Falhas de mercado
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(cespe/cebraspe 2022) A assimetria de informação é uma situação particular de mercados competitivos e eficientes, portanto a intervenção regulatória do Estado, nesse caso, é indevida. ERRADO
A assimetria é uma falha de mercado que traz ineficiência ao mercado.
Dentre as principais falhas de mercado temos:
Externalidades
Bens públicos
Falhas de competição - poder de mercado - monopólio natural
Informações assimétricas
Mercados incompletos
Como falha de mercado, o Estado usualmente intervém no mercado, por meio da regulação, para buscar reduzir a ineficiência.
(fgv 2023) Pode-se mencionar os seguintes exemplos de falhas de mercado, com exceção de
A) externalidades.
B) bens públicos.
C) monopólio.
D) assimetria informacional.
E) concorrência perfeita.
FALHAS DE MERCADO
É a incapacidade de o mercado levar o processo econômico a uma situação social ótima. Falhas de mercado são representadas por toda alocação ineficiente de recursos econômicos. São elas:
PODER DE MERCADO: dominância que uma empresa ou grupo de empresas exercem sobre determinado bem ou serviço, diminuindo o poder de barganha dos consumidores. Governo age evitando a impossibilidade de barganha dos consumidores, mas nunca inibindo a geração de lucros por parte das empresas.
BENS PÚBLICOS: oferecidos pelo Estado. O consumo por um grupo de indivíduos não prejudica o consumo pelos demais indivíduos (não há rivalidade = bem público puro). Bens públicos não são passíveis de exclusão, ou seja, uma vez colocados à disposição da população todos serão beneficiados. Havendo não-exclusão, temos falhas no mercado. Existem ainda os free riders, ou seja, os caronas, que se beneficiam do bem público sem pagar por ele.
EXTERNALIDADES: representam a forma como as ações de determinado indivíduo ou empresa impactam os demais indivíduos. Existem as externalidades positivas (ex: indivíduo eliminando os focos de dengue em casa) e as negativas (ex: empresa poluindo rio).
ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES: informações excessivas ou omissas acabam tornando o consumidor passivo às manipulações das empresas.
MONOPÓLIOS NATURAIS: diferentemente de mercados competitivos, os monopólios naturais dificultam a entrada de novas empresas. Os custos de entrada no mercado são altíssimos, de forma que o custo por unidade de produção (custo médio) diminui à medida que aumenta a escala de produção da empresa. Governo atua no sentido de evitar abusos na formação dos preços de vendas.
MERCADOS INCOMPLETOS: em mercados completos o custo de produção é inferior ao preço que os consumidores estão dispostos a pagar. Em mercados incompletos, mesmo o custo de produção sendo inferior o bem ou o serviço não é ofertado.
DESEMPREGO E INFLAÇÃO: desemprego é fruto da incapacidade do mercado em absorver mão de obra. A inflação decorre da alta demanda com a baixa oferta de um bem ou serviço.
RISCOS PESADOS: a existência de riscos nos negócios é associada ao grande custo envolvido no projeto.
(iades 2017) A falha de mercado que ocorre quando um bem ou serviço não é ofertado, independentemente de ter o respectivo custo de produção inferior ao preço que os potenciais consumidores estariam propensos a pagar, é conhecida como: mercados incompletos.
Dentre as principais falhas de mercado temos:
Externalidades
Bens públicos
Falhas de competição -poder de mercado - monopólio natural
Informações assimétricas
Mercados incompletos
(cespe/cebraspe 2012) As falhas de mercado para determinados serviços podem ser mitigadas por meio: do papel regulador das entidades do setor público.
Os economistas estudam formas de superar ou mitigar os problemas associados à incompletude dos mercados, seja por meio de inovações financeiras, desenvolvimento de novos instrumentos contratuais ou ajustes nas políticas governamentais e regulatórias. O objetivo é melhorar a eficiência e a funcionalidade dos mercados para promover uma alocação mais eficiente dos recursos.
(cespe/cebraspe 2012) Existindo a denominada externalidade, o custo de oportunidade social de um bem difere do custo de oportunidade privado. As externalidades referem-se, portanto, ao impacto de uma decisão sobre pessoas que não participam dessa decisão. CERTO
A assertiva B está correta porque sempre que uma decisão particular ou em grupo, de pessoa física ou pessoa jurídica, afetar, isto é, impactar positivamente ou negativamente a vida coletiva, pode-se esperar que a externalidade esteja presente. Dessa forma, o custo social –CS- (para a coletividade) e o custo privado –CP- (para a empresa ou pessoa em particular) serão diferentes. Quando o CS>CP, então, tem-se externalidade negativa e quando o BS>BP, então, tem-se externalidade positiva. Fonte. professor Marlos Ferreira em Ponto dos Concursos
(ufmt 2018) Marque a assertiva que apresenta a correta informação acerca de um mercado cuja estrutura é o monopólio: Assumindo uma função demanda linear e para pequenas variações das quantidades, a função receita marginal de um monopolista terá o dobro da inclinação dessa função demanda.
Veja que a receita é igual p(y) *y, como a demanda é linear p(y) terá a forma -m*y + n, então a receita terá a forma -my^2 +ny, a receita marginal será então -2my + n, ou seja a inclinação será o dobro (2m)
(cesgranrio 2013) Um empresário, quando toma um empréstimo bancário, sabe mais sobre a verdadeira condição de sua empresa repagá-lo do que o funcionário do banco que analisa o crédito. Essa situação gera um problema de assimetria de informação denominado: seleção adversa
Seleção Adversa é a incapacidade de o agente selecionar seus clientes e/ou estabelecer preços diferenciados com base em informações relevantes (risco, situação real, saúde etc), mas que nesse caso não estão disponíveis devido à assimetria de informações. Esta é uma situação ex-ante, ou seja, os contratos já são naturalmente mais caros devido à falta de informação.
Ex: Carros usados: os compradores adotam tabelas genéricas, a um preço atraente para carros mal conservados, mas pouco atraente para quem cuidou direitinho de seu carro. Logo, a seleção é adversa, seleciona os piores.
Ex2: Planos de Saúde: com planos padrão estabelecidos pelo Governo, ficam atraentes para pessoas que cuidam pouco de sua saúde, mas caros para quem se cuida.
Ex3: Políticos: como a legislação deve proteger os eleitos de eventuais ataques do judiciário ou de oposições, a situação fica atraente para pessoas que sabem que podem ser condenadas a procurarem proteção como políticos eleitos.
Ex4: Crédito: txs de juros altas podem acabar selecionando aqueles que sabem que possuem mais riscos.
Obs: Além da Seleção Adversa, há o problema do Risco Moral, que ocorre tbm devido à Assimetria de Informações, mas de forma "ex-post", ou seja, ocorre após a contratação, como em motoristas que arriscam mais seus carros por saberem possuir um bom seguro, pacientes que não se cuidam por saberem ter uma boa cobertura médica sem gastos adicionais, bancos e empresas grandes que se arriscam mais por saberem que o governo irá socorrê-los em caso de crise.
(cesgranrio 2010) .A respeito de informação assimétrica e seleção adversa, analise as afirmações abaixo.
I - O problema de seleção adversa reside no fato de o mercado gerar apenas incentivos para pessoas ou firmas de baixo risco adquirirem apólices de seguro.
II - No mundo real, as escolhas de mercado, como qualquer outra decisão, são feitas com informação incompleta, de modo que a realidade do conheci- mento imperfeito não é uma falha de mercado.
III - O problema da assimetria de informação só emerge quando o comprador potencial, ou o vendedor potencial, tem uma informação importante para a transação que a outra parte não tem.
É correto APENAS o que se afirma em: II e III.
(instituto aocp 2014) A situação na qual o mercado, por si só, não consegue produzir uma alocação eficiente de recursos denomina-se: falha de mercado.
(fundep 2019) Os mercados às vezes falham na alocação eficiente de recursos. Em relação a essas falhas é correto afirmar que: são chamadas de externalidades.
(furb 2019) De acordo com a Teoria do Bem-Estar, podemos definir uma “externalidade” como: Um custo ou benefício que surge da produção e recai sobre alguém que não seja o produtor, ou um custo ou benefício que surge do consumo e recai sobre alguém que não seja o consumidor.
(iades 2013) Na análise microeconômica, a presença de externalidades é considerada uma falha de mercado. Com base na Teoria das Externalidades, assinale a alternativa que melhor descreve essa teoria: Quando há externalidades advindas tanto do lado do consumo quanto do lado da produção, as pessoas necessitam de mais informações além de simplesmente preços de mercado para realizarem trocas eficientes.
(instituto aocp 2014) O impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomam parte da ação, caracteriza-se por: externalidades.
(fdc 2012) Pode-se aplicar o conceito de externalidade à seguinte situação: produção de uma empresa afeta o processo produtivo de outras empresas ou pessoas, na ausência de transação comercial entre elas
(cetro 2013) Nos mercados de produtos para a saúde e de serviços de saúde, as condições de concorrência perfeita não estão presentes. Do ponto de vista da teoria econômica, as principais falhas de mercado que existem no setor da saúde decorrem da assimetria informacional, da existência de barreiras à entrada e da ocorrência de riscos e incertezas. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O mercado de serviços de saúde é caracterizado pela relação agente-principal, em que o médico atua como o agente do seu paciente (principal), determinando o seu nível de consumo de serviços de saúde ou de produtos para uso médico. Essa relação decorre do conhecimento técnico que o médico possui e o paciente não, devendo este se submeter ao diagnóstico e à prescrição do primeiro. Existe, portanto, uma diferença no grau de informação (assimetria informacional) entre o paciente e o médico.
II. A necessidade de registro prévio, na ANVISA, de produtos ou equipamentos de uso médico, funciona como uma barreira sanitária e regulatória à entrada de novos produtos neste setor.
III. Na medida em que o mercado não consegue discriminar o risco de cada indivíduo separadamente, as operadoras e seguradoras privadas de saúde procuram avaliar um risco médio, de acordo com as características gerais do segurado, como por exemplo: idade e histórico de doenças familiares.
É correto o que se afirma em: I, II e III.
(instituto aocp 2015) Quais dos exemplos a seguir define externalidade negativa no consumo?: Indivíduo fumando em um recinto fechado com outro indivíduo que não fuma.
(fgv 2022) A existência de falhas de mercado aponta que a alocação de mercado não é eficiente no sentido de Pareto.
Dentre os exemplos de falhas de mercado e suas características, não é possível apontar
A) a assimetria de informações, quando uma das partes envolvidas na transação detém dados não observados pela outra parte.
B) a existência de bens públicos, visto que o setor privado não poderia impedir o consumo por parte de free riders.
C) externalidades negativas, quando a ação de um agente afeta negativamente outro agente.
D) a existência de monopólio, gerando abuso de poder de mercado e preços elevados do bem ofertado.
E) mercados com número suficientemente grande de empresas, sendo que nenhuma isoladamente consegue influenciar o preço.
(ibfc 2022) Os economistas atribuem a necessidade do exercício dessas funções: alocativa, distributiva e estabilizadora, à existência de falhas de mercado. Em outros termos, como o mercado não é perfeito, não aloca os fatores de produção de forma a garantir equidade (em termos de igualdade de oportunidades), acesso a informações (para se poder fazer escolhas em termos de produção, consumo, investimento e poupança), atendimento a necessidades para as quais não há como cobrar de forma individualizada ou excluir quem não paga e mesmo que o mercado não tem condições de ofertar ou não deseja fazê-lo. Essas falhas de mercado podem ser classificadas de várias maneiras. Aquela falha de mercado que aparece quando um bem ou serviço considerado relevante não é ofertado pelo setor privado, ainda que o seu custo de produção esteja abaixo do preço que os consumidores estariam dispostos a pagar é denominada ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna: Mercados incompletos
Mercados incompletos referem-se a situações em que não existem instrumentos ou contratos financeiros disponíveis para negociar certos riscos ou ativos. Em outras palavras, há lacunas na oferta de instrumentos financeiros ou contratos que permitiriam aos agentes econômicos lidar eficientemente com determinadas contingências ou transações.
(fcc 2019) No campo das finanças públicas, uma das teorias mais conhecidas é a da tragédia dos comuns. Trata-se de teoria sobre o comportamento social exposta no célebre artigo The Tragedy of the Commons, de Garret Hardin, em 1968. Em linhas gerais, a teoria sustenta que o uso descoordenado de recursos de propriedade de todos tende a levá-los ao exaurimento.
(Adaptado de: DE OLIVEIRA, Weder. Curso de Responsabilidade Fiscal. Belo Horizonte: Fórum, 2013. p. 60)
O excerto acima é um exemplo de falha na função econômica do estado conhecida como: “alocativa”, sendo as demais conhecidas como “distributiva” e “estabilizadora”.
Função Alocativa: distribuição de recursos por parte do ente governamental para provimento de bens públicos e semi-públicos que naturalmente não seriam fornecidos pelo mercado;
(quadrix 2022) Uma falha de mercado decorrente da falta de concorrência evidencia-se com a existência de vários produtores independentes, produtos homogêneos e liberdade para a entrada de novos produtores. ERRADO
A falha de mercado decorrente da falta de concorrência não se evidencia com a existência de vários produtores independentes, produtos homogêneos e liberdade para a entrada de novos produtores. Na verdade, essas são características de um mercado de concorrência perfeita, que é um modelo idealizado onde não há falhas de mercado relacionadas à falta de concorrência. As falhas de mercado geralmente ocorrem em situações opostas, como quando há poder de mercado concentrado (por exemplo, em monopólios ou oligopólios), informações assimétricas, externalidades ou bens públicos, que impedem a alocação eficiente dos recursos.
(cespe/cebraspe 2021) Na presença de falhas de mercado, o problema de free-riders (carona) tende a ocorrer, com maior frequência, em grupos menores. ERRADO
O carona (free-rider) é um problema que acontece quando algumas pessoas desejam usufruir de um bem sem compartilhar os custos dele. Assim, na verdade, quanto menor o grupo, mais fácil é o monitoramento dos caronas pelos demais membros e quanto maior o grupo, mais difícil esse monitoramento dos “free-riders”.
(cespe/cebraspe 2012) Em relação ao Estado regulador, assinale a opção correta: O modelo de agência reguladora implantado no Brasil segue o modelo norte-americano: ele cria uma burocracia estatal com o objetivo de regular e auxiliar na formulação de políticas públicas de setores estratégicos.
O Brasil inspirou-se no modelo norte-americano, assim afirma Maria D´Assunção Costa Menezello (2002, p.59) “[...] os historiadores e os doutrinadores apontam como fonte primária de referência e como modelo originário de agência as agências reguladoras americanas. Também assim entendemos;”