Gestão de Projetos

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(fcc 2014) A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas: Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico. 

O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.


(fcc 2014) O Project Management Institute - PMI tornou-se referência como uma das principais associações profissionais em gerenciamento de projetos. O PMBOK é uma das principais publicações do instituto e envolve nove áreas do conhecimento, dentre as quais: o gerenciamento de escopo.

PMBOK, são 9 as áreas de conhecimento em projetos: 

1.Gestão de Escopo

2.Gestão de Tempo

3.Gestão de Custo

4.Gestão de Qualidade

5.Gestão de RH

6.Gestão de Comunicação

7.Gestão de Riscos

8.Gestão de Aquisição

9.Gestão de Integração


(cespe 2023) Se o escopo do projeto for genérico, de forma exacerbada, ele pode não oferecer referenciais suficientes para a medição de seu desempenho. CERTO

Escopo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Portanto, se o escopo do projeto for genérico, de forma exacerbada, ele pode não oferecer referenciais suficientes para a medição de seu desempenho.


(fcc 2011) José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento: do Escopo do projeto.

O Gerenciamento do Escopo do projeto consiste na descrição detalhada do projeto e do produto: não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto, e, por outro lado deve descrever com exação os processos de trabalhos que asseguram cada etapa de sua execução. Resumindo, descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo somente o necessário para a perfeita execução do projeto. Compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto.


(iades 2014) De acordo com o PMBOK, assinale a alternativa correta.

  a) Nas mudanças de fase, deve-se evitar a declaração de marcos no projeto.

Na verdade, os  marcos nas mudanças de fases são fundamentais,pois são eles que irão orientar o gerenciamento do projeto, pois a saída de uma fase torna-se entrada para outra,assim sucessivamente até que o projeto seja concluído.

  b) As fases de um projeto são, pela ordem, a iniciação, a execução, o planejamento, o monitoramento e o controle.

Apesar das variações, grandes partes dos autores utilizam as cinco etapas do PMBOK:

1.  Iniciação

2.  Planejamento

3.  Execução

4.  Controle/Monitoramento

5.  Encerramento/Finalização

  c) Todos os riscos identificados em um projeto devem ser analisados a fundo e deve-se ter um plano de mitigação, independentemente de uma avaliação de custo/benefício.

Diferente do que a questão aborda, os planos de mitigação devem ser aplicados somente a riscos selecionados,ou seja, aqueles que previamente foram determinados como inaceitáveis.

  d) No gerenciamento de riscos, podem-se declarar ações no sentido de aumentar a probabilidade de eventos que gerem impacto positivo em um projeto.

  e) Uma forma efetiva de se estruturar um projeto é a construção de uma EAP, sigla que significa estruturação articulada de processos.

EAP - Estrutura Analítica do Projeto é uma representação gráfica que hierarquiza e subdivide o trabalho a ser executado no projeto.


(cespe 2020) Riscos são eventos incertos, por isso a gestão das ocorrências durante a execução de um projeto deve ser realizada de maneira reativa, já que é inviável fazer projeções na fase inicial do projeto. ERRADO

Análise de riscos: A análise de riscos examina a eficácia de pontos de controle do processo. Considera o que aconteceria ao processo se determinados cenários ocorressem e seu impacto na organização. Os riscos podem ser mapeados em uma matriz que considere a probabilidade de ocorrência e seu impacto na organização. Manual CBOK


(fcc 2013) O PMI - Project Management Institute é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo difundir a gestão de projetos em todo o mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre o tema. Uma de suas principais publicações, o PMBOK, descreve nove áreas de conhecimento, entre as quais se inclui: Gerenciamento do tempo: tem o objetivo de assegurar que o projeto seja conduzido dentro do prazo estabelecido.

Gerenciamento de integração do projeto - define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos. 

Gerenciamento do escopo do projeto - descreve os processos relativos à garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja terminado com sucesso.

Gerenciamento de tempo do projeto - se concentra nos processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

Gerenciamento de custos do projeto - descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.

Gerenciamento da qualidade do projeto - descreve os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfará os requisitos de qualidade especificados.

Gerenciamento de recursos humanos do projeto - descreve os processos envolvidos no planejamento, contratação ou mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto.

Gerenciamento das comunicações do projeto - identifica os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.

Gerenciamento de riscos do projeto - descreve os processos envolvidos em identificação, análise e controle dos riscos do projeto.

Gerenciamento de aquisições do projeto - descreve os processos envolvidos na compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados para o projeto. 


(fcc 2011) O ecossistema de gerenciamento de projetos está inserido em um contexto mais amplo, regido pelo gerenciamento de programas e de: portfólios.

O PMBOK também define padrões específicos ao Guia PMBOK. São eles:

Padrão para Gerenciamento de Programa - The Standard for Program Management — 2a Edição (em inglês)

Padrão para Gerenciamento de Portifólio - The Standard for Portfolio Management — 3a Edição (em inglês)

Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos Organizacionais - Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®) — 2a * Edição (em inglês)


(cespe 2014) Em uma estrutura de projetos, o controle realizado por meio de relatórios de progresso, custos, orçamentos, desempenho e riscos constitui uma atribuição de primeiro nível para que os resultados do projeto sejam monitorados. CERTO

Maximiano (2006), apresenta uma proposta de funções do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) divididas em três modelos: 

Nível 1 – Escritório de controle de projetos

Um EGP de Nível 1 é utilizado para controle de projetos, sendo responsável pela emissão de relatórios e pelo acompanhamento de indicadores, sem influenciar a maneira como os projetos são conduzidos (GONSALEZ e RODRIGUES, 2002, apud MAXIMIANO,2006). 

As funções desse nível de EGP são: 

• elaborar relatórios de progresso, custos, orçamento, desempenho e riscos; 

• manter uma base de dados de ações históricas e lições aprendidas; 

• monitorar os resultados do projeto. 

Em geral, um escritório do Nível 1 controla as atividades do dia a dia dos projetos, para ajudar os gestores a assegurarem que o time do projeto alcance suas metas, resultados e orçamento estipulados (BRIDGES e CRAWFORD, 2001, apud MAXIMIANO, 2006). 

Nível 2 – Escritório de suporte de projetos

Um EGP de Nível 2, também chamado de escritório de suporte de projetos, é geralmente utilizado para controle de projetos grandes ou de quantidade um pouco maior de projetos pequenos e médios. 

Segundo Casey e Peck, 2001 apud (MAXIMIANO, 2006) é responsável, também, por: 

• todas as funções de um EGP de Nível 1; 

• fornecer treinamento em gerenciamento de projetos; 

• estabelecer e verificar o cumprimento de padrões e métricas; 

• possibilitar o alinhamento dos projetos às estratégias do departamento; 

• controlar e armazenar as lições aprendidas e os relatórios gerados; 

• definir, implementar e controlar mecanismos de controle de mudanças; 

• assumir o papel de mentor para projetos com problemas. 

Assim, para o autor, um EGP de Nível 2 difere de um de Nível 1 principalmente pelo poder de influir no andamento dos projetos por meio de atuação como mentor e definição de metodologias, técnicas, métricas e ferramentas a serem utilizadas. 

Nível 3 – Escritório estratégico de projetos

Um escritório estratégico de projetos opera no nível corporativo, coordenando e definindo políticas para todos os projetos dentro da organização, gerenciando o portfólio corporativo e prestando auxílio aos escritórios de Níveis 1 e 2, se existirem. No Nível 3, um EGP geralmente é considerado um centro de excelência em gerenciamento de projetos, guiando e ajudando os gerentes de projetos e demais membros dos times dos projetos a alcançarem seus resultados de maneira mais eficiente (BRIDGES e CRAWFORD, 2001 apud MAXIMIANO, 2006).


(fcc 2014) Tendo como parâmetro que há nas organizações operações e projetos, o gestor segue o processo administrativo (POCC) levando em consideração que:

I. As operações e projetos diferem entre si, principalmente porque as operações têm um caráter contínuo e repetitivo, enquanto que os Projetos são caracterizados por ter esforço temporário e produto ou serviço único. 

II. Ao gerenciar os projetos os gestores enfrentam um desafio que é atender o escopo do projeto, que contempla atender as necessidades dos stakeholders com qualidade. 

III. Entre as fases de gerenciamento de projetos, segundo a metodologia Project Management Institute - PMI, estão os processos de planejamento, de execução e de controle. 

IV. O pensamento sistêmico complementa e integra os conhecimentos especializados e tem como enfoque o desempenho da organização na totalidade, conforme defende a administração científica tradicional. 

Está correto o que se afirma em: I e III, apenas. 

As cinco fases de gerenciamento de projetos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Finalização.


(iades 2014) A respeito da gestão de projetos, assinale a alternativa incorreta.

  a) Um projeto concluído muito antes do prazo previsto pode ser considerado um sucesso sob a ótica do planejamento.

Um projeto bem-sucedido é aquele QUE É REALIZADO DENTRO DO PLANEJADO. Nos anos 60, SIM, mas hoje, custo e prazo, devem ser concluídos dentro do previsto. (KERZNER, 1998).

  b) O grau de incerteza está diretamente relacionado ao risco de fracasso de um projeto.

  c) Em um projeto, além da declaração do que será feito, também é muito importante o registro do que não será feito.

  d) Embora a comunicação e as habilidades interpessoais sejam importantes em todas as variáveis envolvidas em um projeto, elas se mostram especialmente relevantes no gerenciamento dos recursos humanos.

  e) As principais variáveis a serem consideradas em um projeto são tempo, custo e escopo.


(cetap 2023) Sobre os processos da gerência de projetos e fases de um projeto, marque a alternativa correta: Em processos de planejamento de projeto, elabora-se o plano de gerenciamento de riscos do projeto.


(fcc 2014) Ciclo de vida do projeto: é a sequência de fases que vão do começo ao fim de um projeto.

Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término.


(cespe 2023) O ciclo de vida pode ser entendido como o conjunto de fases do projeto. CERTO

Os projetos possuem um ciclo de vida (uma estrutura “genérica”), composto por algumas “fases” (ou “etapas”). Em outras palavras, o ciclo de vida de um projeto apresenta uma série de fases pelas quais um projeto passa, desde o seu início, até a sua conclusão. Vale destacar que as fases do projeto podem ser sequenciais, interativas ou sobrepostas.


(fcc 2012) Um projeto exige coordenação das atividades, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. É preciso reconhecer que o projeto é: um processo interativo e coletivo.

Projeto e processo são coisas diferentes. Quando eu faço um projeto de um carro, por exemplo, ele não se finaliza no mesmo instante que começo a fazer. Ele exige tempo, envolvimento de pessoas, processos diferentes para a concepção deste produto. Várias pessoas participam, cada uma na sua área de especialização. Por isso posso afirmar que é sim, um processo interativo e coletivo. Sei que a palavra "processo" confunde com a definição de processos de fabricação, algo contínuo, mas não podemos decorar as palavras sem entender o conteúdo.


(fcc 2012) São características do ciclo de vida do projeto: 

I. Início do projeto; organização e preparação; execução do trabalho do projeto e encerramento do projeto. 

II. Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo na fase de execução e caem na fase de finalização do projeto. 

III. A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores durante o início do projeto, reduzindo-se ao longo de sua vida.

IV. Os custos das mudanças e correções de erros diminuem conforme o projeto se aproxima do término. 

É correto o que consta APENAS em: I, II e III.

Os projetos têm diversas fases, desde seu início até seu final. Este conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do projeto. Este é composto das fases: início do projeto, organização e preparação, execução e encerramento.


(fcc 2011) Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se: decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.

A fase de Iniciação caracteriza-se como sendo a fase de decisão se um projeto deve ser iniciado ou não, é a fase das escolhas estratégicas de projetos. A fase de Iniciação é importante, pois sempre se deve partir da premissa de que as necessidades são infinitas e os recursos são finitos o que se leva sempre a tomar a decisão de qual projeto deve-se iniciar em detrimento de outro.

A expressão chave da questão é ''antes de tudo''. As alternativas B, C, D e E partem do pressuposto de que o projeto já foi escolhido. A alternativa A é a única em que o projeto ainda não foi iniciado (escolhido), dentre os vários possíveis.


(cespe 2020) Na seleção de um projeto, deve-se concentrar na proposta com a maior quantidade de informações acerca do conteúdo referente à necessidade ou ao problema demandado, pois quanto maior for a quantidade de material elaborado, maior será a clareza. ERRADO

Deve ser objetivo, compacto e claro.


(fcm 2019) Na perspectiva da gestão de projetos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma ser um projeto.

( ) Temporário, tem pontos de início e fim definidos.

( ) Um produto, serviço ou resultado regular e contínuo.

( ) Formado por equipes dinâmicas e temporárias contituídas para atender às necessidades do projeto.

( ) Planejado, executado e controlado.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é: (V); (F); (V); (V).

Enquanto o projeto é temporário e é feito para criar um produto/serviço exclusivo, um processo é contínuo e não cria nada novo, apenas é feito para produção (recebe insumos e os transformam)


(iades 2018) Para o correto acompanhamento de projetos e processos, é necessário compreender que há diferenças conceituais entre os dois. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um processo.

A) Envolve trabalho contínuo e rotineiro.

Ser contínuo e rotineiro são exatamente as características de um processo. Uma das grandes marcas de um projeto é a sua definição em relação ao início e ao fim. Frisa-se isto: ele tem um fim bem definido.

B) Possui início, meio e fim.

C) Tem elaboração progressiva.

D) Possui escopo e recursos definidos.

E) Deve estar conectado a um ou mais processos da organização.


(cespe 2022) No estudo a respeito da gestão de projetos, é importante conhecer as diferenças entre projetos e processos. Nesse contexto, é correto considerar como atividade associada a projetos

I a construção de um novo aeroporto. II o levantamento de requisitos para um website. III a operação de uma usina nuclear. IV a construção de um submarino. V o fornecimento de energia elétrica por meio de produção fotovoltaica.

Estão certos apenas os itens: I, II e IV.

Projeto é um esforço temporário, ou seja, possui um início e fim bem determinados, empreendido para se alcançar um objetivo exclusivo, ou seja, um resultado específico, que o torna único Uma das características do projeto é temporalidade, isto é, tendo início, meio e fim. Construção de um novo aeroporto (projeto, haja vista é algo temporário)Levantamento de requisito para um website ( projeto, tem a ver com planejamento na elaboração do projeto, isto é no inicio) construção de um submarino ( mesma coisa do aeroporto, haja vista a construção tem início, meio e fim).já operação de uma usina nuclear é algo perene, isto é, coisa normal do dia a dia, assim como o fornecimento de energia.


(instituto consulplan 2023) Sobre gestão de projetos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No que se refere ao fator temporalidade, os projetos são temporários e os seus resultados também o são.

( ) É um erro comum supor que, devido ao fato de ser temporário, um projeto será sempre de curta duração.

( ) À medida que as fases do projeto vão sendo desenvolvidas ocorre aumento cumulativo de recursos e de tempo despendidos, ao mesmo tempo em que o prazo e os recursos disponíveis diminuem gradativamente.

A sequência está correta em: F, V, V. 

Falso - Os projetos são temporários mas seus resultados podem ser permanentes.

V - Os projetos podem ter periodicidade longa, embora tenha prazo definido para ser concluído.

V - Quanto mais tempo, mais recursos serão despendidos ao mesmo tempo em que o orçamento programado vai se reduzindo


(fundatec 2023) Segundo a 5ª edição do Guia PMBOK, a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos de um projeto é conhecida como gerente: Do projeto.

O gerente de projetos desempenha um papel fundamental na liderança de uma equipe de projeto. Ele possui um papel crítico para o atingimento dos objetivos do projeto. O papel do gerente de projetos é diferente do papel de um “gerente funcional” ou de um “gerente de operações”. O “gerente funcional” gerencia uma equipe de profissionais “especializados” em determinada área/função. Ou seja, concentra sua supervisão no gerenciamento de uma unidade funcional. O “gerente de operações” é responsável por assegurar a eficiência das operações de um negócio .Já o “gerente de projeto”, é a pessoa designada para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto.


(fgv 2023) Os projetos contemporâneos apresentam-se sob variadas formas. Alguns são de curta duração e são empreendimentos, em geral, baratos, que duram apenas alguns dias e necessitam de recursos mínimos.

Os projetos de médio ou longo prazo, por outro lado, chegam a se estender por muitos anos e requerem significativos aportes de recursos financeiros e materiais, altos níveis de habilidade técnica e científica e complexas estruturas de administração.

Sobre a gestão de projetos, assinale a opção que apresenta um aspecto relevante acerca do papel do patrocinador do projeto: O patrocinador não pode ser tão alto na estrutura organizacional a ponto de o projeto ser insignificante perto de suas atribuições rotineiras.

Se o patrocinador estiver muito alto na hierarquia e o projeto for considerado insignificante em relação às suas atribuições rotineiras, ele pode não dedicar o tempo e a atenção necessários, o que pode comprometer o êxito do projeto. Se o patrocinador não estiver alinhado com os objetivos da equipe do projeto, pode haver falta de apoio, comunicação inadequada e desafios na obtenção dos recursos necessários.


(cespe 2023) A gestão de projetos cria instabilidade organizacional e aumenta os conflitos entre setores internos. ERRADO

Muito pelo contrário. De acordo com o Guia PMBOK5, a gestão de projetos (ou gerenciamento de projetos) é “a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos”. De acordo com o Guia, “as atividades de gerenciamento têm como foco os meios de atingir os objetivos do projeto, como: efetivação de processos, planejamento, coordenação, medição e monitoramento dos trabalhos, entre outros”. O gerenciamento de projetos “permite que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente”.


(cespe 2023) O custo de corrigir problemas é relativamente grande nas fases iniciais, diminuindo exponencialmente com o progresso do projeto. ERRADO

Os custos de alteração de um projeto é o contrário que traz a questão. O custo de mudanças na fase inicial é baixo e aumenta com o progresso das demais fases do projeto.


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