Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário

 QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cesgranrio 2021) Na reunião do dia 09/12/2020, o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 2% a.a. Considere que, no período subsequente, a autoridade monetária observasse que as taxas de juros médias praticadas no mercado interbancário eram bem inferiores à meta da taxa Selic, definida na reunião retromencionada. Nesse contexto, para que as taxas de juros médias no mercado interbancário venham a convergir para a taxa Selic de 2% a.a., fixada pelo Copom, o Banco Central do Brasil deverá: vender títulos públicos no overnight.
- Compra e venda de títulos públicos (operações do mercado aberto) – quando o governo vende (lança) títulos no mercado, ele retira moeda da economia, e, quando compra títulos, ele coloca moeda na economia;
BC vende: diminui a quantidade de $ circulando; aumenta os juros; diminui a inflação.
BC compra: mais dinheiro circula, diminui os juros, aumenta a inflação.
- Depósitos compulsórios – correspondem a um percentual das captações que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central; quanto maior o percentual do compulsório, menos moeda na economia, e vice-versa;
- Controle da taxa de juros – quanto maior a taxa de juros, menos pessoas estarão dispostas a tomar dinheiro emprestado, resultando em menos moeda na economia.
- Também se fala na emissão de moeda e redesconto como instrumentos de política monetária.
TIPOS DE POLÍTICA MONETÁRIA
- Expansionista: visa expandir a economia, incentivar o consumo, gerar mais empregos, arrecadar mais impostos, aumentar a produção. Para tanto, o BC aumenta a oferta de moeda e diminui as taxas de juros.
- Contracionista: objetiva frear a economia, desestimular o consumo quando a inflação está alta. Para praticar essa política monetária, o BC aumenta as taxas de juros e a quantidade de moeda diminui, por consequência.

(puc pr 2012) Quando as instituições bancárias precisam cobrir uma eventual necessidade de caixa, elas podem recorrer a empréstimos de outros bancos ou tomar recursos emprestados do Banco Central. De modo geral, esses empréstimos são de curtíssimo prazo e exigirão o pagamento de juros, calculados a uma certa taxa: a taxa de juros no mercado interbancário (para recursos de outros bancos) ou a taxa de redesconto (para recursos do Banco Central). Caso o Banco Central pretenda induzir os bancos comerciais a aumentar o nível das suas reservas voluntárias, ele deve: Aumentar a taxa de redesconto.
Taxas de redesconto: taxa de juros cobrada pelo BACEN para emitir empréstimos para outros bancos privados.

(cespe 2013) O BACEN não pode realizar operações compromissadas prefixadas, uma vez que, para atuar efetivamente sobre o excesso de liquidez do mercado interbancário, os títulos que fundamentam esse tipo de operação são propriedade dos bancos, não possibilitando o efeito esperado de evitar a concentração de liquidez. ERRADO
O BACEN pode realizar operações compromissadas prefixadas, uma vez que, para atuar efetivamente sobre o excesso de liquidez do mercado interbancário, os títulos que fundamentam esse tipo de operação são propriedade dos bancos e também do Bacen como os Títulos de emissão do Tesouro Nacional (títulos públicos), possibilitando o efeito esperado de evitar a concentração de liquidez.

(quadrix 2023) As características de um CDB são similares ao CDI. Porém, a negociação do CDB é restrita ao mercado interbancário, ou seja, entre instituições financeiras, enquanto o CDI pode ser negociado no mercado secundário. ERRADO
Essa afirmação não está correta. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido por bancos para captar recursos, assim como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é uma operação financeira realizada entre bancos para emprestar ou tomar empréstimos de curto prazo. Tanto o CDB quanto o CDI podem ser negociados no mercado secundário, ou seja, após a emissão, os títulos podem ser comprados e vendidos entre investidores. No caso do CDB, os investidores podem negociar diretamente com o banco emissor ou por meio de corretoras de valores. O mercado interbancário, por sua vez, é o mercado no qual os bancos realizam operações entre si, como empréstimos de curtíssimo prazo, que envolvem taxas de juros muito próximas à taxa do CDI. Essas operações podem influenciar as taxas praticadas no mercado financeiro em geral, mas não estão diretamente relacionadas à negociação de CDBs.

Comentários