Conceito de Desenvolvimento Sustentável (Relatório Brundtland)


 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cesgranrio 2014) O Relatório Brundtland de 1987 propõe o conceito de desenvolvimento sustentável como sendo o(a): desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.
Em 1987, a divulgação do Relatório Brundtland, intitulado Nosso futuro comum, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (1988), popularizou a expressão "desenvolvimento sustentável" e sua definição, considerada a mais próxima do consenso oficial. "desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades". fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300002

(cesgranrio 2014) Desenvolvimento sustentável é uma necessidade real das empresas. Existem várias nuances nas definições formais de desenvolvimento sustentável, dentre as quais destaca- se o conceito original apresentado no relatório Brundtland, que define desenvolvimento sustentável como aquele: que satisfaz as necessidades das sociedades atuais sem sacrificar a habilidade das sociedades futuras de satisfazer as suas necessidades.

(idib 2020) A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), de 1983, conhecida como a Comissão Brundtland, foi designada para realizar audiências ao redor do mundo e produzir relatório formal com suas conclusões. O relatório final da Comissão - “Nosso Futuro Comum (Our Common Future)”, propôs o conceito de desenvolvimento sustentável como sendo “o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, tornando-se parte do vocabulário ambiental.
Com base no conceito de desenvolvimento sustentável, proposto pelo Relatório Brundtland (1983), destaca-se que há uma preocupação: econômica, principalmente, ao utilizar-se o termo “necessidades”, estritamente relacionado à economia e à ideia de recursos.
O Relatório Brundtland define Desenvolvimento Sustentável como:
"O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades."
Componentes Principais do Desenvolvimento Sustentável
Dimensão Econômica:
Envolve a criação de uma economia que proporcione prosperidade e emprego para todos, promovendo a eficiência dos recursos e inovação.
Dimensão Social:
Foca na redução da pobreza, promoção da equidade social, acesso a serviços básicos como saúde e educação, e respeito aos direitos humanos e culturais.
Dimensão Ambiental:
Enfatiza a necessidade de proteger o meio ambiente, preservando os ecossistemas, a biodiversidade e os recursos naturais para garantir a qualidade de vida a longo prazo.

(fcc 2019) O conceito de desenvolvimento sustentável, tal como tratado no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela Assembleia das Nações Unidas em 1983, predica que: se deve satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

(cespe/cebraspe 2013) O conceito de desenvolvimento sustentável foi cunhado inicialmente no relatório da Brundtland Commission, em 1987, intitulado Nosso Futuro Comum. Nesse relatório, produto da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, abordou-se o desenvolvimento sustentável como aquele que utiliza os recursos naturais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades. CERTO

(cespe/cebraspe 2018) A Agenda 21 e o Relatório Brundtland contemplam o conceito de desenvolvimento sustentável adotado pelos governos nacionais e por organizações internacionais, aplicando-se seu conteúdo ao patrimônio cultural. CERTO

(fauel 2017) O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no final de década de 1980, com o lançamento do chamado Relatório Brundtland.
Assinale a alternativa que melhor define esse conceito ecológico: É o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

(cesgranrio 2022) A proposta do conceito de desenvolvimento sustentável foi bastante discutida, no final da década de 1980, como solução alternativa para a crise ecológica.   
Em abril de 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida como Comissão Brundtland, publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que trouxe o conceito de desenvolvimento sustentável, como sendo aquele que: responde às necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

(fauel 2018) De acordo com o chamado Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, o conceito de desenvolvimento sustentável pode ser definido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. A este respeito, assinale a alternativa que NÃO contém um dos princípios fundamentais deste conceito.
A) Eficiência econômica.
B) Justiça social.
C) Estagnação tecnológica.
Os três pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável segundo o Relatório de Brundtland são: o Social, O econômico e o Ambiental.
D) Prudência ecológica.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url