Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e intranet
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(fcc 2011) Sobre a infraestrutura para uma Intranet, considere:
I. Wireless é um padrão específico de uma tecnologia de redes sem fio.
II. Wi-Fi refere-se genericamente à transmissão de dados sem a utilização de meios físicos.
III. WLAN é uma rede local sem fio para fazer conexão com a Internet ou entre os dispositivos da rede.
Está correto o que se afirma em: III apenas.
I. Errado. Wi-Fi é um padrão específico, uma marca comercial registrada;
II. Errado. Wireless refere-se genericamente à transmissão de dados sem a utilização de meios físicos;
(fcc 2013) Sabendo que uma intranet utiliza a infraestrutura de rede da empresa e fazendo uso das informações contidas no texto, considere que o computador de Paulo pode se comunicar com o computador servidor do Tribunal porque os recursos necessários estão fisicamente localizados em um raio de até 500 metros dentro do prédio do Tribunal, incluindo o computador de Paulo e o servidor. Isso significa que a rede utilizada é do tipo: LAN.
LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc).
(Quadrix 2015) Em uma grande empresa, diversos escritórios estão localizados em vários bairros diferentes, em uma mesma cidade. Todos eles conectados em uma mesma rede de computadores. Que classificação de rede representa melhor tal distribuição geográfica?
A) SAN.
É uma rede destinada a armazenar dados em rede.
B) WAN.
Vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.
C) MAN.
(metropolitan area network) - município
D) LAN.
(local area network) - local, limitada a +/- 1 km
E) WLAN.
(Wireless Local Area Network)
(fcc 2014) Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados. Neste tipo de instalação,: um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede.
Uma das características das redes Ethernet é utilizar topologia física em estrela, dessa forma a falha em um dos computadores não afeta o funcionamento da rede. A topologia em estrela adiciona um ponto único de falha, que é o hub ou switch que interliga a rede, caso esse equipamento falhe isso afeta sim o funcionamento da rede, mas não um computador qualquer.
(fgv 2018) No contexto da ligação de computadores e outros tipos de artefatos a uma rede de computadores, o termo “banda” refere-se: à velocidade de transmissão de dados;
A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica. A Largura de Banda é medida em bits, e não em bytes, os quais determinam a medida de capacidade de um determinado meio de transmissão por certa unidade de tempo (8 bits = 1 byte). Todas as medidas de Largura de Banda são basicamente feitas em bits por segundo. Ex.: Kbits/seg ou Mbits/seg, e em alguns casos também é relacionada à faixa de frequências, por exemplo, na medida de largura de banda para sinais analógicos. Podemos fazer uma comparação com um cano de água. Se temos muita água para passar pelo cano e o cano for fino, o tempo para a quantidade de água passar será muito grande. Se trocarmos o cano fino por um cano grosso, vai levar muito menos tempo para toda a água passar, ou seja, temos uma limitação da quantidade de água que flui pelo cano por determinada unidade de tempo necessário a este processo.
(fgv 2018) Dentro de uma rede local, faz-se necessária a associação entre os endereços físicos das máquinas que compõem a rede e seus endereços IP.
Essa associação é feita pelo protocolo: ARP.
Protocolo da camada de Rede, o ARP é responsável por manter uma tabela de conversão de endereços lógicos em enderenços físicos. Ele mantém uma tabela de mapeamento entre Endereços IP (camada de rede) e Endereços MAC (camada de elance).
(fcc 2013) Uma intranet simples pode ser criada conectando-se um computador cliente munido de um navegador web a um computador equipado com um software ...I... via uma rede que utiliza a pilha de protocolos ..II... . Um ...III... mantém visitantes indesejados do lado de fora da rede. As lacunas I, II e III deverão ser preenchidas correta e respectivamente por: I Servidor Web II TCP/IP III Firewall
SERVIDOR é um computador que oferece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversa natureza, por exemplo, servidor de arquivos, de correio eletrônico ou servidor web. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados de clientes ou estações.
TCP/IP surgiu com o departamento de defesa norte americano com intúito de manter conectados, mesmo que só em partes, órgãos do governo e universidades. A arpanet, surgiu como uma rede que permaneceria intacta caso um dos servidores perdece a conexão e, para isso, ele necessitava de protocolos que assegurassem tais funcionalidades trazendo confiabilidade, flexibilidade, e que fosse fácil de implementar. Foi desenvolvida então a arquitetura TCP/IP que são dois protocolos. O TCP prepara os pacotes de transmissão de informações em reder de telecomunicações, garantidos que sejam recebidos da mesma maneira que foram enviados. IP é o protocolo responsável pelo envio de pacotes entre dois pontos da rede.
FIREWAL é um sistema de segurança que cria uma espécie de filtro, impedindo a transmissão e/ou recepção de acessos danosos ou não autorizados. Pode ser um software ou hardware, ou a combinação de ambos.
(cespe 2015) A rede intranet, circunscrita aos limites internos de uma instituição, utiliza os mesmos programas e protocolos de comunicação da Internet, mas é restrita a um conjunto específico de usuários que, para acessá-la, devem possuir um nome de login e uma senha. CERTO
(fgv 2019) Sobre o significado dos termos Internet e Intranet, considere as afirmativas a seguir.
I. São sinônimos em qualquer contexto, tanto tecnológico como de utilização.
II. A Intranet não pode ser acessada remotamente via Internet sem autenticação.
III. A Intranet é usualmente empregada em ambientes corporativos, com acesso limitado.
Está correto somente o que se afirma em: II e III.
I - Incorreta. Internet e intranet fazem uso da mesma tecnologia, mas diferem com relação ao conteúdo, aquela contém informações públicas, esta contém informações privadas.
II - Correta. Se a Intranet pudesse ser acessada remotamente via Internet (o que é um fato), mas sem autenticação, não haveria como inferir um acesso privado.
III - Correta. A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.
(ibfc 2015) Quanto as características da Internet e da Intranet, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):
( ) A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.
( ) A internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet.
: V -V
A Intranet utiliza os mesmos protocolos, serviços, portas e aplicativos servidores e clientes que a Internet utiliza. A principal diferença entre as duas é que a Intranet é restrita e, para se ter acesso a ela, é necessária uma autenticação do usuário (login e senha, provando que o usuário é funcionário da empresa)
A Internet é a maior ligação entre redes de computadores do mundo. A Internet não é uma rede só: são várias. As redes que formam a Internet são interligadas por meio de roteadores, os equipamentos que vimos anteriormente para essa finalidade (interligar redes)
(cespe 2015) Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet. CERTO
A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.
(cespe 2013) Em intranet, podem ser criados grupos de discussão ou redes sociais corporativas para se tratar, por exemplo, de resultados de pesquisas realizadas em determinado período pela organização que utiliza a intranet. CERTO
É plenamente possível a criação de Grupos de Discussão e Redes Sociais numa Intranet. Isso pode parecer ridículo quando observado sob a óptica de uma empresa pequena, entretanto, quando sob a de uma grande empresa seria uma ferramenta de fundamental importância.
(cespe 2013) Se, em uma intranet, for disponibilizado um portal de informações acessível por meio de um navegador, será possível acessar esse portal fazendo-se uso dos protocolos HTTP ou HTTPS, ou de ambos, dependendo de como esteja configurado o servidor do portal. CERTO
Ao se disponibilizar um portal acessível por meio do navegador em uma intranet, o protocolo HTTP ou HTTPS poderá ser utilizado. E poderá ser utilizado com ambos os protocolos, evidentemente, um de cada vez, já que são protocolos distintos, dependendo para tanto de configurações do servidor Web disponibilizado.
(cespe 2013) Uma intranet pode ser considerada uma Internet restrita, acessada por meio de cadastro de usuários, geralmente de grupo ou empresa. O uso da intranet justifica-se na situação em que seja: necessário isolar o ambiente corporativo interno do ambiente externo, oferecendo-se serviços de forma restrita aos usuários de uma empresa, por meio de autenticação e níveis de acesso dos usuários.
É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessá-lo por esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à ela.
Intranet pode ser acessada de qualquer local físico interno. Se acessada de local físico externo, passa a ser chamada de extranet.
(fcc 2016) Recentemente foi publicado um processo licitatório: “A Companhia Pernambucana de Gás − COPERGÁS, através do seu PREGOEIRO, torna público que fará realizar PREGÃO PRESENCIAL, do tipo Menor Preço Global, Sob a Forma de Empreitada por Preço Unitário, para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA E EVOLUTIVA DO SITE E INTRANET COPERGÁS, conforme Termo de Referência Anexo Q4.”
(Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/106917582/doepe-09-01-2016-pg-12)
No texto acima está destacada a palavra intranet, sobre a qual é correto afirmar: Uma intranet é uma rede organizacional na qual as aplicações e interfaces com o usuário baseiam-se principalmente em serviços web e seu uso é restrito a usuários autorizados da empresa.
(fcc 2016) Um funcionário da COPERGÁS, ao navegar na internet ou na intranet da empresa,: evita que sua senha seja descoberta se a senha digitada estiver criptografada e for capturada enquanto trafega na rede, sem que ele perceba a ação do atacante.
Se sua senha está criptografada e foi capturada trafegando na rede, mesmo que você não saiba do ataque, estará protegido pois sua senha foi pra rede com o protocolo de criptografia. É assim que funciona os sites com o protocolo de HTTPS. Eles possuem uma camada de segurança onde os dados são criptografados e mesmo se um hacker interceptar os dados, vai encontrar todos eles criptografados.
(fcc 2016) A Eletrosul utiliza intranet e internet e seus colaboradores sabem corretamente que: dependendo de como o administrador configurar a rede, o nome de domínio para acessar a sua intranet ou suas páginas pode não conter o nome oficial da empresa.
Não é obrigatório ter o nome da empresa no domínio da intranet da própria empresa – isso é totalmente livre no momento da configuração;
(fcc 2015) A Intranet
I. é uma rede particular de computadores que utiliza o protocolo TCP/IP, utilizado pela internet. A diferença entre elas é que uma intranet pertence a uma empresa ou organização e é utilizada pelos seus funcionários e pessoas que tenham autorização para acessá-la.
II. apesar de ser considerada uma internet interna, não permite que computadores localizados remotamente, mesmo que em uma filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz ou sede da organização.
III. para evitar a intrusão de agentes mal intencionados, precisa utilizar um firewall, equipamento de hardware que compartilha recursos com outros aplicativos, que impede e bloqueia todos os acessos indevidos.
IV. pode ser utilizada pelo departamento de TI, para disponibilizar aos colaboradores um sistema de abertura de chamados técnicos, ou pelo RH, para disponibilizar formulários de alteração de endereço, ou de vale transporte, dentre outras possibilidades.
Está correto o que se afirma APENAS em: I e IV.
Errada: II. o acesso remoto é possível, como por exemplo via Extranet.
Errada: III. o firewall pode ser hardware ou software, e não será 100% eficiente em todos os casos.
(fcc 2014) As empresas estão cada vez mais necessitando centralizar suas informações e melhorar os métodos de comunicação interna para reduzir custos. A ....I.... pode possibilitar isso, além de tudo o que a própria ....II.... dispõe. Porém, a principal diferença entre ambas é que a .....III.... é restrita a um certo público, por exemplo, os colaboradores de uma empresa. Neste caso, os colaboradores podem acessá-la com um nome de usuário e senha devidamente validados. Geralmente este acesso é feito em um servidor da ....IV... da empresa.
(http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/)
As lacunas do texto acima são, correta e respectivamente, preenchidas por: intranet - internet - intranet - rede local
A intranet e a internet usam os mesmos protocolos (o TCP/IP é um deles) e podem conter os mesmos tipos de conteúdo, serviços, portas e aplicativos servidores e clientes que a internet utiliza. A principal diferença entre as duas é que a Intranet É RESTRITA e, para se ter acesso a ela, é necessária uma autenticação do usuário. Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet.
(fcc 2014) Para que funcionários tenham acesso à intranet de uma empresa, seus computadores precisam estar conectados ...... I .... da organização. Eles também precisarão dispor de browsers para permitir o acesso à web. O software e hardware ...... II.... atuam como mecanismos de proteção, interpondo-se entre a internet e a intranet da empresa, monitorando todos os dados que chegam e saem em busca de solicitações suspeitas ou não autorizadas. Para criar, publicar e administrar o conteúdo de uma intranet, a maioria das empresas utiliza um ...... III...., aplicativo disponível via web, que facilita a criação de informações padronizadas para a web, sem que o usuário precise conhecer as linguagens de marcação e de programação.
As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por: à rede de local (LAN) - de firewall - sistema de gestão de conteúdo (CMS)
Sistema de Gestão de Conteúdos, permite-lhe quase literalmente, a gestão dos conteúdos dentro do próprio site. Usando este sistema, você poderá facilmente adicionar, apagar ou editar imagens e texto no seu site. Uma vez desenvolvido o seu site CMS este pertence-lhe. Não existe taxas mensais - custos com licenças - você não fica mais ligado a uma empresa de web site. Faz login no seu próprio site e controla os conteúdos. Você fica completamente independente e com controle total do seu web site!
Uma rede de computadores liga dois ou mais computadores de forma a possibilitar a troca de dados e o compartilhamento de recursos. Geralmente, as redes de computadores recebem uma classificação quanto à sua escala ou abrangência, podendo ser classificadas em: PAN (rede pessoal, equip. próximos), LAN (escritórios), MAN (abrangem cidades) e WAN (país, mundo).
Um firewall/roteador ajuda a promover uma navegação segura na web, pois permite filtrar os endereços e bloquear o tráfego de sites perigosos.
(fcc 2013) Para se montar uma intranet segura e confiável são necessários procedimentos adequados. Um procedimento INCORRETO é:
A) Definir as conexões: para que funcionários tenham acesso à intranet, seus computadores não podem estar conectados à rede local (LAN) da organização. O essencial é que tenham acesso à internet e possuam browsers como o Internet Explorer, Chrome, Firefox ou Safari.
Se a intranet é uma rede privativa de acesso aos funcionários de uma empresa, então ela precisa estar ligada a uma rede local. Logo, a alternativa A está errada.
B) Dimensionar o servidor web: o hardware a ser usado como servidor de intranet depende do tamanho da intranet, do conteúdo a ser publicado e do número de pessoas que tenham acesso à intranet em cada dado momento.
C) Escolher o software do servidor web: o software lida com todos os pedidos de arquivos armazenados no servidor, localiza o conteúdo e o encaminha à máquina certa. O software mais popular é o Apache, que é gratuito. Outro muito usado é o Microsoft Internet Information Server.
D) Escolher um servidor de apoio: em empresas nas quais os funcionários dependem mais da intranet para acesso a aplicativos disponíveis via web, se torna importante utilizar outro servidor de apoio ou mesmo um sistema de servidores em rede que compartilhem as responsabilidades.
E) Escolher um firewall: um firewall é essencial para a segurança da intranet, especialmente se ela possui extensões em formato extranet ou permite acesso remoto de fora da rede local da empresa.
(fcc 2013) A I é uma rede privada que se baseia nos serviços oferecidos pela família de protocolos II , porém seus serviços são somente acessíveis através do acesso a esta rede privada.
Conexões com a internet podem ter um custo mais baixo do que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes. Esse tem sido o motivo pelo qual as empresas cada vez mais utilizam a infraestrutura da internet para conectar a sua rede privada, criando uma III . Esta conexão deve ser criptografada para garantir a integridade dos dados.
Preenche corretamente as lacunas I, II e III: I-intranet - II-TCP/IP - III-VPN
VPNs (Virtual Private Network) → são túneis criados em redes públicas (ex: internet) para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas.( É uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública criada por meio do protocolo SSL ). Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança. O VPN permite que as mensagens trafegadas por esse sistema não sejam vistas fora deste , logo é possível que um usuário acesse seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem, via VPN, sem se preocupar em ser interceptado.
(FCC 2013) As redes aplicadas aos negócios são utilizadas pelas empresas com finalidades comerciais e corporativas. Sobre estas redes pode-se afirmar: Quando alguma informação da intranet é aberta a clientes ou fornecedores da empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. A extranet é formada por redes privadas que compartilham uma rede entre si para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem. Numa extranet a empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente ou permite uma interface de acesso dos fornecedores a rede.
Descreve corretamente a diferença entre intranet e extranet, destacando que uma extranet envolve uma abertura de parte da rede interna para clientes ou fornecedores, facilitando a colaboração e a comunicação externa.
(fcc 2013) Artigo publicado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:
Um bom exemplo do seu uso são as listas de tarefas que permitem ao gestor acompanhar na rede da empresa a evolução do trabalho dos funcionários, que a acessam com exclusividade. Outra boa ideia é integrá-la com os sistemas de gestão, tornando os processos administrativos mais eficientes. Embora seja de acesso restrito, também é possível abri-la para os blogs dos colaboradores, o que contribui para melhorar o relacionamento entre os funcionários.
Se antes eram associadas às grandes corporações, hoje é cada vez mais comum encontrá-las em pequenas e médias empresas. “Uma pequena empresa tem recursos escassos. Com elas é possível ganhar tempo com eficiência”, diz Ronaldo Fujiwara, da agência especializada em comunicação digital NHW.
Esse artigo se refere a: intranets.
(fcc 2011) Em relação à Internet e à Intranet, é INCORRETO afirmar:
A) Ambas empregam tecnologia padrão de rede.
B) Há completa similaridade de conteúdo em ambos os ambientes.
O conteúdo de uma internet e de uma intranet não pode ser completamente igual, visto que a intranet trata-se de uma rede interna a um organismo que visa trocar informações somente dentro daquele ambiente. Ao passo que a internet faz a troca de informações de forma irrestrita com todos os computadores da rede (genericamente falando).
C) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantação de processos, promover a integração dos funcionários e favorecer o compartilhamento de recursos.
D) O acesso à Internet é aberto, enquanto na Intranet é restrito ao seu público de interesse.
E) Internet refere-se, em geral, ao conteúdo público da empresa, ao passo que a Intranet pode englobar compartilhamento de informações de usuários internos à empresa.
(fcc 2010) Uma rede restrita que utiliza protocolos e tecnologias da Internet, para a troca e o processamento de dados internos de uma empresa, é denominada: intranet.