Soft Skills
QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS
(selecon 2022) Atualmente as soft skills ou competências socioemocionais estão sendo valorizadas nas organizações e geram um diferencial competitivo para os profissionais. Algumas das habilidades que englobam as soft skills podem ser descritas como: comunicação e empatia
As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Dessa forma, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais, aquilo que estabelece para a sua carreira. 10 soft skills que não podem faltar a qualquer profissional: 1. Comunicação 2. Liderança 3. Flexibilidade E Resiliência 4. Trabalho Em Equipe 5. Criatividade 6. Proatividade 7. Empatia 8. Ética No Trabalho 9. Pensamento Crítico 10. Atitude Positiva
(fepese 2023) Todo colaborador precisa desenvolver ao longo de sua carreira certas habilidades e competências que estão relacionadas com questões comportamentais como flexibilidade, organização, inter-relacionamento e comunicação, entre outras.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desse tipo de habilidades: Soft Skills
Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Podemos citar alguns exemplos de soft skills: Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e inteligência emocional.
(fepese 2023) Nas trilhas de desenvolvimento de pessoas criadas hoje em dia, nas organizações de qualquer setor, devem ser contempladas as competências e habilidades necessárias para cada função real e possível que um colaborador possa vir a ocupar. Entre as habilidades necessárias se encontram umas que são ligadas às questões técnicas e que se demonstram por meio de cursos ou certificados.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome dessas habilidades: Hard Skills
Hard skills são as capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas. As são habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui.
(igeduc 2023) A elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo que envolve a preparação, aprendizado e aperfeiçoamento dos colaboradores, com resultados vistos principalmente no longo prazo. Esse processo inclui o aprimoramento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), que servem para potencializar os resultados no trabalho, elevando a motivação, empenho e, por fim, os lucros da companhia. CERTA
Correto, é um processo contínuo.
(instituto aocp 2023) Os estudos sobre as hard e soft skills são cada vez mais importantes no ambiente organizacional, visto que, durante o dia a dia no trabalho, utilizam-se tanto habilidades técnicas quanto comportamentais. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta: Os colaboradores, muitas vezes, são contratados pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidos pela falta de habilidades comportamentais.
A inteligência emocional é uma das soft skills mais importantes para se desenvolver. Embora algumas soft skills possam ser mais difíceis de serem ensinadas do que as habilidades técnicas, não significa que não sejam possíveis de serem desenvolvidas. Na disciplina de gestão de pessoas, o relacionamento interpessoal e a habilidade de falar em público são considerados habilidades comportamentais. A oratória não é necessariamente uma característica inata do indivíduo. Embora algumas pessoas possam ter uma inclinação natural para se expressar verbalmente e se comunicar de forma eficaz, a habilidade de oratória pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de prática e treinamento adequados.
(vunesp 2020) A empresa pública municipal “Águas e Afluentes” está prestes a ser privatizada. Em um diagnóstico promovido pela área de RH da empresa, constatou-se que seu corpo funcional mais estratégico tem algumas competências que precisam ser mais bem desenvolvidas. Essas competências, diagnosticadas como falhas, estão no conjunto de elementos do comportamento, chamadas atualmente de soft skills.
Assinale a alternativa que contém duas dessas competências: Comunicação e tolerância à diversidade.
As soft skills podem ser definidas como as habilidades que cada pessoa tem intrinsecamente. Não estamos falando de conhecimentos técnicos, mas das capacidades comportamentais de cada um. Isso significa que ter um bom relacionamento interpessoal e saber como gerir o tempo são exemplos de soft skills. Entre as principais estão, por exemplo, a capacidade de resolver problemas, delegar tarefas, dialogar, trabalhar em equipe, administrar conflitos, etc.
(fcm 2023) "Inteligência emocional, hábitos da mente, soft skills, competências para o século XXI… todos esses são sinônimos para as competências socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um cidadão integral.” (BNCC, 2018)
Avalie as afirmações sobre algumas competências socioemocionais.
I - Curiosidade: desenvolvimento de ideias e produtos que são inovadores e úteis para um contexto social a partir da interação entre aptidão, processo e ambiente.
II - Pensamento crítico: tomada de decisões e aprendizado de novos conceitos a partir da análise crítica de informações e declarações com as quais o indivíduo é confrontado. Avaliação de problemas, das soluções e abordagens propostas com o uso de lógica e do raciocínio a fim de identificar pontos fortes e fracos de cada cenário.
III - Colaboração: coordenação das atividades de forma ordenada e sincronizada, compartilhando-se tarefas e problemas.
IV - Criatividade: cultivo de uma mentalidade que busca sempre aprender, compreender o mundo e explorar novas ideias.
V - Coragem: capacidade de lidar de maneira adequada com desafios e mudanças, sem abrir mão da sua identidade e do aprendizado.
Está correto apenas o que se afirma em: II e III.
Competências socioemocionais:
criatividade: capacidade de desenvolver ideias, projetos e criações inovadoras e úteis;
pensamento crítico: habilidade de tomar decisões e aprender coisas novas por meio da análise crítica de informações, com as quais o indivíduo se depara ao longo de sua vida;
comunicação: capacidade de escutar, compreender e passar informações de forma clara e eficiente;
colaboração: habilidade de compartilhar tarefas e se unir a colegas para resolver problemas de forma prática, realizando atividades de maneira coordenada;
atenção plena: percepção focada no presente e capacidade de se concentrar nas atividades, visualizando problemas sob variadas perspectivas;
curiosidade: sede de aprender, compreender o mundo e explorar novas ideias e projetos;
coragem: defesa da vontade própria para alcançar objetivos, defendendo seu posicionamento e, se necessário, confrontando os demais de maneira empática;
resiliência: capacidade de lidar com desafios e mudanças sempre focando na possibilidade de aprendizado;
ética: orientação para princípios morais nas vivências e tomadas de decisão;
liderança: capacidade de se tornar uma voz que guia caminhos a serem explorados em conjunto;
metacognição: reconhecimento de suas próprias habilidades, atitudes, valores, conhecimentos e aprendizagem e capacidade de estabelecer metas pessoais e se adaptar com base nos resultados alcançados;
mentalidade de crescimento: convicção de que o esforço leva ao progresso e capacidade de crescer com os obstáculos.
(igeduc 2023) O desenvolvimento de pessoas é um processo intermitente de preparação, aprendizado e aperfeiçoamento, com resultados vistos, principalmente, no longo prazo. Através do aprimoramento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), funcionário e organização constroem conhecimentos sólidos e duradouros. ERRADO
Explicação: A questão está errada porque descreve o desenvolvimento de pessoas como um processo "intermitente", quando, na realidade, ele é contínuo e não se restringe apenas ao longo prazo. Além disso, o impacto do desenvolvimento pode ser observado em diferentes prazos, não apenas no longo prazo.
Correção da frase: O desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo de preparação, aprendizado e aperfeiçoamento, com resultados visíveis no curto, médio e longo prazo. Através do aprimoramento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), funcionário e organização constroem conhecimentos sólidos e duradouros.