Informática: Dispositivos de entrada e saída
Dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado, webcam, scanner, fones de ouvido/headset, impressora)
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(fgv 2021) Observe os dispositivos listados abaixo, tipicamente encontrados em um computador pessoal. 1. Impressora 2. Mouse 3. Teclado 4. Monitor de vídeo
São dispositivos de saída: 1 e 4;
Dispositivo de ENTRADA (Input): Envia dados para o processador (CPU).
Exemplos: Mouse, Teclado, Scanner, Microfone, Webcam.
Dispositivo de SAÍDA (Output): Recebe dados do processador e os apresenta ao usuário.
Exemplos: Monitor, Impressora, Caixas de Som, Projetor.
Dispositivo de ENTRADA e SAÍDA (Híbrido/E/S): Permite o fluxo de dados em ambos os sentidos.
(selecon 2025) No funcionamento de um microcomputador Intel, são empregados dispositivos que operam na entrada e na saída das informações. Exemplos de dois dispositivos, um que opera exclusivamente na entrada dos dados e outro exclusivamente na saída dos já processados, são respectivamente: teclado e plotter
Teclado: é um periférico de entrada, pois serve para inserir dados no computador.
Plotter: é um periférico de saída, utilizado para imprimir imagens em grandes formatos, recebendo dados já processados pelo computador.
(consulplan 2010) É um dispositivo periférico de entrada de um microcomputador:
A) Monitor.
B) Teclado.
As outras alternativas são dispositivos de saída.
C) Impressora.
D) Caixa de som.
E) Data show.
(idcap 2023) Alguns dispositivos funcionam tanto de entrada como saída. Estes podem tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo como também enviar dados para outro dispositivo, nesse contexto, analise as proposições abaixo:
I.Os projetores são considerados dispositivos de entrada e saída.
II.O modem é considerado um dispositivo de entrada e saída.
III.O Pen Drive é considerado um dispositivo de entrada e saída.
Após sua análise assinale a alternativa correta: Apenas as proposições II e III estão corretas.
I - Incorreto. Os projetos são dispositivos de saída.
II - Correto. O modem (Modulador/Demodulador) é essencial para a comunicação de dados pela rede. Ele: Envia/Saída: Transforma dados digitais do computador em sinais analógicos para transmissão. Recebe/Entrada: Transforma sinais analógicos recebidos da rede em dados digitais para o computador.
III - Correto. O Pen Drive (ou qualquer dispositivo de armazenamento como HDs e SSDs) é híbrido: Entrada: Quando o computador lê os dados armazenados no Pen Drive. Saída: Quando o computador grava dados no Pen Drive.
(funrio 2009) O hardware de um computador é composto de processador, memória e dispositivos periféricos de entrada e de saída. Dentre os dispositivos periféricos, alguns são de entrada, outros são de saída, e existem também os que são de entrada e saída, isto é, que funcionam tanto como dispositivos de entrada quanto de saída. Quais dispositivos abaixo são de entrada e saída?
A) teclado e scanner.
Dispositivos de entrada. Lembrando que a Multifuncional (diferentemente do scanner) é dispositivo de entrada e saída pois funciona como impressora e scanner em uma única máquina.
B) disco e modem.
Embora discorde um pouco da questão pois existem discos que são somente de entrada como o CD-ROM, que são discos de leitura. Acredito que o avaliador usou a palavra disco de forma genérica, o que torna a letra B a menos errada.
C) impressora e alto falante.
Dispositivos de saída.
D) microfone e web cam.
Dispositivos de entrada.
E) mouse e leitora ótica
Dispositivos de entrada.
(ifto 2016) Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O) são também denominados periféricos. Eles permitem a comunicação do computador com o exterior, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados e podem ser classificados de três formas distintas: Dispositivos de entrada, Dispositivos de saída e Dispositivos mistos (entrada e saída). Dos itens abaixo, quais são dispositivos tanto de entrada como de saída de informações: I. Gravador de CD / DVD; II. Teclado; III. Placa de rede; IV. Mouse; V. Scanner; VI. Monitor de vídeo; VII. Disco rígido. Marque a alternativa correta: I, III e VII
I. Gravador de CD / DVD; (entrada/saída) ler e grava II. Teclado; (entrada) entra a tecla (com o valor binário) III. Placa de rede; (entrada/saída) trabalha sobre duas velocidades download (baixa = entrada) upload (envia = saída) IV. Mouse; (entrada) só entra o (click) V. Scanner; (entrada) só scannea (recebe) VI. Monitor de vídeo; (saída) so sai (mostra) VII. Disco rígido. (entrada/saída) grava e desgrava
(funrio 2015) O hardware de computador, além da unidade central de processamento e da memória, é composto de dispositivos de entrada e saída, que permitem a comunicação com o usuário. O dispositivo padrão de entrada é o teclado e o dispositivo padrão de saída é o monitor. Alguns dispositivos são chamados híbridos porque podem funcionar tanto como dispositivo de entrada e como de saída. Qual alternativa é um exemplo de dispositivo híbrido (de entrada e saída)?
A) Microfone.
Dispositivo de entrada.
B) Mouse.
Dispositivo de entrada.
C) Alto Falante.
Dispositivo de saída.
D) Scanner.
Dispositivo de entrada.
E) Placa de rede.
A placa de rede permite uma comunicação bidirecional (transmissão e recebimento de dados). Logo, é um dispositivo híbrido de entrada/saída de dados.
(fcc 2014) Os dispositivos de entrada de um computador aceitam dados, que convertem para uma forma legível por computador e transmitem para a unidade processadora, a qual compreende .... I... , ...II... e ...III... .
Os termos que preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III do texto são: unidade de controle; unidade aritmética e lógica; memória principal.
UC, ULA e a memoria principal (RAM)
O processador possui três unidades básicas:
- Unidade de Controle (U.C.) = Responsável pelo recebimento, controle de execução e devolução das instruções recebidas da memória RAM.
- Unidade Lógica e Aritmética (U.L.A.) = Responsável pela execução das instruções recebidas da Unidade de Controle.
- Registradores = pequenas memórias internas do processador utilizadas pela U.C. e U.L.A. para armazenar informações durante um processamento.
(fcc 2006) É um sistema que, em um microcomputador, executa as funções necessárias para a inicialização do hardware do sistema quando o equipamento é ligado, controla rotinas de entrada e saída e permite ao usuário a modificação de detalhes da configuração do hardware: BIOS.
O acrônimo BIOS significa Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O BIOS é um firmware (software embutido em um chip, geralmente na placa-mãe) que tem exatamente as funções descritas na questão. Em sistemas mais modernos, o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) substituiu o BIOS tradicional, mas exerce essencialmente as mesmas funções descritas, sendo muitas vezes referido de forma genérica no contexto de concursos como o "sistema de inicialização" ou, em questões mais antigas como esta, ainda rotulado como BIOS. Portanto, a descrição é totalmente compatível com a função do BIOS.
(fcc 2013) De forma simplificada, um sistema computacional possui três componentes principais: CPU, memórias e dispositivos de Entrada e Saída (E/S). Em relação aos dispositivos de E/S é correto afirmar que: um HD (disco magnético) é composto de um ou mais pratos de alumínio com um revestimento magnetizável. Há HDs com capacidade de armazenamento de 500GB e 1TB.
(fcc 2007) Considerando o conceito de hardware, é correto o que se afirma em: Modem e drive de disquete são considerados dispositivos de entrada e saída (E/S).
