Orçamento-Programa: fundamentos e técnicas
(iv ufg 2024) Leia o texto a seguir. Orçamento que expressa, financeira e fisicamente, os programas de trabalho de governo, possibilitando: • a integração do planejamento com o orçamento; • a quantificação de objetivos e a fixação de metas; • as relações insumo-produto; • as alternativas programáticas; • o acompanhamento físico-financeiro; • a avaliação de resultados; • a gerência por objetivos. SOUZA, Bruno Cesar Grossi de. Orçamento público: conceitos básicos. Editora Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 2004-2013. Tais características são do tipo de orçamento: programa.
Orçamento Público (termos chaves) Modelos orçamentários: ORÇAMENTO CLÁSSICO / TRADICIONAL: Objeto / controle / Foco: Classificação institucional (quem gasta) ORÇAMENTO PROGRAMA / MODERNO: Vinculação ao planejamento / objetivo / metas / produto final / CF88 (PPA e LDO) / Foco: Com o que se gasta e para que ORÇAMENTO DE DESEMPENHO / FUNCIONAL: Desempenho / Mensuração Técnicas orçamentárias: ORÇAMENTO BASE ZERO: Tudo / Justificação / lento / revisão / item a item / toda despesa é nova ORÇAMENTO INCREMENTAL: Base + Ajustes ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: Participação da sociedade / Cidadania (consultas / aud. púb.) ORÇAMENTO POR RESULTADOS: Sociedade define o resultado (não praticada pelo Gov. Brasileiro) *ORÇAMENTO IMPOSITIVO = Emendas impositivas (individuais e de bancada)
O orçamento programa (concepção de orçamento moderno) surgiu através da difusão do PPBS (Planning Programning Budgeting System). Esse modelo surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, nas grandes empresas privadas, como Du Pont, General Motors e Ford, em um esforço para planejar os seus desenvolvimentos empresariais. Sendo um modelo bastante eficiente e eficaz, a ONU difundiu pelo mundo esse modelo que, mais tarde, foi adotado pelo Brasil.
(fgv 2013) Quanto às características do orçamento programa, analise as afirmativas a seguir.
I. As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das possíveis alternativas.
II. A elaboração do orçamento considera todos os gastos nas ações que fazem o programa, desde que não ultrapassem o exercício anual.
III. A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos de planejamento.
Assinale: se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
CARACTERISTICAS DO ORÇAMENTO PROGRAMA. Ações melhor planejadas. Identificação dos gastos e realização por programas e sua comparação em termos absolutos e relativos. Orçamento mais preciso. Inter-relação entre custo e programação vinculada a objetivos maior possibilidade de redução de custos mais fácil identificar funções duplas. Ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta. Melhor controle e execução do programa.
(fcc 2014) Em relação ao Orçamento Programa, considere:
I. O orçamento é elo entre o planejamento e as funções executiva da organização
II. A alocação dos recursos visa o atendimento ao plano político de governo definido pelo gestor público.
III. O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
IV. Na elaboração do orçamento são considerados todos os custos do programa, inclusive os que extrapolam o exercício.
V. A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos financeiros e de planejamento.
É correto o que se afirma APENAS em: I, III e IV.
Segundo James Giacomoni, 2008, são características do Orçamento Programa: - o orçamento é o elo entre o planejamento e o orçamento; - a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas; - as decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas de alternativas possíveis; - na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício; - a estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento; o principal critério de classificação é o funcional-programático; - utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e de resultados; - o controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
(fgv 2016) Desde as primeiras tentativas de se elaborar um orçamento no âmbito governamental até os dias atuais, vários modelos de orçamento foram propostos, tendo em vista contribuir para uma melhor destinação dos recursos públicos. O modelo de orçamento em que as ações de um programa governamental constituem unidades de decisão cujas necessidades de recursos são avaliadas em pacotes de decisão é o orçamento: base zero.
O Orçamento Base Zero (OBZ), também denominado Orçamento por Estratégia, é um processo operacional, de planejamento e orçamento, que exige de cada administrador a justificativa detalhada dos recursos solicitados. Esse procedimento exige que todas as funções dos departamentos sejam analisadas e identificadas em pacotes de decisão, os quais serão avaliados e ordenados por sua importância. (Alexandre Vasconcellos, 2009)
- Determinação da situação
- Diagnóstico da situação
- Apresentação de soluções
- Estabelecimento das prioridades
- Definição dos objetivos
- Determinação das tarefas
- Determinação dos recursos
- Determinação dos meios financeiros