Conjuntos e suas operações
DEFINIÇÃO
Conjunto é uma coleção qualquer de objetos que são os seus ELEMENTOS.
Exemplos:
S = {Conjunto dos estados da região Sudeste do Brasil} ou
S = {Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro}
REPRESENTAÇÃO
Podemos falar no conjunto A formado pelos números 1, 3, 5, 7 e 9 o qual podemos representar colocando os elementos entre chaves. A = {1, 3, 5, 7, 9}
Podemos também indicar os elementos dentro de uma curva fechada simples. Esta representação do conjunto A é conhecida como Diagrama de Venn.
Conjuntos Unitários
exemplos:
Conjunto dos satélites naturais da Terra
S = {Lua}
Conjunto dos números pares e primos
P = {2}
Os conjuntos com nenhum elemento são chamados de CONJUNTO VAZIO e existem duas formas de representar este conjunto. Veja:
F = { } ou F = Ø
RELAÇÃO DE PERTINÊNCIA
Relação entre elementos.
Símbolos
∈ Pertence a ou é elemento de
∉ Não pertence a ou não é elemento de
Exemplos: Seja B = {0, 1, 4, 9, 16, 25, 36}
Podemos dizer que: 0 ∈ B, 2 ∉ B, 25 ∈ B e 90 ∉ B
Conjuntos Iguais
Dizemos que dois conjuntos são iguais quando possuem exatamente os mesmos elementos.
Se dois conjuntos não são iguais, escrevemos que A ≠ B (Lemos: A é diferente de B).
SUBCONJUNTOS E RELAÇÃO DE INCLUSÃO
Símbolos
Relação entre conjuntos e subconjuntos.
⊂ Está contido (está dentro)
⊄ Não está contido
⊃ Contém (tem dentro)
⊅ Não contém
A ⊂ B (Lemos: A está contido em B)
B ⊃ A (Lemos: B contém A)
Se existir ao menos um elemento de A que não pertença a B, dizemos que: A ⊄ B - A não está contido em BImplicação e Equivalência
NÚMEROS DE SUBCONJUNTOS
Para determinar a quantidade de subconjuntos de um conjunto basta utilizarmos a fórmula:
T= 2n, onde T é o total de subconjuntos e n é o número de elementos do conjunto.
Exemplo: y (1,2,3)
T=2³
= {1}, {2}, {3}, {1,2}, {1,3}, {2,3}, Ø, {1,2,3} = 8 subconjuntos
União
A U B = {x | x ∈ A ou x ∈ B}
representação diagrama de Venn |
Intersecção
A ∩ B = { x | x ∈ A e x ∈ b}
Cba = B - A = {5, 6, 7} |
(funcefet 2012) Sejam x, y e z conjuntos assim definidos: X= {1, 2, 3, 4, 5, 6}, Y= {1,2} e Z = {4, 6, 8}. Com relação a esses conjuntos, conclui-se que:
(vunesp 2015) Uma avaliação com apenas duas questões foi respondida por um grupo composto por X pessoas. Sabendo-se que exatamente 160 pessoas desse grupo acertaram a primeira questão, que exatamente 100 pessoas acertaram as duas questões, que exata mente 250 pessoas acertaram apenas uma das duas questões, e que exatamente 180 pessoas erraram a segunda questão, é possível afirmar, corretamente, que X é igual a
A) 520.
B) 420.
C) 370.
D) 470.
exatamente 100 pessoas acertaram as duas questões = interseção
exatamente 160 pessoas desse grupo acertaram a primeira questão = não diz "só", "somente" ou "apenas" então são pessoas que acertaram tanto a primeira quanto a segunda questão então 160-100= 60exatamente 250 pessoas acertaram apenas uma das duas questões = pessoas que acertaram somente a primeira + a segunda questão 250-60 = 190
exatamente 180 pessoas erraram a segunda questão = 180-60 (os que acertaram a primeira questão somente) = 120
60+100+190+120 = 470
E) 610.
(fcc 2014) Em uma pesquisa sobre hábitos alimentares realizada com empregados de um Tribunal Regional, verificou-se que todos se alimentam ao menos uma vez ao dia, e que os únicos momentos de alimentação são: manhã, almoço e jantar. Alguns dados tabelados dessa pesquisa são:
− 5 se alimentam apenas pela manhã;− 12 se alimentam apenas no jantar;
− 30 se alimentam pela manhã e no almoço;
− 28 se alimentam pela manhã e no jantar;
− 26 se alimentam no almoço e no jantar;
− 18 se alimentam pela manhã, no almoço e no jantar.
Dos funcionários pesquisados, o número daqueles que se alimentam apenas no almoço é
A) 80% dos que se alimentam apenas no jantar.
B) o triplo dos que se alimentam apenas pela manhã.
D) a metade dos funcionários pesquisados.
E) 30% dos que se alimentam no almoço.
2x= 28= 256 = 8 elementos
z = interseção = 2
somente em x = 6-2 = 4
somente em y = 8-2=6
P = y-x = 6 (elementos que estão somente em y [em amarelo], excluindo-se o x)