Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição 2018)
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 3 aª edição, revista, atualizada e ampliada
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(fepese 2019) O Manual de Redação Oficial da Presidência da República afirma que “A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua”. Entretanto alguns atributos são necessários para assegurar o cumprimento de seus objetivos.
Assinale a alternativa que relaciona elementos importantes para a redação oficial: Texto de estilo formal, padronizado e com uso da norma padrão da língua portuguesa.
(quadrix 2018) Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.
A) Informo que Vossa Senhoria deveis encaminhar o documento de denúncia diretamente a Comissão de Ética deste Conselho.
incorreto, o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa (deve).
B) É muito importante que você compareça à Sessão de Pessoal, sem falta, com antecedência, para pedir suas férias.
uso informal do pronome "você", em comunicações oficiais prioriza-se o uso de termos formais.
C) Informo que não dá pra entregar seu registro profissional na data prevista por que o papel timbrado acabou.
novamente o uso do verbo em sentido informal, coloquial.
D) Esclarecemos a Vossa Senhoria que, no momento, tua solicitação não poderá ser atendida, cujos os motivos estão expressos a seguir.
usa-se o pronome "sua".
E) Importa ressaltar que a informatização dos trabalhos desta Comissão foi essencial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao público.
(dédalus concursos) A partir da última edição do Manual de Redação da Presidência da República, aboliu-se a distinção entre aviso, ofício e memorando e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. Sobre o documento padrão ofício, assinale a alternativa incorreta:
A) O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação, devendo constar, entre outros elementos, o brasão de Armas da República.
B) Os documentos oficiais devem ser identificados da seguinte maneira: nome do documento, indicação da numeração, informações do documento e alinhamento.
C) O endereçamento é a parte do documento que informa nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula.
Endereçamento: O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.
Local e data do documento: Informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula.
D) O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta.
E) O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário.
(vunesp 2018) Em conformidade com os preceitos de Ortografia e Gramática presentes no Manual de Redação da Presidência da República, está correto o enunciado:
A) Milhões de cidadãos tinham mostrado-se contrários ao decreto lei que alterava o valor do salário-família (razão pela qual se organizaram e organizaram um abaixo assinado para contestá-lo) proposto pelo ministro.
incorreto, depois do -ado e -ido nada é metido; o correto seria: tinham se mostrado; repetição desnecessária do verbo "organizaram". Também está faltando hífen em "decreto lei" o correto é "decreto-lei".
B) Ao discutir questões relativas aos perigos de armas atômicas, em reunião da ONU, o ministro recém-empossado afirmou – e com ele todos concordaram – que o mundo não pode mais aceitar esse tipo de ameaça.
C) Chegando à sede do Inss para buscar informações sobre aposentaria “com medo de mudanças nessas regras”, os cidadãos foram informados de que, logo, o vice presidente iria se pronunciar sobre a questão.
o prefixo "vice" sempre leva hífen: vice-reitor; vice-presidente; vice-almirante; vice-capitão....
D) Atitudes ante-higiênicas, cada vez mais, tem tornado as pessoas sucetíveis a algumas doenças que poderiam ser facilmente evitadas e, conforme alertou a vice diretora do hospital – É preciso se precaver!
respectivamente as formas corretas: anti-higiênicas; suscetíveis; vice-diretora.
E) De acordo com a ANAC, é possível mudar data ou horário do vôo, mas é preciso, consultar a empresa aérea ou o agente de viagem, porque essas alterações serão feitas de acordo com as regras no contrato firmado?
o correto é "voo"; vogal dupla "oo" acento eliminado: abençoo, voo, perdoo, magoo, enjoo…; Outro erro dessa assertiva é essa vírgula após PRECISO. Como o complemento de PRECISO é um verbo no infinitivo (CONSULTAR), não cabe a colocação da vírgula.
(vunesp 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, entre as características da redação oficial, incluem-se a precisão e a impessoalidade, devidamente atendidas em:
A) O Departamento de Obras tem operado com um número reduzido de funcionários, decorrente de aposentadoria de vários deles, saudosos amigos, o que é muito triste para a população que, cada vez mais, precisa dos serviços para ter uma vida melhor e mais digna.
saudosos amigos
B) Peço que os responsáveis pela elaboração dos relatórios de visitas aos postos de saúde mandem com a maior urgência possível, porque preciso organizar com certa urgência e não quero que as instâncias superiores fiquem exigindo o que já deveria ter sido entregue.
urgência - repetição desnecessária, havendo, dessa forma, imprecisão.
C) O desenvolvimento dos projetos educacionais tem obtido êxito, porque os professores estão muito engajados com os novos cursos. Assim, a Secretaria da Educação, vendo como os alunos mudaram e melhoraram em leitura e escrita, não quer que eles parem.
frase imprecisa e também apresentando um teor de pessoalidade.
D) Esta comunicação tem a finalidade de mostrar novos ares na Administração Geral, pensando que você, agora, é um agente de transformação e pode fazer a diferença com o que fizer de melhor no serviço público, em prol de si mesmo e dos demais cidadãos.
Do modo como a frase está construída temos um teor de pessoalidade, o que é rejeitado nas comunicações oficiais.
E) Foram elaborados os relatórios, atendendo à solicitação da Secretaria de Recursos Humanos. Por meio desses documentos, será possível saber a quantidade exata de funcionários desta Prefeitura e o número de vagas que estão disponíveis para concurso.
(quadrix 2018) Com relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Supondo‐se que o texto acima fosse utilizado como citação em um relatório técnico, que deve seguir as normas de redação oficial contidas no Manual da Presidência da República, deveria ser registrado com fonte diferenciada, destacado, em negrito, dispensando-se o uso das aspas para iniciar e terminar sua apresentação. ERRADO
Conforme o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo parágrafo recuado, sem aspas e sem itálico. A questão menciona em colocar em "negrito", o que é incorreto.
(vunesp 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a linguagem utilizada nas comunicações oficiais deve primar pela: formalidade.
(copese uft 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, revista, atualizada e ampliada, 2018), a utilização do e-mail, como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o uso do e-mail: Para que o e-mail tenha valor documental ou para que possa ser aceito como documento original, faz-se necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil.
(copese uft 2019) Assinale a alternativa CORRETA: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa.
(copese uft 2019) Sobre os elementos de ortografia presentes no Manual de Redação da Presidência da República (3º edição, revista, atualizada e ampliada, 2018), assinale a alternativa CORRETA: Sugere-se a consulta a dicionários da língua quando há dúvidas sobre a grafia de determinada palavra.
(if mt 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), os atos administrativos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos e entidades públicos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA: Por meio de portarias, os chefes de órgãos, repartições ou serviços praticam atos administrativos internos quando expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados ou designam servidores para funções e cargos secundários.
Portaria. Definição e objeto: É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência.
(ibfc 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a Redação Oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização, e uso da Norma Padrão da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. “_____ é ausência de duplicidade de interpretações e _____ é atentar a todas as características da redação oficial. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto é preceito para o atributo _____.":Clareza / formalidade / clareza
Para a obtenção de clareza, sugere-se: buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;
(ps concursos 2019) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, e com relação à Grafia de Cargos Compostos, escrevem-se com hífen, EXCETO:
A) Cargos formados pelo adjetivo “geral”: diretor-geral, relator-geral, ouvidor-geral.
B) Postos da hierarquia militar: tenente-coronel, capitão-tenente.
C) Nomes compostos com elemento de ligação preposicionado: general-de-exército, general-de-brigada.
Atenção: nomes compostos com elemento de ligação preposicionado ficam sem hífen: general de exército, general de brigada, tenente-brigadeiro do ar, capitão de mar e guerra;
D) Cargos que denotam hierarquia dentro de uma empresa: diretor-presidente, diretor-adjunto, editor-chefe, editor-assistente, sócio-gerente, diretor-executivo.
E) Cargos formados com os prefixos “ex”: ex-diretor.
(ufes 2019) Um diretor da Universidade Federal do Espírito Santo precisa redigir um expediente oficial cujo destinatário é o reitor da Universidade. Considerando essa informação, e com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), é CORRETO afirmar:
A) O nome da cidade onde foi expedido o documento não precisa ser redigido, somente a data, por se tratar de uma comunicação interna.
Endereço: endereço postal de quem receberá o expediente, dividido em duas linhas: Primeira linha: informação de localidade/logradouro do destinatário ou, no caso de ofício ao mesmo órgão, informação do setor; Segunda linha: CEP e cidade/unidade da federação, separados por espaço simples. Na separação entre cidade e unidade da federação pode ser substituída a barra pelo ponto ou pelo travessão. No caso de ofício ao mesmo órgão, não é obrigatória a informação do CEP, podendo ficar apenas a informação da cidade/unidade da federação.
B) O tipo de documento a ser redigido é o memorando.
Memorando x Aviso x Ofício -> TUDO É OFÍCIO.
C) A logomarca da Universidade deve constar, obrigatoriamente, no cabeçalho do expediente.
O uso de marca da instituição deve ser evitado na correspondência oficial para não se sobrepor ao Brasão de Armas da República.
D) O termo “doutor” deve ser usado indiscriminadamente, já que o texto é dirigido a uma autoridade acadêmica.
Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente.
E) O texto do documento deve ser formatado da seguinte maneira: alinhamento justificado, fonte Calibri ou Carlito e corpo do texto com tamanho 12.
(quadrix 2019) Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que as sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável à ela. ERRADO
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”. Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que a sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável a ela.
(crescer consultorias 2018) Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República:
A) O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.
B) Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal.
C) A forma Vossa Magnificência é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade.
D) Vossa Reverendíssima é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
Vossa Reverendíssima ou Vossa Senhoria Reverendíssima para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos; Vossa Reverência é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos;
(cpcon 2019) O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que as palavras sejam acentuadas graficamente de acordo com os princípios normativos vigentes no Brasil.
Marque nos enunciados a seguir a alternativa que desrespeita essa recomendação.
A) O gabarito da prova não pôde ser publicado ontem.
B) Na assembleia, os funcionários decidiram pela greve.
C) Os candidatos não tem condições de pagar uma inscrição tão cara.
Têm - plural; Tem - singular.
D) Cada pessoa constrói seu futuro de acordo com suas necessidades e expectativas.
E) Todos creem que a prova será muito difícil.
(cpcon 2019) O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem.
Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INADEQUADA conforme as orientações da norma culta.
A) No programa do concurso havia mais de dez assuntos para estudar
B) Precisam-se de professores qualificados para melhorar a educação no Brasil.
Concordância com verbo ser:
o Verbo + se (pronome apassivado): o verbo concorda com o sujeito. Ex.: vende-se um apartamento.
o Verbo + se (índice de indeterminação do sujeito): o verbo 3ª pessoa do singular. Ex.: precisa-se de funcionários.
C) Fazia mais de três anos que ele havia deixado de estudar.
D) Nos comentários das provas, choveram críticas para o professor.
E) Vendem-se apostilhas com questões de concurso comentadas.
(cpcon 2019) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza é requisito básico de todo texto oficial. Por isso a ambiguidade deve ser evitada nos textos oficiais.
Nos enunciados a seguir marque o que NÃO apresenta ambiguidade.
A) O diretor explicou que o requerimento do funcionário estava atrasado.
B) O Chefe de Gabinete comunicou ao Diretor que ele seria exonerado.
o diretor ou o chefe?
C) O Deputado saudou o Presidente da República, em seu discurso, e solicitou sua intervenção no seu Estado, mas isso não o surpreendeu.
discurso do Deputado ou do Presidente?
D) Sendo indisciplinado, o Chefe admoestou o funcionário.
indisciplinado o chefe ou o funcionário?
E) O deputado falou para os seus colegas que sua posição, quanto ao relatório apresentado, não deveria ser revista.
O possessivo "sua" indica que a "posição, quanto ao relatório apresentado" tanto pode ser do deputado, quanto dos "colegas" do deputado