Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem organizacional. Aprendizagem e gestão do conhecimento. Processos do conhecimento e da aprendizagem organizacional e individual. Aprendizagem e comunidades de prática
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(fgv 2012) O conhecimento depende da aprendizagem. Peter Senge propõe disciplinas de aprendizagem como um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir dessas cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem estão abaixo relacionadas. Uma delas está ERRADA. Assinale‐a.
A) Domínio pessoal. É uma disciplina de aspiração. Envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos (sua visão pessoal) em um alinhamento realístico com o estado atual de sua vida (sua realidade atual). Aprender a cultivar a tensão entre a visão pessoal e a realidade externa aumenta a capacidade de fazer melhores escolhas e alcançar melhor os resultados escolhidos.
B) Modelos mentais. É uma disciplina de reflexão e habilidades de questionamento. Focalizam o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas. Ao refletirem, continuamente, falando a respeito e reconsiderando aspectos internos do mundo, as pessoas ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões.
C) Objetivo comum: é vital para a organização de aprendizagem, pois propicia o foco e a energia para o aprendizado. Na existência de um objetivo concreto e legítimo, as pessoas empenham‐se e aprendem, pois estão engajadas numa identidade comum e num sentido de missão.
D) Pensamento sistêmico: É uma disciplina de execução. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor por meio de processos individuais. Não lida com retroação. Trata‐se de mudar os detalhes. Ancora‐se no best way da administração científica.
Peter Senge propôs que o aprendizado organizacional deveria se estruturar a partir do engajamento de todos os membros da empresa e, a partir daí, incorporar as cinco disciplinas da aprendizagem por ele preconizadas.
DEVEM SER NESSA ORDEM:
I. domínio pessoal.
II. modelos mentais.
III. visão compartilhada.
IV. aprendizado em equipe.
V. pensamento sistêmico
E) Aprendizagem em grupo: Quando há aprendizagem em grupo, além dos resultados notáveis do conjunto, há também o desenvolvimento em maior velocidade no sentido individual de seus membros.
(fgv 2017) Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.
Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas: elabora manuais de procedimentos de produção;
Os mecanismos de aprendizagem Organizacional propostos por Zollo e Winter são:
Mecanismo 1 – Rotinas organizacionais e acumulação de conhecimento
Mecanismo 2 – Articulação de conhecimento
Mecanismo 3 – Codificação do conhecimento- Codificar é o mesmo que escrever sobre o que se aprendeu. Ao escrever um manual de procedimentos ou um relatório de lições aprendidas, o autor passa a entender a ligação causal entre a decisão tomada e o desempenho gerado na organização. Por isso é comum que muitas empresas façam com que seus colaboradores escrevam sobre lições aprendidas.
(quadrix 2018) A teoria sobre organizações que aprendem, embora ofereça caminhos instigantes para perceber organizações e seus problemas em uma perspectiva sistêmica e pós‐cartesiana, ainda guarda uma abordagem mecanicista, já que o ponto central da teoria resulta em um instrumento a ser manejado ou em um conjunto de disciplinas a ser praticado. CERTO
Para Hawkins (1994), o texto de Peter Senge, embora ofereça caminhos instigantes para perceber organizações e seus problemas em uma perspectiva sistêmica e pós-cartesiana, ainda guarda uma abordagem mecanicista, já que A quinta disciplina resulta em um instrumento a ser manejado, ou como é sugerido, um conjunto de disciplinas a ser praticado. Além disso, resta a dúvida sobre como garantir ao usuário dessas disciplinas uma condição diferenciada com relação aos problemas que o texto denuncia. Ou seja, já que a falta de pensamento sistêmico é uma herança da civilização ocidental, como assegurar que uma prática inspirada em A quinta disciplina não se dê sob o signo dessa mesma herança, ou seja, como assegurar que sua prática não seja também burocratizada? Fonte https://www.scielo.br/j/raeel/a/rHCFrRw6YH9Zc3JNrdLPq9d/?format=pdf&lang=pt
(fgv 2016) O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como: modelos mentais inovadores / raciocínio sistêmico;
Peter Senge (1990) identifica cinco tipos de "disciplinas" que as organizações precisam desenvolver e que representam os requisitos essenciais para que o conceito de "Organização que Aprende" seja efetivamente praticado. São eles: o raciocínio sistêmico, o domínio pessoal, os modelos mentais, o objetivo comum e a aprendizagem em grupo. FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/1109281/gestao_de_pessoas_ii_-_mba_puc_rj/47
(quadrix 2018) A proposição das organizações de aprendizagem pode ser considerada como uma visão retórica, isto é, um conjunto de narrativas que envolvem um grande grupo em uma realidade simbólica. CERTO
Para Jackson (2000), a proposição das organizações de aprendizagem pode ser considerada como uma visão retórica, isto é, um conjunto de narrativas que envolvem um grande grupo em uma realidade simbólica. Uma visão retórica é construída a partir de algumas fantasias que operam como meios para o estabelecimento de uma interpretação. Essas fantasias manifestam-se na forma de uma palavra, frase ou proposição que interpreta eventos do passado, prevê eventos futuros ou negligencia eventos atuais que são removidos no tempo e no espaço das atividades de um grupo. As fantasias que sustentam uma visão retórica preenchem necessidades psicológicas. Não apenas as organizações de aprendizagem mas também outros conceitos em administração que se tornaram modismos (excelência, reengenharia, gestão da qualidade) são considerados pelo autor como visões retóricas. Soma-se, ainda, na sustentação de uma visão retórica a sanção de um agente externo. No caso dos modismos da administração, um guru pode agir como a autoridade que garante a legitimidade e credibilidade da visão retórica.
(quadrix 2018) Nos programas de aprendizagem nas universidades corporativas, o foco do aprendizado deve ser organizacional, fortalecendo a cultura corporativa, e não apenas o conhecimento individual. CERTO
Universidade Corporativa = A empresa é a prioridade.
Educação Corporativa = O empregado é a prioridade e a empresa usufrutuária desse aprendizado.
(cespe/cebraspe 2015) Um dos objetivos das aprendizagens organizacionais é possibilitar que o indivíduo se identifique mais facilmente com o seu meio de atuação funcional. CERTO
Espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi:
1º passo: Socialização:
- Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática.
2º passo: Externalização:
- Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, fala ou desenho.
(cespe/cebraspe 2015) A partir da década de 90 do século passado, os processos de aprendizagens nas organizações têm evoluído de modelos mais estruturados de aprendizagem para processos mais dinâmicos e flexíveis. CERTO
Visão funcionalista - 3 fases
OPERACIONAL - (Até os anos 60) - Funções tradicionais de RH
GERENCIAL - (Até os anos 80) - Passa a interferir em outros processos da organização
ESTRATÉGICA - (hoje) - Pessoas geram valor para a organização
Fischer (2002) - 4 fases - correntes teóricas
DEPARTAMENTO PESSOAL - (até os anos 20) - Controle, eficiência, taylorismo, fordismo
GESTÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO - (até os anos 70) - Uso da psicologia, behaviorismo, pessoas têm necessidades a serem satisfeitas
GESTÃO ESTRATÉGICA - (Anos 70/80) - Vincular GP às estratégias
GESTÃO POR COMPETÊNCIA E VANTAGEM COMPETITIVA - (a partir dos anos 90) - Core competences
(cespe/cebraspe 2015) Ciclos únicos de aprendizagem organizacional envolvem mudanças de ações, procedimentos e comportamentos, sem que haja alterações nos valores ou nas normas das organizações. CERTO
Modelo de Argyris e Schon: estes dois autores discutiram a forma com que a organização soluciona problemas ou lida com experiências positivas ou negativas que levam à aprendizagem. A solução sistemática de problemas, com a aplicação de métodos consistentes do processo decisório, é uma das ferramentas de aprendizagem organizacional. Esse modelo prevê esta solução ou o agrupamento de experiências em dois circuitos ou ciclos:
- Aprendizagem de circuito simples: é a maneira mais simples de resolver problemas. Tratam-se simplesmente de ações corretivas, voltadas a atacar os erros que geraram os problemas. Ocorre em um nível superficial e não questiona políticas, métodos, valores.
- Aprendizagem de circuito duplo: as experiências ocorridas são utilizadas para atacar as causas do problema. Ocorre em um nível profundo, transformando políticas, valores e sistemáticas.
Prof. Flávio Pompêo
(cespe/cebraspe 2016) Em razão da dinamicidade das organizações, o desenvolvimento de competências individuais no ambiente organizacional pressupõe a aquisição de conhecimentos ou de saberes por meio da aprendizagem contínua. CERTO
O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao conceito de inovação, possuindo foco sobre o conhecimento e a competência dentro das organizações.
A aprendizagem nas organizações pode ocorrer em três níveis.
Individual
Primeiro nível do processo de aprendizagem.
Grupal
Processo social partilhado pelas pessoas participantes de um grupo.
Organizacional
O processo de aprendizagem torna-se institucionalizado e expressa-se em diversos artefatos organizacionais. As organizações desenvolvem memórias que retêm e recuperam informações.
O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao conceito de inovação, possuindo foco sobre o conhecimento e a competência dentro das organizações. A aprendizagem nas organizações pode ocorrer em três níveis. Individual Primeiro nível do processo de aprendizagem. Grupal Processo social partilhado pelas pessoas participantes de um grupo. Organizacional O processo de aprendizagem torna-se institucionalizado e expressa-se em diversos artefatos organizacionais. As organizações desenvolvem memórias que retêm e recuperam informações. Aprendizagem organizacional x organizações de aprendizagem Aprendizagem organizacional Organizações de aprendizagem Visa descrever e compreender processos e comportamentos. É pautada pelo rigor científico (abordagem normativa e descritiva). Buscam desenvolver um estado ideal, um conjunto de recomendações baseado em experiências de empresas de consultoria sobre as melhores práticas para se criar uma organização que aprende (abordagem prescritiva).
(cespe/cebraspe 2012) A transferência da aprendizagem em contextos organizacionais ocorre entre os múltiplos níveis das organizações, tanto no sentido vertical (de cima para baixo e vice-versa) quanto no horizontal. CERTO
(cesgranrio 2012) Uma empresa do setor calçadista, após um ano de implementação do programa de aprendizagem organizacional, obteve resultados insatisfatórios. Um diagnóstico realizado pela Diretoria de RH mostrou que a efetiva participação do público interno no processo de aprendizagem foi prejudicada em virtude de comportamentos individuais pautados em: centralização
A centralização é caracterizada pela concentração das decisões no nível mais alto da organização, com pouca delegação de autoridade. Em um ambiente de alta centralização, os colaboradores têm pouca autonomia e são menos incentivados a participar ativamente dos processos de aprendizagem e tomada de decisão. Isso pode levar a uma baixa adesão ao programa de aprendizagem organizacional, pois os funcionários podem sentir que suas contribuições não são valorizadas ou necessárias.
(cesgranrio 2016) Para projetar uma organização em aprendizagem num ambiente turbulento é preciso incluir elementos como: informação compartilhada; cultura adaptativa; estratégia colaborativa
(cesgranrio 2012) Nas organizações de aprendizagem, os padrões de raciocínio se expandem com as pessoas aprendendo continuamente a aprender em grupo. Com relação ao tipo de aprendizagem transformacional, tem-se que ela: orienta para as formas de se realizarem mudanças significativas na organização.
A aprendizagem transformativa é um conceito que se refere a um tipo de aprendizado que vai além da aquisição de conhecimentos e habilidades. É um processo que envolve uma mudança profunda e significativa na forma como uma pessoa percebe o mundo, pensa, sente e age.
(cespe/cebraspe 2013) Durante a seleção da modalidade de ensino-aprendizagem adequada às ações de treinamento não se deve considerar as características sociodemográficas dos treinandos. ERRADO
A escolha da modalidade do curso depende da análise do perfil dos aprendizes (características sociodemográficas, funcionais, profissionais) e de lacunas de suas competências (ou gaps).
(cespe/cebraspe 2015) Nas organizações, os profissionais responsáveis pela capacitação e formação continuada esforçam-se para responder às questões que o cotidiano apresenta, buscando a qualidade do resultado proposto independentemente dos sujeitos do processo. ERRADO
Considerando os sujeitos do processo. Democrático.
(cespe/cebraspe 2015) O processo de aprendizagem organizacional deve ter em vista os paradigmas emergentes e apoiar-se nas antigas civilizações e suas relações com o trabalho. ERRADO
O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao conceito de inovação.