Administração: Organização

Organização: princípios de organização; tipos de estrutura organizacional; departamentalização; centralização e descentralização. 

QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

(cespe/cebraspe 2010) A organização estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota estrutura funcional. ERRADO
A resposta correta seria o modelo de Estrutura Linear. Existem alguns tipos de modelo de estrutura organizacional:
Estrutura Linear:Não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos, com uma única linha de subordinação e centralização das decisões e as linhas de comunicação são formais;
Estrutura Linear Staff:O staff deve servir de apoio, assessoria e recomendações, mas não tem direito de comandar.
Estrutura Funcional:Existe uma chefia para cada função, de modo que os subordinados exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe.A organização com esta estrutura se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc.
Estrutura Matricial:Combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a de projetos.
Estrutura por Projetos:Todos os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada
uma dirigida por um gerente.
fonte:Ponto dos Concursos (Prof:ANGÉLICA DE CARVALHO E MARIANA LIMA)

(cespe/cebraspe 2014) A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração. CERTO
Estrutura Organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas. - Conjunto de tarefas formais atribuídas; - Relações de subordinação; - Comunicação para assegurar a coordenação. Fonte: Prof. Giovana Carranza - EVP.

(cespe/cebraspe 2010) Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização. ERRADO
O erro da questão começa a partir da expressão "a exemplo... até o fim". De acordo com Chiavenato, a cultura organizacional mostra aspectos formais e informais. Os primeiros (formais) são fáceis de se perceber, como exemplo temos a estrutura organizacional. O aspecto informal é mais oculto, mais difícil de ser percebido, como exemplo temos as percepções, crenças, valores ,os sentimentos, atitudes... A questão deu como exemplo de Estrutura formal a cultura organizacional, o que não está errado, mas não exemplificou os aspectos formais ( objetivos, métodos, estrutura organizacional),  na verdade mostrou aspectos informais (símbolos , crenças..), foram os exemplos que tornaram a questão errada.

(cespe/cebraspe 2017) Em termos de amplitude administrativa, uma estrutura alta se refere à amplitude estreita e elevado número de níveis hierárquicos. CERTO
  ESTRUTURA ALTA                           VERSUS                        ESTRUTURA ACHATADA                
   Amplitude estreita                                                                         Amplitude ampla
   Muitos níveis hierárquicos                                                          Poucos níveis hierárquicos                            Formato verticalizado                                                           Formato horizontalizado
Fonte : Chiavenato, Administração Geral e Pública , pág 364.

(cespe/cebraspe 2010) As organizações são formadas por grupos de pessoas que buscam, deliberadamente, realizar um ou mais objetivos em comum, a partir da coexistência de duas formas de estrutura: a formal e a informal. CERTO
RENNÓ (2013)= Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado. O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas. Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

(fcc 2015) Sobre as estruturas organizacionais, considere:
I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.
II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados.
III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração.
Está correto o que consta APENAS em: I e II.

(fcc 2014) Sobre as estruturas organizacionais formais considere:
I. A criação de uma unidade organizacional staff na diretoria demonstra tendência de perda de inovação na gestão pública.
II. Um dos tipos de departamentalização é o funcional, pois permite otimizar recursos e aumentar a especialidade.
III. A representação gráfica da estrutura organizacional é feita pelo fluxograma, que é reconhecido juridicamente de fato e de direito.
IV. Em um processo de achatamento da estrutura organizacional tende-se a um aumento da amplitude de controle das chefias.
Está correto o que se afirma APENAS em: II e IV.
I. A criação de uma unidade organizacional staff na diretoria demonstra tendência de perda de inovação na gestão pública. 
Errada. O Staff exerce funções de assessoria e consultoria. Logo, são especialistas que propõem novas ideias e planos, o que favorece a inovação. 
II. Um dos tipos de departamentalização é o funcional, pois permite otimizar recursos e aumentar a especialidade. 
Certo. A departamentalização funcional promove a criação de departamentos que agrupem as mesmas funções (Finanças, Recursos Humanos, RH, etc). Nesse caso, cada departamento é altamente especializado no seu escopo de atuação. Isso leva à otimização de recursos, pois ao concentrar pessoas com a mesma função em um único departamento há o aproveitamento pleno das competências e facilita  os treinamentos. Além disso, há economia de pessoal (em outros tipos de departamentalização, há pessoas diferentes que exercem a mesma função em vários departamentos, o que leva à duplicação de esforços).
III. A representação gráfica da estrutura organizacional é feita pelo fluxograma, que é reconhecido juridicamente de fato e de direito.
Errada. A representação gráfica é feita pelo organograma. O fluxograma é utilizado para representar os fluxos e processos de trabalho, descrevendo as atividades e suas inter-relações. 
IV. Em um processo de achatamento da estrutura organizacional tende-se a um aumento da amplitude de controle das chefias. 
Correto. Quanto menos níveis hierárquicos uma organização possuir, mais achatada tende a ser sua estrutura. E a amplitude de controle diz respeito ao número de subordinados sob o comando de um único chefe. Assim, se há poucos níveis hierárquicos, cada chefe terá sob sua responsabilidade um número maior de subordinados (por isso o aumento da amplitude de controle).

(fcc 2015) Sobre estrutura organizacional, é correto afirmar: A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas. 

(cespe 2015) A respeito das características básicas das organizações formais modernas, assinale a opção correta: As cinco configurações estruturais que as organizações podem assumir, segundo Henry Mintzberg, são: estrutura simples, burocracia mecanizada, burocracia profissional, forma divisionalizada e adhocracia.
Mintzberg (2001) identifica seis mecanismos de coordenação, a saber: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização de outputs, padronização das habilidades e padronização de normas. De forma semelhante, seis partes-chave são identificadas em uma organização, quais sejam: ápice estratégico, tecnoestrutura, linha intermediária, assessoria de apoio, essência operacional e ideologia. Na adhocracia não existe estrutura fixa. O que existe são diversos profissionais altamente qualificados, agrupados de acordo com uma necessidade específica (por isso ad hoc), portanto existe uma estrutura por projetos.

(quadrix 2017) A organização linha-staff é o tipo de organização mais utilizado. Suas origens remontam à Antiguidade. Na atualidade, a ênfase no planejamento e no controle, o crescimento acelerado das empresas, o avanço tecnológico, a crescente necessidade de especialização, o volume e a complexidade das leis e regulamentações, condicionando e restringindo as atividades das empresas, vieram incrementar a utilização cada vez maior do tipo de organização linha-staff. Sobre os critérios de distinção entre linha e staff, considere as afirmativas a seguir.
I. De um modo geral, a área de linha tem autoridade para executar e decidir os assuntos principais da organização. Sua atividade é decidir, comandar, executar, fazer. Sua autoridade é exercida sobre pessoas, principalmente. A área de staff não precisa dessa autoridade, pois sua autoridade é exercida sobre ideias ou planos. Sua atividade é pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar serviços especializados.
II. Na linha, a autoridade é absoluta e total e se faz mediante uma relação hierárquica e linear entre chefe e subordinado, enquanto no staff a autoridade é relativa e parcial e se faz mediante uma relação funcional e de consultoria.
III. O executivo de linha necessita do staff para poder desenvolver suas atividades, enquanto o executivo de staff necessita da linha para poder aplicar suas ideias e planos. Na organização linha-staff convivem órgãos de linha e de staff. Os órgãos de linha são responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização: são os órgãos que produzem resultados para a organização. Os órgãos de staff fornecem apoio e auxílio e assessoram os órgãos de linha.
Pode-se afirmar que: todas estão corretas.

(cespe/cebraspe 2010) Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear. CERTO
A unidade de comando da organização linear proporciona centralização do controle e rígida disciplina. Esses aspectos, considerados uma das vantagens desse tipo de organização, proporcionam certa estabilidade e constância nas relações. Porém, a mesma unidade de comando faz do chefe um generalista, pois como tem que cuidar de todos os aspectos afetos a sua área, não é dada a ele a oportunidade de se especializar em determinado assunto. FONTE: Professor Marco Aurélio Corrêa.

(cespe/cebraspe 2010) De acordo com um dos princípios da departamentalização, as atividades de controle devem estar separadas das que serão objeto de controle. CERTO
São 4 os princípios da departamentalização de acordo com Chiavenato:
a) Princípio de maior uso: O departamento que utiliza mais uma atividade deve tê-la sob sua jurisdição;
b) Princípio de maior interesse: O departamento que mais interesse tiver sob uma atividade deve supervisioná-la, porque se torna proficiente nela;
c) Princípio de separação do controle: As atividades de controle devem ser autônomas, independentes e separadas das atividades que estão sendo controladas;
d) Princípio da supressão da concorrência: Deve-se eliminar a concorrência entre departamentos, agrupando atividades diversas em um só departamento, embora, em certos casos, a rivalidade interdepartamental seja salutar, quando cria uma competição leal e sadia.

(cespe/cebraspe 2010) A estrutura organizacional que adota uma estratégia de maior segurança na execução de tarefas e relacionamento entre colegas, busca a especialização de recursos em virtude de possuir poucas linhas de produtos ou serviços e evita que pessoas recebam atribuições temporárias ou técnicas, mesmo tendo ciência de que essas pessoas podem perder a comunicação rápida de aspectos técnicos, é identificada como departamentalização: funcional.
A departamentalização funcional permite o agrupamento de especialistas de cada área em determinado setor, dessa forma emprega-se melhor os recursos. Ademais, está focado na continuidade e no longo prazo, não sendo recomendada para empresas que realizam atividades temporárias. Com efeito, devido à introversão (orientada para o interior) e a falta de inovação, é inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis e imprevisíveis. Por conseguinte, seus especialistas não acompanharão as inovações tecnológicas externas.

(cesgranrio 2004) José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização. Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo: funcional.

(unifap 2004) Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A empresa que possui uma estrutura montada em Departamentos de Produção, Departamento de Vendas e Departamento de Finanças, é uma empresa departamentalizada por: Funções. 

(fcc 2010) E m uma estrutura funcional: o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.
Segundo Chiavenato, Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. As unidades são formadas por especialistas de um mesmo assunto, ou função. Este tipo de estrutura é adequado para ambientes estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras. Tem como desvantagem confusão quanto aos objetivos da instituição, já que há subordinação múltipla e tem como vantangem: Proporcionar o máximo de especialização.

(fcc 2011) A principal desvantagem da departamentalização por funções é: afetar a visão de conjunto na organização, podendo gerar comunicação deficiente e insegurança quando ocorre o crescimento da organização.

(cespe/cebraspe 2010) O enfraquecimento da especialização constitui uma desvantagem da departamentalização geográfica. CERTO
Uma das desvantagens da departamentalização geográfica, segundo Chiavenato, é o fato de a preocupação estritamente territorial concentrar-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção; e quase não requerer especialização, tornando quase secundários as outras áreas da empresa. Professor Wendel Leo

(cespe/cebraspe 2010) A departamentalização por clientes atende de forma mais apropriada a organização cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade. ERRADO
A departamentalização por clientela é o agrupamento da atividade de acordo com o tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho é feito. Por exemplo: departamento feminino, departamento masculino, departamento infantil.
 Vantagens:
1. Permite oferecer aos clientes um melhor conjunto de serviços
2. Maior facilidade de ir ao encontro das necessidades e preferências de vários tipos de clientes
3. Maior qualidade quer nos produtos quer nos serviços
4. Melhor adaptação das políticas empresariais a cada tipo de cliente
Desvantagens:
1. As atividades da organização como produção, finanças, etc, podem tornar-se secundárias face à preocupação excessiva dada ao cliente.
2. Os objetivos da organização como lucratividade, produtividade, etc, podem ser deixados de lado ou sacrificados em detrimento da satisfação do cliente.

(cespe/cebraspe 2008) Caso se tivesse uma estrutura matricial na organização em estudo, se teria como vantagem o desenvolvimento da coesão do grupo e a facilitação da comunicação do líder de um projeto com sua equipe. CERTO
Uma vantagem da Estrutura Matricial é melhorar a comunicação entre os diversos departamentos da organização, o que influi diretamente na capacidade de inovação e criação da empresa.

(cespe/cebraspe 2010) A estrutura matricial é indicada para organizações que lidam com projetos específicos. CERTO
Tanto a departamentalização por projeto quanto a departamentalização por matriz são indicadas para organizações que lidam com projetos específicos. No caso, a questão limitou-se a dizer que "a estrutura matricial é indicada para organizações que lidam com projetos específicos", não negando que a departamentalização por projetos possa ser indicada para o mesmo fim.

(cespe/cebraspe 2014) Os projetos matriciais incluem pessoas de diferentes unidades organizacionais que atuem em áreas funcionais desses projetos. CERTO
As estruturas matriciais são interdisciplinares por excelência. Significa que nela sempre haverá orientação ao projeto, sem eliminar a atuação das áreas funcionais. Significa que, independente da estrutura matricial – fraca ou funciona, balanceada, forte ou projeto – um mesmo grupo de pessoas é submetido a habilidades gerais e específicas, à função e ao projeto. Prof. Renato

(cespe/cebraspe 2010) A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade. CERTO
O modelo matricial combina dois critérios de departamentalização: a funcional e a por projetos, serviços ou produtos. Portanto, cada equipe estará subordinada a dois tipos de chefia, não se respeitando a unidade de comando.

(fcc 2010) Estrutura organizacional que alcança a coordenação necessária para atender a demandas duais de clientes; permite o compartilhamento flexível de recursos humanos entre os produtos; faz com que os participantes experimentem autoridade dual. Trata-se da estrutura: matricial. 

(fcc 2010) O tipo híbrido de departamentalização no qual existem os órgãos principais de trabalho, que têm vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados é denominado: matricial.

(dedalus concursos 2018) O tipo de abordagem em que há uma combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional, denominada também como organização em grade, no qual envolve cadeias de comandos funcionais e divisionais simultaneamente na mesma parte da organização, possuindo duas linhas de autoridade: cada unidade se reporta a dois superiores e cada pessoa tem dois chefes se refere ao tipo de estrutura organizacional denominada: Matricial.
O organograma matricial é um modelo de organograma que representa a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara de suas unidades funcionais. ... Ele permite uma organização mais flexível dos cargos e funções dentro da empresa, indicando a hierarquia dentro dos projetos em execução.

(fgv 2024) A estrutura organizacional é o alicerce que orienta a condução das atividades em direção aos objetivos da organização. Composta por distintos níveis hierárquicos, sua configuração pode variar consideravelmente de acordo com fatores como dimensão, segmento e estratégia da organização.
Assinale a opção que apresenta uma vantagem da descentralização: Agilidade.
Descentralização: Agilidade - Se a decisão está a cargo da pessoa envolvida no problema diretamente ela responde com mais rapidez; Independência - a descentralização gera uma maior independência nos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, proporcionando também que a criatividade deles possa aflorar. ..Chiavenato

(quadrix 2024) É característica da organização linear o fato de que, à medida que se aumenta o nível hierárquico, se reduz a generalização e se aumenta a centralização. ERRADO
É característica da organização linear o fato de que, à medida que se aumenta o nível hierárquico, aumenta generalização e se aumenta a centralização. Se aumenta os níveis hierárquicos diminui a centralização.

(selecon 2024) A tomada de decisão descentralizada é aquela em que se transfere a autoridade e a responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. Assim, uma vantagem da descentralização é os/as: decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação
A descentralização permite que as decisões sejam tomadas mais rapidamente porque autoridade e responsabilidade são delegadas para níveis inferiores da organização, dessa maneira os executores têm um entendimento mais direto e imediato das situações e podem agir com maior agilidade.

(quadrix 2023) Uma das decisões no processo de organização é o grau de centralização ou descentralização de autoridade. CERTO

(quadrix 2023) Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa ou em poucas pessoas é uma organização descentralizada. ERRADO
Uma organização em que a autoridade está concentrada em uma pessoa ou em poucas pessoas é uma organização centralizada.  

(quadrix 2023) Em uma organização na qual o poder está distribuído entre várias pessoas, trata‑se de um caso de organização centralizada. ERRADO
Organização descentralizada.

(esaf 2010) Assinale a opção incorreta.

A) Ao adotar um modelo de sistema fechado, a organização tende a ser conduzida, gradativamente, a níveis cada vez mais altos de entropia e desagregação.

B) As pessoas não resistem necessariamente a mudanças.

C) Uma organização pode mudar em função do produto, mas não em função do mercado, sob pena de transmutar-se em uma nova organização.

As empresas podem tanto mudar com o foco no produto quanto em relação ao mercado.

D) De uma forma geral, as abordagens teóricas sobre mudança organizacional sugerem a necessidade de incorporação de processos mais democráticos e participativos.

E) Mesmo organizações públicas, com suas amarras legais e burocráticas, são passíveis de mudanças causadas pelo ambiente.


(cespe 2008) Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas. ERRADO 

A experiência de Hawthorne é um marco na abordagem HUMANÍSTICA da administração. A maior preocupação da experiência de Hawthorne era com os grupos, com a interação dos grupos informais, ou seja, não lidava com a racionalização das tarefas como dito na questão.  A Racionalização das tarefas está mais relacionada com a Adm Científica.

1º bloco – Bloco Mecanicista (final do séc. 19 até os anos 30 do séc. 20)

Aqui entra a Abordagem Clássica (  Teoria da Adm Científica+ Clássica) + Teoria da Burocracia

1902 – Administração Científica -Frederick Taylor (O ser humano como uma parte da máquina, foco na produtividade, Estudo dos Tempos e Movimentos. Uma boa administração deve pagar salários altos, e ter baixos custos de produção. A administração deveria aplicar métodos de pesquisas, para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

 1906 – Teoria da Burocracia (Max Weber)

Divisão do Trabalho, especialização, meritocracia, divisão em equipes menores, regras – normas e procedimentos,  diminuição da corrupção.

1916- Teoria da Adm. Clássica- (Henri Fayol)- Departamentalização. Funções do administrador (planejamento, direção, organização, controle e avaliação).  14 Princípios- Divisão do trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral), Remuneração, Centralização (ou Descentralização), Linha de Comando (Hierarquia), Ordem, Eqüidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa, Espírito de equipe.

2º bloco – Bloco Humanístico (anos 30 a anos 60)

1932 – Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)

Motivação do ser humano, grupos formais x grupos informais, Estudos de Hawthorne  a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização informal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas.

1948 – Teoria Estruturalista (evolução das idéias de Max Weber, Karl Marx, Gestalt, entre outros...)/ 1951 – Teoria dos Sistemas (Bertalanfy)/ 1953 – Teoria da Abordagem Sóciotecnica (Trist/Emery)

E a título de curiosidade o 3º bloco – Bloco Contingencial ou Tecnológico (anos 60 a atualidade) é formado 1956 – Teoria Neoclássica (Peter Drucker), 1958 – Teoria Comportamental ou Behaviorista (Simon), 1962 – Teoria do Desenvolvimento Organizacional e 1972 – Teoria da Contingência (Chandler e cia).


(fcc 2008) A aplicação da perspectiva sistêmica à teoria das organizações, comum durante os anos 60, pretendia integrar os conhecimentos produzidos de forma fragmentária por abordagens precedentes. Sobre a perspectiva sistêmica, considere:

I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização enfrenta na interação com o ambiente.

II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, necessariamente instável, entre organizações e ambiente.

III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente.

IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente de trabalho.

V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas.

Está correto o que se afirma APENAS em: I, III, V


(cesgranrio 2012) A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a): sistema adaptativo, que traz como consequência uma focalização nos seus resultados, em vez da ênfase sobre o processo.


(cespe/cebraspe 2011) A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura. ERRADO

Para responder a questão tendo como base um conhecimento geral acerca da Teoria dos Sistemas, é só lembrar que nela as organizações são consideradas sistemas abertos, que apresentam relações de intercâmbios com o ambiente e para sobreviverem devem ser adaptativas, isto é, devem reajustar-se as condições do meio, o que invalida a expressão “ciclo de vida organizacional definido”. Outro ponto, que também a invalida, seria a ideia, afirmada pela teoria, de que o comportamento da organização é probabilístico e não determinístico, pelo fato de seu comportamento não ser totalmente previsível devido à influência das variáveis ambientais. Mas, acredito eu, que o verdadeiro embasamento para a formulação da questão foi as principais diferenças entre sistemas vivos e organizados proposto no livro de CHIAVENATO.}

“Sumário das principais diferenças entre sistemas vivos e organizados” Pg. 475 TGA CHIAVENATO 2014 Sistemas vivos (organismos) · Nascem, herdam seus traços estruturais · Morrem, seu tempo de vida é limitado · Têm um ciclo de vida predeterminado · São concretos – o sistema é descrito em termos físicos e químicos · São completos. O parasitismo e a simbiose são excepcionais · A doença e definida como um distúrbio no processo vital Sistemas organizados (organizações) · São organizados, adquirem sua estrutura em estágios · Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruídos · Não tem ciclo de vida definido · São abstratos – o sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos · São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis · O problema é definido como um desvio nas normas sociais


(fcc 2008) Max Weber é considerado como um dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse sentido, considere:

I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas.

II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre organização formal e informal.

III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia.

IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem weberiana por enfatizar a relação entre análise intraorganizacional e interorganizacional.

V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na organização.

Está correto o que se afirma APENAS em: I, III, IV


(cespe 2008) A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal. CERTO


(fcc 2008) Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol: desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções.


(fcc 2009) Todo processo de mudança organizacional: compreende sempre três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento. 1. Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas idéias e práticas são desfeitas, abandonadas, e desaprendidas. Representa a abdicação do padrão atual de comportamento em favor de um novo padrão. Se não houver o descongelamento, a tendência será o retorno ao padrão habitual de comportamento; 2. Mudança: é a etapa em que as novas idéias e práticas são experimentadas, exercitadas e aprendidas. Ocorre quando há descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos. A mudança envolve dois aspectos: a identificação, ou seja o processo pelo qual as pessoas percebem a eficácia da nova atitude ou comportamento e a aceita; e a internalização, ou seja, processo pelo qual as pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como parte de seu padrão normal de comportamento; 3. Recongelamento: é a etapa final em que as novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento. significa a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio, ou seja, o suporte através de recompensas que mantêm a mudança; e o reforço positivo, ou seja, a prática proveitosa que torna a mudança bem sucedida.

(fcc 2009) Mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações são mudanças: descontínuas, que visam uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias e missão para a organização. Incremental/Contínua Continuação do padrão existente, podem ter dimensões diferentes, mas são realizadas dentro do contexto atual da empresa. Descontínua Mudança do padrão existente, que ocorre em períodos de desequilíbrio e envolve uma ou várias reestruturações de características da empresa. mudança descontínua - Para Nadler e colaboradores, essas são mudanças que acontecem em resposta a eventos desestabilizadores e em períodos de maior desequilíbrio na vida das organizações. Nesse tipo de mudança, ao invés de buscar melhorias incrementais no seu desempenho, a organização está em busca de uma nova reconfiguração, envolvendo novas estratégias, atividades/missão, organização dos processos, estrutura e pessoas.

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