Qualidade de vida

Qualidade de vida. O significado do trabalho na ótica do trabalhador e da organização. Saúde e qualidade de vida no trabalho. Higiene e segurança no trabalho. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(idecan 2016) A aplicação da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) busca a conciliação, o equilíbrio entre o bem-estar dos indivíduos e a produtividade das empresas. As etapas para implantação de programas de QVT são: Sensibilização; preparação; diagnóstico; concepção da implantação do projeto; e, avaliação da difusão.
Apesar das implantações de programas de QVT serem sempre diferentes, tem-se a possibilidade de se estabelecer algumas fases independentemente das características particulares das empresas, basta apenas ter-se um bom apóio teórico e técnico sobre o assunto. Fernandes (1996) cita cinco fases para o desenvolvimento de experiências relacionadas a QVT: sensibilização, preparação, diagnóstico, concepção e implantação do projeto e avaliação e difusão.
1-fase de sensibilização tem-se o levantamento de dados e informações referentes as condições de trabalho e as influências causadas por elas no que diz respeito ao funcionamento da organização. Aqui, os representantes da empresa reúnem esses dados e informações trocam idéias sobre o assunto e buscam os meios viáveis para a modificação das condições de trabalho.
2- A preparação, segunda fase, é onde as ferramentas institucionais necessárias ao desenvolvimento do programa de QVT são selecionadas. A elaboração de modelos, a formação de uma equipe para condução do projeto, a estruturação das ferramentas a serem utilizadas, são pontos fundamentais para a garantia de um resultado positivo.
3-No diagnóstico, terceira fase, é onde a coleta de informações referentes ao funcionamento e a natureza da parte técnica da empresa deve ser realizada juntamente com o levantamento de características sociais referentes a satisfação dos trabalhadores em relação as condições de trabalhos oferecidas pela empresa.
4-Na quarta fase, da concepção e implantação do projeto, deve-se a partir das informações obtidas no diagnóstico elaborar-se um conjunto de pontos a serem tratados de acordo com um cronograma para a aplicação de ações e mudanças as quais se tornaram passíveis de melhorias dentro da organização. A equipe que desenvolve o projeto deve dispor de informações precisas para que as melhorias sejam aplicadas de maneira correta e eficaz. As áreas onde podem ocorrer mudanças vão desde a tecnologia, novas formas de organização do trabalho, métodos de gestão à práticas e políticas de pessoal e ambiente físico.
5-Na avaliação e difusão, última fase do processo de implantação de um programa de QVT, deve-se analisar os resultados obtidos no início do processo mesmo que isto seja difícil, pois ao início da implantação as informações obtidas não são totalmente confiáveis. Mas isso é necessário para a continuação da mesma em toda a organização e para que o programa seja o mais eficaz possível, tornando a qualidade de vida dos funcionários melhor e tendo como consequência um desempenho maior por parte organização como um todo.
http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/676/2/20200875.pdf

(comperve ufrn 2017) O modelo conceitual de Walton avalia a qualidade de vida no trabalho considerando-a como promotora de uma organização mais humanizada e utilizando oito categorias de análise. Uma dessas categorias é denominada: leis e normas sociais.
1.COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA
Equidade Interna e externa, Justiça na compensação, Partilha dos ganhos de produtividade, Proporcionalidade entre salários
2. CONDIÇÕES DE TRABALHO
Jornada de trabalho razoável, Ambiente físico seguro e saudável, Ausência de insalubridade,
3. USO E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES
Autonomia, Autocontrole relativo, Qualidades múltiplas ,Informações sobre o processo total do trabalho
4. OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E SEGURANÇA
Possibilidade de carreira, Crescimento pessoal, Perspectiva de avanço salarial, Segurança de emprego
5. INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO
Ausência de preconceitos, Igualdade, Mobilidade, Relacionamento, Senso comunitário
6. CONSTITUCIONALISMO
Direitos de proteção do trabalhador, Privacidade pessoal, Liberdade de expressão, Tratamento imparcial, Direitos trabalhistas
7. TRABALHO E ESPAÇO TOTAL DE VIDA
Papel balanceado no trabalho, Estabilidade de horários, Poucas mudanças geográficas, Tempo para lazer da família
8.RELEVÂNCIA SOCIAL DO TRTABALHO NA VIDA
Imagem da empresa, Responsabilidade social da empresa, Responsabilidade pelos produtos, Praticas de emprego

(cespe/cebraspe 2016) De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho. CERTO

(igeduc 2024) A saúde do Trabalhador é definida como um conjunto abrangente de atividades direcionadas à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. Essas atividades são implementadas por meio de vigilância epidemiológica, que envolve o monitoramento contínuo e a análise de dados sobre a saúde dos trabalhadores para identificar, prevenir e controlar doenças e condições relacionadas ao trabalho. Além disso, inclui a vigilância sanitária, que se refere à inspeção e regulamentação das condições de trabalho para assegurar que os ambientes sejam seguros e saudáveis. Essa abordagem integrada visa a prevenir acidentes, doenças ocupacionais e promover um ambiente de trabalho que favoreça o bem-estar e a saúde dos trabalhadores. CERTO

(cespe/cebraspe 2016) Os modelos de estratégias de qualidade de vida no trabalho, que surgiram como alternativa aos sistemas tayloristas/fordistas, fortaleceram a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações ao proporem compensação justa, segurança e saúde no trabalho, oportunidade de crescimento e garantias constitucionais para os trabalhadores. CERTO

(covest copsete 2019) Acerca da satisfação no trabalho, é correto afirmar: a satisfação no trabalho é um fenômeno complexo que varia com a subjetividade de cada trabalhador, seu investimento sublimatório e com o tempo.
A satisfação no trabalho é um fenômeno complexo e de difícil definição, devido à diversidade de seus aspectos e por se tratar de um estado subjetivo, o que dificulta sua conceituação, podendo variar entre os indivíduos ou na própria pessoa, de acordo com diferentes circunstâncias e ao longo do tempo. Fonte: Fundação Educacional Machado Sobrinho Link do artigo: http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo02REMS6.pdf

(fepese 2019) Analise as afirmativas abaixo a respeito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
1. A Qualidade de Vida no Trabalho tem sido definida de diferentes formas por diferentes autores. 2. Praticamente todas as definições de Qualidade de Vida guardam entre si o entendimento da QVT como um movimento de reação ao rigor dos métodos tayloristas. 3. QVT pode ser entendida como um instrumento que tem por objetivo propiciar uma maior humanização do trabalho, sendo, porém, contrário ao aumento da satisfação dos trabalhadores. 4. O entendimento de QVT não visa maior participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho. 5. Humanismo e humanização não são conceitos nucleares da QVT. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas: São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

(cespe/cebraspe 2021) Com relação à QVT na administração pública brasileira, um dos aspectos que mais gera sofrimento e perda da qualidade de vida no trabalho é: a descontinuidade das políticas públicas nos órgãos públicos, de forma mais ou menos intensa.
De acordo com Estevam (2010) a descontinuidade do serviço das políticas públicas, fruto da interferência político-partidária acarreta cortes nos orçamentos, remanejamento e substituição de servidores e de projetos, troca de nome de programas, levando-as a um eterno recomeço”.

(cespe/cebraspe 2021) Um dilema na implantação da gestão estratégica no setor público é a constante interferência política, que afeta a definição de metas e valores. CERTO
De fato, a interferência política existente no setor público é um dilema da gestão estratégica de pessoas nesse setor, porque dificulta a precisão da definição da estratégia. 

(cespe/cebraspe 2021) A responsabilidade pelos processos de qualidade de vida no trabalho (QVT) no setor público é: de todos os membros da organização, tanto chefes quanto subordinados, os quais devem ser responsáveis pela QVT.

(cespe/cebraspe 2021) Em uma organização pública ou privada, para que possam atingir os objetivos definidos, as práticas de QVT devem focar-se, precipuamente, em: favorecer a experiência positiva de bem-estar e a realização pessoal no trabalho.

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