Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito

 QUESTÕES COMENTADAS E RESOLVIDAS

(cesgranrio 2023) A função principal das operações de Tesouraria bancária é: administrar os fluxos de despesas e receitas da instituição financeira, visando a controlar os gastos e a maximizar os lucros.
Operações de Tesouraria: passiva (captar recursos do público - depósitos à vista ou a prazo); ativa (captar recursos por meio de juros de empréstimos, financiamentos e aquisição de títulos públicos); acessórias (prestação de serviços - cobranças de tarifas, recebimento de boletos, consulta de saldos). tarefas da tesouraria: controle do fluxo de caixa, gestão de riscos dos investimentos. gestão dos ativos, controle das contas a pagar e a receber, liquidez diária e captação e aplicação dos recursos.

(cesgranrio 2021) É função precípua da Tesouraria, em um determinado banco,: estreitar o relacionamento com os clientes do banco.
A Tesouraria Institucional possui um mandato de prestar serviços a todo o conglomerado, além de ser um importante centro de resultados da instituição. O foco é viabilizar as operações advindas de clientes do Banco por meio da absorção e gerenciamento dos riscos por elas gerados. O setor de tesouraria é responsável por zelar pela liquidez do Banco; estabelecer as bases de preços para as áreas comerciais de atacado, varejo e mercado de capitais; gerar resultado por meio da administração ativa de riscos de mercado; estruturar e executar as captações próprias do conglomerado; centralizar e fornecer a pesquisa macroeconômica utilizada no Banco.

(cesgranrio 2021) Se o planejamento estratégico do Banco do Brasil fixar, como meta prioritária, a expansão de suas operações no varejo bancário, o público-alvo serão as(os): clientes individuais
O banco de varejo é uma instituição que oferece produtos e serviços financeiros focados nas necessidades de pessoas físicas ao invés de empresas. Colocando de uma outra maneira, é um modelo no qual consumidores (ou seja, pessoas físicas) têm à disposição as mais diversas soluções financeiras.

(cesgranrio 2015) Apesar de ainda não poder ser caracterizado tecnicamente como um oligopólio, o mercado bancário brasileiro apresenta uma tendência crescente de concentração, e os bancos que operam no varejo não apresentam diferenciação de seus produtos e serviços. Considerando uma situação em que os correntistas pessoas físicas têm informações plenas a respeito do mercado de serviços bancários, a equipe de vendas deve ter em vista que a disposição de o comprador individual pagar por um bem ou um serviço é definida com base em: preços de mercado praticados para o bem ou serviço.
Estratégias genéricas de Porter. Serviços com pouca diferenciação -> estratégia: liderança em custo

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