Manual de Redação para Concursos Públicos

Este manual oferece uma base textual flexível para qualquer tema de redação em concursos. Também serve a quem já domina a Língua Portuguesa e busca aperfeiçoar sua escrita com mais coesão, coerência e repertório.

Dicas de Redação

Baseadas em orientações de professores renomados de redação (especialmente do YouTube):

  • Evite gerúndios excessivos (“está havendo”, “vem crescendo”). Prefira verbos diretos.
  • Estude sinônimos para evitar repetições e enriquecer o texto.
  • Cuidado com “Além disso”: não use para reforçar ideias já implícitas.
  • Substitua “conscientizar/refletir/pensar” por termos mais concretos: educar, capacitar, proibir, regulamentar.
  • Evite “Atualmente” — é muito comum e genérico.
  • Não use “o mesmo” como pronome. Repita o substantivo ou use referência clara.
  • Letra legível: pratique com pangramas (frases com todas as letras do alfabeto).
    Exemplo: “À noite, vovô Koalvski vê o ímã cair no pé do pinguim queixoso e vovó põe açúcar no chá de tâmara do jabuti feliz.”
  • Não reforce ideias com “SIM”. A argumentação deve ser lógica, não enfática.
  • Evite “você”. Mantenha o tom impessoal (terceira pessoa).
  • Estude conjunções coordenativas, subordinativas e locuções adverbiais.

Citações Estratégicas para Redação de Concursos

Área / Autor Citação e Contexto de Uso
Direitos Humanos / ONU “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.”
Contexto: temas de negligência social, exclusão ou violação de direitos humanos.
Legislação Brasileira “A Constituição Federal brasileira*, promulgada em 1988, prevê o direito à saúde, à habitação, à educação e à [inserir direito relacionado ao tema].”
Contexto: garantias constitucionais não efetivadas na prática.
Gilberto Dimenstein (Jornalista) “Como afirmou Gilberto Dimenstein em Cidadão de Papel, a legislação brasileira é ineficaz, pois, embora completa na teoria, muitas vezes não se concretiza na prática.”
Contexto: descompasso entre lei e realidade social.
Jürgen Habermas (Filósofo) “Na Teoria da Ação Comunicativa, Habermas afirma que, para respeitar e defender os direitos comunitários, o indivíduo deve ter acesso livre ao conhecimento.”
Contexto: acesso à informação, educação, transparência e debate público.
Charles Darwin (Biólogo) “A Biologia, com Darwin, mostra que nem sempre sobrevive o mais forte, mas aquele que melhor se adapta às mudanças.”
Contexto: resiliência, inovação, transformação social ou tecnológica.
Ayn Rand (Filósofa)
“A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.”
Contexto: defesa da individualidade, liberdade pessoal e respeito aos direitos individuais.
Sociologia / Zygmunt Bauman “Vivemos em uma sociedade líquida, onde nada é feito para durar, e a incerteza é a única certeza.”
Contexto: Fragilidade dos laços sociais, relações de trabalho voláteis, consumo excessivo, efemeridade da tecnologia ou planejamento de longo prazo.
Filosofia / Immanuel Kant “Age de tal modo que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio.”
Contexto: Ética, dignidade humana, exploração no trabalho, desumanização, direitos individuais ou uso irresponsável da tecnologia.
Filosofia / Michel Foucault “A disciplina é o conjunto de técnicas, de procedimentos, de instrumentos, de níveis de aplicação que visam a tornar os indivíduos dóceis e úteis.”
Contexto: Vigilância estatal, controle de massas, biopoder, papel das instituições (escola, hospitais, prisões) ou manipulação da informação.
*Artigos principais para citação na redação sobre a Constituição Federal:

"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

Esqueleto Textual

INTRODUÇÃO

Objetivo: Apresentar o tema, contextualizar e delimitar o problema.

Modelos de início de parágrafo:

  • A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no ordenamento jurídico brasileiro, assegura...

  • A Constituição Federal de 1988 consagra a dignidade da pessoa humana como pilar da sociedade brasileira. No entanto, ao observar a realidade [problemática], percebe-se um profundo abismo entre esse princípio e a prática social.

  • As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, ...

  • Historicamente,...

  • Ao longo da história,...

  • Desde os primórdios da civilização, ...

  • Com o avanço da modernidade e das tecnologias, ...

  • Na contemporaneidade, ...

  • No cenário atual, ...

  • Em um contexto marcado por [característica do problema], ...

  • No Brasil, observa-se que ...

  • Diante da crescente [situação], ...

  • No decorrer dos últimos anos, ...

  • Considerando os desafios impostos pela sociedade moderna, ...

  • Com base nos princípios constitucionais, ...

  • A partir dessa perspectiva, ...

Conectivos para contextualização e problematização:

nesse contexto; nesse âmbito; sob essa ótica; diante disso; entretanto; contudo; todavia; no entanto; em contrapartida; apesar de; mesmo diante de; à vista disso; em face dessa realidade; por conseguinte; de forma geral; em suma; em virtude de.

Modelos de fechamento da introdução (tese):

  • Desse modo, torna-se premente analisar os principais aspectos relacionados a [tema].

  • Diante desse cenário, é necessário compreender as causas e consequências de [tema].

  • Assim, é pertinente discutir as implicações e possíveis soluções para [tema].

  • Nesse sentido, cabe analisar como [fator 1] e [fator 2] contribuem para a manutenção dessa problemática.

  • Dessa forma, torna-se essencial examinar as origens, os impactos e as medidas necessárias para mitigar [problema].

  • Entretanto, persistem obstáculos relacionados ao [problema 1] e [problema 2]

DESENVOLVIMENTO

Objetivo: Defender seu ponto de vista com argumentos, dados, citações e exemplos.
Recomenda-se dois parágrafos de desenvolvimento, cada um com uma ideia central.

Argumento 1 – Primeira causa ou perspectiva

Inícios possíveis:

  • Paralelamente à exclusão simbólica, a fragilidade das políticas públicas configura outro grave entrave.

  • Em primeiro plano, deve-se destacar que... 

  • Em primeiro lugar, é fundamental....

  • Inicialmente, é relevante observar que...

  • Antes de tudo, convém ressaltar que...

  • Primeiramente, cabe analisar que...

  • De acordo com dados de [fonte], ...

  • À luz de [autor/teoria], ...

  • Conforme exposto por [pensador/obra], ...

  • Historicamente, tal questão tem origem em...

Conectivos de desenvolvimento:

além disso; ademais; sob esse prisma; a esse respeito; a título de exemplo; por exemplo; desse modo; assim sendo; logo; portanto; como resultado; em consequência; em virtude disso.

Modelos de continuidade e comparação:

  • Logo se verifica que...

  • De maneira análoga, ...

  • Não apenas..., mas também...

  • Ao passo que..., ...

  • Em contrapartida, ...

  • De um lado..., de outro...

  • Ainda que haja avanços, ...

  • Por outro lado, ...

Fechamento do parágrafo:

  • Portanto, observa-se que [ideia central] constitui um fator determinante para [tema].

  • Assim, fica evidente que [problema] decorre, em grande parte, de [causa].

Argumento 2 – Segunda causa ou perspectiva

Inícios possíveis:

  • Outro fator relevante para compreender essa questão é...

  • Diante desse cenário, é imperativo que o Estado, em consonância com a sociedade, atue para

  • Além do mais, ressalte-se que...

  • Outro aspecto a ser considerado é...

  • Em segundo plano, ...

  • Diante dessa realidade, ...

  • Em consonância com esse cenário, ...

  • Sob outro prisma, ...

  • Em paralelo, ...

Expressões úteis para ampliar o argumento:

  • Essa conjuntura contribui para...

  • Tal situação reforça a necessidade de...

  • Essa realidade evidencia a falta de...

  • Essa omissão acaba por perpetuar o problema no Brasil.

  • O que funciona como um forte empecilho para a resolução dessa problemática.

  • Assim, a ausência de [ação/política pública] agrava o quadro de [tema].

Fechamento do segundo argumento:

  • Diante do exposto, constata-se que [causa 2] intensifica os desafios relacionados a [tema].

  • Dessa maneira, torna-se indispensável adotar medidas que revertam essa situação.

CONCLUSÃO

Objetivo: Retomar a tese, propor soluções e encerrar com coerência e formalidade.

Conectivos para iniciar a conclusão:

Portanto; assim; logo; dessa forma; desse modo; por conseguinte; em síntese; em vista disso; diante do exposto; destarte; sendo assim; à vista do que foi exposto.

Modelos de início de parágrafo:

  • Diante do exposto, é imprescindível que medidas sejam adotadas para transformar essa realidade.

  • Portanto, indubitavelmente, ações efetivas são necessárias para solucionar o problema de [tema].

  • Em síntese, torna-se essencial que o poder público e a sociedade civil atuem de maneira conjunta para mitigar [tema].

  • Dessa forma, é possível afirmar que a superação de [problema] depende de esforços coordenados.

  • Portanto, é urgente repensar as perspectivas sobre [problema].

  • Portanto, é imprescindível que...

Modelos de proposta de intervenção:

  • Cabe ao [agente público], em parceria com [outro agente], desenvolver políticas públicas voltadas à [ação].

  • É fundamental que o governo federal, por meio do Ministério da Educação / da Saúde / da Justiça, promova campanhas educativas sobre [tema].

  • Além disso, as escolas e os meios de comunicação devem colaborar na formação de uma consciência coletiva acerca de [tema].

  • Ademais, a sociedade civil pode contribuir por meio de projetos e ações de mobilização social.

Conectivos para finalizar com efeito de fechamento:

Assim, será possível; desse modo, busca-se; com isso, espera-se; consequentemente; por meio dessas ações; em longo prazo; a partir dessas medidas; em última instância; evidencia-se, portanto, que...; destarte.

Modelos de encerramento:

  • A partir dessas ações, espera-se promover uma sociedade mais justa e consciente.

  • Dessa forma, será possível amenizar os impactos de [tema] e construir um cenário mais equitativo.

  • Evidencia-se, portanto, que a resolução dessa problemática requer responsabilidade coletiva e comprometimento social.

  • Destarte, somente com o engajamento conjunto de todos os agentes envolvidos será possível efetivar mudanças concretas.

Sinônimos Úteis

Conceito Sinônimos
Problemasproblemática, obstáculo, empecilho, adversidade
Situaçãocenário, contexto, quadro, conjuntura
Instruircapacitar, educar, qualificar, informar
Combaterreverter, mitigar, enfrentar, suprimir
Consequênciaefeito, resultado, repercussão
Causagerar, originar, potencializar, sustentar

Conectivos por Função

  • Adição: também, bem como, não apenas… mas também
  • Concessão: embora, ainda que, mesmo que, a despeito de
  • Oposição: mas, porém, contudo, entretanto
  • Conclusão: portanto, logo, assim, por conseguinte
  • Alternância: ou… ou, quer… quer, seja… seja
  • Comparação: tal qual, da mesma forma, tanto… quanto
  • Outros: Notoriamente, Sob outro prisma, Diante disso

Este manual é um guia vivo. Adapte-o ao seu estilo e às exigências da banca. Lembre-se: a melhor redação une clareza, pertinência e originalidade.

Translineação

Translineação é dividir as sílabas de uma palavra, deixando parte dela em uma linha e parte na linha de baixo. Na translineação você separa sílabas usando um hífen. Não existe underline no português. Para fazê-la corretamente, é preciso seguir as regras da separação silábica, como não separar vogais sozinhas e, em palavras compostas, repetir o hífen na linha de baixo se a separação ocorrer nele, segundo Brasil Escola e Mundo Educação. 

ERRADO


CORRETO


Boa escrita e sucesso nos concursos!

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