Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa

Treinamento, desenvolvimento e educação corporativa. Processo de ensino aprendizagem, relação professor/aluno, bases da aprendizagem. Educação de adultos, planejamento de ensino, objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de ensino. Novas tecnologias aplicadas à educação, plataformas de aprendizagem virtuais e avaliação educacional. Metodologia de projetos de capacitação presenciais e a distância. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cespe/cebraspe 2016) Acerca da gestão de políticas e práticas de capacitação e desenvolvimento, assinale a opção correta: Se a capacitação é estratégica para as organizações, então as iniciativas de avaliação de treinamento têm de reunir informações não apenas sobre a satisfação e a aprendizagem do público-alvo, mas também acerca dos desempenhos posteriores às ações de aprendizagem e respectivos contextos em que tais efeitos se notam.
De acordo com Donald Kirkpatrick, existem quatro níveis em avaliação de treinamento que, se aplicados em sequência, são a única forma eficaz de avaliação de resultados. Para o autor, cada nível tem sua importância à medida em que se passa de um nível para o seguinte, o processo se torna cada vez mais complexo e aumenta também o dispêndio de tempo, mas em compensação provê informações cada vez mais valiosas.
Assim, nenhum nível deve ser menosprezado, mesmo que o responsável pelo treinamento o considere de menor importância.
Nível 1 – Reação (Pergunta-se ao servidor o que ele achou do treinamento).
Nível 2 – Aprendizagem (Mudança na forma de perceber a realidade e/ou aumento de conhecimentos e/ou aumento de habilidades).
Nível 3 – Comportamento (Mudança prática na forma de fazer o seu trabalho)
Nível 4 - Resultados (Avaliação das contribuições da aprendizagem para mudanças organizacionais em termos de melhoria na eficiência e eficácia organizacional).
Dito isso, Se a capacitação é estratégica para as organizações, então as iniciativas de avaliação de treinamento têm de reunir informações não apenas sobre a satisfação e a aprendizagem do público-alvo, mas também acerca dos desempenhos posteriores às ações de aprendizagem e respectivos contextos em que tais efeitos se notam.

(cespe/cebraspe 2018) A capacitação de pessoas no âmbito das organizações envolve, entre outros, temas complexos como a preparação de lideranças e a educação corporativa continuada. CERTO
A capacitação refere-se a atividades de política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional.

(cespe/cebraspe 2016) Na rotação de cargos, o colaborador é transferido lateralmente para outros cargos, passa a desempenhar diferentes funções e, consequentemente, adquire ampla variedade de habilidades que podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal. CERTO
ROTAÇÃO DE CARGOS: significa a movimentação lateral das pessoas em várias posições na organização;
POSIÇÕES DE ASSESSORIA: oportunidade para que a pessoa trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem sucedido;
APRENDIZAGEM PRÁTICA: o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos;

(cesgranrio 2012) Com o intuito de otimizar a aprendizagem, as técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação, foco no processo ou no conteúdo. Sobre essas técnicas de tratamento, tem-se que: o programa de integração é uma técnica de treinamento utilizada antes do ingresso no trabalho e oferece ao novo empregado informações gerais sobre a empresa, direitos e deveres de pessoal, regulamentos e procedimentos internos, descrição detalhada do cargo.
Técnicas de treinamento, segundo Chiavenato:
Quanto ao uso:
- Orientadas para o conteúdo: leitura, instrução programada, instrução assistida por computador;
- Orientadas para o processo: Dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos;
- Mistas (conteúdo e processo): estudo de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.
Quanto ao tempo (Época):
- Antes do ingresso na empresa: programa de indução ou de integração à empresa;
- Após o ingresso na empresa: treinamento no  local (em serviço) ou fora do local de trabalho (fora de serviço).
Quanto ao local:
- No local de trabalho: treinamento em tarefas, rodízio de cargos, enriquecimento de cargos;
- Fora do local de trabalho: aulas, filmes, casos, dramatização, debates, simulações, jogos.

(fgv 2015) A diretora de RH de uma instituição de ensino e pesquisa vai formular as estratégias de treinamento e desenvolvimento da instituição para o ano de 2016 e 2017. Tendo em vista o alto custo do treinamento e desenvolvimento dos profissionais da instituição, especialmente dos professores e dos pesquisadores, a diretora quer fazer um levantamento amplo das necessidades de treinamento, considerando os níveis de análise organizacional, dos recursos humanos e da estrutura de cargos, apoiada em vários indicadores. São indicadores de necessidades de treinamento: redução do número de empregados, mudanças nos programas de trabalho, comunicação deficiente.

(cesgranrio 2012) Um gerente decidiu capacitar seus colaboradores que atuam em campo e interagem diariamente com diferentes públicos para tratar de assuntos relacionados às operações da empresa. Para tal, ele desenvolveu, em conjunto com a área de recursos humanos, uma capacitação a partir da simulação de situações reais, visando a transferir conhecimentos, reforçar as atitudes positivas dos colaboradores e corrigir as inadequadas. Qual é a técnica de capacitação utilizada?: Dramatização
Dramatização (Representação de Papéis): Baseia-se em uma representação dramatizada (uma espécie de “teatro”) da situação real de trabalho. É empregada especialmente em situações que envolvam tarefas que lidem com o público. Os participantes adotam cargos fictícios, simulando possíveis soluções.

(cesgranrio 2012) O gerente de uma fábrica decidiu capacitar alguns colaboradores visando ao desenvolvimento de supervisores. Nessa capacitação, foram apresentados textos, em ambiente de aprendizagem virtual, com questões a serem respondidas pelos participantes para possibilitar feedback imediato de seu entendimento e permitir avaliar o aprendizado em cada tema proposto.
Qual é a técnica de capacitação utilizada no caso?: Instrução programada
Técnicas de treinamento:
1.  Leitura
2. Instrução programada - sem a intervenção de um instrutor. Entre as vantagens e que pode ser computadorizada e os treinandos absorvem o conhecimento em suas próprias casas, sabendo imediatamente se estão certos ou errados e participando ativamente do processo. A principal desvantagem e que não apresenta as respostas ao treinando.
3.  Treinamento em classe
4.  Computer-based training (CBT): CD’s, DVD’s
5.  E-learning ou Web-based training (WBT) ou Online Training
Fonte: Chiavenato

(cespe/cebraspe 2009) O diagnóstico de quais treinamentos são necessários pode ser feito a partir da análise organizacional, da análise das operações e tarefas, sem incluir a análise individual das competências dos colaboradores. CERTO
No Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), todas as necessidades de treinamento são levantadas, e diversos elementos disponíveis na organização podem ser utilizados. Para tanto, é necessário fazer uma análise dos três níveis da organização: a análise organizacional, a análise de tarefas e a análise do desempenho do indivíduo. Segundo Andreia Ribas e Cassiano Salim na obra "Gestão de Pessoas para Concursos", é necessário analisar nestes três níveis (pág.193 do livro).

(cespe/cebraspe 2021) Devido ao fato de garantir a aprendizagem significativa, as metodologias de ensino virtuais são atualmente consideradas as mais eficazes para a capacitação dos empregados nas organizações. ERRADO
Todas as organizações, em todos os níveis, precisam experimentar como integrar o aprendizado presencial e o virtual, a fim de garantir uma aprendizagem significativa. Podemos encontrar na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico, do racional, do sensorial, do emocional e do ético, por meio da integração do presencial e do virtual. Mesmo com tecnologias de ponta, ainda temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto pessoal como organizacional. No entanto, não se pode afirmar qual é a melhor metodologia, é necessário testar e aplicar a metodologia mais eficaz para cada contexto. Portanto, a afirmativa está errada. TEC concursos.

(cespe/cebraspe 2022) Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional das pessoas na organização, os processos relacionados ao desenvolvimento de pessoas devem restringir-se a aprendizagens ligadas ao contexto do trabalho, para que não haja desperdícios de recursos com aprendizados com foco no desenvolvimento pessoal. ERRADO
DESENVOLVER- Mais abrangente, nao se restringe a atividade desempenhada.
TREINAMENTO: Voltado para Tarefa desempenhada. (RESTRITO)

(cespe/cebraspe 2018) Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos. ERRADO

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