Noções de Marketing de Relacionamento
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(cespe/cebraspe 2004) Mala-direta é a comunicação postal que está sendo ampliada para marketing de banco de dados e baseia-se em práticas de marketing de relacionamento. CERTO
A mala-direta é uma forma de comunicação postal que pode ser ampliada para estratégias de marketing de banco de dados, especialmente no contexto do marketing de relacionamento. Utilizando dados sobre os turistas-alvo, essa abordagem visa criar um contato mais direto e personalizado, contribuindo para a construção e manutenção da imagem turística da localidade.
(cesgranrio 2015) O marketing de relacionamento reconhece a importância de toda a rede de contatos da organização. Nesse sentido, o vendedor deve auxiliar a empresa a: construir e manter relacionamentos efetivos com seus clientes.
O marketing de relacionamento consiste em criar (construir) e manter um relacionamento positivo (efetivo) com os seus clientes, visando assim manter uma fidelidade com seus clientes e buscando construir melhores relacionamentos em longo prazo.
(cesgranrio 2014) O marketing de relacionamento é uma dimensão do marketing, atualmente, que tem o objetivo de: fortalecer a relação com clientes, intermediários e outros parceiros da empresa.
O marketing de relacionamento é um segmento de marketing voltado para relação com o cliente, sendo muito usado na segmentação e gestão de carteiras, bem como sendo fundamental no processo de fidelização de um cliente. Normalmente esse tipo de marketing trata de compreender as necessidades e expectativas do cliente, buscando atendê-las e construir uma relação duradoura entre o cliente e a instituição.
(cesgranrio 2018) O marketing de relacionamento é planejado e conduzido pelas empresas em nível estratégico, no entanto, ele também se manifesta em termos táticos na área de vendas, quando permite que os vendedores: utilizem as informações dos clientes para incrementar os negócios.
(cesgranrio 2008) Num mercado cada vez mais competitivo, um programa de fidelização do cliente é crucial. James Barney, autor de Secrets of Customer Relationship Management, a respeito do Marketing de Relacionamento, propõe o modelo dos 4 R, sigla que se traduz no seguinte quadrinômio: relacionamento; retenção; recuperação; referência.
O marketing de fidelização busca alcançar a fidelidade do cliente, e existem pontos que devem ser observados, os chamados 4 R's:
1. Retenção: prioriza a satisfação além das necessidades do cliente, de modo que ele se fidelize àquela empresa.
2. Relacionamento: o relacionamento entre o cliente e a empresa representa uma aproximação recíproca entre ambos, pautada na espontaneidade, confiança, compreensão, comunicação e compromisso.
3. Referência: a qualidade do serviço ou do produto, quando atende as expectativas do cliente e gera encantamento, desencadeia o "boca a boca", uma poderosa ferramenta de marketing em que o cliente satisfeito indica aquele bem ou serviço para familiares ou amigos como referência de qualidade.
4. Recuperação: consiste na política que a empresa ou seu gestor adota para que erros sejam corrigidos, falhas seja sanadas e problemas sejam solucionados, de modo que tanto o cliente antigo quanto o novo possam sair satisfeitos.
(cespe/cebraspe 2008) O marketing de relacionamento procura fidelizar o cliente criando uma relação duradoura e de confiança. Tem sido bastante utilizado por administradoras de cartão de crédito e companhias aéreas. CERTO
Segundo McKenna (1991), marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.Hoje a realidade das técnicas de marketing de relacionamento aplicadas nas empresas brasileiras ainda é pouco efetiva. Principalmente quando falamos de pequenos negócios. Os pequenos gestores por estarem envolvidos em vários processos da empresa e ainda apresentar limitações na equipe, infraestrutura, entre outros problemas. Focar no marketing de relacionamento se torna uma tarefa muito complicada e custosa. Deixando escapar a possibilidade de aumentar seus lucros, retenção de mais clientes e a chance de inovar em seu negócio graças às informações valiosas que os clientes podem dar sobre sua empresa.Alguns empresários percebendo essas dificuldades desenvolveram projetos para dar suporte a esses gestores. Hoje empresas como a Tracksale desenvolve um serviço de pós- venda para esses gestores. A Multiplus e Dotz dão suporte para criação de pacotes de milhagem e troca de pontos entre os clientes das empresas e a Linkar que é especializada em marketing de relacionamento como um todo para pequenas e micro empresas.
(fgv 2014) As estratégias de fidelização ou retenção de clientes há muito deixaram de ser encaradas como um diferencial competitivo para tornarem-se regra. O sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos ou processos organizados e integrados a um modelo de gestão de negócios, é conhecido como: gerenciamento de relacionamento com o cliente.
CRM - Customer Relationship Management = Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente
(cespe/cebraspe 2014) No marketing de relacionamento, enfatiza-se a transação de produtos ou serviços. ERRADO
O marketing de relacionamento permite que a empresa possa alcançar a lucratividade a longo prazo por meio de um relacionamento duradouro com seus clientes. Sobretudo, porém, o marketing de relacionamento possui o objetivo de prezar pela qualidade do atendimento prestado e a satisfação dos seus clientes.
(instituto consulplan 2024) O marketing de relacionamento tem sido cada vez mais reconhecido como uma abordagem imprescindível para o sucesso empresarial no ambiente atual de negócios. É uma estratégia importante para as organizações que almejam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador. Nesse sentido, assinale a afirmativa correta: Enfatiza a construção e a manutenção de relacionamentos duradouros com clientes individuais, fornecedores e parceiros, com foco em benefícios mútuos a longo prazo.