Programas de correio eletrônico (Gmail e Outlook)

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

GMAIL

(fundatec 2024) O operador de pesquisa {subject:Titulo from:Origem}, quando utilizado no filtro de e-mails do Gmail, mostra os e-mails que têm a palavra “Título” no assunto _____ foram ________ por Origem.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.: ou – enviados
Para entender essa questão, é importante conhecer os operadores de pesquisa do Gmail, que são usados para filtrar e localizar e-mails de forma eficiente. No caso do operador , ele busca e-mails com determinadas características no campo de assunto e de remetente.
Vamos analisar a lógica por trás do operador:
subject:Titulo: Indica que o e-mail deve conter a palavra "Título" no campo de assunto.
from:Origem: Especifica que o e-mail foi enviado por um remetente identificado como "Origem".
A alternativa A utiliza "ou" no lugar correto porque, no contexto dado, a pesquisa busca e-mails que tenham a palavra "Título" no assunto ou que foram enviados pelo remetente "Origem". Isso significa que basta uma dessas condições ser verdadeira para que o e-mail apareça nos resultados.

(vunesp 2019) Assinale a alternativa com os elementos que preenchem correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir.
Ao preparar uma mensagem de correio eletrônico usando o serviço de webmail Gmail, em sua configuração padrão, os anexos dessa mensagem________________ para poderem ser efetivamente anexados à mensagem. Tendo sido a mensagem criada e enviada pelo webmail, quando o destinatário receber a mensagem, ele_____________________ baixar esses anexos para seu computador.: podem estar localmente no computador do emitente … pode

(cespe/cebraspe 2022) A ferramenta de correio eletrônico Gmail permite que, ao se criar uma nova mensagem, possa ser inserida uma imagem visível dentro do corpo da mensagem. Para acionar esse recurso, usa-se a opção: Inserir foto. 
Anexar arquivo = insere a imagem como anexo, que para ser visualizada é necessário realizar o download e posterior visualização.
Inserir Imagem = insere a imagem que pode ser visualizada diretamente no email.

(fumarc 2022) Analise as seguintes afirmativas sobre as opções de envio de e-mail da janela de “Nova mensagem” do Gmail, versão português:
I – É possível inserir arquivos do Google Drive em uma mensagem. II – É possível programar o envio de uma mensagem para uma determinada data e hora. III – É possível inserir uma assinatura predefinida em uma mensagem.
Está CORRETO o que se afirma em: I, II e III.
I – correta: é o 5º ícone ao lado direito do botão enviar. Abrirá uma caixa com o seu GDRIVE para a escolha do arquivo a ser enviado.
II – correta: Basta clicar na seta ao lado e programar o dia e horário para o envio do e-mail. É necessário preencher ao menos um endereço de e-mail para habilitar essa função.
III – correta: é o 8º ícone ao lado direito do botão enviar. Abrirá as opções: gerenciar assinaturas, sem assinatura e minha assinatura (caso a tenha configurado).

(ciee 2015) Observe a figura abaixo, extraída das opções de e-mail do Gmail.
Assinale a alternativa que descreve, respectivamente, as funções dos ícones acima.: Anexar arquivo/ Google Drive/ Inserir foto/ Inserir Link/ Inserir Emotion Icon.

(ciee 2015) O limite máximo do tamanho de um arquivo que pode ser enviado anexado pelo e-mail do Gmail (conta gratuita) é de até: 25 megabytes (MB).
O limite máximo do tamanho de um arquivo que pode ser enviado anexado pelo e-mail do Gmail (conta gratuita) é de até 25 megabytes (MB).

(fundatec 2021) Matheus está enviando um e-mail a seus colegas de trabalho, pela plataforma Gmail, sobre um evento que vai acontecer na empresa onde trabalham. Ao redigir o e-mail, ficou com dúvidas se conseguiria:
I. Enviar imagem no corpo do texto. II. Formatar o corpo do texto, colocando fontes diferentes e com cores diferentes. III. No corpo do texto, colocar o link de uma página web onde também havia informações sobre o evento. IV. Incluir o e-mail de 15 pessoas na opção “Para”, ou seja, esse e-mail estaria endereçado a essas 15 pessoas.
Quais das opções dispostas nas assertivas acima Matheus conseguiria realizar?: I, II, III e IV.
Para uma conta padrão e gratuita do Gmail, você pode colocar até 500 destinatários nos campos "Para", "Cc" e "Cco" combinados por mensagem. 
Se precisar enviar para mais pessoas, considere as seguintes opções:
Use a Mala Direta: Com a mala direta, é possível adicionar até 1.500 destinatários na linha "Para" por mensagem.
Crie um Google Group: Agrupar seus contatos em um Google Group permite enviar um e-mail para o endereço do grupo, atingindo todos os membros sem exceder o limite de destinatários.
Google Workspace: Se você tiver uma conta paga do Google Workspace, os limites são bem maiores, permitindo até 2.000 destinatários por mensagem (com o limite de 500 para destinatários externos ao seu domínio). 
É importante notar que há também um limite diário de envio. Se você enviar para mais de 500 destinatários no total (seja em uma ou em várias mensagens) em um período de 24 horas, o Gmail pode suspender o envio temporariamente para a sua conta. 

(fundatec 2021) Anne está utilizando o Gmail para redigir um e-mail que será encaminhado para seus colegas. Após terminar de redigir o texto, incluiu os endereços de e-mail de todos os interessados, conforme imagem abaixo:
Analisando essa imagem, podemos dizer que:
I. Somente Ana consegue ver todos os colegas para o qual Anne está enviando e-mail. II. Regina e Lucimar não receberão os anexos que foram incluídos no e-mail. III. José, João e Maria conseguem ver que Ana recebeu o e-mail, porém não sabem que Regina e Lucimar também estão copiadas.
Quais informações estão corretas?: Apenas III.
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos campos “Para”, “CC” e “CCO” nos correios eletrônicos.
Antes de analisarmos os itens apresentados, vale destacar a funcionalidade de cada campo mencionado:
Campo “Para” – O campo “Para” é utilizado para inserir os endereços de e-mail dos destinatários principais.
Campo “CC” – O campo “CC” é utilizado para inserir os endereços de e-mail que receberão uma cópia da mensagem, ou seja, os destinatários secundários.
Campo “CCO” – O campo “CCO” é utilizado para inserir os destinatários que receberão uma cópia da mensagem, mas que terão seu endereço de e-mail ocultado aos outros destinatários.

(instituto ágata 2024) Considerando o envio de um e-mail a partir da plataforma Gmail, é correto afirmar que: É possível enviar o mesmo e-mail para mais de um destinatário, inclusive com arquivo de 5 MB anexado.
Gmail aceita até 25 MB de arquivo anexado,

OUTLOOK


(cespe 2015) O Outlook Express é um programa de email que permite, entre outras opções, utilizar o calendário para agendar compromissos e lembretes e marcar reuniões com outros usuários. CERTO

Outlook Express - Programa cliente de e-mail e de notícias da Microsoft. - Permite que o usuário administre mais de uma conta de e-mail. - Permite que o usuário utilize formatação HTML nas mensagens. - Permite utilizar o calendário para agendar compromissos e lembretes e marcar reuniões com outros usuários. - Dispõe de recursos que permitem manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugares ou máquinas que tiverem acesso a esse servidor.


(cespe 2015) O Outlook Express dispõe de recursos que permitem manter os emails no servidor para que os usuários possam ler suas mensagens de quaisquer lugares ou máquinas que tiverem acesso a esse servidor. CERTO

Certo, por meio do protocolo IMAP. Lembrando que o POP3 tem 2 configurações, a nativa em que o mesmo baixa a mensagem apaga do servidor e a outra configuração em que ele baixa a mensagem e mantém no servidor.


(cespe 2014) Ferramenta de correio eletrônico, o Outlook Express permite baixar todos os emails do usuário para a máquina local, sendo desnecessária a conexão à Internet para se acessar os emails que estejam na caixa de entrada. CERTO

Uma vez que os e-mails são baixados e armazenados localmente na máquina do usuário, eles podem ser acessados, lidos e respondidos (as respostas ficariam na caixa de saída aguardando conexão para envio) mesmo que a máquina não esteja conectada à internet naquele momento. A conexão à internet só seria necessária novamente para enviar novas mensagens ou para baixar novos e-mails que tivessem chegado ao servidor.


(cespe 2014) No Microsoft Outlook 2013, o cartão de visita reúne os principais detalhes de um contato, como telefone, e-mail e endereço, bem como permite ao usuário enviar uma mensagem instantânea, fazer uma chamada ou agendar uma reunião. CERTO

É possível fazer chamadas, basta ir na guia Página Inicial e selecionar a última opção: Reunião do Skype - recurso possível devido a integração com o Skype.


(cespe 2013) O recurso de gerenciamento de direitos de informação do Microsoft Outlook (IRM) é utilizado para restringir permissões relativas a encaminhamento, impressão ou cópia de mensagens. 

O IRM (Gerenciamento de Direitos de Informação) permite especificar permissões de acesso a mensagens de e-mail. O IRM ajuda a impedir que informações confidenciais sejam lidas, impressas, encaminhadas ou copiadas por pessoas não autorizadas. O IRM também ajuda as organizações a impor políticas corporativas que governam o controle e a disseminação de informações confidenciais dentro da organização e com clientes e parceiros (disponível em: <https://support.microsoft.com/pt-br/office/introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-irm-para-mensagens-de-email-bb643d33-4a3f-4ac7-9770-fd50d95f58dc>).


(cespe 2013) Além de ser um cliente de email, o Outlook Express tem outros recursos como calendários pessoais, agendamento de grupo e gerenciamento de tarefas e de contatos. CERTO

Tanto o Outlook quanto o Outlook Express são clientes de email. Para o usuário final, o Outlook Express oferece funcionalidades de organizar contatos, acompanhar tarefas, agendar compromissos diários, manter anotações e planejar reuniões.


(cespe 2013) Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso. CERTO

POP3 Protocolo da Camada de Aplicação Responsável por receber, baixar (fazer o download) e deletar mensagens de um Servidor de E-Mail. Não mantém email no servidor. (logo, não permite criar e organizar pastas no servidor.) Não permite verificar cabeçalhos antes de baixa-los. Geralmente as mensagens são lidas offlines IMAP Protocolo da Camada de Aplicação Responsável por receber, baixar (fazer o download) e deletar mensagens de um Servidor de E-Mail. Mantém email no servidor. ( logo, permite criar e organizar pastas no servidor). Permite verificar cabeçalhos antes de baixa-los Geralmente as mensagens são lidas onlines


(cespe 2013) No Outlook Express, por meio da opção Salvar Como, as mensagens recebidas podem ser armazenadas em pastas de arquivamento localizadas na estrutura de diretórios do Windows. CERTO

As mensagens poderão ser salvas, e serão em pastas de um computador com Windows, pois o Outlook Express é um cliente de e-mail Windows. 


(cespe 2013) O Outlook Express permite o envio de uma mensagem a um usuário, com cópia oculta para diversos outros usuários simultaneamente. CERTO

Todos os clientes de e-mail (3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares) possuem a funcionalidade citada, o famoso campo CCO, com cópia oculta, onde o destinatário que recebe a mensagem não vê o endereço de outros destinatários inseridos neste campo. Somente o remetente tem acesso a lista completa de destinatários.


(cespe 2012) No Outlook Express, o comando Identidades permite criar diversos usuários para uso do programa, com nomes e senhas específicos. CERTO

Assim que abre o Outlook Express pela primeira vez, uma identidade principal padrão é criada. A identidade principal é usada até que você alterne para outra ou até que você defina outra como padrão. Pelo fato de você não estar usando perfis de usuário, não é necessário reiniciar o computador para usar uma identidade diferente, mas é necessário reiniciar o Outlook Express. Você pode gerenciar identidades usando o Gerenciador de identidade. Você pode usar o Gerenciador de identidades para modificar identidades existentes, criar novas e alterar as padrão. Para iniciar o Gerenciador de identidade, use um dos seguintes métodos: No menu Arquivo, clique em Alternar identidade e em Gerenciar identidades. No menu Arquivo, aponte para Identidades e clique em Gerenciar identidades.


(cespe 2012) Tanto no Outlook Express quanto no Thunderbird é possível configurar contas de emails do Gmail e do Yahoo, por exemplo, permitindo receber ou enviar mensagens por esses servidores. CERTO

É uma característica comum dos clientes de e-mail. São softwares destinados a este fim, ou seja, receber e enviar mensagens eletrônicas. O funcionamento é análogo ao dos webmails, e não há qualquer restrição contra esse ou aquele servidor. Mas, é verdade, um servidor em particular pode recusar conexões que não provenham de webmails. Mas esses são casos muito isolados, totalmente distante dos grandes servidores como gmail, yahoo...


(cespe 2014) O Outlook Express pode ser configurado para solicitar ao destinatário de um email a confirmação do recebimento de uma mensagem. CERTO

Para configurar a confirmação de leitura no Outlook Express em e-mails individuais:

No menu Ferramentas do e-mail, clique em Solicitar confirmação de leitura

Para solicitar uma confirmação em todos os e-mails, siga o passo abaixo:

Clique no menu Ferramentas 

Clique em Opções e na guia Confirmações, 

Marque a caixa de seleção Solicitar confirmação de leitura para todas as mensagens enviadas.


(consulplan 2012) O aplicativo Outlook Express é um gerenciador de e-mails muito utilizado por usuários em tarefas cotidianas de envio e recebimento de mensagens eletrônicas. Considerando a vulnerabilidade dos computadores, se torna cada vez mais necessário realizar a técnica de backup dos e-mails para que, em caso de perda, estes possam ser recuperados. Para localizar a pasta onde os e-mails são armazenados neste aplicativo, deve-se acessar o menu: Ferramentas – Opções e, na guia manutenção, clicar em pasta de armazenamento.


(quadrix 2024) Assinale a alternativa que apresenta a finalidade principal do recurso Regras, aplicado na Caixa de Entrada, do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016.: filtrar e organizar automaticamente os e‑mails recebidos
Regras permitem que você mova, sinalize e responda a mensagens de e-mail automaticamente.

(fundatec 2024) Em relação à Barra de Acesso Rápido do Microsoft Outlook 2016, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sempre mostra nomes de botões (imagem à esquerda) e ícones (imagem à direita).
( ) Permite percorrer os principais recursos do Outlook: Email, Calendário, Pessoas e Tarefas.
( ) A ordem em que aparecem os botões e os ícones da Barra de Acesso Rápido é fixa.
( ) Geralmente está localizada na parte inferior da janela Outlook.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: F – V – F – V.

(quadrix 2017) O Outlook 2016, além de possuir o recurso de criar assinaturas personalizadas para uma mensagem de e-mail, permite configurá-las para que sejam adicionadas, automaticamente, a todas as mensagens de saída. CERTO

Crie uma assinatura para suas mensagens de email e adicione-a automaticamente a todas as mensagens enviadas, ou manualmente a algumas específicas. Criar uma assinatura de email Entrar no Outlook na Web. Na barra de navegação, escolha configurações > Opções. https://support.office.com/pt-br/article/Criar-e-adicionar-uma-assinatura-de-email-no-Outlook-com-ou-do-Outlook-na-web-776d9006-abdf-444e-b5b7-a61821dff034


(fcc 2017) Um Oficial de Justiça deseja definir regras para o Microsoft Outlook executar automaticamente em mensagens de e-mail enviadas ou recebidas com base em condições que ele deseja especificar (por exemplo, mover todas as mensagens de uma pessoa específica para uma pasta diferente de sua caixa de entrada). Para isso, ele consultou a documentação do Microsoft Outlook 2013, em português, e encontrou as seguintes orientações:

− Na caixa de diálogo Regras e Alertas, na guia Regras de Email, clicar em Nova Regra.

− Em Iniciar com base em uma regra em branco, clicar em Aplicar regras em mensagens que eu receber ou em Aplicar regras em mensagens que eu enviar.

− Clique em Avançar.

− Em Etapa 1: selecionar as condições que as mensagens devem satisfazer para aplicação da regra.

− Em Etapa 2: editar a descrição da regra, clicando em um valor sublinhado para qualquer condição adicionada e especificando o valor.

− Clique em Avançar.

− Em Etapa 1: selecionar as ações a serem realizadas para a mensagem.

− Em Etapa 2: editar a descrição da regra, clicando em um valor sublinhado para qualquer condição adicionada e especificando o valor.

− Clique em Avançar.

− Em Etapa 1: selecionar as exceções à regra, se houverem.

− Em Etapa 2: editar a exceção da regra, clicando em um valor sublinhado para qualquer exceção adicionada e especificando o valor.

− Clique em Avançar.

− Em Etapa 1: especificar um nome para a regra.

− Em Etapa 2: em configure as opções da regra, marcar as caixas de seleção para as opções que desejar.

− Clique em Concluir.

Para abrir a caixa de diálogo Regras e Alertas, a partir de onde todos esses passos podem ser seguidos, o Oficial de Justiça deve clicar na guia: Arquivo e na opção Gerenciar Regras e Alertas. 

Para criar uma regra escolhendo suas próprias condições, ações e exceções, faça o seguinte:
1. Clique na guia Arquivo.
2. Clique em Gerenciar Regras e Alertas.
3. Na caixa de diálogo Regras e Alertas, na guia Regras de Email, clique em Nova Regra.
Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Criar-regras-de-a%C3%A7%C3%B5es-personalizadas-6ccdd9a9-65e5-4356-925f-a6a29a7df71b

(fcc 2012) Uma regra é uma ação que o Microsoft Outlook 2010 executa automaticamente em mensagens de entrada ou saída com base em condições que o usuário especificou. As regras que são executadas na caixa de correio no servidor de e-mail, para contas que utilizam Microsoft Exchange, são chamadas de regras: baseadas em servidor.

Regras baseadas em servidor 

Se você tiver uma conta do Microsoft Exchange, o servidor poderá aplicar regras às suas mensagens mesmo que o Outlook não esteja sendo executado. Essas são as chamadas regras baseadas em servidor. As regras devem ser configuradas para serem aplicadas às mensagens quando essas forem entregues em sua Caixa de Entrada no servidor e as regras deverão ser executadas até o final no servidor. Por exemplo, uma regra não poderá ser executada até o final no servidor se a ação especificar que uma mensagem deve ser impressa. Se uma regra não puder ser aplicada no servidor, ela será aplicada quando você iniciar o Outlook.

Regras somente cliente    Um "cliente" é um programa de email executado no computador de uma pessoa. Uma regra que não pode ser aplicada pelo servidor é uma "regra somente cliente", pois é executada somente no computador da pessoa. Se sua lista de regras contiver regras que possam ser executadas no servidor e outras que não possam, as regras baseadas em servidor serão aplicadas primeiro, seguidas das regras somente cliente.


(fcc 2017) No computador de uma empresa, um usuário pode ter acesso à internet, à intranet, ao serviço de webmail e a uma ferramenta de gerenciamento de e-mails (como o Microsoft Outlook), ambos para o seu e-mail corporativo. Neste cenário,: o usuário deve configurar a ferramenta de gerenciamento de e-mails para que não esteja habilitada a opção de apagar o e-mail do site assim que ele for recebido, senão não poderá acessá-lo mais pelo webmail.  

Quando trabalhamos com um aplicativo de correio eletrônico, como o Microsoft Outlook ou o Mozilla Thunderbird, podemos configurar ele para operar de duas formas distintas: - transferir as mensagens para o programa do computador do usuário, apagando do servidor de e-mails. - transferir cópias das mensagens para o computador do usuário, mantendo a mensagem no servidor de e-mails. Caso o usuário deseje acessar a mesma mensagem depois, via acesso webmail (pelo navegador de Internet), ele deve optar pela segunda alternativa, onde as mensagens são mantidas no servidor de e-mails.


(fcc 2016) Um usuário do Microsoft Outlook 2013 em português vai sair de férias e deseja configurar uma mensagem de resposta automática aos e-mails que chegarem nesse período. Considerando os recursos disponíveis no Outlook, este usuário: terá que clicar nas opções Arquivo e Respostas Automáticas. Na janela que se abre, deverá marcar as opções Enviar respostas automáticas e Só enviar durante este intervalo de tempo, definir o intervalo de tempo, escrever a mensagem e clicar no botão OK. 

Clique em Arquivo > Respostas Automáticas. Na caixa Respostas Automáticas, selecione Enviar respostas automáticas. Dica : Você pode marcar a caixa Só enviar durante este intervalo de tempo para agendar o período em que as respostas de ausência temporária estarão ativadas. Se você não especificar uma hora de início e de término, as respostas automáticas serão enviadas até você marcar a caixa de seleção Não enviar respostas automáticas. Na guia Dentro da Minha Organização, digite a resposta que deseja enviar para colegas de equipe ou de trabalho enquanto estiver ausente. Na guia Fora da Minha Organização, marque a caixa Responder automaticamente às pessoas fora da minha organização e digite o tipo de resposta a ser enviada durante sua ausência. Selecione se deseja que as respostas sejam enviadas para Somente meus contatos ou para Qualquer pessoa fora da minha organização que enviar mensagens para você. https://support.office.com/pt-br/article/Enviar-respostas-autom%C3%A1ticas-de-Aus%C3%AAncia-Tempor%C3%A1ria-pelo-Outlook-para-Windows-2b77364d-21ed-4149-b913-4f150b738047


(fcc 2015) No Microsoft Office Outlook 2007, em português, para criar um contato com base em um e-mail recebido, devem-se seguir os passos: 

- Abra ou exiba o e-mail que contém o nome a ser adicionado à lista de contatos. 

- Clique com o botão direito do mouse no nome do remetente que deseja transformar em contato e, em seguida, clique em: Adicionar a Contatos do Outlook.

Interface do Outlook


(fcc 2015) No Microsoft Office Outlook 2007, em português, ao clicar na opção Novo aparecerá uma janela na qual poderá ser redigida a mensagem a ser enviada e digitado(s) o(s) endereço(s) de e-mail do(s) destinatário(s) da mensagem. Nesta janela, a partir da guia Mensagem, é possível: anexar arquivo e definir a prioridade da mensagem.

O software Microsoft Outlook é um dos clientes de e-mail mais utilizados nos ambientes corporativos, assim como o Mozilla Thunderbird.

Ao redigir uma nova mensagem de e-mail, as guias do Outlook serão trocadas para o modo de edição da mensagem.

No modo de pastas, recebendo as mensagens, encontramos opções como Responder, Responder a Todos, Encaminhar, Excluir, entre outras.

No modo de edição de nova mensagem, encontramos opções como anexar arquivo, anexar item do Outlook, assinatura, definir prioridade da mensagem, entre outras.


(fcc 2015) Para enviar e receber mensagens de e-mail com o Microsoft Office Outlook é necessário adicionar as informações da conta de e-mail. O Microsoft Office Outlook 2007 suporta contas: POP3 e IMAP.

IMAP: protocolo utilizado para recebimento de e-mails de servidores de e-mail. As mensagens baixadas por este protocolo são mantidas no servidor sem armazenamento local, permanente, no computador do usuário. POP3: protocolo utilizado para recebimento de e-mails de servidores de e-mail. As mensagens baixadas por este protocolo são removidas do servidor.


(fcc 2015) Um Técnico Judiciário com especialidade em Operação de Computadores do TRE precisou fazer uma cópia de segurança do catálogo de endereços do Outlook Express para recuperar os dados após a reformatação do computador e sua reinstalação. Essa cópia do catálogo é feita: por exportação do Catálogo de Endereços via menu Arquivo do Outlook e restaurada por importação do Catálogo também via menu Arquivo.

interface do Outlook


(fcc 2013) Sobre correio eletrônico, considere: I. Para usar os programas para gerenciamento de e-mails não é necessário obter o servidor de recebimento (POP) e de envio (SMTP) da conta de e-mail. II. Uma pessoa, para acessar uma conta de e-mail, pode usar programas específicos para gerenciamento de e-mails, como o Outlook Express e o Mozilla Thunderbird. III. O webmail é um serviço que permite que se envie e receba e-mails a partir de um site, não necessitando a instalação e o uso de programas específicos para gerenciamento de e-mails. Os exemplos mais conhecidos de webmail são Hotmail, Gmail, Yahoo, Bol, dentre outros. Está correto o que se afirma APENAS em: II e III.

I - errado. “Essencialmente, um correio eletrônico funciona como dois programas funcionando em uma máquina servidora: um é o servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - protocolo de transferência de correio simples, responsável pelo envio de mensagens e outra é o servidor POP3 (Post Office Protocol - protocolo Post Office) ou IMAP (Internet Mail Access Protocol - protocolo de acesso de correio internet), ambos protocolos para recebimento de mensagens.” http://www.revistabw.com.br/revistabw/informatica-email/ II - certo. “Um cliente de e-mail é essencialmente um programa de computador que permite compor, enviar e receber e-mails a partir de um servidor de e-mail, o que exige cadastrar uma conta de e-mail e uma senha para seu correto funcionamento. Há diversos clientes de e-mails no mercado que, além de manipular emails, podem oferecer recursos diversos. Os principais clientes de email do mercado são: Outlook: cliente de emails nativo do sistema operacional Microsoft Windows. A versão Express é uma versão mais simplificada e que, em geral, vem por padrão no sistema operacional Windows. Já a versão Microsoft Outlook é uma versão que vem no pacote Microsoft Office possui mais recursos, incluindo, além de funções de e-mail, recursos de calendário. Mozilla Thunderbird: é um cliente de emails e notícias open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).” http://www.revistabw.com.br/revistabw/informatica-email/ III - certo. “Webmail é o nome dado a um cliente de e-mail que não necessita de instalação no computador do usuário, já que funciona como uma página de internet, bastando o usuário acessar a página do seu provedor de e-mail com seu login e senha. Desta forma, o usuário ganha mobilidade já que não necessita estar na máquina em que um cliente de e-mail está instalado para acessar seu e-mail. A desvantagem da utilização de webmails em comparação aos clientes de e-mail é o fato de necessitarem de conexão de Internet para leitura dos emails, enquanto nos clientes de e-mail basta a conexão para "baixar" os emails, sendo que a posterior leitura pode ser realizada desconectada da Internet. Os principais servidores de webmail do mercado são: Gmail Yahoo!Mail Microsoft Outlook: versão online do Outlook. Anteriormente era conhecido como Hotmail, porém mudou de nome quando a Microsoft integrou suas diversas tecnologias.” http://www.revistabw.com.br/revistabw/informatica-email/


(fcc 2013) Roberto utiliza o Microsoft Office Outlook 2010 para enviar e receber e-mails e para baixar os e-mails de sua conta de e-mail corporativa para o computador de sua residência, de forma que ele possa ler posteriormente os e-mails baixados sem estar conectado à Internet. Quando recebe spam e e-mails que não lhe interessam na Caixa de Entrada, ele os seleciona e pressiona a tecla Delete para excluí-los. Os e-mails excluídos são então enviados para a pasta Itens Excluídos, mas não são apagados de fato do computador. Certo dia, Roberto excluiu por engano um e-mail importante de sua Caixa de Entrada. Dias depois, notou a falta do e-mail e o encontrou na pasta Itens Excluídos. 

Para devolver o e-mail para sua pasta Caixa de Entrada, Roberto deve clicar com o botão direito do mouse sobre o e-mail excluído, selecionar a opção ...... e, em seguida, selecionar a opção referente à pasta Caixa de Entrada. 

A palavra que preenche corretamente a lacuna é: Mover.

Assim como no computador, caso um arquivo esteja na Lixeira, devemos Mover para outro local. No e-mail, se a mensagem está na pasta itens Excluídos, devemos Mover para outra pasta.


(fcc 2012) No Microsoft Outlook 2010 é possível ativar opções que irão requisitar que seja devolvida uma confirmação assim que o e-mail for lido e/ou entregue ao destinatário. Tais opções são facilmente ativadas na tela de criação de um novo e-mail, presentes no menu de Opções, e são chamadas respectivamente: Solicitar Confirmação de Leitura e Solicitar Confirmação de Entrega.



(fcc 2010) No Microsoft Outlook 2010, quando um e-mail recebido é aberto para visualização por meio do menu Arquivo, é possível acessar as propriedades deste e-mail, onde é possível editar e visualizar algumas informações especiais sobre este e-mail, como informações detalhadas sobre o conteúdo técnico da mensagem, contendo informações como Return-Path e Received. O nome dado a estas informações especiais na tela de propriedades é: Cabeçalhos de Internet.

Veja abaixo:



(fcc 2012) Para fins de diagnóstico, o Microsoft Outlook 2010 contém uma opção que ativa registros de log de certos recursos do programa. Dentre estes recursos do programa que possuem registros de log, EXCLUI-SE a opção de A) Inserir formulários. 

Log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional. O Outlook possui opções de log para recursos como: Modificações ao calendário Alterações de horário livre/ocupado Lembretes Catálogo de Endereços Offline

B) Modificações ao calendário. C) Alterações de horário livre/ocupado. D) Lembretes. E) Catálogo de Endereços Offline.


(consel concursos 2016) O recurso Etapas Rápidas do Microsoft Outlook 2010 aplica várias ações de uma só vez às mensagens de e-mail, permitindo gerenciar rápida e facilmente a caixa de correio. Sobre essa funcionalidade, considere: I. Move a mensagem selecionada para uma pasta de e-mail especificada e marca a mensagem como não lida. II. Encaminha a mensagem para outros membros da equipe. Se a organização usar o Microsoft Exchange Server, os nomes dos membros da equipe serão detectados na Lista de Endereços Global e inseridos na caixa “Para”. III. Move a mensagem para uma pasta de e-mail específica e marca a mensagem como lida e não concluída. IV. Abre uma resposta para a mensagem selecionada e mantém a mensagem original. São ações de Etapas Rápidas padrão do Microsoft Outlook APENAS o que consta em: II

As etapas rápidas dão a capacidade de executar várias ações em um único clique. Elas são uma ferramenta útil para ajudá-lo a manter uma caixa de entrada limpa e geralmente ser mais eficiente ao usar o Outlook. Depois que você começar a criar Etapas Rápidas, descobrirá outras maneiras de otimizar o número de cliques necessários para fazer algo. Sempre que você se vir fazendo as mesmas coisas repetidamente, experimente criar uma Etapa Rápida. E conforme os projetos forem mudando, atualize suas Etapas Rápidas para que incluam apenas as coisas que você realmente faz. Algumas opções de etapas rápidas envolvem categorizar, marcar e mover e-mails.


(fcc 2010) As mensagens de correio do Outlook podem ser movidas no disco rígido para pastas personalizadas, com nomes diferentes dos recebidos na caixa de correio, por meio da: criação de um arquivo Pastas Particulares.

Veja abaixo:



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