Economia: Métodos Quantitativos

 Como é visto em Editais: Métodos Quantitativos: Números índices. Valores constantes e valores correntes. Taxas de crescimento real e nominal de séries históricas. Medidas de posição. Medidas de Dispersão. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

NÚMEROS ÍNDICES




(iades 2024) Números-índices são medidas que comparam valores de diferentes períodos em relação ao valor de um período-base. Costumam ser utilizados para interpretar tendências temporais de dados econômicos, facilitando a identificação de eventuais padrões ou variações significativas. São frequentemente aplicados em estudos acerca de variação inflacionária. No que concerne aos números-índices, assinale a alternativa correta: Quando ponderados, buscam considerar diferenças de representatividade dos elementos que o compõem.

(ibfc 2021) Um número-índice é uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação média, entre duas situações, de todos os elementos de um conjunto. Com base nos conceitos básicos de números-índices, leia abaixo:
      A metodologia do índice de _____ propõe que os números-índices sejam calculados pela média aritmética ponderada das variações de cada produto. O índice adota o período _____ como referência para a base de ponderação. Além disso, o índice é _____ se os preços e quantidades tenderem a se mover em direções contrárias
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: Laspeyres / final / maior

(cetro 2006) Os números-índices são fartamente utilizados para a elaboração de séries econômicas. Índices de produção, de preço, de consumo são divulgados a todo momento. Considerando-se a importância dos números- índices, analise as seguintes proposições:
I. Índice de Paasche: os pesos variam e correspondem aos preços ou quantidades do período para o qual ele é calculado.
II. Índices de preço de Laspeyres: tendem a superestimar a verdadeira taxa de inflação ocorrida no período.
III. Índices de Laspeyres e Paasche: não observam as propriedades de cadeia e de reversão no tempo.
IV. Índice ideal de Fischer: corresponde à média geométrica dos índices de Laspeyres e Paasche.
Conclui-se que: todas as proposições estão corretas.

(funiversa 2011) A respeito dos números-índices, assinale a alternativa correta: O índice de preço ideal de Fisher é a média geométrica dos números-índices de Laspeyres e Paasche.

(ccv ufc 2018) Com relação aos números-índice a seguir, pode-se afirmar que: O índice de quantidade de Fisher é a raiz quadrada do produto dos índices de quantidade de Laspeyres e de Paasche

(esaf 2013) Com relação aos números índices, pode-se corretamente afirmar que: o índice de quantidades de Paasche exige que somente os preços ou as quantidades sejam apurados em todos os períodos.

(iades 2023) A respeito da construção de números índices, assinale a alternativa correta: Com um índice de Paasche, a mudança constante do período corrente pode encarecer a pesquisa para identificar os pesos. 

(fepese 2022) Considerando o tema de números índices em estatística econômica, é correto afirmar: O índice de preços critério Paasche tem a tendência de subestimar as mudanças de preços no período corrente porque o índice já reflete mudanças nas quantidades consumidas nesse período.

(cespe/cebraspe 2014) No sistema de contas nacionais trimestrais do Brasil, calculadas pelo IBGE, são determinadas duas séries de números-índices, uma com base no ano anterior e uma encadeada com referência em 2000. CERTO
Contas Nacionais Trimestrais Apresenta os valores correntes e os índices de volume (1995=100) trimestralmente para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. São calculadas duas séries de números-índices: a com base no ano anterior e a encadeada com referência em 2000 (1995 = 100). A série encadeada é ajustada sazonalmente pelo X12-ARIMA possibilitando o cálculo das taxas de variação em relação ao trimestre imediatamente anterior. No IBGE, a pesquisa foi iniciada em 1988 e reestruturada a partir de 1998, quando os seus resultados foram integrados ao Sistema de Contas Nacionais, de periodicidade anual. Em 2007, continuando a compatibilidade com o Sistema anual, as Contas Nacionais Trimestrais também foram reformuladas, passando para a referência 2000. As ponderações anuais são obtidas a partir deste novo sistema de contas. Periodicidade: Trimestral Abrangência geográfica: Brasil fonte : http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm

(cetro 2012) Em relação ao número-índice, assinale a alternativa incorreta.
A) No número-índice Relação de Preço, o símbolo “o” tem como significação época comparada.
B) O conceito de Identidade em número-índice retrata que este deve ser igual à unidade quando a época a ser comparada for igual à época de referência.
C) Um artigo adquirido por $2.438,12 em 1990 e por $2.789,23 em 2003 tem como índice de variação 0,14, tendo-se como base o valor de compra no ano de 1990.
D) A propriedade Inversão do Tempo em número-índice retrata a permutação de dois períodos “s” e “t”, tendo-se como resultado a inversão um do outro.

VALORES CONSTANTES E VALORES CORRENTES 

(fgv 2024) Um servidor, recém-empossado e lotado na Secretaria de Planejamento e Finanças de um ente estadual, foi designado para revisar o Anexo de Metas Fiscais do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025, antes que este fosse submetido à apreciação do Assembleia Legislativa do estado.
Ao analisar o quadro de metas anuais, em valores correntes e constantes, o servidor considerou inconsistente a inclusão de metas relativas: à evolução do patrimônio líquido;
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Anexo de Metas Fiscais deve conter metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário, e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. Portanto, a inclusão de metas relativas à evolução do patrimônio líquido não é consistente com os requisitos do Anexo de Metas Fiscais.

TAXAS DE CRESCIMENTO REAL E NOMINAL DE SÉRIES HISTÓRICAS

(fcc 2012) O Produto Interno Bruto de uma economia aumentou 13,4% entre dois anos consecutivos. A taxa da inflação dessa economia no mesmo período foi de 5%. A taxa de crescimento real da economia nesse período foi: maior que 7,5% e inferior à 8,5%.

(cesgranrio 2014) No modelo de crescimento econômico neoclássico de Solow, com progresso tecnológico, a tendência da taxa de crescimento do produto real da economia é: superar a taxa de crescimento populacional

(cesgranrio 2011) No modelo de crescimento econômico de Solow, sem progresso tecnológico, a taxa de crescimento do produto real da economia, no estado estacionário, é igual a(à): taxa de crescimento da força de trabalho

(fgv 2010) Segundo o modelo de crescimento econômico de Solow, um choque tecnológico positivo gera efeitos importantes em variáveis econômicas.
A esse respeito analise as afirmativas a seguir:
I. No longo prazo, os níveis de capital por trabalhador e o PIB real por trabalhador não se alteram.
II. No curto prazo, há aumento das taxas de crescimento do PIB real por trabalhador e do capital por trabalhador.
III. No longo prazo, não há alterações na taxa de crescimento do capital por trabalhador.
Assinale: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
I) FALSO. Capital por trabalhador e PIB real por trabalhador crescem à taxa "g". Há, portanto, alteração nos níveis.
II) VERDADEIRO. O crescimento ocorre tanto no curto quanto no longo prazo.
III) VERDADEIRO. A taxa de crescimento do capital por trabalhador é igual a "g" e não se altera no longo prazo.

(cespe/cebraspe 2018) Pela teoria da curva de Phillips, se for nula a expectativa inflacionária, a taxa de crescimento real do PIB será maior que a taxa de crescimento potencial do PIB, o que implica uma inflação de oferta. ERRADO
Quanto mais próximo o produto estiver do produto potencial, maior é a probabilidade de ocorrer inflação de demanda! Se a economia está com sobre-empregos, a inflação é de demanda e não de oferta.

(cespe/cebraspe 2018) Considerando que determinada taxa de emprego esteja abaixo de sua taxa natural e que a economia esteja em um nível de sobre-emprego, julgue o próximo item. No cenário em questão, a taxa de crescimento real de salário supera a taxa de crescimento real da produtividade do trabalho. CERTO
Se a economia está em um nível de sobre-emprego e a taxa de emprego esteja abaixo de sua taxa natural, é preciso atrair mais trabalhadores para o mercado (aumentando o salário), cujo impacto refletirá no aumento da produção/produtividade.

(cespe/cebraspe 2019) Acerca das séries históricas relacionadas ao comportamento dos preços no mercado financeiro, assinale a opção correta: No submartingale, um modelo de fair-game, espera-se que o preço de amanhã seja maior que o preço de hoje e, consequentemente, os retornos esperados serão positivos.

(cespe/cebraspe 2013) De acordo com o enigma do consumo, existe relação, semelhante à hipótese keynesiana, entre consumo e renda nas análises obtidas com base nas séries históricas pequenas, enquanto nas séries temporais mais longas, percebe-se que a propensão média a consumir é constante. CERTO
Entendi que, no modelo Keynesiano (curto prazo) existe relação entre consumo e renda nas séries históricas pequenas (de curto prazo), enquanto no modelo Clássico (longo prazo) - nas séries temporais mais longas a propensão média em consumir é constante (pois nesse modelo a oferta cria demanda).

MEDIDAS DE POSIÇÃO. MEDIDAS DE DISPERSÃO

(ieses 2009) São Medidas Estatísticas de posição: Média, Moda e Mediana.
As principais medidas de posição usadas na Estatística são a média, a mediana, a moda e os quartis da distribuição.

(ieses 2009) São medidas Estatísticas de dispersão: Desvio padrão, Variância e Desvio Médio.

(instituto aocp 2019) São medidas de posição ou tendência central, EXCETO
A) Média Aritmética.
B) Média Geométrica.
C) Desvio-padrão.
O Desvio Padrão é uma Medida de dispersão, assim como a variância. Já as outras são medidas de posição (ou localização). Fonte: Probabilidade e Estatística para Engenharia,Jay L. Devore,6° ed.
D) Moda.
E) Mediana.

(cetro 2012) Acerca de medida de dispersão, assinale a alternativa correta: No desvio quartil, o percentual de intervalo será exato quando a distribuição for simétrica. 

(fgv 2013) Em relação à medida de desvio padrão, analise as afirmativas a seguir.
I. Tal medida apresenta a propriedade adimensional.
II. Tal medida mostra a dispersão dos dados em relação à média.
III. Tal medida nunca é negativa.
Assinale: se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url