das hipóteses abaixo NÃO possui previsão constitucional?
A) Sessão Extraordinária.
B) Sessão Ordinária.
C) Sessão Conjunta.
D) Sessão Preparatória.
E) Sessão Interventiva.
A CF/88 prevê as seguintes reuniões ou sessões do Poder Legislativo:
a) Sessão Extraordinária ---- Ocorrem no período de recesso parlamentar.
b) Sessão Ordinária ---- Ocorre entre os dois períodos legislativos de 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12 durante os 4 anos da legislatura.
c) Sessão Conjunta ----Trabalho simultâneo das casas, para deliberar sobre matéria de competência do Congresso Nacional.
d) Sessão Preparatória ---- Destinada à posse dos parlamentares e eleição das mesas do Senado Federal e Câmara dos Deputados.

(cespe/cebraspe 2012) O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1.º de agosto a 15 de dezembro. Contudo, quando caírem em sábados, domingos ou feriados, as reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente.
DATAS DO PERÍODO LEGISLATIVO:
1º PERÍODO: 02/02 a 17/07;
2º PERÍODO: 01/08 a 22/12.

(avança sp 2024) O Congresso Nacional e as suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Assinale a alternativa correta, considerando o tema das reuniões: Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

DAS COMISSÕES

(cespe/cebraspe 2024) No que diz respeito às reuniões e comissões no âmbito do Congresso Nacional e respectivas casas legislativas, assinale a opção correta.
A) Durante o recesso parlamentar, todos os trabalhos e reuniões das comissões constituídas no Congresso Nacional devem ser suspensos.
A Letra "A" está "ERRADA", pois, durante o recesso parlamentar, os trabalhos e reuniões das comissões não são suspensos por completo. Assim, temos que, conforme o art. 58, §4º, da CF/88, temos a previsão da criação de uma Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso, cuja composição reproduzirá, tanto quanto possível, a proporcionalidade partidária. "Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. [...] § 4º Durante o recesso, haverá uma Comissão representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na última sessão ordinária do período legislativo, com atribuições definidas no regimento comum, cuja composição reproduzirá, quanto possível, a proporcionalidade da representação partidária."
B) Na Câmara dos Deputados, são constituídas comissões temporárias e permanentes, ao passo que, no Senado Federal, são constituídas apenas comissões permanentes.
A Letra "B" está "ERRADA", pois tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal são constituídas comissões permanentes e temporárias, conforme o art. 58, da CF/88. "Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação."
C) As comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal podem convocar qualquer autoridade para prestar informações sobre assuntos inerentes às atribuições que lhe dizem respeito.
A Letra "C" está "ERRADA", pois, embora as comissões possam convocar Ministros de Estado para prestar informações, elas não têm competência para convocar qualquer autoridade, apenas aquelas que estão relacionadas às suas atribuições, conforme previsto no art. 58, § 2º, III, da CF/88. "Art. 58. [...] § 2º Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe: [...] III - convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições;"
D) A constituição de cada comissão deve assegurar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva casa legislativa.
A Letra "D" está "CORRETA", pois, de acordo com o art. 58, § 1º, da CF/88, temos que na constituição das comissões, deve-se assegurar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. "Art. 58. [...] § 1º Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa."

FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA


(fcc 2017) No tocante à fiscalização contábil, financeira e orçamentária, segundo a Constituição Federal, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. O Tribunal encaminhará relatório de suas atividades ao: Congresso Nacional, trimestral e anualmente. 


(fcc 2016) Todo órgão público é submetido a controles interno e externo no que diz respeito a aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais. A Constituição Federal estabelece a sistemática desses controles e prevê que o controle externo é exercido: pelo Poder Legislativo.

Essa questão é perigosa, não por que o assunto seja difícil, mas sim por que o artigo 71 da CF menciona, bem de passagem, no caput, que o controle externo cabe ao Congresso Nacional, mas todos os incisos descrevem bem mais detalhadamente as ações de competência do TCU. No final da leitura, é comum ficar com a falsa impressão de que o controle externo é de competência do Tribunal. É essa falsa impressão que faz com esqueçamos que o TCU apenas auxilia, mas quem é competente para o controle externo, na verdade, é o Congresso.


(fcc 2016) De acordo com a Constituição Federal, "a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder", sendo que "o controle externo, o cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União". Com relação ao tema, considere:

I. As decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.

II. O Tribunal de Contas da União encaminhará ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

III. No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Senado Federal, que solicitará, de imediato, ao Congresso Nacional as medidas cabíveis.

IV. O Tribunal de Contas da União apreciará as contas prestadas pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em centro e vinte dias a contar de seu recebimento.

Está correto o que se afirma APENAS em: I e II.

III - § 1º No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.

IV - I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em 60 dias (2 meses) a contar de seu recebimento;


(fcc 2016) A Constituição Federal confere ao Congresso Nacional a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno de cada Poder. A respeito do controle externo, a Constituição dispõe que compete o Tribunal de Contas da União: aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário, sendo que essa multa tem eficácia de título executivo. 


(fcc 2016) O Tribunal de Contas de certo Estado tomou as seguintes decisões ao apreciar atos que lhe foram submetidos à fiscalização:

I. negou registro à pensão por morte de servidor público efetivo, sob o argumento de que não foram preenchidos os pressupostos legais para que o benefício fosse concedido.

II. julgou ilegal a execução de contrato administrativo celebrado no âmbito do Poder Executivo e na mesma decisão sustou sua execução.

III. julgou irregular a aplicação, por Município, dos recursos financeiros estaduais que lhe foram repassados pelo Estado mediante convênio.

De acordo com as disposições da Constituição Federal aplicáveis aos Tribunais de Contas Estaduais, o Tribunal poderia ter decidido APENAS o quanto referido em: I e III.


(cespe 2012) Cabe ao Congresso Nacional, como órgão titular do controle externo, julgar, em caráter definitivo, as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos. ERRADO

É da competência exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. Para os demais administradores e responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos compete ao TCU o julgamento das contas (art. 71, II, da CF/1988,).


(cespe 2009) No exercício de suas atribuições constitucionais, o TCU pode examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público, tendo a sua decisão eficácia de título executivo. ERRADO 

O que possui eficácia de título executivo são as decisões do TCU que resultam em imputação de débito ou multa (CF- Art. 71, §3) e não uma decisão quanto a validade de um contrato, como diz na questão. Portanto, ERRADA.


(fcc 2016) Nos termos definidos pela Constituição Federal de 1988, o Poder Judiciário Federal, que inclui o TRF da 3ª Região, está submetido a uma fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Se, nesse contexto, um determinado ato de despesa for impugnado pelo controle externo, sua execução poderá ser sustada: pelo Tribunal de Contas da União, que comunicará a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado. 

Contrato - Congresso

Ato - TCU


(fcc 2016) Na hipótese de um contrato da União, o ato de sustação, segundo dispõe a Constituição Federal, é adotado diretamente pelo: Congresso Nacional. 

Contrato - Congresso Nacional


(cespe 2009) Cabe a uma comissão mista permanente de senadores e deputados o exercício do acompanhamento e da fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas casas. CERTO

CF/88:Art. 166, § 1º - Caberá a uma COMISSÃO MISTA PERMANENTE de Senadores e Deputados: II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o ACOMPANHAMENTO E A FISCALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

(fgv 2008) Nos termos da Constituição Federal, a titularidade da função de Controle Externo de um município é do(a): Câmara de Vereadores.

A chave da questão está na frase "titularidade da função de Controle Externo", uma vez que essa titularidade é assumida pelo Poder Legislativo em sua devida esfera (Município = Câmara dos Vereadores, Estado = Assembleia Legislativa, União = Congresso Nacional). Sendo o TC somente um auxiliar do legislativo e não o titular da função.

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