Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.949/21

RESOLUÇÃO CMN Nº 4.949, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021 - Dispõe sobre princípios e procedimentos a serem adotados no relacionamento com clientes e usuários de produtos e de serviços.
 
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(iades 2022) Segundo a Resolução CMN nº 4.949/2021, que dispõe quanto aos princípios e aos procedimentos a serem adotados no relacionamento com clientes e usuários de produtos e de serviços, assinale a alternativa correta. : 
A) Os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil (BCB) pelo prazo mínimo de 10 anos. 
Prazo mínimo 5 anos.
B) A Resolução CMN nº 4.949/2021 cuida dos princípios e dos procedimentos a serem adotados no relacionamento com clientes e usuários de produtos e de serviços pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BCB.
C) As instituições submetidas à Resolução CMN nº 4.949/2021 podem impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive nos guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais. 
Questão de ética, seria contra qualquer lei tomar essas atitudes
D) A Resolução CMN nº 4.949/2021 aplica-se às administradoras de consórcio e às instituições de pagamento, que devem seguir as normas editadas pelo BCB no exercício de sua competência legal. 
A resolução nº 4.949 não será aplicada às administradoras de consórcio e às instituições de pagamento.
E) As instituições submetidas à Resolução CMN nº 4.949/2021 não precisam indicar ao BCB o diretor responsável pelo cumprimento das obrigações previstas daquela resolução.
É dever das instituições dar informações como estas ao Bacen (exceto algumas)

(cesgranrio 2023) Uma senhora busca os serviços de uma instituição financeira postulando empréstimo para realizar negócios, pois pretende iniciar seu próprio empreendimento. Após tratativas e buscas cadastrais, o negócio é aprovado, sendo apresentado contrato com mais de trinta laudas e utilização de termos econômico-contábeis complexos. Consoante a Resolução CMN n° 4.949, de 30 de setembro de 2021, os contratos devem ter redação: clara, para possibilitar a acessibilidade do público e permitir o entendimento adequado.
Art. 4º IV - utilização de redação clara, objetiva e adequada à natureza e à complexidade da operação ou do serviço, em contratos, recibos, extratos, comprovantes e documentos destinados ao público, de forma a permitir o entendimento do conteúdo e a identificação de prazos, valores, encargos, multas, datas, locais e demais condições;

(cesgranrio 2023) Uma instituição financeira possui diversas agências com atendimento presencial, contando com milhares de funcionários. Por força de nova política empresarial decorrente de aquisição do controle acionário por nova instituição, ocorre o fechamento de centenas de agências e a substituição por postos de pagamento exclusivamente eletrônico, sendo incentivada, ainda, a utilização de meios digitais por força da criação de aplicativos para inserção em aparelhos telefônicos e computadores. Consoante a Resolução CMN nº 4.949/2021, as instituições financeiras que prestam serviços: podem criar agências exclusivamente eletrônicas.
A Resolução CMN nº 4.949/2021 dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições financeiras de oferecer serviços digitais aos seus clientes. A resolução determina que as instituições financeiras devem disponibilizar, no mínimo, os seguintes serviços digitais: Abertura e movimentação de contas correntes; Transferências de valores; Pagamento de contas; Investimentos; Empréstimos; Cartões de crédito e débito; Seguros; Previdência privada.

(fgv 2023) Em relação ao que a Resolução CMN nº 4.949, de 30/09/2021, estabelece para o Banestes, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O Banestes deve adotar o previsto na Resolução nas fases de contratação e de pós-contratação de produtos e de serviços, estando desobrigado na fase de pré-contratação. ( ) A necessidade de o Banestes assegurar a identificação dos usuários finais beneficiários de pagamento ou transferência em demonstrativos e extratos de contas de depósitos não se aplica para contas de pagamento pré-pagas. ( ) O Banestes não pode recusar o recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque. As afirmativas são, respectivamente: F, F e F.
Resolução CMN nº 4.949, de 30/09/2021 dispõe: § 2º Para efeito desta Resolução, o relacionamento com clientes e usuários abrange as fases de pré-contratação, de contratação e de pós-contratação de produtos e de serviços. V - identificação dos usuários finais beneficiários de pagamento ou transferência em demonstrativos e extratos de contas de depósitos e contas de pagamento pré-paga, inclusive nas situações em que o serviço de pagamento envolver instituições participantes de diferentes arranjos de pagamento; Art. 5º É vedado às instituições referidas no art. 1º impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais. § 1º O disposto no caput não se aplica: III - ao recebimento de documentos mediante pagamento por meio de cheque;

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