Manual de Redação para Concursos Públicos
O conteúdo será atualizado continuamente com novas dicas, referências e estratégias alinhadas às bancas examinadoras.
Dicas de Redação
Baseadas em orientações de professores renomados de redação (especialmente do YouTube):
- Evite gerúndios excessivos (“está havendo”, “vem crescendo”). Prefira verbos diretos.
- Estude sinônimos para evitar repetições e enriquecer o texto.
- Cuidado com “Além disso”: não use para reforçar ideias já implícitas.
- Substitua “conscientizar/refletir/pensar” por termos mais concretos: educar, capacitar, proibir, regulamentar.
- Evite “Atualmente” — é muito comum e genérico.
- Não use “o mesmo” como pronome. Repita o substantivo ou use referência clara.
- Letra legível: pratique com pangramas (frases com todas as letras do alfabeto).
Exemplo: “À noite, vovô Koalvski vê o ímã cair no pé do pinguim queixoso e vovó põe açúcar no chá de tâmara do jabuti feliz.” - Não reforce ideias com “SIM”. A argumentação deve ser lógica, não enfática.
- Evite “você”. Mantenha o tom impessoal (terceira pessoa).
- Estude conjunções coordenativas, subordinativas e locuções adverbiais.
Citações Estratégicas para Redação de Concursos
| Área / Autor | Citação e Contexto de Uso |
|---|---|
| Direitos Humanos / ONU |
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.” Contexto: temas de negligência social, exclusão ou violação de direitos humanos. |
| Legislação Brasileira |
“A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, prevê o direito à saúde, à habitação, à educação e à [inserir direito relacionado ao tema].” Contexto: garantias constitucionais não efetivadas na prática. |
| Gilberto Dimenstein (Jornalista) |
“Como afirmou Gilberto Dimenstein em Cidadão de Papel, a legislação brasileira é ineficaz, pois, embora completa na teoria, muitas vezes não se concretiza na prática.” Contexto: descompasso entre lei e realidade social. |
| Jürgen Habermas (Filósofo) |
“Na Teoria da Ação Comunicativa, Habermas afirma que, para respeitar e defender os direitos comunitários, o indivíduo deve ter acesso livre ao conhecimento.” Contexto: acesso à informação, educação, transparência e debate público. |
| Charles Darwin (Biólogo) |
“A Biologia, com Darwin, mostra que nem sempre sobrevive o mais forte, mas aquele que melhor se adapta às mudanças.” Contexto: resiliência, inovação, transformação social ou tecnológica. |
| Ayn Rand (Filósofa) |
“A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.” Contexto: defesa da individualidade, liberdade pessoal e respeito aos direitos individuais. |
Esqueleto Textual
INTRODUÇÃO
Objetivo: Apresentar o tema, contextualizar e delimitar o problema.
Modelos de início de parágrafo:
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Historicamente, ...
-
Ao longo da história, ...
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Desde os primórdios da civilização, ...
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As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, ...
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Com o avanço da modernidade e das tecnologias, ...
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Na contemporaneidade, ...
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No cenário atual, ...
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Em um contexto marcado por [característica do problema], ...
-
No Brasil, observa-se que ...
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Diante da crescente [situação], ...
-
No decorrer dos últimos anos, ...
-
Considerando os desafios impostos pela sociedade moderna, ...
-
Com base nos princípios constitucionais, ...
-
A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no ordenamento jurídico brasileiro – assegura...
-
A partir dessa perspectiva, ...
Conectivos para contextualização e problematização:
nesse contexto; nesse âmbito; sob essa ótica; diante disso; entretanto; contudo; todavia; no entanto; em contrapartida; apesar de; mesmo diante de; à vista disso; em face dessa realidade; por conseguinte; de forma geral; em suma; em virtude de.
Modelos de fechamento da introdução (tese):
-
Desse modo, torna-se premente analisar os principais aspectos relacionados a [tema].
-
Diante desse cenário, é necessário compreender as causas e consequências de [tema].
-
Assim, é pertinente discutir as implicações e possíveis soluções para [tema].
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Nesse sentido, cabe analisar como [fator 1] e [fator 2] contribuem para a manutenção dessa problemática.
-
Dessa forma, torna-se essencial examinar as origens, os impactos e as medidas necessárias para mitigar [problema].
DESENVOLVIMENTO
Objetivo: Defender seu ponto de vista com argumentos, dados, citações e exemplos.
Recomenda-se dois parágrafos de desenvolvimento, cada um com uma ideia central.
Argumento 1 – Primeira causa ou perspectiva
Inícios possíveis:
-
Em primeiro plano, deve-se destacar que...
-
Inicialmente, é relevante observar que...
-
Antes de tudo, convém ressaltar que...
-
Primeiramente, cabe analisar que...
-
De acordo com dados de [fonte], ...
-
À luz de [autor/teoria], ...
-
Conforme exposto por [pensador/obra], ...
-
Historicamente, tal questão tem origem em...
Conectivos de desenvolvimento:
além disso; ademais; sob esse prisma; a esse respeito; a título de exemplo; por exemplo; desse modo; assim sendo; logo; portanto; como resultado; em consequência; em virtude disso.
Modelos de continuidade e comparação:
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Logo se verifica que...
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De maneira análoga, ...
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Não apenas..., mas também...
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Ao passo que..., ...
-
Em contrapartida, ...
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De um lado..., de outro...
-
Ainda que haja avanços, ...
-
Por outro lado, ...
Fechamento do parágrafo:
-
Portanto, observa-se que [ideia central] constitui um fator determinante para [tema].
-
Assim, fica evidente que [problema] decorre, em grande parte, de [causa].
Argumento 2 – Segunda causa ou perspectiva
Inícios possíveis:
-
Além do mais, ressalte-se que...
-
Outro aspecto a ser considerado é...
-
Em segundo plano, ...
-
Outro fator relevante para compreender essa questão é...
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Diante dessa realidade, ...
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Em consonância com esse cenário, ...
-
Sob outro prisma, ...
-
Em paralelo, ...
Expressões úteis para ampliar o argumento:
-
Essa conjuntura contribui para...
-
Tal situação reforça a necessidade de...
-
Essa realidade evidencia a falta de...
-
Essa omissão acaba por perpetuar o problema no Brasil.
-
O que funciona como um forte empecilho para a resolução dessa problemática.
-
Assim, a ausência de [ação/política pública] agrava o quadro de [tema].
Fechamento do segundo argumento:
-
Diante do exposto, constata-se que [causa 2] intensifica os desafios relacionados a [tema].
-
Dessa maneira, torna-se indispensável adotar medidas que revertam essa situação.
CONCLUSÃO
Objetivo: Retomar a tese, propor soluções e encerrar com coerência e formalidade.
Conectivos para iniciar a conclusão:
Portanto; assim; logo; dessa forma; desse modo; por conseguinte; em síntese; em vista disso; diante do exposto; destarte; sendo assim; à vista do que foi exposto.
Modelos de início de parágrafo:
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Diante do exposto, é imprescindível que medidas sejam adotadas para transformar essa realidade.
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Portanto, indubitavelmente, ações efetivas são necessárias para solucionar o problema de [tema].
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Em síntese, torna-se essencial que o poder público e a sociedade civil atuem de maneira conjunta para mitigar [tema].
-
Dessa forma, é possível afirmar que a superação de [problema] depende de esforços coordenados.
Modelos de proposta de intervenção:
-
Cabe ao [agente público], em parceria com [outro agente], desenvolver políticas públicas voltadas à [ação].
-
É fundamental que o governo federal, por meio do Ministério da Educação / da Saúde / da Justiça, promova campanhas educativas sobre [tema].
-
Além disso, as escolas e os meios de comunicação devem colaborar na formação de uma consciência coletiva acerca de [tema].
-
Ademais, a sociedade civil pode contribuir por meio de projetos e ações de mobilização social.
Conectivos para finalizar com efeito de fechamento:
Assim, será possível; desse modo, busca-se; com isso, espera-se; consequentemente; por meio dessas ações; em longo prazo; a partir dessas medidas; em última instância; evidencia-se, portanto, que...; destarte.
Modelos de encerramento:
-
A partir dessas ações, espera-se promover uma sociedade mais justa e consciente.
-
Dessa forma, será possível amenizar os impactos de [tema] e construir um cenário mais equitativo.
-
Evidencia-se, portanto, que a resolução dessa problemática requer responsabilidade coletiva e comprometimento social.
-
Destarte, somente com o engajamento conjunto de todos os agentes envolvidos será possível efetivar mudanças concretas.
Sinônimos Úteis
| Conceito | Sinônimos |
|---|---|
| Problemas | problemática, obstáculo, empecilho, adversidade |
| Situação | cenário, contexto, quadro, conjuntura |
| Instruir | capacitar, educar, qualificar, informar |
| Combater | reverter, mitigar, enfrentar, suprimir |
| Consequência | efeito, resultado, repercussão |
| Causa | gerar, originar, potencializar, sustentar |
Conectivos por Função
- Adição: também, bem como, não apenas… mas também
- Concessão: embora, ainda que, mesmo que, a despeito de
- Oposição: mas, porém, contudo, entretanto
- Conclusão: portanto, logo, assim, por conseguinte
- Alternância: ou… ou, quer… quer, seja… seja
- Comparação: tal qual, da mesma forma, tanto… quanto
- Outros: Notoriamente, Sob outro prisma, Diante disso