Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cespe 2008) As taxas de câmbio, que permitem converter moedas nacionais em divisa, constituem variáveis importantes para a economia. Acerca desse tópico, assinale a opção correta.: Para um dado risco de câmbio, a alta das taxas de juros na Europa contribui para apreciar o euro.
Quando um país eleva sua taxa de juros, ele atraí mais divisas estrangeiras e, portanto, há menos moeda nacional comparativamente, fazendo com que seu valor aprecie-se.

(cebraspe 2016) A depreciação do peso argentino frente ao real pode reduzir as exportações dos produtos brasileiros para a Argentina, desconsiderando os efeitos da inflação nos dois países. CERTO
A desvalorização da taxa de câmbio deixa os produtos produzidos no exterior mais caros em relação aos produzidos internamente. Neste caso, há uma tendência de desestímulo às importações, ao passo que as exportações são favorecidas.

(cebraspe 2014) Os fluxos financeiros são impactados por expectativas e políticas cambiais e monetárias das diferentes economias; assim, se a taxa de juros de um país for superior à de outro país, espera-se um fluxo positivo de recursos em direção ao país com taxa de juros mais elevada, com o mesmo perfil de risco. CERTO
Uma taxa de juros elevada atrai capital estrangeiro.
(cebraspe 2014) Os fluxos financeiros são afetados por expectativas e políticas cambiais e monetárias das diferentes economias. Por isso, quando a taxa de juros de um país é superior às taxas de juros dos demais países, espera-se por um fluxo negativo de recursos em direção ao país com taxa de juros mais elevada. ERRADA

(fcc 2015) Em uma economia aberta de taxas de câmbio flutuante, suponha que o Banco Central aumente a taxa de juros, de modo que a taxa de juros doméstica se torne maior do que a taxa de juros internacional. O impacto da subida de juros tende a: reduzir exportações, reduzir consumo, reduzir PIB e apreciar o câmbio. 
Com juros mais altos, custa mais caro se produzir, assim reduz as exportações. Os produtos mais caros diminuem o consumo interno. Se as exportações e o consumo interno diminuem, o PIB também. Como tem menos dinheiro circulando, o câmbio se aprecia.

(cesgranrio 2021) As relações internacionais implicam relações de trocas entre as moedas, ou seja, a variável econômica conhecida como taxa de câmbio. Assim, quanto mais valorizada for a moeda de um país, menor será o poder de competitividade do produto desse país, piorando o saldo em transações correntes. Nesse sentido, uma valorização cambial: estimula as importações e desestimula as exportações, mas com uma desvalorização cambial ocorre o inverso.

Comentários